sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

"Na América Latina, sou o negro mais votado"- Netinho de Paula -PCdoB



Lula com Netinho a campanha de senador, onde Netinho obteve quase 8 milhões de votos!



Netinho de Paula, ao lado de Martinho da Vila, em cerimônia do PC do B
Quando oPCdoB anunciou, no final de 2009, que o vereador Netinho de Paula seria candidato ao Senado pela legenda, os caciques do PT acharam que a notícia não passava de um balão de ensaio.
No ano seguinte, o músico surpreendeu a todos, se manteve no páreo e por muito pouco não foi eleito no lugar da favorita Marta Suplicy.
Na reta final da campanha, a morte de Romeu Tuma, candidato do PTB, e a exploração de um caso antigo de agressão à ex-mulher minaram as chances do comunista, que acabou em terceiro na disputa. Em 2011 o roteiro se repete.
O PCdoB, que foi o primeiro partido de São Paulo a anunciar seu pré-candidato, afirma que não abrirá mão de lançar Netinho, dessa vez para a prefeitura. O Comitê Central comunista até chegou a negociar um recuo em troca do apoio do PT gaúcho à deputada Manuela D'àvila, que disputará a prefeitura de Porto Alegre.
Como o acordo não deu certo e Netinho apareceu em segundo lugar na última pesquisa do Datafolha, seu nome ganhou musculatura.
"Existe clima na cidade para quebrar a bipolarização de tantos anos entre PT e PSDB. Não está nos meus planos ser vice de ninguém. O partido levará minha candidatura até o fim", diz Netinho.
A experiência de 2010 deixou claro que o caso da ex-mulher será sempre usado contra ele, especialmente em eleições majoritárias.
"Aquele episódio vai aparecer de novo. Eu sei disso. Mas sei também que não foi esse o motivo da minha derrota e sim o fato de dois candidatos terem morrido. Sou o negro mais votado do Brasil e da América Latina".
"Temos críticas  ao investimento social ,foi muito baixo. Nossas críticas serão com base em dados reais", promete o vereador comunista.
http://www.brasileconomico.com.br/noticias/na-america-latina-sou-o-negro-mais-votado_110713.html


Indicado pelo maior colégio eleitoral do País (30.289.723 eleitores), Netinho obteve 7.770.882 votos, a senador.21,13% em São Paulo. O candidato do PC do B superou nomes tarimbados de outros Estados, como os mineiros Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS), que conseguiram respectivamente 7.561.413 e 5.122.674 votos em um colégio de 14.513.934 eleitores. Aécio obteve 39,47% dos votos válidos, enquanto Itamar ficou com 26,74%.
Netinho não foi o único terceiro colocado que obteve votação expressiva. O petista Fernando Pimentel conseguiu 4.592.617 votos em Minas Gerais, mais que o gaúcho Paim (PT) e o baiano Walter Pinheiro (PT), por exemplo.
*Números divulgados pelo TSE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário