sábado, 6 de agosto de 2011



Socorro Gomes: “o pior holocausto da história da humanidade”


Em nota divulgada nesta sexta-feira (5), a presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, presta solidariedade ao povo japonês em memória aos 66 anos do ataque nuclear de Hiroshima e Nagasaki. Socorro define episódio como “o mais fulminante, o pior holocausto de toda a história da humanidade”.


O texto revela ainda que segundo relatos de historiadores de diversas nacionalidades, a enorme carnificina contra os japoneses incluía novos ataques. “Outras bombas seriam lançadas ainda em agosto e nos dois meses seguintes, conforme revela a tenebrosa agenda do governo dos Estados Unidos”.

Ainda segundo a presidente do Conselho Mundial da Paz, calcula-se que existam ainda hoje cerca de 23 mil ogivas nucleares apontadas para todas as partes do planeta. Ela reforça a exigência da entidade internacional para “o imediato desmantelamento das armas nucleares, estejam elas onde estiverem”.

Leia abaixo a íntegra da nota:


Querido povo japonês,

O Conselho Mundial da Paz vem reforçar sua solidariedade a este povo que sofreu o mais fulminante, o pior Holocausto de toda a história da Humanidade. O mundo nunca tinha visto antes um genocídio como aquele cometido há 66 anos em Hiroshima e Nagasaki. E, uma vez mais, juntamos nossas vozes para exigir o imediato fim das armas nucleares.

A Conferência Mundial Contra as Bombas Atômica e de Hidrogênio que ora se realiza tem grande importância para a conscientização de todos os povos da Terra sobre o risco das armas nucleares. Sabemos muito bem que uma terceira guerra global significará o fim da Humanidade. Todas as guerras são perversas e indesejáveis, mas o uso de armas desse tipo é ainda mais perverso e envergonham o ser humano.

Às 8h15 da manhã do dia 6 de agosto de 1945, quando foi lançada a bomba tristemente batizada de “Little Boy” sobre a cidade de Hiroshima, o mundo fixou estarrecido. Ninguém imaginava que o ser humano seria capaz de tamanha maldade. E às 11h01 do dia 9 daquele mesmo mês, o mais incrível ainda ocorreria, pois uma nova bomba era lançada sobre a cidade de Nagasaki, matando de novo milhares e milhares de homens, mulheres, crianças, idosos e destruindo o que houvesse ao redor.

A primeira bomba era de urânio-235, a outra de plutônio-239. Ficou evidente que os Estados Unidos, sob o mando do então presidente Harry Truman e orientação científica de Robert Opppenheimer, queriam testar os dois petardos altamente letais e escolherem populações civis japonesas como cobaias de seus experimentos sanguinários. Mais de 200 mil pessoas morreram. A metade deles nos mesmos instantes em que as bombas explodiram, em dois massacres nunca antes sequer imaginados.

Segundo relatos de historiadores de diversas nacionalidades, a enorme carnificina não pararia ali. Outras bombas seriam lançadas ainda em agosto e nos dois meses seguintes, conforme revela a tenebrosa agenda do governo dos Estados Unidos. A interferência da antiga União Soviética, pela via diplomática, levou o Japão a se render com dignidade e evitou uma catástrofe que talvez ninguém de nós estivesse vivo para protestar nesse momento de dor.

As potências imperialistas, especialmente os Estados Unidos e outros membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) têm aumentado seus investimentos na corrida armamentista. São 850 bases militares espalhadas pelo mundo, muitas das quais escondem armas nucleares e químicas, numa constante ameaça a toda a Humanidade. A permanência de tropas estrangeiras em países como Iraque e Afeganistão e as agressões contra a Líbia, Síria e outros países do Oriente Médio e da África são ações que não podemos mais tolerar.

Com grande pesar, neste momento de solidariedade global, o Conselho Mundial da Paz exige o imediato desmantelamento das armas nucleares, estejam elas onde estiverem. Calcula-se que hoje existam cerca de 23 mil ogivas nucleares apontadas para todas as partes do mundo, uma ameaça inaceitável. Estaremos, assim, cumprindo o que determina a resolução da Organização das Nações Unidas de janeiro de 1946, que determina o fim das armas nucleares, mas que não é cumprida.

São Paulo, Brasil, agosto de 2011

Socorro Gomes
Presidente do Conselho Mundial da Paz

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Os homens que odeiam desaparecerão...



Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, os gentios, negros, brancos.
Todos nós desejamos ajudar-nos uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio.
Por que havemos de odiar ou desprezar-nos uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma do homem , levantou no mundo as muralhas do ódio , e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas sentimo-nos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Os nossos conhecimentos fizeram-nos cépticos; a nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio (agora a Internet) aproximaram-nos muito mais. A próxima natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora , milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas , vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes.
Aos que me podem ouvir eu digo: “Não desespereis!” A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia , da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem os homens, a liberdade nunca perecerá.
Soldados! Não vos entregueis a esses brutais que vos desprezam, que vos escravizam, que arregimentam as vossas vidas, que ditam os vossos actos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem, que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquinas! Seres humanos é o que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas, não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar, e os inumanos.
Soldados! Não batalheis pela escravidão! lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas é escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou um grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela , de fazê-la uma aventura maravilhosa.
Portanto, usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo , um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice. É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo.
Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Hannah, estás a ouvir-me? Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo das trevas para a luz! Vamos entrar num mundo novo – um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!
Charles Chaplin

Leia também

O fantástico Charles Chaplin



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

“Fora Derosso” toma conta das redes sociais

via blog Lado B

Se você quer participar da mobilização para cassar João Cláudio Derosso pelas estripulias na Presidência da Câmara de Vereadores, mas não tem tempo de ir às ruas empinar bandeiras ou sustentar faixas e cartazes, saiba que agora pode fazer sem sair de casa.

Ativistas dos movimentos sociais acabam de lançar uma novidade ao gosto dos militantes voluntários das redes.

O “Fora Derosso” (Ei, Derosso… Vê se larga o osso!) está a um clique no computador. Vá ao Twibbon e garanta um para o seu avatar ou clique aqui para um adesivo personalizado!


http://www.esmaelmorais.com.br/

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Novo protesto contra Derosso na semana que vem

Guardas municipais agridem manifestantes na Câmara. Foto: Antônio More/ GP.

Na próxima terça-feira, dia 9, a partir das 13 horas, partidos políticos e movimentos sociais voltam à Câmara Municipal de Curitiba para protestar contra o presidente João Cláudio Derosso (PSDB).

Dirigentes de seis partidos políticos (PT, PDT, PMDB, PSC, PV e PCdoB), da CUT, Femotiba e UPE estiveram reunidos na manhã de hoje para definir a estratégia de mobilização.

Os manifestantes vão exigir na semana que vem o imediato afastamento de Derosso da presidência da Casa e a investigação rigorosa das denúncias de irregularidades nos contratos de publicidade.

Segundo o presidente da Femotiba, Edson Feltrin, o movimento também vai cobrar a votação do impeachment do presidente da Câmara.

“Derosso não tem condições políticas e morais para permanecer no cargo. Se ele ficar, vai atrapalhar as investigações”, disse Feltrin.


http://www.esmaelmorais.com.br/

Supersalários de filhos enfraquece discurso “moralizante” do líder do governo na Assembleia

Deputado Ademar Traiano (PSDB). Foto: Denis Ferreira Neto.

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), aos poucos, vai sendo fritado por causa de supersalários que os filhos dele receberam na Casa entre os anos 2000 e 2006.

Segundo a jornalista Joice Hasselmann, da Rádio Bandnews, um dos rebentos do tucano recebia a quantia de R$ 25 mil mensais — valor superior ao teto constitucional.

O líder do governo tucano se defendeu na manhã de hoje durante o programa “Olho no Olho”, na emissora de Hasselmann.

“Eu não cometi nenhuma ilegalidade, a Assembléia Legislativa não tinha nenhuma norma que estabelecesse limite de teto”.

Na época dos gordos salários dos filhos de Traiano, o primeiro-secretário da Assembleia era o deputado Valdir Rossoni (PSDB), entre os anos 2001 e 2003.

Nesta tarde, na Assembleia, havia deputados avaliando que Traiano não tem mais condições de continuar na liderança do governo “até que essas questões sejam esclarecidas”.

“O discurso da moralização ficou ‘campenga’ depois de sabermos que o Traiano mantinha filhos contratados na Casa com supersalários”, disse um parlamentar, que não quis se identificar.

O líder do PSDB negou que uma filha de 14 tenha sido contratada aos 14 anos pela Assembleia.

“Ela foi contratada quando tinha 18 anos”, esclareceu na entrevista.

http://www.esmaelmorais.com.br/

“Beto Richa é truculento e autoritário”

14JUL

Não. Não sou eu que estou dizendo. Quem disse que o Governador do Estado do Paraná, Beto Richa (PSDB), é truculento e autoritário foi a cientista política e jornalista Lucia Hippolito, na CBN: “Com a saída de Gustavo Fruet do PSDB, Beto Richa se mostrou truculento e autoritário. E ainda criou super-secretarias e nomeou mulher e irmão”.

Em sua carta de despedida encaminhada a Beto Richa, Gustavo Fruet criticou o modelo de gestão e de desenvolvimento urbano de Curitiba, do grupo de Beto Richa.

O próprio PSDB criticou a atitude de Beto Richa, ao apoiar Luciano Ducci para 2012, de outro partido, e não Gustavo Fruet.

Celso Torquato, vereador e vice-presidente do PSDB de Curitiba, disse que teme um esvaziamento e enfraquecimento do PSDB e que entende as razões de Gustavo Fruet, pois o grupo de Beto Richa não deu espaço para Fruet, e que Gustavo, até o último momento e até o último argumento, tentou resolver sua situação pelo diálogo.

Presidente Nacional do PSDB, Sérgio Guerra, disse: “perdemos a única chance que o PSDB tinha de eleger um prefeito de capital em 2012″.

Alvaro Dias disse que “os interesses de Beto Richa prevaleceram sobre o interesse coletivo e nacional”.

Beto Richa disse desconhecer os motivos que levaram Fruet a sair do PSDB e que soube pela imprensa da saída.

A jornalista Joice Hasselmenn, da BandNews e Rede Massa/SBT, disse que Beto Richa é um cara-de-pau ao falar isso.