quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Danilo Gentilli manda tirar vídeo que denunciava racismo de apresentador do Youtub


Danilo Gentilli manda tirar vídeo que denunciava racismo de apresentador do Youtube


Do site do PSTU
Vídeo denunciava racismo de apresentador, que perguntou “quantas bananas você quer pra deixar essa história pra lá” a ativista do movimento negro

Vídeo foi retirado a mando de Gentili, segundo Youtube
Um vídeo que denunciava as piadas racistas do “comediante” Danilo Gentilli, postado no Youtube peloPortal do PSTU, foi retirado do ar nesta quinta-feira.
Segundo a notificação do Youtube, o vídeo foi retirado devido a reivindicações de direitos autorais de Gentilli. “Recebemos reivindicações de direitos autorais sobre o material que você enviou, como segue: o de Danilo Gentili sobre o vídeo “Quantas bananas vc quer pra deixar essa história pra lá?”, afirma o comunicado do Youtube.
Quantas bananas você quer?
O vídeo publicado pelo Portal do PSTU trazia uma entrevista com Thiago Ribeiro, jovem negro de 29 anos que, recentemente, denunciou Gentilli por suas piadas de explícito conteúdo racista. Cansado das piadas sem graça do “comediante”, Thiago Ribeiro postou no Youtube um vídeo com uma coletânea de piadas racistas de Gentili. O vídeo obteve 800 visualizações, inclusive uma visualização do próprio Gentili, que conseguiu tirar o vídeo do Youtube por meio da cláusula de uso de imagem.
Através do seu perfil no Twitter, Thiago interpelou Gentili sobre a proibição do vídeo. A resposta de Gentilli foi pra lá de desprezível: “vamos esquecer isso… Quantas bananas você quer pra deixar essa história pra lá?”, escreveu o comediante em seu Twitter. Na sequência, muitos seguidores de Gentilli desataram ataques racistas contra Thiago. Todos eles, inclusive Gentilli, foram denunciados por crime de racismo ao Ministério Público de São Paulo e à Polícia Federal sobre o ocorrido. Também foi realizado um Boletim de Ocorrência na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.
Gentilli se utilizou do mesmo expediente para retirar, do youtube, a entrevista de Thiago ao Portal do PSTU. Em três dias de exibição, a entrevista já tinha sido visualizada por mais 4.100 usuários.
Como se não bastasse, para defender suas piadas racistas, Gentilli se apóia no direito à “liberdade de expressão”. O que só pode ser uma piada de mau gosto do “comediante” que não tem o menor escrúpulo em censurar qualquer crítica a algo que mais do que uma simples piada: é crime, tipificado em lei.
Se você ainda não viu o vídeo, assista aqui sua nova versão. Agora, com a censura imposta por Gentilli.
Leia também:
________

Amazônia: Forças Armadas levarão atendimento médico a indígenas


Amazônia: Forças Armadas levarão atendimento médico a indígenas  


Do Portal Vermelho


A partir da próxima segunda-feira (5), a Operação Curumim 2 começará a prestar atendimento médico aos índios da região amazônica. As ações, coordenadas pelas Forças Armadas e com o apoio do Ministério da Defesa, têm como foco as crianças e gestantes, para reduzir os números de mortalidade infantil e materna, assim como a vacinação dos índios e a distribuição de medicamentos e cestas de alimentos.




De acordo com o Ministério da Defesa, as tropas do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB) darão apoio logístico durante 30 dias para que as equipes do Ministério da Saúde possam atender a 17.294 índios de 14 aldeias. As equipes de saúde serão deslocadas para os pontos de atendimento a partir de Manaus, capital amazonense, e utilizarão as instalações dos pelotões especiais de Fronteiras (PEFs) do Exército.

Os militares da FAB vão atuar no Alto Rio Negro e Alto Solimões. Já o Exército terá maior participação na região do Alto Solimões. Nesta edição, o apoio da Marinha foi descartado devido ao baixo leito dos rios nessas áreas. Além disso, os técnicos de saúde contarão com bases nas cidades de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, onde o Comando Militar da Amazônia dispõe de unidades hospitalares.

As condições de saneamento básico e o abastecimento de água nas aldeias são outras preocupações da Operação Curumim 2. Também vão ser analisadas as necessidades de melhoria nas casas de apoio ao índio.

Iniciada a partir da mobilização de comunidades indígenas antes da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a primeira fase foi marcada por uma ação de emergência, determinada pelo governo, nos atendimentos de saúde, que chegaram a tribos do estado do Acre. Foram realizados, durante a ação, 2.379 atendimentos médicos, 1.050 odontológicos e 2.201 de enfermagem.

Fonte: Agência Brasil


http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=197884&id_secao=1

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Carlin Moura, o comunista que arrebatou o coração de Contagem


Carlin Moura, o comunista que arrebatou o coração de Contagem

Do Portal Vermelho

No primeiro turno da eleições de Contagem (MG), uma reviravolta: antes terceiro colocado, o candidato do PCdoB, Carlin Moura, passava a ocupar o posto de líder na preferência dos eleitores para assumir a Prefeitura. E neste domingo (29), as previsões se confirmaram e Carlin foi eleito com mais de 65% dos votos válidos, uma vitória comemorada com festa e disposição de unir todas as forças para fazer um grande mandato. Acompanhe a coletiva do candidato após a vitória.  



Fonte: O Tempo Online

Saiba mais:
Com 65,9% dos votos Carlin é eleito prefeito de Contagem

http://www.vermelho.org.br/tvvermelho/noticia.php?id_noticia=197649&id_secao=29

Morreremos por nossas terras, diz liderança Guarani-Kaiowá “Estamos sendo encurralados, prejudicados, massacrados através dos jornais e das decisões dos juízes”, afirma Ládio Veron em depoimento. Ládio viajou a São Paulo para aumentar a rede de solidariedade aos Guarani-kaiowás. Ele reforçou que a luta do seu povo não é somente contra os despejos, mas pela demarcação definitiva das terras indígenas. Segundo ele , há 49 aldeias prontas para serem reconhecidas como terra indígena, mas foram embargadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os índios estão dispostos a lutarem até a morte caso tentem despejá-los de suas terras, conforme indica decisão da Justiça Federal de Navirai-MS, em 29 de setembro. A situação jurídica do local segue em impasse, assim como das aldeias Passo Pirajú e Potrero Guasu. Ládio viajou a São Paulo na sexta-feira (26) com intuito de aumentar a rede de solidariedade aos guarani kaiowás. Ele reforçou que a luta do seu povo não é somente contra os despejos, mas pela demarcação definitiva das terras indígenas. A demora da Funai para realização dos estudos antropológicos também é motivo, segundo ele, para o aumento dos conflitos. “A cana que hoje está sendo plantada lá e colhida como etanol já é misturada com sangue indígena Guarani Kaiowá”, disse o cacique. Ele se refere ao peso do agronegócio na região que teve uma guinada após acordo do ex-presidente brasileiro Lula com ex-presidente dos Estados Unidos Georg Bush sobre a produção de biocombustíveis. As ameaças e os despejos em si são constantes na região. Nos últimos dez anos, a quantidade de terras demarcadas diminuiu, e, assim, aumentou a instabilidade dessas populações. Quando não são praticados oficialmente, os despejos são realizados à bala por jagunços, como relatam os próprios indígenas. A ausência de floresta para sua subsistência, a utilização de agrotóxico nas plantações de cana e soja que contamina o solo e gera doenças, as ameaças de morte e diversos tipos de violência praticadas contra esta população são marcas do Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira (24), uma indígena de Pyelito Kue foi abusada sexualmente por oito homens em uma fazenda, conforme denunciaram os indígenas. Aquele é o estado com maior índice de indígenas assassinados - cerca de 500, sendo 270 lideranças, em dez anos. Diante da boa receptividade da luta dos indígenas nas redes sociais, várias atividades foram programadas. Em 18 cidades foram agendados atos de solidariedade, entre os dias 27 de outubro e 9 de novembro. As iniciativas podem ser conhecidas no site http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com, assim como os apoiadores das causas dos guarani kaiowás podem tomar contato com suas ações pelo perfil do Aty Guasu no Facebook. Fonte: Carta Maior


Morreremos por nossas terras, diz liderança Guarani-Kaiowá


Do Portal Vermelho


“Estamos sendo encurralados, prejudicados, massacrados através dos jornais e das decisões dos juízes”, afirma Ládio Veron em depoimento. Ládio viajou a São Paulo para aumentar a rede de solidariedade aos Guarani-kaiowás. Ele reforçou que a luta do seu povo não é somente contra os despejos, mas pela demarcação definitiva das terras indígenas. Segundo ele , há 49 aldeias prontas para serem reconhecidas como terra indígena, mas foram embargadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).



Os índios estão dispostos a lutarem até a morte caso tentem despejá-los de suas terras, conforme indica decisão da Justiça Federal de Navirai-MS, em 29 de setembro. A situação jurídica do local segue em impasse, assim como das aldeias Passo Pirajú e Potrero Guasu.

Ládio viajou a São Paulo na sexta-feira (26) com intuito de aumentar a rede de solidariedade aos guarani kaiowás. Ele reforçou que a luta do seu povo não é somente contra os despejos, mas pela demarcação definitiva das terras indígenas. A demora da Funai para realização dos estudos antropológicos também é motivo, segundo ele, para o aumento dos conflitos.

“A cana que hoje está sendo plantada lá e colhida como etanol já é misturada com sangue indígena Guarani Kaiowá”, disse o cacique. Ele se refere ao peso do agronegócio na região que teve uma guinada após acordo do ex-presidente brasileiro Lula com ex-presidente dos Estados Unidos Georg Bush sobre a produção de biocombustíveis.

As ameaças e os despejos em si são constantes na região. Nos últimos dez anos, a quantidade de terras demarcadas diminuiu, e, assim, aumentou a instabilidade dessas populações. Quando não são praticados oficialmente, os despejos são realizados à bala por jagunços, como relatam os próprios indígenas.

A ausência de floresta para sua subsistência, a utilização de agrotóxico nas plantações de cana e soja que contamina o solo e gera doenças, as ameaças de morte e diversos tipos de violência praticadas contra esta população são marcas do Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira (24), uma indígena de Pyelito Kue foi abusada sexualmente por oito homens em uma fazenda, conforme denunciaram os indígenas. Aquele é o estado com maior índice de indígenas assassinados - cerca de 500, sendo 270 lideranças, em dez anos.





Diante da boa receptividade da luta dos indígenas nas redes sociais, várias atividades foram programadas. Em 18 cidades foram agendados atos de solidariedade, entre os dias 27 de outubro e 9 de novembro. As iniciativas podem ser conhecidas no site http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com, assim como os apoiadores das causas dos guarani kaiowás podem tomar contato com suas ações pelo perfil do Aty Guasu no Facebook. 

Fonte: Carta Maior


Após 20 anos de PSDB, Pedro Bigardi do PCdoB conquista Jundiaí


Após 20 anos de PSDB, Pedro Bigardi do PCdoB conquista Jundiaí

 Do Portal Vermelho


Pedro Bigardi (PCdoB) foi eleito prefeito de Jundiaí (SP) com 139.614 votos, o que corresponde a 65,57% dos votos válidos. Essa foi a primeira eleição da cidade decidida em segundo turno. Bigardi venceu o candidato do PSDB Luiz Fernando Machado, que obteve 73.305 votos (34,43% dos votos válidos). A cidade era governada há 20 anos ininterruptos pelo PSDB.




Pedro Bigardi é engenheiro civil e professor de gestão e pós-Graduação em Planejamento Ambiental. Foi eleito deputado em 2010 para a Assembleia Legislativa de São Paulo com quase 70 mil votos. Funcionário público concursado por mais de 20 anos, ingressou na carreira política ao trabalhar na Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), em Jundiaí.

Filho de mãe dona de casa e pai comerciante, Bigardi tem 52 anos, é casado com Margarete e pai de Patrícia. Estudou no Sesi, Colégio Siqueira de Moraes e Colégio Técnico Vasco Antonio Venchiarutti.

Durante seu trabalho na Prefeitura de Jundiaí, foi um dos principais responsáveis pelo início da erradicação de favelas na cidade. Coordenou a elaboração do Plano Diretor do município e participou da criação da Reserva Biológica da Serra do Japi. 

Jundiaí

Ele administrará um município com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 16,6 bilhões, sendo R$ 9 bilhões do setor de serviços e comércio e R$ 5,2 bilhões do setor industrial. Os dados são do levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2009.

Jundiaí tem 374.962 habitantes e é um dos dez municípios que integram o circuito das frutas no interior paulista, o que estimula o turismo rural. O comércio da cidade é desenvolvido em quase todos os ramos.

Na área de transportes, todas as ferrovias do estado passam, começam ou terminam em Jundiaí, ligando a cidade diretamente ao Porto de Santos, que fica a 110 quilômetros. 

Fonte: Youtube

Saiba mais:
Com mais 65% dos votos, Bigardi é o novo prefeito de Jundiaí


http://www.vermelho.org.br/tvvermelho/noticia.php?id_noticia=197651&id_secao=29

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Comunistas:PCdoB elege 56 prefeitos, sendo 5 em grandes cidades


Comunistas: PCdoB elege 56 prefeitos, sendo 5 em grandes cidades


                        O Comunismo é a infância do Mundo


Comunistas:PCdoB elege 56 prefeitos, sendo 5 em grandes cidades

 Do Portal vermelho

NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, OS ELEITORES FORAM ÀS URNAS EM 50 CIDADES, SENDO 17 DELAS CAPITAIS. COM A CONSOLIDAÇÃO DOS RESULTADOS DO 2° TURNO, O PMDB APARECE COMO PARTIDO COM O MAIOR NÚMERO DE PREFEITOS ELEITOS EM 2012. O PARTIDO ELEGEU 1.023 PREFEITOS, O QUE REPRESENTA 18,39% DOS MUNICÍPIOS DO PAÍS. NA LISTA DOS PARTIDOS COM MAIOR NÚMERO DE PREFEITOS ELEITOS EM 2012 APARECEM O PSDB (702), PT (635), PSD (497) E PP (469). O PCDOB ELEGEU 56 PREFEITOS. 


Nas capitais, o partido que mais elegeu prefeitos foi o PSB (5), seguido pelo PT (4), PSDB (4), PDT (3), PMDB (2), PP (2), DEM (2), Psol, PSD, PPS e PTC, com 1 prefeito cada. 

No chamado G-85, grupo composto por 26 capitais e 59 cidades com mais de 200 mil eleitores, concentrando 50,8 milhões dos eleitores, ou seja, 36,2% do total, o PCdoB aparece em sétimo lugar, com quatro prefeitos eleitos. Nesse grupo, o PT lidera, com 16 prefeituras, seguido pelo PSDB (15), PSB (11) e PMDB (6).

Confira a lista completa do número de prefeitos eleitos por partido.

PMDB 1.023
PSDB 702
PT 635
PSD 497
PP 469
PSB 442
PDT 311
PTB 295
DEM 278
PR 275
PPS 123
PV 95
PSC 83
PRB 78
PCdoB 56
PMN 42
PTdoB 26
PRP 24
PSL 23
PTC 19
PHS 17
PRTB 16
PTN 12
PPL 12
PSDC 9
PSOL 2
Todos os Partidos 5.532
Resultado indefinido 36 municípios

Redação do Vermelho, com agências

A comunista Nádia: A hora agora é de arregaçar as mangas e iniciar o trabalho por SP


A comunista Nádia: A hora agora é de arregaçar as mangas e iniciar o trabalho por SP


“O Segundo turno foi uma momento de forte disputa política. Reforçamos nossas propostas e não fugimos à luta”. Esse foi o tom dado pela vice-prefeita eleita de São Paulo pelo PCdoB, Nádia Campeão, em entrevista exclusiva à Rádio Vermelho, ao falar sobre a reta final no segundo turno e a vitória da chapa PT/PCdoB.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo 


Sobre os próximos passos que serão dados, a comunista destacou que será organizada uma comissão de transição sob o comando de Fernando Haddad. Segundo ela, é a partir daí que o novo time terá uma ideia, mais concreta, de como irão encontrar a administração municipal.

Ela lembrou que o time já tem definidas as prioridades da nova gestão. “O nosso time sabe o que vai fazer desde que começou essa caminhada. E Fernando Haddad já elencou algumas ações urgentes, como enfrentar o déficit de vagas nas creches, iniciar o possesso para a construção de três novos hospitais, afinar a parceria com governo federal de projetos como o Minha Casa Minha Vida e encaminhar o processo para o Bilhete único mensal”.

Mulher

Sobre a criação da Secretaria de Mulheres, Nádia frisou que essa ação é um compromisso do prefeito eleito. “Penso que criar essa Secretaria será uma ação muito importante. Com ela iniciaremos a enfrentar a questão da mulher na cidade de São Paulo. É claro que as outras secretárias não deixaram de lado estas questões, mas com esse setor criado, poderemos pensar com mais detalhe, em políticas públicas que remodelem este cenário aqui em São Paulo”.

Chuvas

Durante a entrevista, Nádia já sinalizou que a nova gestão está ciente dos desafios já em Janeiro e lembrou que as típicas chuvas desse período terão que ser rápidos com as respostas. “Sabendo que em janeiro sempre sofremos com as chuvas, isso já coloca para nós uma demanda que deve ser respondida rapidamente. Além disso, temos o carnaval de São Paulo, o evento cultural muito importante para a economia de nossa cidade”, salientou a comunista.

Força do PCdoB

A vice-prefeita eleita também destacou o avanço do PCdoB nestas eleições. “Tivemos vitórias importantes, sobretudo nesse 2° turno. Nós já havíamos logrado êxito em Olinda, e no segundo turno saímos vitoriosos em Contagem, Belford Roxo e Jundiaí. Estas são vitórias importantíssimas para o acumulo de forças do nosso Partido”.

Ela também destacou as vitórias de Rio Branco e Recife. “O PCdoB aparece como coparticipante de vitórias importantes de partidos que compõem a frente de esquerda do país. Ou seja, o PCdoB está de parabéns pela forte campanha que realizou em todo país. E penso que colhemos frutos muito positivos”, finalizou a comunista.

Acompanhe a íntegra da entrevista:

Destaques do Vermelho entrevista Nádia Campeão


Do Portal Vermelho 

domingo, 28 de outubro de 2012

Para petistas e comunistas, PSDB pode sofrer derrota contundente


Para petistas e comunistas, PSDB pode sofrer derrota contundente

Do Site Vermelho

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse neste domingo (28) que as eleições municipais que se encerram com a realização do segundo turno  representam a maior derrota do PSDB em São Paulo.


"Em São Paulo, o PSDB está sofrendo a maior derrota nas eleições municipais da história do partido."

Mercadante citou além da capital as conquistas das prefeituras de Osasco, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Santo André, além da possibilidade de vitória em Mauá.

Na capital, segundo o ministro, o candidato José Serra (PSDB) "sofre uma derrota política importante". "Um candidato que acabou de disputar a eleição [para a Presidência] por duas vezes, perder uma eleição para prefeito é uma derrota política importante", disse.

Para Mercadante, o resultado das eleições no Estado mostra "uma fadiga do eleitor com o PSDB".

A derrota de Serra é a maior sofrida pela oposição neste ano e é especialmente amarga para o tucano, que perdeu para Lula e Dilma as eleições presidenciais de 2002 e 2010. 

Na outra trincheira, fragorosamente derrotado, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), ao votar na manhã deste domingo (28) no colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, mesmo local onde vota o candidato do PSDB José Serra, fez declarações tentando salvar a própria pele. "O que está em jogo não é a avaliação da minha gestão, são os candidatos e seus compromissos com o futuro", disse. Mas é inegável que além da rejeição a Serra e seu neoliberalismo, pesa na derrota dos tucanos e do PSD a rejeição à gestão de Kassab à frente da Prefeitura.

Em face do naufrágio de seu padrinho político, o alcaide da maior cidade do país tentará um novo caminho político. Começa a lançar pontes para aderir ao governo da presidenta Dilma Rousseff.

PCdoB


O secretário nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, declarou ao votar no Liceu Pasteur, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, que a direção nacional do Partido se pronunciará após a apuração dos votos e a divulgação oficial dos resultados. Mas assinalou que "tudo indica que o PSDB, partido que se tornou um foco do reacionarismo no País ao adotar como doutrina o neoliberalismo e o neoconservadorismo, sofre a sua derrota mais contundente”. A “vitória das forças progressistas está ao alcance da mão”, disse Reinaldo. 

O dirigente afirmou ainda que os órgãos deliberativos e executivos nacionais do PCdoB “acertaram em cheio quando indicaram a necessidade de concertar a aliança com o PT de Lula e Haddad e fortalecer as forças progressistas na capital paulistana”.

Para Reinaldo, a vitória de Haddad, se confirmada, “abrirá um novo ciclo político em São Paulo, o que terá marcante influência no quadro político nacional”. Ainda de acordo com o dirigente comunista, mesmo que o PSDB e o DEM ainda conservem alguns poucos nichos de poder em capitais menos importantes, o quadro eleitoral dá força aos partidos progressistas para avançarem na concretização de um programa de mudanças estruturais no País.

Da redação do Vermelho, com informações do 
UOL


http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=197498&id_secao=1