sexta-feira, 20 de março de 2015

A intolerância ocupou a Avenida Paulista


Por Maria Inês Nassif, no site Carta Maior:

As manifestações do domingo, dia 15 de março, tiveram o dom de revelar o DNA da elite brasileira. Os cartazes nas ruas, a forma como os manifestantes lidaram com as divergências, a rebeldia contra o resultado de eleições livres, limpas e populares revelam mais do que uma crise de poder. O Brasil vive uma quase crise civilizatória.

As pessoas que foram para as ruas no domingo não eram homogeneamente de direita, ou de extrema direita. Eram majoritariamente eleitores da oposição: segundo o Instituto Datafolha, 82% dos entrevistados na avenida Paulista, no dia do ato, votaram em Aécio Neves (PSDB) e 37% revelaram simpatia pelo partido tucano. Na sexta-feira, no ato promovido por movimentos sociais e sindicais em defesa da Petrobras e da democracia, 74% dos entrevistados revelaram ter votado na presidenta Dilma Rousseff, nas eleições de novembro.

Votar na oposição é do jogo. Arrepender-se de ter votado em um determinado candidato é do jogo. Ir para as ruas protestar contra o governo é do jogo. O que não é do jogo, e pode ter passado desapercebido para uma parcela que protesta contra os erros do governo mas não contra a democracia, é que o ódio às instituições democráticas contaminou as multidões.

Nem todos os manifestantes empunharam cartazes contra a democracia ou pediram a volta dos militares – justo no aniversário de 30 anos do fim do regime militar –, mas o fato é que a intolerância com a diversidade de opiniões, a indisfarçada ignorância a princípios de respeito à diversidade social, de gênero ou cor e a violência contra opositores políticos foram legitimadas pelos que agiram de forma antidemocrática, e também pelos que foram indiferentes a isso. A agressividade não apenas foi tolerada pela multidão, mas grassou livremente pelos quarteirões da avenida Paulista livre, leve e solto, como se não existisse amanhã.

O ambiente cultural em que essas manifestações ocorrem, principalmente em São Paulo, onde se concentra boa parte da elite brasileira, é de coação. O ódio – expresso em vulgaridades como a de ofender a honra de uma presidenta da República legitimamente investida na sua função com palavras de baixo calão, ou na agressão física contra opositores, ou no pedido aberto para que as Forças Armadas intervenham no processo democrático – é taticamente investido de alta agressividade, para inibir reações contrárias. É um ambiente extremado, criado para obrigar os que se opõem a isso a aceitarem passivamente, por exemplo, os aplausos recebidos por um torturador da ditadura na avenida, ou a agressão física cometida por um homem adulto, acompanhado de um filho pequeno, a um adolescente de 16 anos que, num vagão do Metrô, cometeu a “imprudência” de vestir uma camiseta vermelha.

Isso não é um fato isolado na história, mas a semelhança com outros momentos dá um frio na barriga. Os golpes reacionários normalmente são precedidos de momentos em que os grupos à frente dos ataques a instituições passam a achar que suas razões são universais, e jamais passíveis de questionamentos. Os argumentos para a ódio são de ordem quase pessoal – o “meu” direito, o imposto que “eu pago”, o ódio pelo desfavorecido (“aquele vagabundo”) que está sendo amparado pelo Estado às custas do “meu” dinheiro – mas as razões individuais são jogadas como responsabilidade coletiva. Nessa situação, a reação dirigida ao que pensa diferente é a coação física ou moral.

Olhar para as ruas, enxergar a realidade e partir para uma contraofensiva capaz de afastar os riscos de retrocesso democrático é parte da missão civilizatória das forças democráticas brasileiras, nesse momento nebuloso da vida brasileira.

O rompimento cultural com a lógica que se forma nas ruas, desde as eleições passadas, tem que se dar pela coragem. Não existe outra forma de confrontar a agressão. Dilma Rousseff usou dessa lógica quando, muito jovem, optou por uma oposição radical ao governo militar, num cenário de radicalismo de direita.

A reação dos que se sentem coagidos nas ruas pela extrema-direita é a de não se deixar coagir. É prestar a sua homenagem à democracia, às urnas e ao voto. A resposta ao 15 de março é um grande viva à democracia.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Dead Fish: "Quem é de direita não deve colar no nosso show, vá ver o Lobão"


  
Postado por Bruce William
Fonte: Dead Fish @ twitter
Enviar correções  |  Comentários: 140  | Acessos: 6183
A banda capixaba Dead Fish soltou uma série de tweets reiterando de forma clara sua posição política, confira algumas mensagens a seguir e acompanhe a conversa mais a fundo no link abaixo:
https://twitter.com/deadfishoficial










@deadfishoficial e quem quiser encher o saco vai no show do Lobão, aquele lá que ia embora do País e não tem moral.






Fonte: Dead Fish: "Quem é de direita não deve colar no nosso show, vá ver o Lobão" http://whiplash.net/materias/news_805/220334-deadfish.html#ixzz3Us81bU9K

quarta-feira, 18 de março de 2015

Manifestantes-zumbis anti-Dilma são agraciados com “passe livre” no Metrô em SP

catracas

Manifestantes anti-Dilma são agraciados com “passe livre” no Metrô em SP

, , 
Ao final do protesto deste domingo (15), com a grande quantidade de pessoas nas estações, o Metrô tomou uma medida inusitada e liberou as catracas para que os manifestantes pudessem acessar os trens sem pagar bilhete. Trata-se da primeira vez que a companhia opta por liberar o acesso em uma manifestação, em protestos realizados pelo Movimento Passe Livre, por exemplo, a atitude foi fechar estações e atacar ativistas
Por Ivan Longo 
Depois de antecipar um jogo do Campeonato Paulista que ocorreria no mesmo horário da manifestação anti-Dilma deste domingo, o governo paulista tomou outra medida que deve ter agradado aos manifestantes. As catracas da estação Trianon-Masp, da linha 2 – Verde, foram liberadas no final do protesto na avenida Paulista.
Dessa maneira, usuários que estavam na estação puderam acessar livremente os trens sem ter que pagar pelo bilhete. Além disso, para auxiliar na dispersão das pessoas, o número de composições na linha foi ampliado de 12 para 17, de acordo com a Polícia Militar.
A atitude chama atenção não só por ser inusitada, mas pelo simbolismo que carrega. Em diversas ocasiões, a catraca do Metrô foi a concretização máxima de um suposto estabelecimento da ordem e da lei diante de reivindicações que giram em torno da área do transporte. Liberá-las em uma manifestação contra o partido que o governador faz oposição sugere uma distinção de tratamento de acordo com as pautas reivindicadas.
O Movimento Passe Livre (MPL), por exemplo, realizou entre 2013 e este ano uma série de manifestações que acabaram com estações de Metrô fechadas. Em uma delas, inclusive, ativistas e usuários ficaram presos dentro da estação e foram atacados por PMs e seguranças.
O Sindicato dos Metroviários, por sua vez, em duas ocasiões – 2012 e 2014 –propôs que o governo liberasse as catracas em troca do fim da greve. Nas duas vezes, Alckmin deixou claro: liberar as catracas é ilegal.
Diante dessas incoerências, a reportagem do SPressoSP entrou em contato com o Metrô de São Paulo para que fossem esclarecidas algumas dúvidas como: há algum critério para liberar catracas? Por quanto tempo elas ficaram livres? Em alguma outra ocasião aconteceu algo parecido?
Não obtivemos retorno. Depois de seis ligações e três e-mails, a companhia do governo do estado insistiu que estava analisando o caso e se limitou a dizer que o Metrô “tomou todas as providências para garantir a segurança do usuário”.
Mas é melhor não se acostumar. A passagem ainda custa R$3,50 e, “passe livre”, só em manifestação anti-Dilma, pelo visto.
http://spressosp.com.br/2015/03/16/manifestantes-anti-dilma-sao-agraciados-com-passe-livre-metro-em-sp/

VEJA EM DEZ EXEMPLOS COMO É FEITA A MANIPULAÇÃO DA GLOBO

Do Blog 

1)DIA 16 DE SETEMBRO DE 2014: ONU DIVULGA QUE BRASIL REDUZIU POBREZA EXTREMA EM 75% E QUE O PAÍS FOI UM DOS QUE MAIS AVANÇOU NO MUNDO NO COMBATE À FOME.  A notícia foi totalmente ignorada pela Globo. A imagem abaixo foi retirada do portal “Globo.com” por volta das 17:00 horas,  sendo que o anuncio da FAO (organismo da ONU que cuida da agricultura e alimentação) ocorreu na parte da manhã. Vale ressaltar que a notícia não foi publicada em destaque no portal em nenhum horário do dia e que estávamos em pleno período eleitoral:1609 da tarde fao divulga que fome acabou no brasil 16092014 globo  2)O DESTAQUE DESPROPORCIONAL SOBRE  A INFLAÇÃO
A Globo durante o ano inteiro de 2014 fez uma cobertura duríssima em relação à inflação, colocando em destaque todas as vezes que o acumulado em 12 meses ultrapassava 6,5%, o limite da meta. A capa abaixo mostra isso:
Imagem do Globo.com, dia 08 de outubro de 201408.10.2014 inflação na capa
Facebook do jornal “O Globo”, fazendo piada com o assunto, no dia 09 de outubro de 2014:09.10.2014 marcio holland caso do ovo, no memso dia em vídeo que  que arminio declarou que o salário minimo estava alto demais    No dia 09 de janeiro de 2015, o IBGE divulgou o resultado final da inflação de 2014, revelando que ela ficou em 6,4%, ou seja, dentro da meta.  A Globo noticiou assim, sem destaque nenhum:09.01.2015 ibge divulga que inflação ficou na meta  Também nunca foi justificada a ênfase que a Globo deu para o tema, uma vez que o governo Dilma teve a média de inflação mais baixa desde o início do Plano Real:Sem título  3) DIFERENÇA DE PRESSÃO: JULGAMENTO DO MENSALÃO DO PT E DO PSDB
No dia 18/09/2013, o STF aceitou o recurso chamado “embargos infringentes”, em favor de alguns dos réus do mensalão do PT. A capa do Globo foi em tom crítico ao STF. Conjuntamente com a Veja, Estadão e Folha, eles provocaram uma revolta nas redes sociais contra a “impunidade”:ScreenHunter_2565-Sep.-20-14.12
Pois bem,  no dia 28/03/2014 o mesmo STF enviou o caso do “mensalão mineiro” para a justiça local, praticamente selando a impunidade dos acusados. Na ocasião, a Globo praticamente não deu destaque nem nos meios escritos, nem nos telejornais:slide191
4) COBERTURA TENDENCIOSA DO ESCÂNDALO DA PETROBRAS
Durante os últimos meses, qualquer notícia do escândalo da Petrobras que envolvia o PT ganhava destaque, como mostram as imagens abaixo:01.12.2014 qualquer noticia lava jato envolva pt   05.02.2015 quando pt é acusado, destaque total 09.10.2014 capa globo  A cobertura do escândalo foi toda feita para que a população tivesse a percepção:
A) de que só o PT e seus aliados estavam envolvidos.
B)de que a corrupção na Petrobras foi criada pelo PT.
A realidade é que as delações trouxeram evidências de que a corrupção na Petrobras sempre existiu e abrange todo o espectro político, como revelam as notícias abaixo, escondidas pela Globo. É importante lembrar que a Globo não mostrou que os três principais protagonistas dos desvios (Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco, Nestor Cerveró) são funcionários de carreira da empresa desde a década de 80, sendo que Paulo Roberto se tornou diretor da Gaspetro ainda na década de 90.barusco desde 1997   25.02.2015 propina desde a década de 80   21 de novembro 15 de setembro 4 de marco delação de youssef sobre aécio

5)A OCULTAÇÃO ESCANDALOSA DOS DADOS POSITIVOS DA PETROBRAS
Você sabia que a Petrobras também teve notícias positivas ultimamente? Nem parece, mas a empresa quebrou recordes seguidos na produção de gás e petróleo. Além disso,  se tornou a maior petroleira do mundo no terceiro trimestre de 2014, levando-se em conta a produção. Tudo isso foi ocultado pela Globo, que tinha só o interesse de denegrir a imagem do governo e da ex-presidente Graça Foster:08.01.2015 reuters petrobras maior petroleira de capital aberto do mundo 02.02.2015 informação que nao aparece no globo 06.02.2015 mais um recorde do Brasil 27.01.2015 refinarias brasileiras recorde 03.02.2015 noticia relevante producao de gas recorde 03.03.2015 producao petroleo gas

6)CASO BRUNO COVAS
No dia 02 de outubro de 2014 (três dias antes do primeiro turno das eleições), um assessor do deputado Bruno Covas (PSDB-SP), foi pego com 102 mil reais na cueca, quando passava no raio-x do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.  Além do dinheiro, ele portava 16 cheques em branco assinados pelo contador da campanha de Bruno. Como não soube explicar a origem do dinheiro para a polícia, acabou sendo preso. Além de assessor de Bruno, Mário Welber era funcionário comissionado (sem concurso) da Cetesb, uma estatal comandada pelo governador Geraldo Alckmin. Normalmente as pessoas só carregam grandes quantidades de dinheiro vivo quando não querem que a movimentação seja rastreável. Normalmente elas não querem que o dinheiro seja rastreado quando existe alguma ilegalidade. O fato é que a notícia seria destaque noGlobo.com e no Jornal Nacional se envolvesse alguém do PT. Como era do PSDB, ficou restrita ao Estadão (sem destaque na capa) e à Carta Capital.  02.10.2014 bruno covas caso bruno covas
Curiosamente, seis dias após as eleições, o “G1-São Paulo” deu a notícia, sem destaque algum. De qualquer forma não importava mais, naquela altura a notícia já não tinha relevância alguma, Bruno e Alckmin já tinham sido reeleitos:globo deu a notícia
7) A COBERTURA TENDENCIOSA DO RANKING ELABORADO PELA “TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL”, ENTIDADE MAIS FAMOSA E RESPEITADA NO MUNDO NO ESTUDO DO COMBATE À CORRUPÇÃO.
A “Transparência Internacional” divulgou o que era óbvio: o Brasil avançou nos últimos anos no combate à corrupção, passou a investigar e punir mais os ilícitos, se tornando um país menos corrupto. O ranking elaborado pela instituição no dia 03 de dezembro de 2014 mostra que o Brasil melhorou a sua posição, de acordo com os sites abaixo:  brasil melhora ranking de corrupção reportagem como deveria serbrasil melhora ranking de corrupção reportagem como deveria ser 2    Na Globo, a notícia além de não ter destaque, foi dada sem demonstrar nenhum avanço do Brasil, descontextualizando o conteúdo do ranking:brasil melhora ranking de corrupção, globo nao explica 03.12.2014    8)DIVULGAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS (PNAD) DO IBGE, DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2014.
Observem a diferença de abordagem. Entre uma série de boas notícias que a pesquisa trouxe, mostradas por outros portais, a Globo selecionou só o pior.  18.12.2014 pnad divulga fome diferenca ig e globofolha 18.12.2014 pnad divulga fome diferenca globo folha noticia portal brasil nao divulgada  4    Enquanto isso, na Globo…18.12.2014 pnad divulga fome diferenca ig e globofolha 2
9) DIA 09 DE DEZEMBRO DE 2014: POLÍCIA FEDERAL ENCONTRA PLANILHA NA SEDE DA CAMARGO CORREIA , COM REFERÊNCIAS A VALORES, CONTENDO OS NOMES DE AÉCIO, TEMER E SERRA.9 de dezembro
A Globo além de não dar destaque, escondeu os nomes de Serra e Aécio, substituindo pelo termo “tucanos”:09.12.2014 tucanos e temer ao inves de Aecio
Imaginem se fosse o nome do Lula ou da Dilma em um documento desses, a repercussão seria muito maior…

10) O POUCO DESTAQUE QUE A GLOBO DÁ À CORRUPÇÃO NO METRÔ DE SÃO PAULO
Apesar de envolver quantias bilionárias e ter um sistema de operação semelhante ao da Petrobras, o caso do metrô de São Paulo corre quase sem aparecer no noticiário da Globo. No dia 2 de fevereiro de 2015, o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Robson Marinho, teve 282 milhões de reais bloqueados pela justiça, por ter supostamente recebido propina das empresas do cartel do metro. A Globo até mostrou a notícia, porém escondeu que Robson é fundador do PSDB de São Paulo e aliado próximo de Geraldo Alckmin:dia 2
No dia 3 de dezembro notícias relevantes foram divulgadas, como a apreensões na casa de um diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), indicado por Alckmin. A Globo não deu um piu:03.12.14 grande mídia nao divulga
No dia 4 de dezembro a Polícia Federal indiciou 33 pessoas pelo caso e a Globo não divulgou. Só após uma reunião do João Roberto Marinho com a Dilma, no Palácio do Planalto, no dia 5 de fevereiro,  é que a Globo se dispôs a divulgar a notícia no Globo.com e no Jornal Nacional. Mesmo assim, foi só por um dia, muito diferente do que ocorre com o caso da Petrobras.04.12.2014 247 cartel do emtro globo só mostrou no dia 5 depis da reuniao com joão roberto marinho
Agora não dá mais pra dizer que a Globo não manipula…
Para quem teve paciência de ler o texto até o fim, duas observações:
1) O império da Globo inclui além do canal Globo de televisão aberta,  a rádio CBN, rádio Globo,  o jornal Valor Econômico, a revista Época e os canais “Globosat” (GNT, Globo News e Multishow).
2)Esse império tem o poder de influir nos noticiários locais, pois é ele que dita o que são as “noticias do momento” no país. Assim rádios locais, jornais como o Zero Hora, Correio Braziliense, Estado de Minas, todos seguem o fluxo. Por isso esse trabalho especial sobre o grupo Globo.

http://desmascarandoglobofolha.com/2015/03/13/veja-em-dez-exemplos-como-ocorre-a-manipulacao-da-globo/

MOVIMENTOS ARTICULAM ATO CONTRA CONCESSÃO DA GLOBO