quarta-feira, 13 de maio de 2009


Reforma Política...


Tramita no Congresso Nacional, com chances de aprovação até outubro, lei que determina o fundo público de campanha e o voto em lista fechada para cargo legislativo.
Este tipo de voto, de lista fechada, é o mais adotado no mundo. Apenas Brasil e Finlândia usam a lista aberta, em que o eleitor vota no sujeito que faz parte de uma relação divulgada pelo partido ou coligação. Chama-se aberta porque é como se o eleitor tivesse uma lista à sua frente e pinçasse um nome lá de dentro na hora de votar

O voto proporcional de lista fechada é quando o eleitor escolhe apenas o partido em vez do candidato.
Antes das eleições, partido ou coligação realizam convenção e elaboram uma relação de seus candidatos em ordem de preferência. Se o partido/coligação obtiver voto suficiente para eleger um deputado ou vereador, este felizardo será o primeiro da lista. Se conseguir votos para fazer dois felizardos, os dois primeiros da relação serão eleitos. E assim por diante.
Existe a possibilidade teórica de a lista fechada reduzir o número de voto cacareco, aquele em que o eleitor vota num candidato famoso ou bonitão ou engraçado, folclórico, enfim. Esse sujeito às vezes ganha tanto voto que leva outros eleitos, com votação inexpressiva, juntos com ele e não há injustiça nisso, pois é a lei. Se alguém quiser eliminar essa situação derruba toda a lógica matemática do voto proporcional. É a regra do jogo. Quem entra sabe que isso pode acorrer. Como vocês viram, o candidato cacareco é muito usado para puxar votos. Ele aparece em toda eleição.
A partir dos debates internos, congressos, etc, o partido/coligação escolhe seus melhores quadros. Teoricamente, usar o cacareco não tem sentido, pois o voto não é na pessoa. Por isso, provavelmente os escolhidos serão membros mais dedicados à causa partidária, mais expressivos dentro da agremiação. É até possível reduzir também a infidelidade partidária.O que precisamos aqui é acabar com o voto personalista, aquele voto que vai prá pessoa, um idiota qualquer, que na verdade vai direto pro Partido que o acolhe...temos de explicítar , por trás de que está o nosso voto...quem vai se beneficiar com ele, qual Partido, quais ideais...e o VOTO EM LISTA FECHADA vem aí pra isso mesmo....Lula defende, os partidos de esquerda(PT,PCdoB) movimentos sociais , etc.... A patir daí, teremos de fato eleições mais sérias, o eleitor irá votar no Partido que tem
ver com o mundo que ele deseja...se está comprometido com a reforma Agrária, com os direitos dos trabalhadores, e pelos direitos sociais....ou seja, qual partido terá um projeto de nação, de soberania nacional e de defesa da democracia.

Mídia quer o Parlamento de joelhos

A guerra intermitente dos grandes órgãos de comunicação contra o Congresso Nacional transformou-se em uma ofensiva de terra arrasada a partir de fevereiro. Apresenta-se ao público um teatro de sombras onde os personagens se sucedem vertiginosamente, ora o deputado ''que se lixa'', ora o ''do castelo. Os escândalos em si não interessam. Importa vender uma imagem nauseabunda do Parlamento, até deixá-lo de joelhos.

A ofensiva é facilitada porque muitos dos escândalos são reais, e de fato repugnantes. Porém é a mídia hegemônica e não o Congresso a vilã dessa trama.

Com todos os seus defeitos, que não são poucos nem pequenos, o Congresso ainda é o Poder da República mais próximo dos cidadãos. Mais que o Executivo, muito mais que o Judiciário e infinitamente mais que o pretenso Quarto Poder midiático.
LEIA MAIS NO SITE:

terça-feira, 12 de maio de 2009



Deixe a Vida me Levar!

Vivemos tempos difíceis.,Numa sociedade hipócrita, onde túdo acontece no interesse de se 'ganhar" algo, "lucrar" alguma coisa, se "dar bem" de qualquer forma, onde nosso egoísmo e ganância estão à " flor da pele e todos somos e fomos norteados assim, num maior ou menor grau.Baseado nisso tudo,prefiro deixar a "Vida me levar"....

Ela sim é coerente, saudável e justa...o resto, são nossas vontades e vaidades, baseadas em "coisas"...repito...num maior ou menor grau...de pessoas para pessoas...Simples assim!

segunda-feira, 11 de maio de 2009


Guerra é guerra!!!
O trabalho da mídia golpista, é orquestrado, sistemático e contínuo.Basta abrir os jornalões, assistir aos jornais das emissoras de TV ou ler revistas semanais.Estadão, FSP, O Globo, Veja, Isto é, Época, TV Globo, Band, SBT, trata-se de uma quadrilha organizada, diferem apenas no grau de mentiras veiculadas.Chamam Hugo Chavez de ditador por que ele não suportou tanta canalhice.Acredito que já passou da hora do Presidente Lula tomar medidas contra esses órgãos golpistas em defesa do povo.Chega de Elianes, Clovis Rossi, Reinaldos, Diogos, A Leitoa, O casal mentira da Globo e ainda temos que aguentar FHC emitindo suas opiniões, após ter dez anos para fazer alguma coisa e desgraçou o país (Presidente e ministro).Trata-se, como diz o governador Requião, de uma midia lubrificada com dinheiro e aí que se pode começar, cortar todas as verbas de publicidade do governo federal e estatais, para reduzir o déficit causado com a perda da CPMF, ou aplicá-las na TV Pública.Guerra é guerra






Procura-se uma nova máscara para a Folha de S.Paulo. A fantasia de “jornal a serviço do Brasil”, “crítico, pluralista e apartidário”, “de rabo preso com o leitor”, foi desfiada de vez neste sábado (7, março,2009), em ato promovido pelo Movimento dos Sem Mídia (MSM), em frente à sede da própria Folha, em São Paulo.Os manifestantes — cerca de 500 pessoas — denunciaram os laços íntimos entre a família Frias, proprietária do jornal, e a ditadura militar (1964-1985). Fizeram mais: renderam homenagens às vítimas dos “anos de chumbo” e rechaçaram o termo “ditabranda”, evocado pela Folha para relativizar o regime totalitário. Eram ex-presos políticos e familiares de vítimas da ditadura, lideranças partidárias, ativistas dos mais diversos movimentos da sociedade civil e de organizações não-governamentais.Havia até um leitor da Folha, Adilson Sérgio, que não se contentou em mandar mensagens ao jornal, foi à manifestação e pediu a palavra. “Vim aqui em nome de meus filhos e netos, que precisam saber a verdade. Ditadura é ditadura. Ditabranda é a porra”, disparou, indignado.Antes do ato, a Rua Barão de Limeira já estava tomada por faixas e cartazes que antecipavam o tom do protesto. “Folha, ditabranda nunca existiu. Ditadura nunca mais”, dizia uma das faixas. “De rabo preso com o feitor”, ironizava um cartaz. “‘Ditabranda’? No dos outros é refresco”, enunciava uma mensagem mais audaciosa.


Jô Soares...porta voz da direita...

Esse Jô, um amálgama de gorduras, é um porta voz da direita. Sem credibilidade, vulgar, abobalhado, anacrônico, retardado, ridículo, gagá,vendido, está alí para defender o defunto do neoliberalismo. Com um auditório pago, pronto para concordar, ataca o governo, instituições e os movimentos sociais. Uma pessoa de caráter duvidoso, que se utiliza dos entrevistados para aparecer ( algo desnecessário, pois com aquela aparência já é suficiente).


Reforma política!

Jô Soares e a suas 'meninas' quinta-feira pasada(6/maio) trataram o assunto 'reforma politica'.Está na cara que a direita deste país, quando se fala em reforma politica, fica com um pé atras, alias com os dois pés.Eles querem a reforma a seu gosto, já que a que está na pauta parece ser inconveniente. Votar nos partidos parece ser o melhor nestes tempos, mas o povo mais à direita já está em campanha contra.As 'jornalistas' do Jô expressaram o seguinte: os caciques dos partidos tomarão conta da politica, os bons ficaram sempre de fora, etc...Nesse tom ficou o debate, é claro só com debatedores de um lado.