sábado, 6 de agosto de 2016

Sabe qual direito você perdeu hoje? Site te mostra

https://brasildefato.com.br/2016/08/03/sabe-qual-direito-voce-perdeu-hoje-site-te-mostra/
dO SITE BRASIL DE FATO


“Alerta Social” denuncia, diariamente, os direitos que os trabalhadores perdem com medidas do governo interino
Brasil de Fato, 
Para os primeiros dias dessa semana, o site já anuncia as ameaças promovidas por Temer, como as novas regras da aposentadoria, que já passa a valer para quem tem menos de 50 anos, a tentativa de tirar o termo “distribuição de renda” nas metas do governo e a aprovação do orçamento de 2017 que limita gastos na saúde e na educação / Valter Campanato/Agência Brasil
Os cortes nas políticas sociais da população brasileira, promovidos pelo presidente interino Michel Temer (PMDB-SP) não são poucos. É o que denuncia o site Alerta Social, que direito você perdeu hoje?’, que noticia diariamente as ofensivas e ameaças do governo provisório. A plataforma afirma ser um espaço de “de luta e resistência contra o golpe […] que afeta principalmente os mais pobres”.
Os textos publicados fazem breves análises das propostas, Projetos de Lei (PL) e Medidas Provisórias (MP) que, de alguma forma, tem prejudicado os trabalhadores.
As recentes ameaças do governo interino de Temer como as novas regras da aposentadoria, que já passa a valer para quem tem menos de 50 anos, a tentativa de tirar o termo “distribuição de renda” nas metas do governo e a aprovação do orçamento de 2017 que limita gastos na saúde e na educação, já constam na plataforma.
“Não é possível assistir à perda de direitos e ao golpe à democracia e ao povo brasileiro sem reação”, afirma a descrição do site que é composto por pesquisadores, ativistas, especialistas,  gestores e cidadãos e cidadãs “preocupados com a ruptura no ciclo democrático e o retrocesso nas políticas sociais que se concretizam desde a tomada do governo brasileiro”.
Você também pode acompanhar o Alerta Social pelo FacebookTwitter eYoutube
Edição: José Eduardo Bernardes

Mídia alternativa denuncia golpe ao mundo


Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A Olimpíada Rio 2016 acontece em um período turbulento para os brasileiros. Mandatário interino do país, Michel Temer assumiu a cadeira presidencial através de um golpe midiático-judicial, afastando a presidenta Dilma Rousseff, democraticamente eleita por 54 milhões de brasileiros, e alçando ao poder o que há de mais retrógrado na política brasileira. Por isso, o cenário dos jogos promete pegar fogo não só pelo calor da tocha e da pira, mas pelos massivos protestos que devem ocorrer para denunciar o golpe em curso.

Controlados por sete famílias que formam um oligopólio da informação no país, os grandes meios de comunicação, comprometidos com o processo golpista, agem no sentido de distorcer e omitir a resistência ao golpe a luta em defesa da democracia. Por isso, dezenas de coletivos de mídia e veículos contra-hegemônicos farão cobertura colaborativa de todos os protestos e manifestações que ocorrerem durante os jogos. A ideia é dar visibilidade e repercussão internacional à denúncia do que ocorre no país, a despeito dos esforços da mídia privada e do governo provisório em asfixiar vozes dissonantes.

Como forma de contribuir nessa importante tarefa, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promoverá uma cobertura multilíngue dos atos contra Temer e o golpe. Referência na luta pela democratização da comunicação no país e formada por jornalistas, intelectuais, ativistas digitais e lideranças de movimentos sociais, a entidade produzirá matérias em português e em idiomas como o inglês, o espanhol, o francês, o russo e o alemão.

A série será publicada no portal do Barão de Itararé (www.baraodeitarare.org.br) e divulgada em redes sociais como o Facebook (www.facebook.com/baraomidia) e Twitter (www.twitter.com/cbaraodeitarare). A hashtag#ForaTemerRio2016 será a etiqueta das publicações. A reprodução é livre, mediante citação da fonte.

* Leer en español: http://bit.ly/2axCjIK
* Read it in English: http://bit.ly/2aM29LU
* Lire en français: http://bit.ly/2aRetMf
* Auf Deutsch lesen: http://bit.ly/2aYxTwU
* Leggere in italiano: http://bit.ly/2aUk9GC
* Читайте на русском языке: http://bit.ly/2aGKjrU

Os ataques de Temer à liberdade de expressão

Um dos casos mais emblemáticos da ofensiva do governo interino sobre a liberdade de expressão é a tentativa de desmonte da incipiente comunicação pública brasileira. “O Brasil é estreante na construção de meios públicos de comunicação. Nosso histórico remete a um modelo estritamente comercial, típico dos Estados Unidos”, afirma Renata Mielli, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). “Por isso, nossa democracia se ressentiu, durante décadas, de uma comunicação pública que buscasse outro olhar sobre os acontecimentos e sobre a pluralidade e diversididade cultural e regional”.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), criada em 2007, é a iniciativa que busca construir o setor partindo da estaca zero. “Isso significa dar voz a segmentos antes invisibilizados”, comenta Mielli. “A TV Brasil estreou, recentemente, o primeiro programa do país voltado ao público homossexual, comprometida com as questões desta comunidade”. O jornalismo diverso produzido pela EBC, reflete a jornalista, rompe com o discurso único do monopólio midiático no Brasil.

O problema, segundo Mielli, é que o golpe não convive bem com essa diversidade na comunicação. “Não é possível consolidar um processo ilegítimo com focos de combate e questionamento na mídia”, alerta. Por isso, a EBC, que é uma empresa pública, mas institucionalmente vinculada ao Estado brasileiro, sofreu intervenção por parte do novo governo, que nomeou um novo diretor de forma ilegal, mudando os rumos da Empresa. Como a Justiça anulou a medida (único revés judicial sofrido por Temer até o momento), o governo promete, agora, aprovar lei que altera o caráter público da EBC.

Quanto aos jogos olímpicos, Renata Mielli avalia que a cobertura jornalística do evento tem duas dimensões: o acompanhamento das competições e a observação do que ocorre fora da arena esportiva. “A iniciativa de produzir conteúdo que busca contextualizar as olimpíadas no cenário político brasileiro é fundamental para superar o bloqueio da informação”, opina. “Esse evento, concebido em um período de afirmação da soberania e da capacidade do povo brasileiro, ocorre, agora, em um momento de retrocesso. O mundo só vai compreender isso se existir essa outra narrativa dos fatos”.

Calando a divergência

Outra medida levada a cabo por Temer antes mesmo da consolidação do impeachment de Dilma Rousseff – a votação final no Senado brasileiro deve começar dias após o encerramento da Olimpíada – reflete bem a mão de ferro do golpismo contra a diversidade de opiniões e ideias. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, órgão responsável por definir os critérios de distribuição da verba publicitária aos meios de comunicação, rompeu unilateralmente os contratos de publicidade com blogs e meios do campo progressista.

De acordo com o presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, o critério de repartição da publicidade oficial é historicamente antidemocrático. “O fomento aos meios de comunicação contra-hegemônicos é uma grande dívida dos governos brasileiros, já que esses sempre receberam quantias pouco significativas. Já as famílias que dominam o setor abocanham quase todo o bolo e, comprometidas com o golpe, devem passar a devorá-lo na totalidade”, comenta.

Autor do Blog do Miro, o jornalista critica a atitude de Temer em cortar a verba destinada aos meios alternativos. Para ele, o cenário, que já é de concentração, tende a piorar. “Ao suspender os contratos, Temer escancara a sua intolerância para com a liberdade de expressão e deixa claro: não aceitará divergência durante seu governo”, opina.

Os movimentos populares no Rio-2016

Com os holofotes do mundo apontados para o Brasil, os movimentos populares prometem ocupar as ruas do Rio de Janeiro para reverberar internacionalmente a denúncia do golpe em curso no país. No dia 4 de agosto, véspera da abertura dos jogos, a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo concederão entrevista coletiva para a imprensa estrangeira. As Frentes reúnem os principais movimentos sociais brasileiros, de diversas matizes do campo progressista.

O grande ato dos movimentos está marcado para a sexta-feira (5), a partir das 11h, em Copacabana. A bandeira escolhida pelos movimentos é a seguinte: “Fora Temer! Nenhum direito a menos! Contra a calamidade olímpica!”. Mais cedo, às 10h, as “Mulheres pela democracia” realizam protesto na Estação Arco Verde.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

"Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão"

"Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão"

O papa Francisco afirma, no prefácio do "DOCAT", uma tradução popular do documento de Doutrina Social da Igreja Católica, que é apresentado hoje, em Cracóvia, que "um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão".

© DR
FONTE:
https://www.noticiasaominuto.com/pais/629101/um-cristao-que-nao-seja-revolucionario-neste-tempo-nao-e-cristao?&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer&utm_content=geral

O "DOCAT", apresentado no âmbito Jornada Mundial da Juventude (JMJ), vai fazer parte da coleção "Youcat", sendo a Paulus Editora, a distribuidora oficial para a língua portuguesa deste novo volume que aborda a Doutrina Social da Igreja, "numa linguagem jovem, acessível e dinâmica".
PUB
"Com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo", afirma o papa Francisco no prefácio da obra, que é "uma tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica, tal como foi desenvolvida em importantes documentos desde Leão XIII", que foi pontífice de 1878 a 1908.
"Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão", afirma o papa Francisco no prefácio da obra.
"O 'DOCAT' estará disponível em mais de 30 línguas e conta também com uma aplicação para telemóvel, que pode ser descarregada pelos peregrinos da JMJ, que transmite a Doutrina Social da Igreja de uma forma divertida", disse à Lusa fonte da Paulus.
O Papa Francisco vai oferecer o "DOCAT' a todos os peregrinos da JMJ, "um gesto que é o ponto de partida para a campanha juvenil à escala global 'Faz parte do sonho do papa'".
"O sonho do papa é que esta mudança aconteça pelas mãos dos jovens", adiantou a mesma fonte.
Segundo a Paulus Editora, "são especialmente os jovens que se devem sentir interpelados para lerem os grandes documentos da Igreja [Católica] no seu texto original e orientarem a sua ação segundo as máximas da verdade, da justiça e do amor".
No prefácio, Francisco, à frente dos destinos da Igreja Católica desde março de 2013, afirma: "Espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma doutrina social em movimento. O mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria".
"Este é um desafio do papa a todos os jovens a irem para a política e a lutar pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres", segundo fonte da editora católica portuguesa.
Em declarações à Lusa, antecipando a JMJ, o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Igreja Católica portuguesa, Eduardo Novo afirmou: "Se me permitisse, desafiava o Santo Padre a que ele continuamente dissesse aos jovens: 'não te conformes, transforma-te'".
A edição portuguesa do "DOCAT" estará disponível a partir de setembro, adiantou à Lusa fonte da editora católica.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Agressão à atriz Letícia Sabatella foi incentivada pela mídia e pelo juiz Sérgio Moro




Do Outro Lado da Notícia   -Osvaldo Bertolino

A agressão à atriz faz parte do comportamento fanático dos grupelhos fascistas que se formaram com clima golpista no país. As arruaças dos adeptos dessa seita anti-PT, anti-esquerda, Anti-Lula e anti-Dilma se repetiram em outros lugares. A Mídia e o juiz Sérgio Moro foram os grandes incentivadores desses arruaceiros. O capo da Operação Lava Jato gravou um vídeo convocando seus adeptos para os atos golpistas e a mídia escondeu as manifestações contra o golpe. Veja comentário:

domingo, 31 de julho de 2016

Curitiba: PCdoB vai de Ney. Erro histórico?

Do siteda Roseli Abrão

 http://www.roseliabrao.com/index.php?id=7359


Com 52% dos votos, o PCdoB decidiu agora há pouco apoiar a candidatura do deputado Ney Leprevost, do PSD, às eleições de 2 de outubro. 48% votaram a favor de uma aliança com Requião Filho, do PMDB. A aliança com o prefeito Gustavo Fruet, do PDT, não foi posta em votação.
Avaliando a aliança com Leprevost é um “erro histórico”, a presidente do PC do B em Curitiba, professora Elza Campos, renunciou.
Velhos e reconhecidos militantes como Zenir Teixeira, Luiz Manfredini, Elza Campos, Carlos Maia, Francisco de Assis França (professor Kiko), Paulo Adolfo Nitsche (Dodô), Cláudio Ribeiro e outros “aguerridos”, disseram que infelizmente o partido de mais de 90 anos de história, com este resultado, demonstra que tem dois principais adversários: “os externos (conservadores, reacionários e os golpistas (Leprevost tem sido um crítico e inimigo de Lula e Dilma) e os adversários internos (os pragmáticos, os sectários e carreiristas)”.
A crítica maior desses militantes é contra o que chamam de “personalismo” do dirigente Ricardo Gomide, seus assessore Dr. Zequinha, Messias da Silva (ex-assessor de André Vargas preso na Lava-Jato) e outros colaboradores menores, “que querem sempre monopolizar as ações do partido tanto no município como no estado”.