sexta-feira, 19 de junho de 2015

Senado aprova ida de nova comissão à Venezuela

Do Portal Vermelho

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (18) a designação de uma outra comissão a Caracas, com a finalidade de “verificar in loco a situação política, social e econômica” da Venezuela.


O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (18) a designação de uma nova comitiva para visita à Venezuela.O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (18) a designação de uma nova comitiva para visita à Venezuela.
A nova comissão será composta pelos senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Lindbergh Farias (PT-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Randolfe Rodrigues (Psol-AP), autores do requerimento.

No documento de criação da comissão, os senadores alegam que o grupo de oposicionistas “não atende às exigências de isenção e imparcialidade que a gravidade do momento delicado requerem”.

O requerimento diz ainda que “os ilustres senadores que compõem aquela comissão marcam o seu discurso pela indução ao acirramento dos ânimos, tanto para atingir objetivos na política interna brasileira (desgaste político do governo federal), como para fortalecer um dos lados na disputa democrática venezuelana”.

A expectativa é que o novo grupo de senadores brasileiros chegue ao país na próxima quarta-feira (24).
 

Com informações da Agência Brasil

A “moção do twitter” contra a Venezuela

Do Portal vermelho

A Câmara dos Deputados de Eduardo Cunha aprova patética moção contra o governo da Venezuela.

Por Wevergton Brito Lima


  
Uma eventual maioria que se formou na Câmara do Deputados, e que já parou para rezar o pai nosso, que aprovou o financiamento empresarial para as campanhas eleitorais, que agride estudantes, e que muito provavelmente irá aprovar a redução da maioridade penal, acaba de afundar no ridículo, comprometendo a imagem desta importante instituição da democracia brasileira.

Foi aprovada, nesta quinta-feira (18), uma moção de repúdio contra o Governo da Venezuela. Motivo: mensagens amedrontadas enviadas pelo twitter pelos senadores Aécio Neves e Ronaldo Caiado pois tiveram pela frente, ao desembarcarem em Caracas, a presença de manifestantes que protestavam contra a comitiva de golpistas brasileiros em apoio aos golpistas venezuelanos.

É estranho este medo dos senadores de direita que foram ao país vizinho, supostamente, defender o direito à manifestação – que de resto é totalmente assegurado naquele país – e revelam sua face autoritária ao só aceitarem manifestações que estejam de acordo com suas imperiais vontades.

O senador Renan Calheiros, que só tem dos fatos a versão dos inimigos declarados do governo venezuelano, já se apressa em corroborá-los e jogar lenha na fogueira, com declarações pouco adequadas para quem tem a responsabilidade de presidir o senado da República.

Mas para a presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), “assim como a comitiva de parlamentares tem o direito de expressar sua opinião, os manifestantes venezuelanos têm todo o direito, ainda mais em seu país, de fazer demonstrações pacíficas contra ou a favor da visita”.

Provavelmente é a primeira vez na história mundial que uma casa de representantes do povo aprova uma moção contra um governo estrangeiro, de um país amigo e soberano, baseada em mensagens de redes sociais, enviadas com o claro intuito de criar fatos que alimentem o oportunismo da mídia hegemônica, que, aliás, a esta altura já está providenciando toda sorte de mentiras e calúnias contra a Venezuela.

Como consequência deste oportunismo, a Câmara deixou de discutir e votar pautas importantes para a nação, refém da demagogia de uma direita que reduz o parlamento brasileiro ao tamanho de sua pequenez política.
 
 

terça-feira, 16 de junho de 2015

O legitimo ódio da classe operaria e do povo pobre


Imaginamos uma guerra onde um exercito invade uma cidade inimiga, corta as orelhas e os nariz dos homens, mata os idosos, escraviza – as crianças e estupra as mulheres.  Num provável reencontro entre estes dois exercito, o setor que foi humilhado pelo inimigo ira com toda força para guerra pois o sentimento de ódio falara mais alto e com isso esse fator moral vai fazer com o exercito que foi humilhado destruir o seu inimigo que o humilhou. De acordo com Maquiavel, o exercito que conquistar o seu território massacrar e humilhar a população local terá a sua conquista arruinada.


Não podemos negar que os teóricos que pensaram a guerra tiveram a sua grande importância para a política, até porque a própria guerra é a política por outros meios. Importante também dizer que os autores que pensaram sobre a Guerra, influenciaram para além do conflitos entre as nações e tiveram grande contribuição para pensadores revolucionários como Lênin e 
Stálin.  Se Clausewitz e outros autores pensaram a Guerra entre países, Lênin e Stálin aproveitaram a importância destes autores e interpretaram a guerra para o conflito entre as classes.
A burguesia como classe parasitaria, depende do proletariado para a sua sobrevivência ou seja para poder acumular e assim manter como classe dominante precisa roubar a riqueza produzida pelo operário. Burguesia e o proletariado são duas classes interligada dialeticamente uma com a outra, ou seja são duas classes que precisam uma da outra para poder se manter. Mas o objetivo da burguesia é acumular capital e o objetivo do proletariado é deixar de ser explorado e ter uma vida digna, ou seja para a burguesia acumular ela precisa necessariamente explorar e oprimir o proletariado que por vez luta para emancipar toda a sociedade de toda exploração e opressão, portanto estas classes estão em guerra uma com a outra.
Esta realidade é concreta, pois desde as altas jornadas de trabalho que é imposto para o proletariado, a repressão policial em que o trabalhador tem que conviver todo dia e através dela que a burguesia retira a sua casa, mata seus filhos ou até mesmo te mata, ter que sair de madruga e pegar 2 ônibus lotado para poder chegar ao serviço e ser ameaçado de demissão pelo seu patrão, ter que agüentar a rotina alienante de trabalho, casa, casa e trabalho e ser ameaçado de despejo da sua casa pois não pagou os impostos de sua casa para o Estado burguês. Enquanto isso, o mesmo trabalhador que vive esta vida de miséria tem que se ver afundando na pobreza vendo o seu patrão, os burocratas de Estado e os grandes capitalista tendo uma vida luxuosa a custa de explorar o proletariado.
Obviamente que vira o sentimento de ódio da classe operaria contra o seus opressores, expressando claramente a cada vez que o operário precisa se confrontar contra o seu patrão ou em ultima estância contra todos os patrões que tem um interesse comum em explorar a classe operaria. Este ódio colocado como irracional pela burguesia, mostra que dentro da sociedade dividida em classes tem interesses opostos e inconciliáveis mostrando que existe confronto dentro da sociedade e que essa luta faz o motor da historia girar. Assim como o exercito que foi humilhado pelo seu inimigo e na próxima luta marcha contra o exercito opressor querendo vingança, o proletariado marcha com ódio da burguesia opressora para poder fazer o motor da historia avançar e sim emancipar toda a sociedade.
A cada luta que o operariado tem que se enfrentar contra o seu patrão, ele percebe que tem interesses inconciliáveis a quem tem explorada e que tem interesses em comum com o outro operário que está ao seu lado na mesma batalha. Este sentimento de classe, que constitui a moral do proletariado é o elemento fundamental para a classe operaria marchar rumo a vitoria, pois faz com que ela confie nas suas próprias forças para poder vencer a burguesia assim como o elemento. O ódio contra o seu inimigo e o sentimento de moral das tropas são elementos fundamentais para a vitoria.
A burguesia para legitimar seus interesses, impõe a sua visão para todos os dominados como se fosse o caminho ‘’correto’’ para toda a sociedade seguir, pois é algo ‘’natural’’  portanto é ‘’inquestionável’’. Na raiz desta concepção está a dominação de classe da burguesia contra o proletariado e o povo pobre.  Nesse sentido, contra o sentimento de ódio ‘’irracional’’ das ‘’bestas de cargas’’ que ‘’não possuem vontade própria’’ é colocado o ‘’racional’’, a ‘’saída correto a ser seguido’’ e a ‘’posição neutra  e cientifica em defesa do bem comum contra as posições ideológicas que representam interesses particulares’’. É legitimado portanto o fato do proletariado que produz toda a riqueza da sociedade ser destituído de qualquer direito para manter a sua sobrevivência, sendo assim tendo que viver apenas com um salário mínimo de fome e miséria.
Ao contrario das visões de ‘’que a sociedade deveria estar unida’’ ou ‘’é necessário amar o seu próximo seja qual for sua classe’’, o ódio da classe operaria e do povo pobre contra os seus opressores é legitimo pois é a revolta contra aqueles que pregam ‘’a paz social’’ mas utilizam da violência para desapropriar suas casas, acabar com os piquetes e punir aqueles que desafiam o sistema capitalista. É ódio da única classe que pode transformar as relações de produção, assim em ultima estância é o ódio daqueles que podem dar uma saída concreta a miséria que o capitalismo impõe em diferentes esferas sociais.

Cérbero, o cão da porta do inferno



Cérbero, ilustração de Gustave Doré para a Divina Comédia(1832-1883).



monstro tricéfalo Cérbero presidindo sobre oterceiro ciclo infernal, aquele dos glutãos e dosepicúrios; uma aquarela do londrino William Blake(1757-1827); National Gallery of Victoria,Austrália.

Cérbero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Na mitologia gregaCérbero ou Cerberus (em grego,
 Κέρβερος – Kerberos = "demónio do poço") era um
 monstruoso cão de múltiplas cabeças e pescoço que 
guardava a entrada do Hades, o reino subterrâneo dos
 mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem.
Cérbero era filho de Tífon (ou Tifão) e Equídina, irmão de 
Ortros e da Hidra de Lerna. Da sua união com Quimera
nasceram o Leão da Nemeia e a Esfinge.

MORFOLOGIA[EDITAR]

A descrição da morfologia de Cérbero nem sempre é a 
mesma, havendo variações. Mas uma coisa que em todas
 as fontes está presente é que Cérbero era um cão que 
guardava as portas do Tártaro, não impedindo a entrada 
e sim a saída. Quando alguém chegava, Cérbero fazia festa,
 era uma criatura adorável. Mas quando a pessoa queria ir 
embora, ele a impedia; tornando-se um cão feroz e temido 
por todos. Os únicos que conseguiram passar por Cérbero 
saindo vivos do submundo foram HéraclesOrfeu,Eneias e 
Psiquê.
Cérbero era um cão com várias cabeças, não se têm um 
número certo, mas na maioria das vezes é descrito como
 tricéfalo (três cabeças). Sua cauda também não é sempre 

descrita da mesma forma, às vezes como de dragão, como 
de cobra ou mesmo de cão. Às vezes, junto com sua cabeça
 são encontradas serpentes cuspidoras de fogo saindo de seu
 pescoço, e até mesmo de seu tronco.

Quanto à vida depois da morte, os gregos acreditavam que
 a morada dos mortos era o Sub-mundo, o reino de Hades, 
o deus da morte, ao lado dePerséfone(Deusa da destruição,
filha de Zeus e Deméter). Hades era irmão de Zeus.
Localizava-se nos subterrâneos, rodeado de rios, que só 
poderiam ser atravessados pelos mortos. Os mortos 
conservavam a forma humana, mas não tinham corpo, 
não se podia tocá-los. Os mortos vagavam pelo Hades, 
mas também apareciam no local do sepultamento. Havia 
rituais cuidadosos nos enterros, e os mortos eram cultuados,
 principalmente pelas famílias em suas casas. Quando os 
homens morriam eram transportados, na barca de Caronte
 para a outra margem do rioAqueronte, onde se situava a 
entrada do reino de Hades. O acesso se dava por uma 
porta de diamantes junto a qual Cérbero montava guarda.
Para acalmar a fúria de Cérbero, os mortos que residiam
 no submundo jogavam-lhe um bolo de farinha e mel que os 
seus entes queridos haviam deixado no túmulo.
Seu nome, Cérbero, vem da palavra Kroboros, que significa
 comedor de carne. Cérbero comia as pessoas. Um exemplo
 disso na mitologia éPirítoo, que por tentar seduzir Perséfone
, a esposa de Hades e filha de Deméter, deusa da fertilidade 
da Terra, foi entregue ao cão. Como castigo Cérbero comia
 o corpo dos condenados.
Cérbero, quando a dormir, está com os olhos abertos, porém,
 quando o mesmo está de olhos fechados, está acordado.

APARIÇÕES[EDITAR]

Divina Comédia[editar]

Cérbero aparece no Inferno dos Gulosos, onde estes ficam
 solitários na lama, sem poder comer e beber livremente. E 
ficavam sob uma chuva gelada e a presença de Cérbero que 
os come eternamente com seu apetite insaciável. Cérbero é 
a imagem do apetite descontrolado.

Doze trabalhos de Hércules[editar]

Euristeu, sabendo que Héracles só ficaria mais um ano sob 
suas ordens, estava desesperado de medo e, para seu 
décimo segundo trabalho, ordenou-lhe que descesse ao 
reino de Hades e trouxesse de volta o cão tricéfalo, Cérberus,
que guardava as portas do inferno. Isto, tinha certeza, estava
 acima de suas forças; e o próprio Héracles duvidava que 
conseguisse realizar essa temerária e perigosa façanha. 
Ofertou grandes sacrifícios aos deuses, pedindo sua
 proteção; suas preces foram ouvidas. A deusa Atena, e 
Hermes, mensageiro dos deuses, apresentaram-se a ele,
 acompanhando-o até à sombria caverna, pelo túnel longo
 e escuro que levava às portas do Mundo Subterrâneo. Ao 
percebê-los, as três cabeças de Cérbero puseram-se a uivar
 de maneira horrível, o que chamou a atenção de Hades; mas
ao ver um deus e uma deusa em companhia de Héracles, 
perguntou-lhes o que procuravam.

Héracles e Cerbero. Mosaico romano.
- Meu senhor Euristeu ordenou-me de levar à terra o cão 
tricéfalo Cérbero que guarda esta porta, disse Héracles, e
é pela vontade de Zeus, senhor da terra e do céu, que eu 
lhe obedeço. Deixe-me levar seu cão de guarda para poder
 cumprir as ordens recebidas. Prometo-lhe que Cérbero 
nada sofrerá e lhe será restituído, são e salvo.
Hades fechou a carranca e respondeu:
- Se você for capaz de carregar Cérbero nos ombros, sem 
feri-lo, então poderá levá-lo ao seu senhor Euristeu; mas, 
 prometa trazê-lo de volta, ileso.
Então Héracles aproximou-se de Cérbero e, apesar de suas
 três enormes bocarras guarnecidas de dentes afiados e 
cruéis, ergueu o animal aos ombros e subiu pelo caminho 
que levava da caverna tenebrosa à luz do dia. O caminho era
 longo, áspero e íngreme, e pesada a sua carga; as três 
cabeças rosnavam e mordiam, durante todo o trajeto, 
porém Héracles, concentrando-se no pensamento de próxima 
libertação, não lhes dava atenção. Afinal chegou a Micenas
Euristeu ficou tão apavorado quando soube que Héracles 
trazia nos ombros o terrível cão tricéfalo, que se escondeu 
debaixo da cuba de bronze, mandando-lhe uma mensagem
 na qual lhe ordenava que se afastasse de Micenas para todo 
o sempre. Então, de coração leve, dirigiu-se Héracles para a 
caverna. Desceu pelo longo túnel e depositou Cérbero às 
portas do Inferno.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rbero

Sex in the USSR: período heróico


Guia Rússia Guia / Moscou

 




Sex in the USSR: período heróico

Exibindo filmes juvenis da URSS sempre percebeu que os protagonistas - alguns alunos do último ano do ensino médio - para a sua aparência física, olhou bem e eram adultos muito conscientes, apesar de ter cerca de 17-18 anos de idade. O mesmo visto visitando os álbuns de fotos de meus pais.Física e moralmente a 18 anos jovens soviéticos não eram tão desenvolvidos como são hoje "jovens" 30-35 anos. Mudou bastante a escala de maturidade.

Obviamente, cada revolução muda consciência pública, magnetizando o espírito do povo para o pólo positivo, "para cima" como o projeto revolucionário. Portanto, não é surpreendente que ser diferente por dentro, nossos pais e avós também eram diferentes de nós no reino físico. Mais tarde eu ofereço a tradução de uma espécie de código sexual extraído do folheto "Juventude e Revolução", publicado pela (estudos de compostos o código foi baseado Macárenco, Zalkind e outros pedagogos soviéticos) Instituto Comunista Sverdlov Yakov de 1924: 1. Deve haver desenvolvimento muito precoce da vida sexual entre o proletariado. 2. A abstinência sexual é necessária antes do casamento eo casamento só é possível em um estado de plena maturidade, tanto social e biológico (20-25 anos). 3. O sexo é apenas uma conclusão final da profundidade e detalhe simpatia e carinho para o objeto do amor carnal. 4. O ato sexual deve ser apenas o último elo de uma cadeia de sentimentos profundos e complexos que unem o cuidado no tempo dado. 5. O ato sexual não deve ser repetido muitas vezes. 6. Não mudam frequentemente objeto sexual. Diversidade sexual Low. 7. O amor deve ser monogâmico (uma mulher, um marido). 8. Durante todo o ato sexual deve sempre lembrar a possibilidade de gerar bebê - em geral, você deve se lembrar de descendência. 9. A seleção sexual deve basear-se na base da harmonia da revolução. Ser excluído de amar todos os elementos do flerte, namoro, paquera e outros métodos de relações sociais-sexual de conquista. 10. Não deve haver nenhum ciúme. 11. Não deve haver nenhuma perversão sexual. 12. A classe tem o direito de intervir na vida sexual dos seus membros para o benefício da harmonia revolucionário. Sexualidade em tudo deve ser subordinado à classe, não de qualquer forma prejudicar a revolução, mantendo acima de tudo, claro que este código não foi qualquer lei, ou decreto, mas uma recomendação, uma orientação ideológica (mesmo que criminaliza a homossexualidade 1934-1993). É lógico que essa ética sexual completamente explícitos notoriamente uma das mulheres russas para o "telebridge:. Leningrado - Boston": "Não há sexo na URSS" Essa foi a resposta da mulher a uma pergunta de um EUA , o que foi perguntado se houve abuso nos temas sexuais URSS em propagandas de televisão. O russo disse: "Não há sexo na URSS e são categoricamente contra o sexo." Claro, todo mundo riu alto, porque a mulher simplesmente confuso ... Então seu vizinho comentou, que na URSS se houver sexo, mas sem publicidade ... Mas ninguém se importava isso. Y, sem Mas hoje eu concordo com essa mulher confusa: aparentemente, realmente na URSS havia sexo, era algo mais sublime, enquanto o sexo era inseparável do amor - sexo como tal, por si só, em qualidade de uma função animal era um tabu. . ... E a população foi crescendo russa e internacional clássica nunca soube e nunca saberá as corridas soviéticos: a juventude recebeu os melhores modelos de relacionamentos: de meninas infância identificados com o romance de Natasha Rostova "Guerra e Paz ", enquanto os meninos geralmente sonhou em ser descobridores e D'Artagnan, como mínimo. uma das informações analíticas sobre a Gestapo de nosso assunto, diz o seguinte : "No aspecto sexual Ost-arbieters, especialmente mulheres manifestar o critério de som. Por exemplo, na fábrica Lauta Werk (Senftenberg) eram 9 recém-nascidos e outro 50 são esperados. Todos, exceto dois, são os filhos de casamentos. E enquanto dormia em um quarto de 6-8 famílias observada devassidão. " "A mulher do russo no aspecto sexual não corresponde às idéias da propaganda alemã qualquer forma. Ela ignora toda a libertinagem sexual. A população dos diversos bairros que durante exames médicos dos trabalhadores do Leste, entre todos os jovens foi registrada a sua virgindade ainda bem preservada. " filme Factory "" Wolfen "relata que, durante o exame médico na empresa foi determinou que 90% dos trabalhadores no Ocidente, com a idade de 17 a 29 anos eram virgens. Os diferentes especialistas alemães vêm à opinião de que o homem russo presta a devida atenção para a mulher russa, que, no final, também se reflete nos aspectos morais da vida ". "Depois da revolução de 1917 brotou tudo liberdades, incluindo sexual, - escreve em um ensaio Andrei Jódov . -., Por exemplo, logo após a revolução foi abolida artigo por homossexualidade, amor livre foi postulada a teoria do copo d'água (ter relações sexuais é tão fácil como beber um copo de água), etc O resultado foi a desintegração familiar, a prostituição em massa, muitas gravidezes indesejadas, abortos e divórcios, propagação de doenças venéreas. E o mais importante, tinha total desrespeito e humores do parasita.Stalin compreendeu que sobre esta base não poderia construir nada de bom e tão apertados os parafusos: a educação separada nas escolas, as diretrizes morais rigorosos recriminalización homossexualidade é introduzida , proibir o aborto, restringir a liberdade de divórcio, a propaganda do ascetismo, etc. O efeito foi alcançado planeado. O país ganhou a guerra mais difícil, recuperado em um curto espaço de tempo a sua economia destruída, foi para o espaço, etc. ". Então, isso era "sexo soviético" - sexo solto, responsável, sexo com amor, inspirado sexo Obras-primas do sexo clássica mundo através da guerra e levou ao cosmos.



















































PS
É uma análise muito interessante da "resposta sexual" na URSS de Wilhelm Reich (este autor Analisa as causas objetivas da "reação", um dos quais era o caos desu de guerra civil na Rússia. Participa do grupo dominante família tradicional para melhorar o controle sobre o caos pós-revolucionário, além de a empresa ainda era muito tradicional e despreparados para a revolução sexual como Wilhelm Reich. Experimentos dos anos 20 tornou-se o abuso irresponsável da sexualidade com a epidemia os abortos, o governo teve muito a ver (industrialização, 2GM, do pós-guerra de recuperação) e que a emancipação da sexualidade não foi completa, ou seja, a família como uma "fábrica de autoritarismo" não foi destruída como sonhou Wilhelm Reich (mas, sem dúvida, a mulher foi emancipado economicamente, o divórcio foi padronizado como uma solução normal e apropriado foi admitido socialemnte sexualidade adolescente, etc.).

Eu recomendo os capítulos III e IV do livro " A Revolução Sexual ":

III. Amortecimento da Revolução Sexual
IV. Libertação e amortecimento no controle de natalidade e homossexualidade

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ódio ao PT atinge 12% do eleitorado


Da revista Fórum:

O instituto Vox Populi realizou uma pesquisa inédita para medir o tamanho do ódio ao Partido dos Trabalhadores. O levantamento mostrou que ele atinge 12% do eleitorado, considerado um índice relativamente pequeno, diante do massacre midiático em torno do assunto.

Segundo os dados divulgados, a rejeição ao partido não se distribui de maneira homogênea. Em termos regionais, atinge o ápice no Sul (onde alcança 17%) e o mínimo no Nordeste (onde é de 8%). É maior nas capitais (no patamar de 17%) que no interior (4% em áreas rurais). E é mais comum entre homens (14%) do que entre mulheres (10%).

A proporção de entrevistados com aversão ao PT é maior entre indivíduos mais velhos e também com renda mais elevada, o que sugere que esse tipo de posicionamento tem um real componente de classe.

Em artigo publicado na revista Carta Capital, o sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi, afirmou que a imprensa brasileira não reflete a opinião da maioria da população. “Quem se expõe aos meios de comunicação corre o risco de nada entender, pois só toma contato com o que pensa um lado. Será majoritária a parcela da opinião pública que se regozija ao ouvir os líderes conservadores e assistir aos comentaristas da televisão despejar seu ódio?”, questionou.

O resultado final do Congresso do PT


Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Meu comentário na véspera da abertura dos trabalhos terminava assim:

"Para o PT, o melhor que pode acontecer em Salvador é não acontecer nada".

E foi exatamente o que se viu nos três dias do 5º Congresso Nacional do PT, em Salvador, na Bahia. Terminou tudo em zero a zero.

Com a direção partidária e o governo petista igualmente enfraquecidos, não havia clima para grandes mudanças, muito menos confrontos.

Para animar os debates, foram discutidas propostas de recriação da CPMF e rompimento da aliança com o PMDB, mas nada disso entrou no domumento final chamado "Carta de Salvador".

As críticas ao ajuste fiscal do ministro Joaquim Levy e à política de alianças, que agitaram o clima antes do encontro, ficaram restritas aos grupos mais radicais. Nem a proibição do financimento empresarial de campanhas, uma decisão que a executiva do partido já havia adotado, foi incluida nas resoluções do 5º Congresso.

No ano em que completou 35 anos de fundação e 12 no poder central, o PT sai de Salvador com os mesmos problemas e sem uma definição sobre os rumos a seguir a partir das eleições municipais do próximo ano.

A presidente Dilma centrou sua fala de 50 minutos em explicar as atuais dificuldades na área econômica, que garantiu serem passageiras, e elencou pontos de uma agenda positiva como o programa de concessões e o plano safra.

Lula, por sua vez, surpreendeu ao ler um discurso, em vez de falar de improviso, como costuma fazer, repetindo críticas à imprensa e aos que querem criminalizar o partido, pregando uma volta às origens.

Passada a régua, pouco sobrou para reanimar a militância. Parece que todos concordaram num ponto: ainda virão tempos difíceis pela frente e é melhor não fazer marola.

O ponto fora da curva no Congresso do PT


Por Bepe Damasco, em seu blog:

As decisões da plenária final do V Congresso do PT refletem a preocupação da cúpula do partido em não melindrar e criar constrangimentos para o governo da presidenta Dilma. Também com esse objetivo foi nítida a intenção da direção de baixar a temperatura dos debates ao longo de todo o congresso, talvez receosa de perder o controle do processo. Ficou a impressão de que os dirigentes optaram por não correr os riscos provenientes de um evento com forte ebulição política.

Mas a plenária de encerramento, realizada neste sábado (13) foi uma exceção, um ponto fora da curva. Ela foi marcada por debates acalorados e vibrantes, especialmente em relação a quatro temas : política econômica, política de alianças, PED e congresso constituinte do partido. Embora com defecções ( mais ou menos expressivas dependendo do assunto), a CNB, corrente majoritária do partido, venceu todas as votações importantes.

Mudanças na política econômica - Essa emenda ao texto base, que acabou rejeitada por 312 votos a 250, pedia o fim do ajuste fiscal e dos principais fundamentos da política econômica do ministro Levy. Ela foi apresentada pelas correntes mais à esquerda, com o apoio da Mensagem e até de delegados da CNB, especialmente os ligados ao movimento sindical, mas acabou rejeitada por 312 votos a 250. No seu lugar, os delegados aprovaram uma emenda da CNB, com conteúdo ainda mais vago do que previa o texto base, que era mais explícito na defesa de mudanças na economia. Ficou assim : "Mudar a orientação geral da política econômica, na defesa do emprego, salários e direitos dos trabalhadores, permitindo a ampliação dos direitos sociais."

Revisão da política de alianças - Derrotada por ampla maioria a proposta da esquerda partidária de limitar as alianças políticas e eleitorais às forças tradicionais da esquerda. A emenda, se aprovada, valeria já para as eleições de 2016 e levaria ao rompimento com o PMDB.

Manutenção ou fim do Processo de Eleições Diretas (PED) - Sem dúvida, o tema mais polêmico do congresso e que gerou o debate mais aguerrido. Grande parte da CNB defendeu a manutenção de um PED reformulado e sem vinculação financeira. Por essa lógica, a falta de obrigatoriedade de o filiado estar em dia com as contribuições financeiras ao partido para ter direito a voto inibiria os casos de corrupção. Os defensores dessa proposta também lembraram que uma conferência será convocada em 90 dias para debater novas regras para a sanar os problemas do PED. Para se ter uma ideia da divisão do partido nesta questão, um dos principais quadros da CNB, o ministro Patrus Ananias, esteve entre os oradores que defenderam o fim imediato do PED, com a consequente retomada do antigo modelo congressual para a eleição das direções. Os argumentos em favor do fim do PED enfatizaram seu caráter clientelista, fisiológico e corrupto, além do fato de transformar militantes em meros filiados que só se manifestam partidariamente de quatro em quatro anos. "Partido de massa é uma coisa, massa de manobra é outra", disse Patrus. Por fim, venceu a proposta de manutenção do PED, com a convocação de uma conferência para definir novas regras para sua implementação.

Congresso partidário constituinte - A maioria entendeu que a realização do V Congresso e mais a conferência a ser convocada tornavam desnecessária a realização de uma constituinte partidária proposta por um grupo de correntes, lideradas pela Mensagem/DS. Mas a votação que derrotou a constituinte foi apertada 293 votos contra e 251 a favor.