terça-feira, 7 de agosto de 2018

Maia:Construir a unidade da esquerda pra derrotar o campo direita-fascistóide-golpista (23 de julho)


Postagem do dia 23 de julho de 2018 Mais do que necessário que as forças democrático-populares de esquerda, na qual compõem esse campo ,os partidos :PT, PCdoB, PDT ,PSB e PSOL se unifiquem em torno de um candidato único para derrotar o consórcio direita- fascistóide composto por Geraldo Alckmin, Jair bolsonaro e Michel Temer

Manuela: 'Brasil deixará de ter vice golpista e terei o prazer de tirá-lo'


Manuela D’Ávila (PCdoB) e Fernando Haddad (PT) concederam entrevista coletiva nesta terça-feira (7), na sede do PCdoB em São Paulo, como primeiro ato da campanha após o anúncio da chapa PT-PCdoB. Manuela disse que a partir de agora sua atuação na campanha ganha outros contornos.

Por Dayane Santos

Clécio Almeida
  
“As nossas lives vão se chamar ‘Rumo ao Jaburu’, porque agora quem vai ter o prazer de tirar o Temer do Palácio sou eu”, ironizou Manuela. “O Brasil vai deixar de ter um vice golpista. A partir de agora é xô, Temer, o Jaburu é nosso”, acrescentou.

Haddad, por sua vez, salientou que há “muitos valores que nos unem”, mas o mais importante é que ambos estão dispostos a unir esforços para construir saídas para o Brasil.

“É importante frisar: nós dois somos pessoas desprendidas em proveito de um projeto em que nós confiamos porque da mesma maneira que a Manuela disse que não precisa estar na chapa em proveito de um projeto para transformar e resgatar o Brasil, eu também não preciso estar na chapa para isso acontecer. Assim que o ex-presidente Lula tiver a sua candidatura homologada, nós vamos estender o tapete vermelho para Manuela ocupar o meu lugar”, destacou o ex-prefeito de São Paulo.

A deputada estadual gaúcha explicou como será a atuação conjunta dos partidos no processo eleitoral presidencial. Haddad falará como representante de Lula, até que se defina a situação eleitoral do ex-presidente, e Manuela como candidata a vice. 

“Nós vamos vencer as eleições. Esse é o meu recado como militante que eu sou há vinte anos e do lugar que eu mais me orgulho de estar”, disse Manuela em um vídeo nas redes sociais pouco minutos antes da coletiva de imprensa.

“Em breve eu serei candidata a vice de Lula ou de Haddad”, disse ela, explicando que, por enquanto, a chapa é Lula e Haddad, até que a questão jurídica do ex-presidente esteja resolvida. 

No vídeo, ela explicou que a decisão de retirar a sua candidatura até a definição da situação jurídica de Lula passa pela ideia de que o porta-voz do presidente Lula deve ser o próprio PT, neste caso o Fernando Haddad.

“Não tenho como ser porta-voz de um partido que não é o meu. De um conjunto de ideias que são muito parecidas com as do meu Partido, mas não é o meu”, afirmou. “Num primeiro momento, até que se resolva essa situação jurídica que é de alta complexidade, fica o Haddad como interlocutor e eu fico fazendo campanha onde sempre estive, na condição de militante e de lutadora social, o que para mim é motivo de muito orgulho”, completou.

Manuela lembrou que nas 32 semanas de sua pré-campanha manifestou a disposição e esforço do PCdoB em buscar uma saída unitária do campo progressista.

“Para mim como para qualquer um é extraordinário poder aos 36 anos pensar em ser presidente do Brasil e representar o sonho de milhares de mulheres e homens do nosso país. Sempre foi uma prioridade número 1 vencer as eleições porque nós vivemos e sabemos exatamente o impacto da crise no empobrecimento do povo, no desemprego, na subocupação, na violência, no aumento da violência, no abandono das universidades e de tudo que esse teste drive do neoliberalismo que é o governo Temer”, salientou.

E acrescenta: “Nós vivemos isso tudo e por isso sempre defendemos uma saída conjunta para esquerda. Era importante concorrer? Sim. Mas na vida real, o mais importante era vencer as eleições e sempre fomos porta-vozes da mensagem de que a unidade era uma necessidade e de que nós não seríamos óbice”.

Manuela cutucou a direita que tentou por meio das redes sociais desqualificar a sua decisão de ser vice. “Isso é um pouco do que nos diferencia da elite. Para mim o espaço político é o de quem luta, tanto formalmente na chapa como estarei sendo com o Lula ou Haddad, ou não. O mais importante é seguir lutando para que o Brasil tenha esse projeto interrompido e para que o nosso campo política possa vencer as eleições”, destacou. 

“Quando uma mulher toma uma decisão de ser vice de um homem não está desdizendo o feminismo. O problema de vocês é que eu luto demais como uma garota. O problema de vocês é que vou ser vice-presidente do Brasil. Esse é o raciocínio de um machista. Uma mulher como eu não nasceu para ser mandada ou mandar, mas para lutar.”




Do Portal Vermelho

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PCdoB e PT fecham coligação para a eleição presidencial


A direção do PCdoB decidiu, na noite deste domingo(5), que o partido se coligará com o Partido dos Trabalhadores para a Presidência da República.

dOPORTAL VERMELHO


Foto: Rodrigo Positivo
  
A Comissão Política Nacional do PCdoB aprovou a coligação com o Partido dos Trabalhadores em reunião realizada na noite deste domingo. Segundo o entendimento entre os dois partidos, Manuela D'Ávila cumprirá papel de destaque na campanha eleitoral junto Lula e Fernando Haddad e poderá ocupar a vaga de candidata a vice-presidente.

Além de PT e PCdoB, também integram a aliança o Pros e o PCO.



 Da redação