sábado, 3 de março de 2012

Datafolha Pesquisa:Direita com Serra em primeiro lugar, comunistas com Netinho em terceiro

Tecle em cima do gráfico para ampliar




Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (3) mostra o pré-candidato
 do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, em primeiro lugar entre 
as intenções de voto do eleitorado paulistano. Dias após anunciar sua
 candidatura, ele tem 30% das intenções, segundo a pesquisa.
 Em relação ao levantamento anterior, de final de janeiro, Serra 
subiu 9 pontos porcentuais. Em segundo lugar ficou Celso Russomano 
(PRN), com 19%, com avanço de 2 pontos. Fernando Haddad, do PT,
 tem 3%, caindo 1 ponto sobre a pesquisa anterior.

Segundo o levantamento, a terceira colocação entre as intenções de voto
 ficou com Netinho de Paula (PCdoB), com 10%, um ponto a menos
 do que no final de janeiro. Em quarto está Paulo Pereira da Silva, o 
Paulinho da Força, com 8%, estável ante a pesquisa anterior. 
Soninha Francine (PPS) tem 7%, registrando queda de 2 pontos 
nas intenções de voto, e está empatada com Gabriel Chalita (PMDB), 
que também tem 7%, um ponto a mais do que em janeiro.
O Datafolha ouviu 1.087 eleitores. A pesquisa tem margem de erro 
de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos e foi feita em 1º e 
2 de março, com registro no TRE-SP 00009/2012. O levantamento
 anterior foi em 26 e 27 de janeiro.
Vai-e-vem
Serra evitou comemorar os resultados da pesquisa Datafolha 
neste sábado. Segundo o pré-candidato, ainda é muito cedo para 
se falar sobre o assunto. "É muito cedo e as pesquisas são sempre 
relativas. É preciso ver com cautela, ainda mais agora que nem sou
 o candidato ainda", disse. "Vejo como um agrado, mas não creio que 
ela reflita necessariamente o que vai acontecer."
Ele reconheceu que a disputa pela Prefeitura de São Paulo será
 muito difícil. "Vamos trabalhar muito porque temos que ganhar
 no voto", afirmou. "Pesquisa a gente sabe, é sempre um vai-e-vem.
 Já estou habituado, tenho pós-doutorado."
Serra não participará de evento público neste domingo. Na segunda-feira,
 às 16h30, ele terá encontro com a bancada de deputados federais 
na sede do diretório estadual do PSDB em SP.
Datafolha
* A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais
 ou para menos
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com  Carlos Maia

As capas golpistas da Revista Veja



Retrospectiva da revista Veja e as capas que “falam”





Para se aferir a qualidade do jornalismo praticado pela revista VEJA não é preciso ler o conteúdo das publicações semanais. Basta olhar com certa atenção a capa da revista. Fizemos uma retrospectiva com as capas da revista VEJA, um dos quatro veículos que compõem a chamada “grande mídia” (Jornais: Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo; revista Veja e TV Globo) . Vimos um veículo muito engajado politicamente e em constante campanha eleitoral em favor do PSDB de José SERRA.
Lula X FHC – Disparidade no tratamento
Os impressos produzidos ficam caracterizados pelo tratamento diferenciado conferido a dois de nossos ex-presidentes: Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro sempre tratado com enfoque em suas qualidades técnicas: é um homem letrado, sério e ótimo administrador público. Notamos também a suavidade na abordagem de assuntos espinhosos. O segundo, sempre com amplificação de temas negativos, preconceito (o presidente veio da classe trabalhadora e foi sindicalista) e com tom de condenação. Vamos mostrar também um pouco das distinções percebidas no tratamento dispensado nas eleições presidenciais no Brasil.
De dois em dois anos?
A cada dois anos o compromisso da revista com os membros da cúpula tucana redobra. O motivo? Ano eleitoral. Tudo funciona de forma orquestrada, em defesa dos candidatos de partidos conservadores e de direita. Vemos uma revista empenhada em transformar o debate de ideias e projetos num embate moral. Começam a aparecer os famosos “factoides eleitorais”. Esse poderio econômico existente na imprensa brasileira serve apenas e tão somente para tornar o processo eleitoral brasileiro menos democrático e evidenciar o antijornalismo.

Graças a campanha feita em torno do Plano Real, FHC está a frente de Lula nas pesquisas de intenção de voto em 1994. Note que a revista já trata FHC como um chefe de Estado.

Mais uma tentativa em desconstruir os movimentos sociais e populares. Esbanjam da cor vermelha. É como se dissessem nas entrelinhas: "O MST é perigoso. Mais perigoso ainda, será se o PT ganhar a presidência da república."

"Mas será que ele têm chance?" Será que a intenção era de mostrar que Lula não levava a sério sua candidatura? Já, FHC, em sua capa, contou com uma bela foto e outro tipo de abordagem.

O MST (Movimento dos sem-terra) é associado a baderna. De novo denigrem a imagem de um movimento popular e de causa legítima. Na época, o país passava por desaceleração econômica, e, PRIVATIZAÇÕES. Mudança de foco, não é?

Era véspera de apagão. Fazem uma espécie de aviso, mas, não falam que a responsabilidade é do governo FHC. Na capa com Lula, frisam a defesa pela aliança e continuidade da moeda.
Aqui usam do MEDO e do preconceito. Colocam em xeque a capacidade de um trabalhador em governar um país. Na segunda capa, chega a doer. Alguém tenta conter um cão raivoso (encoleirado com estrela do PT e tudo mais). O rabo do cão é de um capeta. No lugar da cabeça usam a imagem de homens que parecem irados com algo. Por fim, falam que a "ala radical" parece estar calada, mas que depois vai cobrar uma conta que pode ser paga pelo povo. (Faltou a Regina Duarte)
Aqui usam do MEDO e do preconceito. Colocam em xeque a capacidade de um trabalhador em governar um país. Na segunda capa, chega a doer. Alguém tenta conter um cão raivoso (encoleirado com estrela do PT e tudo mais). O rabo do cão é de um capeta. No lugar da cabeça usam a imagem de homens que parecem irados com algo. Por fim, falam que a "ala radical" parece estar calada, mas depois vai cobrar uma conta que será paga pelo povo.
Lula eleito. Porque não usaram a estrela do PT e a cor vermelha? Soou como uma ameça o aviso que o desafio do novo presidente era não colocar em risco as conquistas de FHC. Ao lado, a preocupação com a "política externa".
Lula eleito. Porque não usaram a estrela do PT e a cor vermelha? Soou como uma ameça o aviso que o desafio do novo presidente era não colocar em risco as conquistas de FHC. Ao lado, a preocupação com a "política externa".

Outro aviso: A inflação está de volta. É preciso fazer algo. Na capa seguinte, o "quem diria" quer dizer que Lula não é assim tão radical ou perigoso. Mão à palmatória?

O que foi o uso deste trocadilho? A capa de FHC quando eleito passava total seriedade e confiança. A de Lula, novamente com aviso de cobrança. Na outra capa, faltou colocar um dos Trapalhões pra vender melhor o conceito de "governo de trapalhadas".
Demorou, mas, a primeira-dama Marisa ganhou uma capa na VEJA, não foi como RUTH Cardoso que foi "notícia" durante as eleições, mas a gente entende.  José Rainha, líder do MST ilustra outra tentativa da de VEJA em destruir o movimento social.
Demorou, mas, a primeira-dama Marisa ganhou uma capa na VEJA, não foi como RUTH Cardoso que foi "notícia" durante as eleições. José Rainha, líder do MST ilustra outra tentativa da de VEJA em destruir o movimento social.
Ambas as capas tentam passar a ideia de que o PT de Lula quer voltar aos tempos de censura e ditadura. Trataram de forma delirante a questão da regulamentação das atividades de comunicação.
Ambas as capas tentam passar a ideia de que o PT de Lula quer voltar aos tempos de censura e ditadura. Trataram de forma delirante a questão da regulamentação das atividades de comunicação.
Nada de semelhantes nas publicações da revista no governo de FHC.  E tem mais pela frente.
Nada de semelhante nas publicações da revista no governo de FHC. E tem mais pela frente.

Querem dizer que Lula sabia de tudo, que era conivente e que nada fez para evitar os crimes.

A revista trabalha duramente para promover a queda do ex-presidente. IMPEACHMENT é a palavra com enorme destaque na capa.

Clara tentativa de dizer que o eleitorado que vota em Lula e que decide as eleições, é de baixa renda, sem qualificação profissional e negro. Preconceito destilado afim de promover uma luta de classes. Naquele momento já era claro que Lula seria reeleito. A capa seguinte dá a entender que Lula (olhos vendados e mão no bolso), já não exerce sua função de forma adequada.
"2026, É LULA OUTRA VEZ...!" Queriam dizer que o ex-presidente lutaria pelo terceiro mandato. Ao estampar a outra capa com a doença de Dilma Roussef, a Veja deixava a mensagem de que o cenário era indefinido e que Lula não tinha sucessor.
"2026, É LULA OUTRA VEZ...!" Queriam dizer que o ex-presidente lutaria pelo terceiro mandato. Ao estampar a outra capa com a doença de Dilma Roussef, a Veja deixava a mensagem de que o cenário era indefinido e que Lula não tinha sucessor.

Na verdade, as críticas não eram para o filme de Lula. Era apenas uma gancho para atacar o governo.

Tentativa de desvincular a imagem de Dilma do PT. Ao lado, a revista aproveita para "requentar" o "Caso BANCOOP". A revista já havia publicado outras matérias a respeito. Nelas, não há a existência de uma linha com pronunciamento dos dirigentes da BANCOOP. A revista fez constantes publicações sem que houvesse denúncia formalizada na Justiça. A capa dedicada à João Vaccari Neto foi a última tentativa da Veja para reerguer José Serra (PSDB), que acumulava quedas e mais quedas nas pesquisas de intenção de voto. Típico factoide eleitoral criado por tucanos e disseminado pela "grande mídia".

Ano eleitoral é assim. Tudo ou nada. De um lado, Serra em sua melhor pose de simpático bom moço. Na capa anterior, novamente falam da Bancoop. O fato de João Vaccari Neto ser do PT, foi o motivo encontrado para vincular o caso a candidata petista Dilma Roussef. O mais estarrecedor, é que a matéria veiculada é fantasiosa,e, em momento algum apresentam provas da denúncia feita.

O que são estes polvos maquiavélicos? De novo a tática do medo?

Parece mais uma peça publicitária do que uma capa de revista. Vermelho,brasão, POLVO em outro trocadilho, tática do medo, maços de dinheiro. Pensando melhor, passaram da tática do medo para o TERRORISMO eleitoral. Alguém já viu a VEJA dar este tipo de tratamento ao PSDB em suas publicações?

Cômite eleitoral, mas, numa versão impressa e com páginas. Falta isenção e sobra tendenciosismo.

Capas incompletas. Na primeira falta a frase: "Dilma é a favor de matar criancinhas", da sra Mônica Serra. Na capa seguinte, poderiam ter dito que quem é pego no teste do bafômetro, não conseguirá nunca dirigir um país.

Capas que antecederam as votações do primeiro e segundo turno em 2010. Era a tacada final. Mal gosto, desrespeito e desdém.
Alguma dúvida quanto aos interesses da revista em distorcer e denegrir a imagem do PT ou de seus governos?
Tem uma frase que poderia ser considerada como um dito popular: Leu na Veja? É melhor desconfiar!
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com  Carlos Maia

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ciclista atropelado:servente de pedreiro Misael Severino dos Santos, 41 anos, em Caxangá-Recife


Um ciclista morreu e outro ficou gravemente ferido em um atropelamento no km 7 da PE-27, mais conhecida como Estrada de Aldeia, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. O acidente aconteceu por volta das 6h desta sexta-feira (2). [Veja no vídeo]
O motorista de um carro Chevette estava em alta velocidade quando perdeu o controle da direção e atropelou o servente de pedreiro Misael Severino dos Santos, 41 anos, que estava no acostamento de uma curva fechada. Ele morreu na hora. Um outro rapaz, Fabiano Leandro Bezerra, estava na carona do carro e sofreu ferimentos, sendo encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá. Ele apresentava sinais de embriaguez.
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com

Vídeo:José Serra acha que o nome do país é Estados Unidos do Brasil [sem cortes]


Em entrevista à Band na quinta-feira (dia 01/03/2012), José Serra comete gafe e chama o Brasil de "Estados Unidos do Brasil". Logo em seguida, o entrevistador Boris Casoy corrige: "é República Federativa do Brasil". Serra então solta uma emenda pior que o soneto ao indagar surpreso: "mudou?". 

Desde 1968, o nome oficial do Brasil segundo a Constituição é República Federativa do Brasil. E o candidato (duas vezes) à Presidência da República não sabia disso.

Este vídeo, sem edição ou cortes, mostra apenas o trecho polêmico da entrevista.

www,blogdocarlosmaia.blogspot.com  Carlos maia

quinta-feira, 1 de março de 2012

PCdoB 90 anos: a líder comunista Elza Monnerat em "Uma Mulher de Princípios"


O filme veio a público em2008, quando Elza foi homenageada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Confira a íntegra do curta.

  A EX-COMBATENTE DA GUERRILHA DO ARAGUAIA RECEBE UMA NOVA HOMENAGEMA líder comunista Elza Monnerat (1913-2004), dirigente histórica do PCdoB e ex-combatente da Guerrilha do Araguaia, recebe uma nova homenagem. É o curta-metragem Uma Mulher de Princípios.Confira o prefácio da biografia de Elza
Coração Vermelho (prefácio)
Por Augusto Buonicore

Desde início uma pergunta se coloca: Por que Elza? Não foi a principal, ou uma das principais dirigentes, nem foi uma das lideranças mais populares do Partido Comunista no Brasil. Não exerceu cargos no parlamento e nem se caracterizou como grande oradora. Tímida, não gostava de falar nem mesmo em reuniões partidárias. Em situações normais o nome desta mulher extraordinária não comporia na lista de ícones da esquerda revolucionária brasileira. Então, repito, por que Elza?



O livro Coração Vermelho de Verônica Bercht é uma resposta definitiva a esta questão. Porque são pessoas como ela que constituem os alicerces de sustentação de todas organizações revolucionárias e da própria construção do socialismo renovado. Por isso mesmo são imprescindíveis e devem ser melhor conhecidas.



Elza, aos 88 anos, é um exemplo de militante comunista. Entrou para o Partido em 1945 e nele, por vários anos, se dedicou às tarefas cotidianas de todo ativista de base. Alguns anos depois passou a ter uma função de maior responsabilidade partidária atuando junto a comissão de finanças do comitê regional do Distrito Federal. Naquela época a jovem Elza já demonstrava a sua ousadia ao escalar o Morro Dois Irmãos para pichar o nome de Stálin. Inscrição que coube ao tempo apagar.



Elza é uma mulher de princípios. No final da década de 1950 se opõe ao que achava ser desvios reformistas da direção nacional do PCB. Quando foram encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral um novo programa e estatuto, ela foi uma das primeiras a se rebelar e colocou sua assinatura na Carta dos 100. Em seguida rompeu com a direção do PC brasileiro e participou da Conferência extraordinária que reorganizou o PC do Brasil, passando a compor sua nova direção nacional. Sua primeira tarefa foi ajudar, como revisora, no processo de elaboração do jornal A Classe Operária.



Após o golpe militar de 1964 passou ser a responsável pela montagem dos aparelhos nos quais se reuniam os membros do Comitê Central. Era ela que buscava e levava os dirigentes para as reuniões clandestinas. A partir de 1967 ela se dedicou a organização da guerrilha na região do Araguaia. Dona Maria, como era conhecida ali, caminhava por quilômetros à fio ao lado de outros guerrilheiros mais jovens. Em abril de 1972 conseguiu escapar do cerco montado pelo exército.



Elza é, acima de tudo, uma mulher de coragem. Sua primeira prisão se deu em dezembro de 1976, quando já estava com 63 anos, durante a chamada queda da Lapa. Foi presa enquanto cumpria, mais uma vez, a tarefa de conduzir em segurança os membros do Comitê Central para longe do "aparelho" partidário. Não deu sossego aos seus captores, ainda quando era conduzida ao DOI-Codi, encapuzada e cercada de policiais, gritava "Abaixo a ditadura". Os policiais tiveram dificuldade para silenciá-la. Ela queria que as pessoas que estivessem passando soubessem que ali estava uma militante revolucionária que não se rendia.



Durante o tempo em que permaneceu aprisionada foi torturada e se comportou de maneira exemplar. Anos depois de sua prisão continuou a dar trabalho à ditadura, participando de uma greve de fome patrocinada pelos presos políticos. Ela seria libertada apenas em 31 de agosto de 1979, após a anistia. A imagem que ficou marcada de sua libertação era de uma senhora magra, de cabelos brancos, utilizando uma calça de jeans e trazendo um indisfarçável sorriso nos lábios, um sorriso de alguém vitoriosa.



Durante todos estes anos, Elza nunca esteve no centro do palco, mas estava lá, participando das principais cenas. Esteve presente em todos os momentos decisivos da vida do PCdoB. João Amazonas afirmou: �E ela impregnada desse sentimento (de amor e dedicação ao partido e ao povo) realizou tarefas que foram importantíssimas para a sobrevivência do partido�. Diante da questão �por que Elza?�, responderia: �Porque ela é o exemplo de revolucionária�.



Elza, como era de se esperar, resistiu a idéia de elaboração de um livro sobre sua vida. Para ela o mais importante não eram os indivíduos, mas o Partido e a causa pela qual se luta. No entanto, não existiria Partido sem pessoas como Elza. A sua vida é um patrimônio do movimento operário e socialista brasileiro e deve ser divulgada para que sirva como exemplo para as novas gerações.



Numa época marcada pela ofensiva política e ideológica do neoliberalismo, na qual predominam valores anti-sociais como o individualismo, o egoísmo - a lógica do �cada um por si� - a biografia de Elza é uma demonstração inequívoca de que uma nova humanidade é possível e que os poderosos de plantão, apesar das aparências, não são invencíveis. O exemplo de vida de Elza e seu sorriso de criança são poderosos aríetes contra os muros já apodrecidos dessa ordem injusta do capital.


(Com informações o Portal Vermelho)
http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_noticia.php?codNoticia=3030
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com  Carlos maia

Arca de Noé >O Dilúvio desmascarado


diluvio1.jpgUma das histórias mais absurdas do Velho Testamento com certeza é a que relata o dilúvio e a Arca de Noé. Um besteirol sem limites, digno das mais profundas fantasias de uma psique desvairada da natureza humana. E o mais incrível é saber que existe gente tão ignorante que afirma porA + B que aquele monte de bobagens ocorreu tal como descrito no Gênesis.
Aqui analisaremos os absurdos científicos, geográficos e históricos. Calce seu pé de pato e venha conosco, pois tudo começa em Gênesis cap. 6
1. Quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,
2. os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas, e escolheram esposas entre elas.
3. O Senhor então disse: “Meu espírito não permanecerá para sempre no homem, porque todo ele é carne, e a duração de sua vida será de cento e vinte anos.”
4. Naquele tempo viviam gigantes na terra, como também daí por diante, quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e elas geravam filhos. Estes são os heróis, tão afamados nos tempos antigos.
5. O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos de seu coração estavam continuamente voltados para o mal.
6. O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor.
7. E disse: “Exterminarei da superfície da terra o homem que criei, e com ele os animais, os répteis e as aves dos céus, porque eu me arrependo de os haver criado.
Primeiramente, não eram todos filhos de Deus? Ou apareceu mais pessoas do nada? Estranho isso, posto que Deus (supostamente) criara tudo e todos. E estes “Filhos de Deus” apaixonam-se pelas filhas dos homens. Curioso. Então, deve-se admitir que são semi-deuses, certo? Isso é evidenciado no versículo 4, quando se diz que viviam gigantessobre a terra. Mas, a religião judaica não é monoteísta? :shock:
No versículo 6, acontece algo desconcertante: Deus se arrepende!! Muito curioso mesmo, já que em Números 23:19 diz: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?.
A melhor enganação argumentação para isso, seria que Deus depois de ter se arrependido por ter criado os homens, seria imune ao arrependimento. Só que isso não se sustenta, tomando por base a atemporalidade de Deus. Isto é, Deus estaria (supostamente) fora das barreiras do tempo-espaço. E olhe que eu nem questionei o porque do arrependimento, já que Deus deveria saber de antemão o que ia acontecer por ele ser onisciente… ;-)
Observando o versículo 7, ficamos numa outra dúvida: Se foi o homem a causa do arrependimento de deus, por que aniquilar os animais também? Deus não poderia ter exterminado só o Homem? Afinal, Javé é onipotente, não?
Muito bem, agora vamos examinar como a gloriosa Arca foi feita, descrita Gênesis, cap. 6
14. Faze para ti uma arca de madeira resinosa: dividi-la-ás em compartimentos e a untarás de betume por dentro e por fora.
15. E eis como a farás: seu comprimento será de trezentos côvados, sua largura de cinqüenta côvados, e sua altura de trinta.
16. Farás no cimo da arca uma abertura com a dimensão dum côvado. Porás a porta da arca a um lado, e construirás três andares de compartimentos.
17. Eis que vou fazer cair o dilúvio sobre a terra, uma inundação que exterminará todo ser que tenha sopro de vida debaixo do céu. Tudo que está sobre a terra morrerá.
18. Mas farei aliança contigo: entrarás na arca com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.
19. De tudo o que vive, de cada espécie de animais, farás entrar na arca dois, macho e fêmea, para que vivam contigo.
20. De cada espécie de aves, e de cada espécie de quadrúpedes, e de cada espécie de animais que se arrastam sobre a terra, entrará um casal contigo, para que lhes possas conservar a vida.
Caso você não saiba, o côvado é uma antiga medida de distância; equivalente a mais ou menos dezoito polegadas (45,72 centímetros). Assim, temos uma arca com as seguintes medidas:
Comprimento: 300 x 45,72 = 137,16 metros
Largura: 50 x 45,72 = 22,86 metros
Altura: 30 x 45,72 = 13,76 metros
Gostaram? Mas o melhor é saber que só havia duas saídas. Uma porta lateral (citada no vers. 16) e uma janelinha (!) no topo com um côvado de dimensão, ou seja, 45,72cm. Uma arca meio abafada, não acham?
Para efeito de comparação, aqui estão as dimensões do Contratorpedeiro Pará:
Deslocamento (toneladas): 3.320-padrão / 3.585-plena carga
Dimensões (metros): 126,3 x 13,5 x 7,3 (sonar) / 4,4 (quilha)
Velocidade (nós): 27,5
Se considerarmos que a Arca tinha um formato estilo “caixa de sapato”, fácil é calcular o volume que ela ocupa para qualquer aluno do Ensino Fundamental. Basta multiplicar as dimensões. 137,16 x 22,86 x 13,76 = cerca de 43.144,17 m³. Parece muito? Mas, não é. Leve em conta que todos as espécies de animais estavam lá. Deveria haver um lugar para a comida, não só dos animais, mas para a família de Noé também, afinal se eles matassem um carneiro, estariam descumprindo as ordens de Deus. Outro detalhe importante é que haviam animais carnívoros. Como impedir que os leões atacassem as zebras? Como impedir que as raposas comessem os coelhos? E os gaviões, águias, abutres (estes últimos só se alimentam de carniça) etc? Para os herbívoros seria mais fácil? Fazem idéia do quanto os elefantes comem por dia?
Vamos examinar agora o critério para encher a Arca coma bicharada. Está muito bem descrito em Gênesis cap. 7
1. O Senhor disse a Noé: “Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque te reconheci justo diante dos meus olhos, entre os de tua geração.
2. De todos os animais puros tomarás sete casais, machos e fêmeas, e de todos animais impuros tomarás um casal, macho e fêmea;
3. das aves do céu igualmente sete casais, machos e fêmeas, para que se conserve viva a raça sobre a face de toda a terra.
4. dentro de sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres que eu fiz.”
5. Noé fez tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado.
6. Noé tinha seiscentos anos quando veio o dilúvio sobre a terra.
7. Para escapar à inundação, entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
8. Dos animais puros e impuros, das aves e de tudo que se arrasta sobre a terra,
9. entraram na arca de Noé, um casal macho e fêmea, como o Senhor tinha ordenado a Noé.
O versículo 9 contradiz o versículo 2. Afinal, no vers. 2, Deus estipula sete casais de animais puros. Mas, o vers. 9 diz somente um casal. Conseguem imaginar tanto bicho assim junto? E numa caixa de sapato com apenas uma janelinha de menos de 46 cm no teto. Javé não pensou muito no conforto de seus passageiros. Parece a administração dos trens urbanos.
Agora, vamos nos ater ao período e eventos durante a chuvarada, descritos ainda nocap.7.
17. O dilúvio caiu sobre a terra durante quarenta dias. As águas incharam e levantaram a arca, que foi elevada acima da terra.
18. As águas inundaram tudo com violência, e cobriram toda a terra, e a arca flutuava na superfície das águas.
19. As águas engrossaram prodigiosamente sobre a terra, e cobriram todos os altos montes que existem debaixo dos céus;
20. e elevaram-se quinze côvados acima dos montes que cobriam.
21. Todas as criaturas que se moviam na terra foram exterminadas: aves, animais domésticos, feras selvagens e tudo o que se arrasta na terra, e todos os homens.
22. Tudo o que respira e tem um sopro de vida sobre a terra pereceu.
23. Assim foram exterminados todos os seres que se encontravam sobre a face da terra, desde os homens até os quadrúpedes, tanto os répteis como as aves dos céus, tudo foi exterminado da terra. Só Noé ficou e o que se encontrava com ele na arca.
24. As águas cobriram a terra pelo espaço de cento e cinqüenta dias.
Bom, vamos analisar melhor alguns pontos do que foi dito.
Primeiramente, vamos imaginar a seguinte cena: Noé, família e bicharada numa arca feita de madeira, impermeabilizada com betume (de onde ele tirou tanto betume?). Bom, as emanações dos gases hidrocarbonetos (que são inflamáveis) deveriam ter empesteado o ambiente (lembrem-se que só havia uma janelinha). Imagino que para alimentar os animais, deveriam usar lamparinas (não tinha como entrar luz, pois o aguaceiro não parava e, como dito antes, só havia uma janelinha.
Portanto, uma dessas duas coisas deveriam ter acontecido:
1) Todo mundo teria se asfixiado.
2) A Arca explodiria por causa da inflamação dos vapores combustíveis com uma mísera vela.
Agora, vamos imaginar uma cena pós chuvarada: Tudo alagado, nada vivo sobre a superfície da Terra. Corpos de animais e pessoas boiando (inclusive mulheres, velhos e crianças). A ação das bactérias e fungos iria causar o apodrecimento e o mau cheiro tomaria conta do mundo todo. Enquanto isso, Noé e família pouco se importavam, pois eles eram os únicos justos e Javé estava feliz com eles. Imagino o quão ruins eram aquelas criancinhas de colo…
Mas, e os fatores climáticos? De onde veio aquele aguaceiro? Bom, primeiro, vamos aprender sobre nuvens.
As nuvens são classificadas com base em dois critérios: aparência e altitude.
Com base na aparência, distinguem-se três tipos: cirrus, cumulus e stratus. Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu. Cumulus são massas individuais globulares de nuvens, com aparência de domos salientes. Qualquer nuvem reflete uma destas formas básicas ou é combinação delas.
Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical. As nuvens das três primeiras famílias são produzidas por levantamento brando sobre áreas extensas. Estas nuvens se espalham lateralmente e são chamadas estratiformes. Nuvens com desenvolvimento vertical geralmente cobrem pequenas áreas e são associadas com levantamento bem mais vigoroso. São chamadas nuvens cumuliformes. Nuvens altas normalmente tem bases acima de 6000 m; nuvens médias geralmente tem base entre 2000 a 6000 m ; nuvens baixas tem base até 2000 m. Estes números não são fixos. Há variações sazonais e latitudinais. Em altas latitudes ou durante o inverno em latitudes médias as nuvens altas são geralmente encontradas em altitudes menores.
Devido às baixas temperaturas e pequenas quantidades de vapor d’água em altas altitudes, todas as nuvens altas são finas e formadas de cristais de gelo. Como há mais vapor d’água disponível em altitudes mais baixas, as nuvens médias e baixas são mais densas.
TIPOS BÁSICOS DE NUVENS
FAMÍLIA DE NUVENS E ALTURATIPO DE NUVEMCARACTERÍSTICAS
Nuvens altas
(acima de
6000 m)
Cirrus (Ci)Nuvens finas, delicadas, fibrosas, formadas de cristais de gelo.
Cirrocumulus (Cc)Nuvens finas, brancas, de cristais de gelo, na forma de ondas ou massas globulares em linhas. É a menos comum das nuvens altas.
Cirrostratus (Cs)Camada fina de nuvens brancas de cristais de gelo que podem dar ao céu um aspecto leitoso. As vezes produz halos em torno do sol ou da Lua.
Nuvens médias
(2000 – 6000 m)
Altocumulus
(Ac)
Nuvens brancas a cinzas constituídas de glóbulos separados ou ondas.
Altostratus (As)Camada uniforme branca ou cinza, que pode produzir precipitação muito leve.
Nuvens baixas
(abaixo de
2000 m)
Stratocumulus (Sc)Nuvens cinzas em rolos ou formas globulares, que formam uma camada.
Stratus (St)Camada baixa, uniforme, cinza, parecida com nevoeiro, mas não baseada sobre o solo. Pode produzir chuvisco.
Nimbostratus (Ns)Camada amorfa de nuvens cinza escuro. Uma das mais associadas à precipitação.
Nuvens com desenvolvimento verticalCumulus (Cu)Nuvens densas, com contornos salientes, ondulados e bases freqüentemente planas, com extensão vertical pequena ou moderada. Podem ocorrer isoladamente ou dispostas próximas umas das outras.
Cumulonimbus
(Cb)
Nuvens altas, algumas vezes espalhadas no topo de modo a formar uma “bigorna”. Associadas com chuvas fortes, raios, granizo e tornados.
Observação: Nimbostratus e Cumulonimbus são as nuvens responsáveis pela maior parte da precipitação.
Bom, segundo Gênesis 7:20, o nível das águas chegou a quase 7 metros (15 côvados x 45,72cm) dos picos mais altos. Considerando que o Everest tem cerca de 8.844 metros, as águas chegaram a 8.851 metros. É muita água! E mais um detalhe: As chuvas viriam de um lugar ACIMA das nuvens. Curioso hein? Ou seja, as nuvens estariam chovendo debaixo d’água. Claro que sempre há aqueles que defendem a idéia das fontes do paraíso. Uma idéia absurda. Mesmo porque, não há vapor d’água a determinada altura. E mesmo que houvesse, o frio transformaria a água em granizo. Então, as pessoas e animais não morreriam afogadas, mas de traumatismo craniano dado o tamanho das pedras de gelo. :-D
E ainda há alguns crédulos que alegam uma analogia estúpida de uma torneira imersa num balde. Muito conveniente… Ainda mais pelo fato desses indivíduos esquecerem que a água NÃO BROTA da torneira. Ela vem de um reservatório que fica em lugar alto. Mais alto que o referido balde. Assim, defender esta besteirona é, ou estupidez cavalar ou mau-caratismo intelectual. Você escolhe. :-P
Para cada 10 metros que um mergulhador desce no mar, a pressão (em atmosferas) sofre um acréscimo de uma unidade. Se ele descer a 20m, estará sob uma pressão de 3 atm (1 atm da pressão ao nível do mar, mais 2 atm porque ele desceu 20m). Com 8.851m, a pressão no que seria originalmente o nível do mar sofreria um acréscimo de mais de 880 atm !!! :shock:
Sob essa pressão, nada existiria sobre a Terra. Nenhuma pintura rupestre, fóssil ou mesmo as Pirâmides do Egito!! Mas, elas estão lá. E , mais engraçado, não há nenhum relatos dos povos sobre tal acontecimento.
Não tem? Tem sim! ;-)
Chama-se Epopéia do Gilgamesh. Foi dele que o Gênesis foi grandemente copiado. Afinal, o Gilgamesh é o escrito mais antigo que se tem notícia. Para baixar o texto do Gilgamesh, clique AQUI.
Bom, o resto do relato do Gênesis descreve as peripécias de Noé e Cia Ltda.
O dilúvio não passa de CBD (Conversa pra Boi Dormir). Uma cópia descarada de escritos mais antigos, travestido aos interesses dos judeus em explicar como Deus gosta de matar tudo e todos quando não seguem exatamente o que ele manda. E pior: Ainda insistem no chamado “livre-arbítrio”.
Para terminar, só nos resta algumas perguntas.
1. No meio daquelas pessoas todas, APENAS Noé e família prestavam?
2. Bebês, velhos, pessoas doentes e deficientes físicos mereciam o aniquilamento?
3. Mesma pergunta para animais e plantas.
4. De onde veio aquele aguaceiro? e Para onde ele foi? (favor responder sem violar as Leis da Termodinâmica)
5. Como o planeta resistiu a enormes pressões e forças?
6. Por que ninguém mais viu o ocorrido?
7. Se é apenas um conto alegórico, como é que há gente que atesta que é tudo verdade? Baseado em que, elas falam isso?
8. Será que Noé não demonstrou compaixão por aqueles que foram mortos? Ele era de boa índole, não era?
9. Se Deus é tão poderoso, por que não fez as pessoas más ficarem boas? Onde está o perdão e a misericórdia divina?
10. Se Deus é onisciente, por que ele permitiu que a maldade se alastrasse? Por que ele não impediu antes?
Perguntas, perguntas e mais perguntas… Todas elas sem resposta.
Afinal, não se justifica o injustificável, nem se explica o inexplicável…
Enquanto isso, Noé e família descarregam tudo. Mantimentos, roupas e animais. E eles fazem isso cercados pelos cadáveres de pessoas, animais e plantas que foram mortos pelo dilúvio enviado pelo misericordioso Deus…
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com  Carlos maia