sábado, 10 de junho de 2017

Sheherazade e a retratação do SBT


Por Altamiro Borges

Silvio Santos, o bilionário proprietário do SBT, adora contratar fascistoides e outras figuras exóticas para trabalhar na sua emissora de televisão. Esta opção, porém, começa a dar dores de cabeça ao patrão e pode até resultar no questionamento legal sobre a concessão pública para as suas empresas. Na semana passada, o pseudo-humorista Danilo Gentili, que exibe o programa "The Noite", sofreu duas surras na Justiça em decorrência dos seus comentários que estimulam o ódio e o preconceito. Já nesta semana, a jornalista Rachel Sheherazade, âncora do principal telejornal da emissora, finalmente foi punida por suas declarações racistas. Vale conferir a informação postada no site "Notícias da TV" nesta quinta-feira (8):

*****    

Ministério Público pede retratação do SBT por comentário de Rachel Sheherazade

A jornalista Rachel Sheherazade no SBT Brasil: polêmica pode custar caro a Silvio Santos

O MPF (Ministério Público Federal) entrou nesta semana com um recurso na Justiça Federal em que pede que o SBT se retrate publicamente por um comentário de Rachel Sheherazade. Na edição de 4 de fevereiro de 2014 do SBT Brasil, a jornalista defendeu a agressão a um adolescente que foi amarrado nu a um poste após furto no Rio de Janeiro.

O processo corre na Justiça desde setembro de 2014. No ano passado, o SBT obteve uma vitória em primeira instância. O caso foi considerado improcedente pelo juiz José Carlos Francisco, da 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, para quem o comentário de Rachel está amparado no direito à liberdade de expressão e opinião.

Na última quarta-feira (7), o procurador regional da República Walter Claudius Rothenburg contestou a sentença e alegou que a emissora teria extrapolado o direito de livre expressão e informação ao exibir mensagens que incitam a violência.

"A ação civil foi proposta pelo MPF com o objetivo de salvaguardar a integridade física e psíquica de um adolescente vítima de violência, assim como de proteger o público em geral de mensagens que incitam a violência em um contexto social tão fortemente marcado pelo desrespeito aos direitos fundamentais", diz Rothenburg.

A PRDC (Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão) exige que o SBT veicule um quadro com a retratação dos comentários da jornalista, com multa de R$ 500 mil por dia de descumprimento. A mensagem precisará esclarecer aos telespectadores que a incitação à violência não é legítima e constitui crime ainda mais grave que as infrações cometidas pelo adolescente.

O SBT também precisaria pagar R$ 532 mil por dano moral coletivo. A quantia foi calculada com base nos valores das inserções comerciais veiculadas pelo canal.

Ataque como defesa

Na exibição da reportagem sobre o infrator adolescente, Rachel defendeu o grupo de pessoas que o agrediu. "O contra-ataque aos bandidos é o que eu chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite", disse ela, que ironizou: "Aos defensores dos direitos humanos que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido".

Em 2014, por ordem de Silvio Santos, Rachel Sheherazade foi proibida de emitir seus comentários no principal telejornal da emissora. Curiosamente, foi justamente um vídeo em que a jornalista criticava o Carnaval em uma afiliada do SBT na Paraíba que fez com que ela caísse nas graças de Silvio. Bastante compartilhada na internet, a mensagem antifolia dividiu internautas, mas fez o dono do SBT convocar a jornalista para atuar na cabeça-de-rede.


*****

Leia também:

Sheherazade, a servil, insulta os grevistas

Sheherazade dá prejuízo ao SBT

A careta de Rachel Sheherazade

Sheherazade e Gentili morderam a língua

Rachel Sheherazade, a "idiota inútil"

Vai pra Indonésia, Sheherazade!

Charlie Hebdo e a asneira de Sheherazade

Sheherazade "adota" Eduardo Cunha!

Sheherazade e o machismo de Silvio Santos

Sheherazade é motivo de vergonha no SBT

Sheherazade, Joice e as “musas da direita”

O emprego público de Sheherazade

Sheherazade e a "imagem" do SBT

quinta-feira, 8 de junho de 2017

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Vídeo: Jurista diz que defender Lula dos fascistas da Operação Lava Jato é defender a democracia

Segundo o jurista Juarez Cirino dos Santos, o que existe contra o ex-presidente Lula são suposições, são hipóteses idiossincráticas que povoam o imaginário de seus acusadores. Ele é um dos criminalistas mais respeitados do país.



Osvaldo Bertolino - O outro lado da notícia

terça-feira, 6 de junho de 2017

CUT/VOX POPULI: LULA TEM MAIS DE 50% E BATE TODOS OS CANDIDATOS















  • Pesquisa feita pela CUT/Vox Populi entre 2 e 4 de junho mostra que o ex-presidente Lula venceria qualquer candidato, entre Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria (PSDB), Marina Silva (Rede) e Aécio Neves, caso as eleições fossem hoje; o desempenho do senador afastado, alvo de diversos inquéritos na Lava Jato e flagrado em áudios na delação premiada da JBS, revela que ele foi liquidado politicamente, ao apresentar 0% das intenções de voto; a pesquisa aponta ainda que o governo Michel Temer, aprovado por apenas 3% dos brasileiros, é considerado culpado pelo desemprego que atinge mais de 14,5 milhões de trabalhadores e pela recessão que atinge especialmente a classe trabalhadora e os mais pobres

60% : Pesquisa “secreta” realizada depois que a JBS abalou o governo Temer, mostra Lula eleito em 1º turno



Resultado de imagem para lula eleito em primeiro turno


Pesquisa “secreta” realizada depois que a JBS abalou o governo Temer, mostra Lula eleito em 1º turno

Vídeo: Dossiê Bolsonaro, o baderneiro e falso mito


Resultado de imagem para bolsonaro



Dossiê Bolsonaro, o baderneiro e falso mito