quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Comunista Flávio Dino exonera servidores e "Museu Sarney" fecha as portas

Flávio Dino exonera servidores e "Museu Sarney" fecha as portas

Por Hugo Freitas

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) exonerou todos os servidores comissionados da Fundação da Memória Republicana, local que abriga um acervo de documentos, homenagens e presentes recebidos por José Sarney no período em que foi presidente da República (1985-1990).
Com o corte dos funcionários, oficializado no dia 02 de janeiro por meio de decreto assinado por Flávio Dino, o "Museu Sarney", como é conhecido, fechou suas portas nesta sexta-feira (16).

A presidente da instituição e ex-chefe da Casa Civil no governo Roseana Sarney (PMDB), Anna Graziella Costa, em declaração ao jornal O Estado de S. Paulo, afirmou que não tem condições de manter em funcionamento o local sem funcionários. Foram 48 servidores contratados sem concurso público exonerados com uma só canetada. O museu é um órgão ligado à Secretaria de Estado de Cultura.

Criada pelo próprio Sarney como entidade privada, a fundação foi estatizada em 2011 por iniciativa da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, filha do ex-presidente. Com a estatização, para ganhar ares de "interesse público", a Fundação José Sarney mudou de nome, passando a ser denominada de Fundação da Memória Republicana.

Situado no Convento das Mercês, construído no século XVII, o "Museu Sarney" findou a semana com os portões fechados. E nada indica que voltará a ser aberto. E se voltar, provavelmente será com outro nome ou com outro conteúdo, já que a disputa política pela memória no Maranhão está apenas começando. 


http://www.mearimnet.com.br/2015/01/flavio-dino-exonera-servidores-e-museu.html

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O que é um REACIONÁRIO?




 Reacionário: O conceito surgiu com a Restauração (séc. XIX),  ou seja, ao longo das campanhas contra Napoleão Bonaparte, que resultaram na sua derrota, em 1815, na instalação do Congresso de Viena, na restauração da "Velha Ordem" ou "Antigo Regime", na retomada dos tronos pelas velhas dinastias europeias, no desfazimento da Europa napoleônica (recomposição das fronteiras), na formação da "Santa Aliança" etc.
"Reacionário" era o membro das classes privilegiadas (nobreza ou clero) que não concordava com as transformações introduzidas pela Revolução Francesa e que "reagia" contra elas. Por extensão, passou a designar todos os "conservadores"( aqueles que defendem a manutenção do "status quo") radicais, isto é, que não apenas proclamam seu pensamento, mas que operam por todos os meios práticos para sabotar ou reverter as mudanças sociais que julgam prejudiciais aos seus interesses de classe.


O reacionário

MEDÍOCRES E PERIGOSOS    

Perfil do cidadão comum

             


Por 

Matheus Pichonelli

O reacionário é, antes de tudo, um fraco. Um fraco que conserva ideias como quem coleciona tampinhas de refrigerante ou maços de cigarro – tudo o que consegue juntar mas só têm utilidade para ele. Nasce e cresce em extremos: ou da falta de atenção ou do excesso de cuidados. E vive com a certeza de que o mundo fora da bolha onde lacrou seu refúgio é um mundo de perigos, pronto para tirar dele o que acumulou em suposta dignidade.

 
 
Para ele, tudo o que é diferente tem potencial de destruição
Como tem medo de tudo, vive amargurado, lamentando que jamais estenderam um tapete à sua passagem. Conserva uma vida medíocre, ele e suas concepções e nojos do mundo que o cerca. Como tem medo, não anda na rua com receio de alguém levar muito do pouco que tem (nem sempre o reacionário é um quatrocentão). Por isso, só frequenta lugares em que se sente seguro, onde ninguém vai ameaçar, desobedecer ou contradizer suas verdades. Nem dizer que precisa relaxar, levar as coisas menos a sério ou ver graça na leveza das coisas. O reacionário leva a sério a ideia de que é um vencedor.
A maioria passou a vida toda tendo tudo aos alcance – da empregada que esquentava o leite no copo favorito aos pais que viam uma obra de arte em cada rabisco em folha de sulfite que ele fazia – e cultivou uma dificuldade doentia em se ver num mundo de aptidões diversas. Outros cresceram em meios menos abastados – e bastou angariar postos na escala social para cuspir nos hábitos de colegas de velhos andares. Quem não chegou aonde chegou – sozinho, frise-se – não merece respeito.
Rico, ex-pobre ou falidos, não importa: o reacionário clássico enxerga em tudo o que é diferente um potencial de destruição. Por isso se tranca e pede para não ser perturbado no próprio mundo. Porque tudo perturba: o presidente da República quer seu voto e seus impostos; os parlamentares querem fazê-lo de otário; os juízes estão doidos para tirar seus direitos acumulados; a universidade é financiada (por ele, lógico) para propagar ideias absurdas sobre ideais que despreza; o vizinho está sempre de olho na sua esposa, em seu carro, em sua piscina. Mesmo os cadeados, portões de aço, sistemas de monitoramento, paredes e vidros anti-bala não angariam de todo a sua confiança. O mundo está cheio de presidiários com indulto debaixo do braço para visitar familiares e ameaçar os seus (porque os seus nunca vão presos, mesmo quando botam fogo em índios, mendigos, prostitutas e ciclistas; índios, mendigos, prostitutas e ciclistas estão aí para isso).
Como não conhece o mundo afora, a não ser pelas viagens programadas em pacotes que garantem o translado até o HOTEL, e despreza as ideias que não são suas (aquelas que recebeu de pronto dos pais e o ensinaram a trabalhar, vencer e selecionar o que é útil e o que é supérfluo), tudo o que é novo soa ameaçador. O mundo muda, mas ele não: ele não sabe que é infeliz porque para ele só o que não é ele, e os seus, são lamentáveis.
Muitas vezes o reacionário se torna pai e aprende, na marra, o conceito de família. Às vezes vai à igreja e pede paz, amor, saúde aos seus. Aos seus. Vê nos filhos a extensão das próprias virtudes, e por isso os protege: não permite que brinquem com os meninos da rua nem que tenham contato com ideias que os retirem da sua órbita. O índice de infarto entre os reacionários é maior quando o filho traz uma camisa do Che Guevara para casa ou a filha começa a ouvir axé e namorar o vocalista da banda (se ele for negro o infarto é fulminante).
Mas a vida é repleta de frestas, e o tempo todo estamos testando as mais firmes das convicções. Mas ele não quer testá-las: quer mantê-las. Por isso as mudanças lhe causam urticárias.
Nos anos 70, vivia com medo dos hippies que ousavam dizer que o amor não precisava de amarras. Eram vagabundos e irresponsáveis, pensava ele, em sua sobriedade.
Depois vieram os punks, os excluídos de aglomerações urbanas desajeitadas, os militantes a pedir o alargamento das liberdades civis e sociais. Para o reacionário, nada daquilo fazia sentido, porque ninguém estudou como ele, ninguém acumulou bens e verdades como ele e, portanto, seria muito injusto que ele e o garçom (que ele adora chamar de incompetente) tivessem o mesmo peso numa urna, o mesmo direito num guichê de aeroporto, o mesmo lugar na fila do fast food.

O reacionário vive com medo. Mas não é inofensivo. Foto: Galeria de GorillaSushi/Flickr
Para não dividir espaços cativos, frutos de séculos de exclusão que ele não reconhece, eleva o tom sobre tudo o que está errado. Sabendo de seus medos e planos de papel, revistas, rádios, televisão, padres, pastores e professores fazem a festa: basta colocar uma chamada alarmista (“Por que você trabalha tanto e o País cresce tão pouco?”) ou música de suspense nas cenas de violência (“descontrolada!”) na tevê para que ele se trema todo e se prepare para o Armagedoon. Como bicho assustado, volta para a caixinha e fica mirabolando planos para garantir mais segurança aos seus. Tudo o que vê, lê e ouve o convence de que tudo é um perigo, tudo é decadente, tudo é importante, tudo é indigno. Por isso não se deve medir esforços para defender suas conquistas morais e materiais.
E ele só se sente seguro quando imagina que pode eliminar o outro.
Primeiro, pelo discurso. No começo, diz que não gosta desse povinho que veio ao seu estado rico tirar espaço dos seus. Vive lembrando que trabalha mais e paga mais impostos que a massa que agora agora quer construir casas em seu bairro, frequentar os clubes e shoppings antes só repletos de suas réplicas. Para ele, qualquer barberagem no trânsito é coisa da maldita inclusão, aqueles bárbaros que hoje tiram carta de habilitação e ainda penduram diplomas universitários nas paredes. No tempo dele, sim, é que era bom: a escola pública funcionava (para ele), o policial não se corrompia (sobre ele), o político não loteava a administração (não com pessoas que não eram ele).
Há que se entender a dor do sujeito. Ele recebeu um mundo pronto, mas que não estava acabado. E as coisas mudaram, apesar de seu esforço e sua indignação.
Ele não sabe, mas basta ter dois neurônios para rebater com um sopro qualquer ideia que ele tenha sobre os problemas e soluções para o mundo – que está, mas ele não vê, muito além de um simples umbigo. Mas o reacionário não ouve: os ignorantes são os outros: os gays que colocam em risco a continuidade da espécie, as vagabundas que já não respeitam a ordem dos pais e maridos, os estudantes que pedem a extensão de direitos (e não sabem como é duro pegar na enxada), os maconheiros que não estão necessariamente a fim de contribuir para o progresso da nação, os sem-terra que não querem trabalhar, o governante que agora vem com esse papo de distribuir esmola e combater preconceitos inexistentes (“nada contra, mas eles que se livrem da própria herança”), os países vizinhos que mandam rebas para emporcalhar suas ruas.

Muitas vezes o reacionário se torna pai e aprende o conceito de família. Vê nos filhos a extensão das próprias virtudes, e por isso os protege: não permite que brinquem com os meninos da rua nem que tenham contato com ideias que os retirem da sua órbita
O mundo ideal, para o reacionário, é um mundo estático: no fundo, ele não se importa em pagar impostos, desde que não o incomodem.
Como muitos não o levam a sério, os reacionários se agrupam. Lotam restaurantes, condomínios e associações de bairro com seus pares, e passam a praguejar contra tudo.
Quando as queixas não são mais suficientes, eles juntam as suas solidões e ódio à coletividade (ironia) e passam a se interessar por política. Juntos, eles identificam e escolhem os porta-vozes de suas paúras em debates nacionais. Seus representantes, sabendo como agradar à plateia, são eleitos como guardiões da moralidade. Sobem a tribunas para condenar a devassidão, o aborto, a bebida alcoolica, a vida ao ar livre, as roupas nas escolas. Às vezes são hilários, às vezes incomodam.
Mas, quando o reacionário se vê como uma voz inexpressiva entre os grupos que deveriam representá-lo, bota para fora sua paranóia e pragueja contra o sistema democrático (às vezes com o argumento de que o sistema é antidemocrático). E se arma. Como o caldo cultural legitima seu discurso e sua paranoia, ele passa a defender crimes para evitar outros crimes – nos Estados Unidos, alvejam imigrantes na fronteira, na Europa, arrebentam árabes e latinos, na Candelária, encomendam chacinas e, em QGs anônimos, planejam ataques contra universitários de Brasília que propagam imoralidades (leia mais AQUI).
O reacionário, no fim, não é patrimônio nacional: é um cidadão do mundo. Seu nome é legião porque são muitos. Pode até ser fraco e viver com medo de tudo. Mas nunca foi inofensivo.


Leia também:

Saindo do armário: Direita, eu? (Parte 2)

O Reich tropical: a onda fascista no Brasil

O Reich tropical: a onda fascista no Brasil





Do site Carta Capital

O germe do ódio está às soltas no Brasil pronto para linchar física e moralmente todo aquele que não for branco, heterossexual, rico e cheio de bens de consumo

A história do início do século 21 parece repetir a do século 20. De um lado, insurgências populares eclodem aqui e acolá. De outro, há o claro crescimento da extrema direita conservadora. Mas há uma diferença significativa, e profundamente preocupante, entre o passado e o presente. Desencantada de sua história e imersa em pequenos conflitos que causam grandes desgastes, a esquerda hoje está muito mais fraca do que há cem anos*.
O desequilíbrio entre uma esquerda enfraquecida e uma direita que detém o monopólio do capital financeiro e informacional, sem sombra de dúvidas, pesa para um único lado.
Se Celso Russomanno (PRB) e o Pastor Feliciano (PSC) não tivessem sido os deputados mais bem votados em São Paulo, e se o Rio de Janeiro não tivesse escolhido Jair Bolsonaro (PP) em primeiro lugar, eu poderia jurar que o deputado mais votado no Rio Grande do Sul, Luis Carlos Heinze (PP), que declarou que “quilombolas, índios, gays e lésbicas: tudo o que não presta” era um caso isolado de uma possível patologia gaúcha. Mas infelizmente não é.
Desde junho de 2013, muito tem se falado em guinada à direita ou da onda conservadora. O que poucos mencionam, no entanto, com a devida clareza necessária, é que tem emergido uma multidão raivosa e fascista. Essa hipótese se baseia nos fatos que elenco abaixo, os quais se indicam uma tendencia de violência física e moral a diferença e a diversidade.
Há uma sequência de eventos que não podem ser analisados separadamente. Primeiramente, logo após as Jornadas de Junho, veio o ódio e o racismo destilado aos integrantes do rolezinho – ódio este que senti na pele por ter sido agredida de todas as maneiras possíveis quando escrevi o Etnografia do Rolezinho. Não me surpreendeu, portanto, que 82% da população de São Paulo achassem que a força policial deveria agir para impedir o movimento dos jovens – segundo revelou uma pesquisa da época. Depois fomos brindados com o episódio da apresentadora do SBT Rachel Sheherazade, que defendeu publicamente o linchamento do adolescente negro e menor de idade que cometeu um assalto. Nessa linha, o aumento de casos de gays espancados no Brasil acontece paralelamente a torcidas de futebol que gritam “macaco, macaco”, e que trazem à tona uma população que se solidariza mais com uma criminosa branca do que com o agredido negro.
Dando apoio ideológico a esse circo de horrores, angariando milhões de leitores com o sensacionalismo vulgar disfarçado de conteúdo, colunistas das piores – mas igualmente poderosas – revistas do Brasil aplaudem muitos desses eventos e estimulam a disseminação da mentira, ao inferir que, se nada for feito, a ditadura comunista irá imperar sob o reinado de pobres e gays. Controlando os aparatos hegemônicos da mídia e disseminando mentiras, os grupos dominantes elegeram a mais conservadora bancada de sua história – ato que não poderia ter sido plenamente realizado sem a eclosão incontrolável de ofensas criminosas aos nordestinos. Finalmente, mas não menos importante, o recente caso da suspeita de ebola desvelou crimes de racismo, xenofobia e intolerância humana de uma vez só.
O fascismo brasileiro é mais complexo do que o italiano ou o nazismo alemão. Ele é mais difícil de identificar, possui um ódio mais pulverizado direcionado uma massa ampla e difusa. É animado por uma mídia suja, uma polícia violenta, um movimento religioso fanático e uma elite sui generis que, na teoria, defende o liberalismo, mas na prática age para defender privilégios.
Ao passo que os italianos e alemães viam seu povo como superior, o fascismo idiossincrático à brasileira não idolatra a si próprio, mas sim aqueles países que lhes barra na imigração.
A semente do fascismo tropical está presente em todas as classes, em todas as regiões. Há quem diga que ele piorou após Junho de 2013. Há quem acredite que sempre foi assim e que ele apenas mostrou sua cara como tendência da polarização. Há quem diga que se trata apenas de um resultado das leves mudanças das estruturas da profunda desigualdade brasileira ou mesmo do limbo entre Junho de 2013 e as eleições de 2014. Em qualquer uma das hipóteses, o germe do ódio está às soltas no Brasil pronto para linchar física e moralmente todo aquele que não se enquadra establishment masculino, branco, heterossexual, rico, bem-sucedido e cheio de bens de consumo.
A ameaça comunista é uma mentira. A ameaça fascista é uma realidade.
Eu gostaria de encerrar minha coluna olhando para frente, elencando algumas atitudes que me parecem urgentes para a esquerda, ou para todos aqueles que entendem que a universalidade da humanidade está em sua capacidade de produzir a diferença.
Primeiro, me parece fundamental não eleger Aécio Neves (PSDB), que se alia às piores figuras dessa nova bancada. Isso não significa que as alianças de Dilma Rousseff (PT) sejam menos sórdidas. A diferença é que o PT ainda tem uma base forte calcada nos movimentos sociais. Para os petistas à esquerda, o dever de casa é, depois do susto, lutar para reconstruir suas antigas bandeiras. Para a esquerda não petista, partidária ou anarquista, é preciso ampliar sua base popular. Em ambos os casos, como eu disse há poucos dias nas minhas redes sociais, ficar xingando a tudo e a todos de coxinha me parece uma estratégia burra para quem é minoria neste País.
Contra a onda fascista, a esquerda precisa se fortalecer, se entender, reconhecer suas fragilidades, ocupar os meios de comunicação de massa, ampliar a base de diálogo, ouvir a população e falar para ela, reconstruir seus heróis e lembrar que nenhum aparato dominante é mais forte do que o genuíno sonho por justiça social.
*Agradeço a Bolívar Marcon Pinheiro Machado por este insight e a todos/as que comentaram este tema recentemente em minhas redes sociais.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Imagens: O universo e sua imensidão

ESTAS 21 IMAGENS FARÃO VOCÊ REPENSAR TOTALMENTE SUA EXISTÊNCIA

Na maior parte do tempo, nos sentimos o centro do universo. Esquecemos que nosso planeta é apenas um grão de areia se comparado a todo o universo e sua imensidão, seja comparado a uma simples estrela ou a todo o sistema solar. Nesta postagem, vamos lhe mostrar o quanto somos pequenos e frágeis se nos compararmos a todo o universo. Que tal pegar um telescópio? Você vai repensar sua existência:

ESTE É O NOSSO PLANETA, SUA CASA.
1

ESTA É A DISTÂNCIA, EM ESCALA, ENTRE A TERRA E A LUA. ATÉ NÃO PARECE SER TÃO DISTANTE, NÃO É?
2


COMECE A REPENSAR! ENTRE A TERRA E A LUA CABEM TODOS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR.
3


FALANDO EM PLANETAS, ESTA SUJEIRINHA VERDE É A AMÉRICA DO NORTE SOBRE JÚPITER
4

E ISSO É UM COMETA. ACABAMOS DE COLOCAR UMA SONDA EM UM DESSES, MAS OLHA SÓ COMO ELE SE PARECE SE COMPARADO COM LOS ANGELES
5


MAS NADA SE COMPARA AO SOL
6


E AQUI ESTAMOS NÓS, VISTOS DA LUA…
7


DE MARTE…
8

E DE SATURNO
9

E AQUI ESTÁ A TERRA VISTA DE NETUNO, COM 6.4 BILHÕES DE QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA
10


ESTA É A TERRA PERTO DO SOL
11


E ESTE É O SOL VISTO DA SUPERFÍCIE DE MARTE
12


MAS ISSO NEM É TÃO IMENSO QUANTO PARECE. COMO JÁ DITO POR CARL SAGAN, HÁ MAIS ESTRELAS NO ESPAÇO DO QUE GRÃOS DE AREIA EM TODAS AS PRAIAS DA TERRA
13


E JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE ESTRELAS, ALGUMAS SÃO BEM MAIORES QUE O SOL
14


A MAIOR ESTRELA, VY CANIS MAJORIS, É 1.000.000.000 VEZES MAIOR DO QUE O SOL
15


MAS NADA DISSO SE COMPARA AO TAMANHO DE UMA GALÁXIA. SE REDUZIR O SOL AO TAMANHO DE UM GLÓBULO BRANCO E REDUZIR A VIA LÁCTEA USANDO A MESMA ESCALA, O TAMANHO DA VIA LÁCTEA SERIA EQUIVALENTE AOS ESTADOS UNIDOS
16


A VIA LÁCTEA É ENORME, E TUDO QUE VOCÊ VÊ É UM MINÚSCULO PEDAÇO DELA

17


PORÉM, É POSSÍVEL IR MAIS ALÉM. NESTA IMAGEM, CAPTURADA PELO TELESCÓPIO HUBBLE, HÁ MILHARES E MILHARES DE GALÁXIAS, CADA UMA CONTENDO SEUS PRÓPRIOS PLANETAS E MILHÕES DE ESTRELAS
18


ESTA É UMA DAS GALÁXIAS PRESENTES NA FOTO ANTERIOR, A UDF 423 E ESTÁ A 10 BILHÕES DE ANOS-LUZ DE DISTÂNCIA
19

E LEMBRE-SE, ESTAS SÃO IMAGENS DE UMA PEQUENA FRAÇÃO DO UNIVERSO
20


É SEGURO AFIRMAR QUE EXISTEM ALGUNS BURACOS NEGROS LÁ FORA. AQUI ESTÁ A COMPARAÇÃO DO TAMANHO DE UM BURACO NEGRO TENDO EM VISTA A ÓRBITA DA TERRA, SÓ PARA ATERRORIZAR VOCÊ
21


E SE DEPOIS DE TUDO ISSO, VOCÊ AINDA NÃO CONSEGUIU TER UMA NOÇÃO DO TAMANHO DO UNIVERSO DO QUAL VOCÊ FAZ PARTE, VAMOS FACILITAR:

VOCÊ MORA AQUI

22

E ISSO É O QUE ACONTECE COM SUA CASA QUANDO DIMINUÍMOS O ZOOM

23.1
23.2
23.4
23.5
23.6
23.7
23


E então, você ainda acha que nós somos o centro do universo?
http://ociosocurioso.com.br/estas-21-imagens-farao-voce-repensar-totalmente-sua-existencia/