sábado, 21 de julho de 2012

PCdoB reafirma identidade comunista e marxismo-leninismo



PCdoB reafirma identidade comunista e marxismo-leninismo

“Este Seminário – PCdoB 90 Anos: história, legado, lições e alternativa socialista – é o último evento da série comemorativa do 90º aniversário do Partido. Realizamos no mês de março um grande ato político e cultural no Rio de Janeiro, uma Sessão Solene do Congresso Nacional em Brasília, uma exposição iconográfica da história do Partido, um Programa Nacional de Rádio e TV que foi ao ar em rede nacional” – disse Renato Rabelo na abertura do seminário  nesta sexta (20), em São Paulo.
Renato expôs os objetivos do seminário: analisar e debater a história do PCdoB e discutir acerca da perspectiva contemporânea do socialismo, no contexto da grave crise estrutural do capitalismo, e retirar lições fundamentais da rica experiência do Partido.

“Consideramos ser o PCdoB atual a resultante dessa extensa história de nove décadas. Hoje o PCdoB é a expressão do imenso legado transmitido pelas sucessivas gerações que conformaram a história do Partido Comunista do Brasil” – disse o presidente nacional ao reivindicar o conjunto da história de 90 anos do Partido, cujo legado está nas mãos do PCdoB.

Rabelo referiu-se ao documento sobre a história do Partido, aprovado há poucos dias pelo Comitê Central, destacando a contribuição que os comunistas deram para a construção do Brasil e ressaltou: “Não se pode entender a história do Partido Comunista do Brasil sem entender a história do Brasil, mas também não se pode entender a história brasileira sem ter em conta a ação dos comunistas”.

Renato fez uma defesa enfática da identidade comunista, da ideologia marxista-leninista e do caráter de classe do Partido. “O PCdoB afirmou-se como uma corrente marxista-leninista – tendência revolucionária de interpretação e aplicação do pensamento de Marx no século 20. Reafirmou sempre sua identidade comunista e o seu caráter de classe como partido da classe trabalhadora e do povo. Para isso, sublinhamos dois marcos decisivos na sua história: a reorganização do Partido Comunista do Brasil em 1962 e a reafirmação do caminho revolucionário e da sua identidade comunista no triênio 1989 – 1991, marcado pela queda dos governos no Leste europeu e pelo fim da União Soviética.

Por fim, o presidente do PCdoB, destacou que atualmente o partido está em expansão, com elevado prestígio e influência entre os trabalhadores e o povo. Um partido que manteve seu rumo, conseguiu formular uma linha básica coerente com sua perspectiva histórica transformadora, na via do socialismo para as condições peculiares do Brasil.

Cerca de duzentos quadros do PCdoB acompanham atentos as intervenções de José Luís Del Royo, Marly Viana, João Quartim de Morais, Aldo Rebelo, Haroldo Lima, Renato Rabelo e representantes dos Partidos Comunistas do Vietnã, Cuba e China, além do PSUV venezuelano. O seminário prosseguirá também no sábado. No encerramento será lançado o livro com o documento aprovado pelo Comitê Central sobre a história do Partido.

Da redação

http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=181241&id_secao=3

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Reinaldo Azevedo (Revista Veja), o ódio em palavras


Elias Jabbour: Reinaldo Azevedo, o ódio em palavras



A democracia “deles” é muito interessante mesmo. O monopólio é sinônimo de direito de usar a usurpar a ideia alheia de acordo com os próprios interesses e, principalmente, os interesses de seus patrões. A prática da imprensa-lúmpen é velha e rasteira. Vivem de factoides, de mentiras. Reinaldo Azevedo se esbalda do direito de fabricar factoides. E fazendo isso usando um tema sensível, instila o ódio aos que insistem em pensar de forma diferente dele e de seus patrões.

Por Elias Jabbour*



A democracia “deles” é muito interessante mesmo. O monopólio é sinônimo de direito de usar a usurpar a ideia alheia de acordo com os próprios interesses e, principalmente, os interesses de seus patrões. A prática da imprensa-lúmpen é velha e rasteira. Vivem de factoides, de mentiras. Reinaldo Azevedo se esbalda do direito de fabricar factoides. E fazendo isso usando um tema sensível, instila o ódio aos que insistem em pensar de forma diferente dele e de seus patrões.

A questão é a seguinte: qual o problema em um dirigente político de expressar sua opinião ante uma verdadeira torrente de manifestações contrárias a presença de um chefe de Estado de um país soberano no Brasil? Eu não vejo nenhum problema.

Mais do que isso. O grande “problema” do artigo de José Reinaldo Carvalho foi justamente o de colocar o dedo na ferida dos interesses que estão por trás da campanha de difamação tanto da República Islâmica do Irã, quanto de seu presidente. Ou não existe, de fato, um amplo lobby judeu/sionista, que atua em todos os campos possíveis da atividade política e econômica no mundo?

Neste sentido, negando este fato, não seria surpresa se o indigitado articulista da Veja afirmasse que o Mossad não mata, não assassina, não conspira e que, neste caso, o Mossad não passa de um executor de ordens divinas. - Quem mata não é o Mossad e sim deus.

Assim como foram “ordens divinas” que ordenaram a expulsão de dois milhões de palestinos de suas terras e casas desde 1948. São “ordens divinas” que imputam o direito de Israel em soltar bombas e usar seus tanques para varrer residências e usar todos os dispositivos tecnológicos possíveis contra um povo que insiste em ser povo, contra um povo que insiste em ser nação. 

O “problema” de José Reinaldo Carvalho foi o de se colocar ao lado deste povo. O “problema” é o de não engolir o engodo de, segundo o próprio Azevedo, “que as bombas foram, sim, um horror em si, mas que o horror poderia ter sido maior ter-se prolongado e ter matado muito mais gente sem elas.”. Reinaldo Azevedo poderia explicar melhor isso, explicitando de quem são as bombas e o principal, de onde sai o dinheiro para a construção destas bombas.

Para esse tipo de escória da (des) informação, a “verdade tem perna curta”. Isso mesmo. O presidente do Irã é um “terrorista” e o único Estado que soltou bombas nucleares em território alheio apenas exerceu seu “direito divino” de construir um “mundo melhor” a partir da matança generalizada.

Quem incita o ódio e o preconceito não é José Reinaldo de Carvalho e sim seu interlocutor que faz um malabarismo retórico para colocar no mesmo saco “antissemita” aqueles que denunciam o arcabouço do verdadeiro terror por detrás do sionismo. Da mesma forma ocorre com aqueles que ao denunciar o imperialismo é posto num índex dos “antidemocratas”. 

Reinaldo Azevedo não passa de um dos vários clones de Paulo Francis surgidos após a morte deste último. Vive a ganhar a vida destilando ódio a todos aqueles que insistem em não enxergar os fatos dentro de sua ótica domesticada.

Fico com Millôr: "Ou nos locupletamos todos ou se restabeleça a moralidade".

*Geógrafo



http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=187394&id_secao=6

Miro Borges: TIM, OI, Claro e o crime das teles


Miro Borges: TIM, OI, Claro e o crime das teles


Finalmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu tomar vergonha na cara e punir as poderosas empresas do setor. Acuada pelo vendaval de queixas dos clientes, ela resolveu suspender as vendas de linhas telefônicas da TIM, Oi e Claro em todo o país.



A medida vale a partir da próxima segunda-feira e as empresas terão um prazo de 30 dias para apresentar planos de melhoria na qualidade dos serviços. A decisão foi considerada “exagerada” pelas teles, mas agradou milhões de usuários.

A empresa que não cumprir a decisão será multada em R$ 200 mil ao dia. Para voltar a vender seus chips, as três teles, que juntas controlam 70% do mercado, terão que apresentar um plano de ajuste para sanar problemas de atendimento ao consumidor e de qualidade. É a primeira vez que a Anatel adota uma medida mais dura contra estas corporações. A mais atingida é a italiana TIM, proibida de vender seu chip em 18 estados. A decisão fez as ações das três empresas despencarem na Bolsa de Valores.

A gritaria do “deus mercado”
O caos na telefonia chegou a níveis insustentáveis. O próprio ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sempre tão conciliador com as teles, perdeu a paciência. “Estavam nos procurando até na rua para reclamar dos serviços”, afirmou. “Tem hora que não dá. Não podemos ficar numa posição completamente indefensável”, alegou. Já o presidente da Anatel, João Rezende, justificou que “a medida é extrema”, mas era inevitável. Ele criticou a redução dos investimentos das empresas, a maioria de multinacionais.

Diante da inédita decisão, a gritaria do “deus-mercado” já começou. Até a embaixada da Itália teria procurado o Itamaraty para reclamar dos prejuízos da TIM. Já as teles estão em pé de guerra. Elas anunciaram que tomaram medidas jurídicas para reverter a decisão, que consideram “exagerada” e “desproporcional”. Neste esforço, as teles contam com a ajudinha de alguns “calunistas” da mídia, que insinuam que a medida é “demagógica”, “eleitoreira”.

Mídia pregou a privatização do setor

Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa” do PSDB, escreveu: “Depois de combater os juros altos, usar o Dia do Trabalho para atacar a ‘lógica perversa’ dos bancos, suspender (via ANS) 268 planos de saúde e 37 operadoras, agora é a vez de Dilma guerrear com as companhias de telefones celulares... Como a ‘faxina’ já deu o que tinha de dar, a economia não é nenhuma vitrine e PIB até virou bobagem, o marqueteiro João Santana deve ter tido uma boa sacada. Dilma agora é ‘a vingadora dos consumidores'”.

Mesmo criticando as teles, até para não se indispor com milhões de usuários, a mídia privada vende a ideia de que o governo é o único culpado pelo caos na telefonia. Ela fez campanha aberta pela privatização do setor. Alguns impérios midiáticos, em especial a Rede Globo, até nutriram o sonho de abocanhar pedaços da telefonia – mas foram atropelados pela “jamanta” das teles. Agora, diante da degradação dos serviços e da revolta dos usuários, eles culpam o governo e tentam limpar a barra dos seus ricos anunciantes.

Anatel tenta apagar o incêndio


De fato, o governo errou muito no setor. Mas foi ao não ter tomado medidas mais duras no passado. Como aponta Flávia Lefèvre, da associação de defesa do consumidor ProTeste, a degradação dos serviços é notória e decorre de dois fatores. “Um deles é a inércia de anos do Ministério das Comunicações em promover a revisão do marco regulatório das telecomunicações... O outro fator é a resistência do governo em cumprir o que determina a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), no sentido de que os serviços essenciais devem ser prestados obrigatoriamente no regime público, mesmo que concomitante com o regime privado”.

Para ela, as poderosas teles se aproveitaram do vazio normativo e da omissão da Anatel para degradar os serviços, implantando as suas infraestruturas “exclusivamente com a lógica do lucro”. Esta visão privatista aumentou a concentração no setor. “Esses grupos econômicos, que desfrutam de vantagens como a cobrança abusiva da assinatura básica e de valores astronômicos pelo uso das redes móveis e que gozam da fiscalização insuficiente pela agência, são também os que desrespeitam historicamente o consumidor. Depois de tanto desmando, resta agora à Anatel apagar o incêndio, que poderia ter sido evitado”.

Antes tarde do que nunca! Espera-se que o governo não recue mais uma vez diante do poderio das teles e da gritaria da mídia! 

Fonte: Blog do Miro



http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=189049&id_secao=1 


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Unidos do Peruche declara apoio à candidatura de Orlando em SP


Unidos do Peruche declara apoio à candidatura de Orlando em SP


A diretoria da Unidos do Peruche se reuniu nesta terça-feira (17) para formalizar apoio à candidatura de Orlando Silva (PCdoB) à Câmara dos Vereadores de São Paulo. É a primeira vez que a escola da zona norte se une — do presidente aos chefes das alas — para declarar apoio a um só candidato nas eleições, o que evidencia a confiança e as esperanças no trabalho do ex-ministro do Esporte.




Orlando Silva compareceu a um encontro realizado na sede da escola na Barra Funda e agradeceu o apoio dos sambistas. “Prometo honrar a confiança e sei que minha responsabilidade é tão grande quanto a tradição da escola”, ressaltou.

O candidato estava acompanhado do presidente do PCdoB municipal, Wander Geraldo, que foi quem apresentou Orlando à escola há mais de dez anos.

História

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Peruche é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade de São Paulo, criada na década de 1950 a partir de um grupo de amigos que participavam da escola de samba Lavapés.

A escola é conhecida como "a filial do samba" e possui em seu pavilhão as mesmas cores da bandeira do Brasil. Em 1989 a escola foi destaque pelo enredo criado pelo sambista Joãozinho Trinta e interpretado pelo inesquecível Jamelão.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Comunista Manuela D'Ávila lidera disputa eleitoral em Porto Alegre


Manuela D'Ávila lidera disputa eleitoral em Porto Alegre



A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) aparece em primeiro lugar na disputa eleitoral de Porto Alegre. A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (17), pelo Correio do Povo/Instituto Methodus, aponta a candidata comunista com 38,6% das intenções de voto.


A pesquisa estimulada, que reproduz a situação da urna no dia da eleição, indica Manuela com uma vantagem de 5,1 pontos percentuais em relação ao segundo colocado da corrida eleitoral – José Fortunati (PDT), que tem 33,5%. O candidato do PT, Adão Villaverde, aparece em terceiro lugar, com apenas 7,4%.

Em quarto lugar, aparece o candidato Roberto Robaina (PSol), com 1,8%. Os últimos colocados foram Wambert Di Lorenzo (PSDB), com 1%; Érico Corrêa (PSTU), com 0,9%; e Jocelin Azambuja (PSL), com 0,4%. O percentual de brancos e nulos ficou em 7,9%. Outros 8,5% dos 1,6 mil entrevistados disseram não saber em que vão votar. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em declaração exclusiva ao Portal Vermelho, Manuela afirmou que o resultado foi recebido por ela e por toda a militância da capital gaúcha com muita alegria e humildade. "Enfrentamos máquinas poderosas e sabemos que nossa caminhada nas ruas de Porto Alegre é fundamental para a construção da verdadeira vitória: a das urnas em outubro."

Segundo turno 

Em todas as simulações de segundo turno propostas pelos pesquisadores, Manuela aparece na frente, escapando da margem de erro em todos os cenários. Se a disputa direta fosse com Fortunati, ela venceria com 46,7%.

Os números embalam a militância comunista e dão ânimo extra para uma campanha que já tomou as ruas da capital gaúcha. Para o presidente do PCdoB de Porto Alegre, Adalberto Frasson, o resultado da primeira pesquisa de intenção de votos indica que há muito trabalho pela frente. "A pesquisa mostra que é hora de Porto Alegre ter uma nova atitude, de construir inovação. Chegou o momento de superar antigos problemas, no entanto, nossa caminhada ainda é grande."





Da Redação

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=188705&id_secao=1

Transporte coletivo sofre 7 assaltos por dia na grande Curitiba


Transporte coletivo sofre 7 assaltos por dia na grande Curitiba


 Em cinco meses, Grande Curitiba registrou 1.111 casos de roubo a ônibus e estações-tubo


 
Entre janeiro e maio de 2012, as linhas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) registraram 1111 assaltos a motoristas e cobradores de ônibus. Em média, foram 7,2 assaltos por dia nas 21 mil viagens diárias do transporte coletivo, de acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs). A média registrada até maio é menor que a do ano anterior, quando foram registrados 7,9 assaltos por dia.

Apesar da queda na média diária de casos, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) promove na tarde de hoje, na Praça Rui Barbosa, uma manifestação para pedir mais segurança aos funcionários dos coletivos. Eles reivindicam mais equipamentos de segurança nos terminais de ônibus, estações-tubo, ônibus e vigilância da Polícia Militar. Além disso, vão reunir assinaturas dos funcionários e de usuários do transporte coletivo para solicitar melhorias na segurança.

Sindicato reclama da ausência de policiamento

Os motoristas e cobradores também pedem aumento de vigilância da Polícia Militar. O Sindimoc reclama que a corporação deixou de atuar no transporte público com policiais que andavam à paisana nos ônibus de Curitiba e Região Metropolitana. Em resposta, a PM informa que continua a atuar em ônibus, estações-tubo e terminais, com policiais sem fardamento, mas que agora a vigilância não se restringe aos ônibus e pode ser feita em vários pontos da cidade com incidência de crimes.

A PM também afirma que caso os motoristas, cobradores e passageiros sintam-se ameaçados, devem informar ao número 190 sobre os casos para que a polícia possa prevenir assaltos e mapear as regiões com maior incidência.

A Urbs também informa que trabalha em parceria com a Guarda Municipal, que faz rondas próximas às estações- tubo e aos terminais de ônibus. A empresa também envia relatórios com as ocorrências de assaltos nas linhas ao Sindimoc, às empresas de ônibus e à Polícia Militar para mapear os locais com maior número de casos. Com a ampliação do Centro de Controle Operacional (CCO), segundo a Urbs, o objetivo será manter o monitoramento com policiais militares dentro do CCO e combater os assaltos.

Mais assaltos

Os mais visados em 2012

Linhas

- Curitiba/Campo Largo

- Pinhais/Piraquara

- Linha do Trabalhador

Estações

- Camilo de Lellis, em Pinhais

- Xaxim, na R. Francisco Derosso

- Vila Acordes, no Pinheirinho


Segundo o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, além da preocupação com o alto índice de assaltos, a ação dos criminosos também espanta. “Não é só o número que assusta, mas a forma como acontece. Eles [os assaltantes] estão cada vez mais violentos”, reclama.

Morte

No dia 18 de junho, um motorista que trabalhava na linha Tamandaré/Rio Branco, na RMC, levou um tiro na nuca após reagir a uma tentativa de assalto. Em outro caso, um motorista foi ferido com uma faca enquanto trabalhava em uma linha de Fazenda Rio Grande, em junho.

Teixeira comenta que muitos funcionários têm pedido afastamento por causa da violência dentro dos coletivos. O motorista Paulo Sene, 36, trabalha há 13 anos no transporte público e está desde 2011 afastado da profissão para tratamento psicológico. Os laudos médicos apontam que o motorista sofre de síndrome do pânico por causa de quatro assaltos que sofreu desde que trabalha na função.

No último caso, em 2008, dois homens entraram no ônibus, um deles o rendeu e o ameaçou com uma arma, enquanto o outro exigia o dinheiro do cobrador do coletivo. “Eu cheguei a abandonar o ônibus em uma estação porque não conseguia trabalhar.”

Terminais e estações serão monitorados

Até julho de 2013, os 21 terminais urbanos de Curitiba, além do Terminal Guadalupe, que recebe linhas metropolitanas, e as 364 estações-tubo vão receber câmeras de vigilância para melhorar a segurança e tentar coibir os assaltos na rede de transporte da capital. Segundo a Urbs, 622 equipamentos serão instalados, ação que faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que está em implantação pela prefeitura.

De acordo com a Urbs, além da implantação de sistemas de segurança nos terminais, o Centro de Controle Operacional (CCO), em atividade desde abril deste ano, monitora os veículos com GPS, computador de bordo e outros dispositivos eletrônicos. Caso algum ônibus apresente irregularidade na velocidade ou rota, a equipe do CCO entra em contato com o motorista e a empresa responsável para saber se o problema está relacionado a assalto.

Empresas

O Sindicato das Em­­pre­­­sas de Transporte Ur­­ba­­no e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Me­­tro­­politana (Setransp) informa que também acompanha os casos para trabalhar com a PM e a Urbs. O sindicato diz que as empresas orientam os cobradores a diminuírem a quantidade de dinheiro em caixa para evitar assaltos e incentiva o uso do cartão-transporte por parte dos passageiros. Segundo o Setransp, estatisticamente, quando aumenta o número de usuários de cartão- transporte, diminui o número de assaltos pela menor quantidade de dinheiro circulante.
Publicado em 10/07/2012  Rodrigo Batista para Gazeta do Povo

http://www.vermelho.org.br/pr/noticia.php?id_noticia=188107&id_secao=98

Comunista Isaura Lemos aparece em segundo na disputa eleitoral de Goiânia


Isaura Lemos aparece em segundo na disputa eleitoral de Goiânia


A deputada estadual de Goiás, Isaura Lemos (PCdoB) reaparece em segundo lugar na disputa eleitoral de Goiânia. De acordo com a pesquisa Serpes divulgada nesta terça-feira (17), pelo jornal O Popular, a candidata comunista tem 10% das intenções de voto.


Isaura Lemos: cartada do PCdoB para Prefeitura de Goiânia (GO)
O nome de Isaura foi inserido na pesquisa por uma liminar
O nome da candidata à Prefeitura de Goiânia foi inserido nesta pesquisa graças a uma liminar impedindo a divulgação do resultado da pesquisa anterior, já que o Instituto havia excluído (sem explicação) o nome da candidata comunista na cartela. 

Após denúncia de próprios eleitores, a assessoria jurídica da candidata protocolou o pedido de anulação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) no último dia 12 de julho de 2012. Só assim, foi elaborado novo questionário com a devida correção.

Para o presidente do PCdoB no estado, Fábio Tokarski “houve uma tentativa de comprometer a candidatura comunista na capital, por isso, acreditamos que Isaura esteja mais bem situada que aponta este instituto”.

Para Tokarski, a candidatura comunista estar bem situada é produto da credibilidade e consistência na relação de Isaura com a população, para ele, essa capacidade de cuidar vem sendo pontual.

“Goiânia é uma cidade nova, mas, porém convive com várias violências. É preciso uma nova liderança que acolha as necessidades humanas, que atenda as pessoas, das crianças aos idosos. Nós percebemos que a população esteja acreditando nesta capacidade de governar para as pessoas, não só com infra-estrutura, mas uma cidade mais humana”, salienta o presidente do PCdoB de Goiás.

De acordo com a candidata Isaura Lemos, estar bem cotada nas pesquisas é importante, mas o fundamental é se apresentar para a população. "O meu contato com o povo é que me dirá se estamos no caminho certo. Encaramos os desafios e estaremos de agora pra frente nas ruas, junto com a população, mostrando que temos as melhores propostas para governar Goiânia, e estamos tendo boa receptividade", esclarece Isaura

Pesquisa

O prefeito Paulo Garcia (PT) candidato à reeleição está ainda na liderança das intenções de voto dos goianienses, com 34,1%. O único candidato da base do governo estadual, o deputado federal Jovair Arantes (PTB) alcançou 7,7% e está na terceira colocação. 

Empatado tecnicamente com Jovair está o deputado estadual Elias Júnior (PMN), com 7,2%. Candidato do PSOL, professor Pantaleão tem 1,5%. O vereador Simeyzon Silveira (PSC) aparece com 1,3%. O administrador José Netho, do novato PPL, tem 1,2%, e Rubens Donizzeti, do PSTU, 0,5%.

Dos 601 eleitores ouvidos pelo Serpes, 20,8% afirmaram que votariam nulo ou não votariam. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.

Da redação local, Eliz Brandão para o Portal Vermelho

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=188751&id_secao=1

domingo, 15 de julho de 2012

Chávez denuncia ataques da burguesia às Forças Armadas

Chávez denuncia ataques da burguesia às Forças Armadas


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, denunciou neste sábado (14) a estratégia seguida pela burguesia local, em cumplicidade com os Estados Unidos, para dividir as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas.


Em ato oficial de transmissão de comandos aos novos chefes do Comando Estratégico Operacional e do Exército Bolivariano, o mandatário disse que essa estratégia está voltada a debilitar as Forças Armadas do país, porque “estão preocupados com a unidade e a consciência e o compromisso que essas forças armadas têm com a pátria”.

Chávez citou como exemplo uma mensagem supostamente enviada há dois dias pelo ministro da Defesa a todos os componentes militares, na qual se proibia que os integrantes das Forças Armadas vissem pela televisão as declarações do candidato oposicionista Henrique Capriles Radonski.

Ao referir-se a este tema, o presidente demonstrou que se tratou de uma falsificação na qual se modificou o texto de uma comunicação transmitida no ano passado pelo então titular da Defesa, o general Carlos Mata, referida à unificação dos uniformes a utilizar pelos diferentes corpos armados.

Essas ações vão continuar, disse o presidente, que chamou à unidade de todos os militares e a fazer força para enfrentar esses ataques, pois "eles sabem - disse - que nas Forças Armadas têm um osso duro de roer".

Chávez assinalou que a mentira é uma prática habitual na atuação dos setores burgueses e afirmou que "nos enganaram durante muito tempo, mas hoje estamos vivendo o que é uma verdadeira democracia, com protagonismo popular e participativa".

"Os militares têm que participar no processo de construção de uma pátria, devem estar na primeira fila dos patriotas", proclamou.

Em seu discurso diante das tropas formadas no Pátio de Honra do Forte Tiúna para o ato de transmissão de comandos, o mandatário instou todos os militares a estudar e ampliar seus conhecimentos.

Nesse sentido, citou o Libertador, Simon Bolívar, quando disse que "pela ignorância nos dominaram mais do que pela força” e recordou uma frase do prócer cubano José Martí: "Sejamos cultos para sermos livres".

Durante a cerimônia, o presidente oficializou a posse do general Wilmer Barrientos no cargo de chefe do Comando Estratégico Operacional, e do general Carlos Alcalá, como novo comandante do exército bolivariano.

Sobre ambos, Chávez recordou que participaram com ele na rebelião militar de 4 de fevereiro de 1992, ação precursora do processo revolucionário que a Venezuela vive hoje.

Prensa Latina



http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=7&id_noticia=188533
Fonte; Vermelho

PSDB perde cerca de 50% dos filiados em São Paulo

PSDB perde cerca de 50% dos filiados em São Paulo


O número de filiados ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na capital paulista caiu 46% entre junho de 2008 e junho de 2012. O número na cidade de São Paulo caiu de 42,5 mil para 22,8 mil entre junho de 2008 e junho deste ano.


Os outros quatro partidos com maior número de filiados no Estado de São Paulo registraram crescimento na capital: PT (44%), PP (2,7%), PTB (29%) e PMDB (5%).

No mesmo período, o número de filiados do PT na capital paulista passou de 86 mil para 123,5 mil.

Em declaração à imprensa, o presidente estadual do PT, Edinho Silva, o partido também trabalha com dados atualizados e não há número "inflados". "Os dados refletem nossa tradição de ter nos municípios o partido funcionando ativamente. Um maior quadro de filiados significa mais força orgânica de um partido na sociedade", afirmou Silva.

Como justificativa à imprensa, o secretário geral do PSDB em São Paulo, Cesar Gontijo falou que "a diminuição não reflete falta de apoio. Nosso partido é forte não pelo número, mas pela qualidade dos que se filiam", disse Gontijo.

Possibilidades para o desgaste do PSDB em São Paulo
Para o cientista político Valeriano Mendes Costa, a diferença nos números pode refletir uma aprovação maior das pessoas ao governo federal ou até um esgotamento com relação ao governo do PSDB no Estado.

"O fortalecimento do PT em termos nacionais pode gerar mais visibilidade e atração pelo partido. Por outro lado, um ciclo muito longo do PSDB no governo de São Paulo pode esta gerando um esgotamento ou perda de dinamismo no PSDB", disse Costa.

Com informações da Folha

Marcha das Vadias reúne 1,5 mil no centro de Curitiba

Marcha das Vadias reúne 1,5 mil no centro de Curitiba


Lutar pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade de gênero. Foi com esse objetivo que cerca de 1,5 mil pessoas superaram o frio, da manhã manhã mais fria do ano, e ocuparam as ruas de Curitiba neste sábado (13), na Marcha das Vadias.




De acordo com o Instituto Meteorológico (Simepar), a manhã deste sábado foi a mais fria do ano, com mínima de 3,9°C. “A gente não sente frio. O calor da manifestação esquenta”, assegurou uma manifestante. Com o rosto coberto e os seios a mostra, ela preferiu não se identificar. Para a assistente comercial Bianca Arantes “mulher de respeito vai para a rua faça geada ou faça sol”. Ela também tirou a blusa para protestar.

Durante a passeata, manifestantes pintaram o corpo e exibiam faixas e cartazes. “A mulher pelada é utilizada o tempo todo pela mídia. Hoje a gente está tirando a blusa por um motivo muito mais justo que é o feminismo e a igualdade”, declarou a estudante, Gabriela Caramuru.

Para Máira de Souza Nunes, coordenadora da marcha curitibana, a nudez e o termo vadia são a marca do movimento . “Nós achamos que a reapropriação do termo ‘vadia’ é essencial para discutir a violência, porque quando o homem bate na mulher, ele faz isso chamando ela de vadia. Quando o homem estupra, ele faz isso porque considera que ela é vadia. Queremos que essa palavra deixe de ser ofensiva e se torne uma palavra de luta”.



Organizado pelas redes sociais, o evento em Curitiba tinha 3.033 presenças confirmadas no Facebook. Essa é a segunda edição da marcha, que no ano passado também reuniu mil pessoas.

O que é a Marcha das Vadias?

A Marcha surgiu no Canadá, em 2011, e está em sua segunda edição. Após uma onda de estupros ocorridos na Universidade de Toronto, um policial, convidado para orientar sobre segurança, disse que as mulheres poderiam evitar o estupro se “não se vestissem como vadias”.

Essa fala gerou indignação e diversos protestos que culminaram na primeira Marcha das Vadias. O movimento, que se espalhou pelo mundo, questiona a cultura de responsabilizar as mulheres em casos de agressão sexual.

Fonte G1

Postado por Carlos Maia