quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Conta do apresentador Ratinho na Suíça tem ou tinha 12,5 milhões de dólares. Ele garante: tudo legal

Euler de França Belém
Euler de França Belém

Fonte: Jornal Opção Link:http://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/conta-do-apresentador-ratinho-na-suica-tem-ou-tinha-125-milhoes-de-dolares-ele-garante-tudo-legal-31061/

O UOL, por intermédio do repórter Fernando Rodrigues e Bruno Lupion, e “O Globo”, por meio dos repórteres Chico Otávio, Cristina Tardáguila e Ruben Berta, estão fazendo jornalismo de primeira linha com as informações dos vazamentos do chamado SwissLeaks. As informações do HSBC, indicando brasileiros que têm contas na Suíça neste banco, e financiaram campanhas eleitorais no Brasil não foram publicadas de maneira aleatória. Pelo contrário, o UOL e o “O Globo” ouviram as pessoas mencionadas e abriram espaço para suas manifestações. Algumas, como o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga e o empresário Fábio Roberto Chimenti Auriemo, forneceram informações que, de fato, sugerem que que não há irregularidades com suas contas. “Ter uma conta na Suíça ou em qualquer outro país não é ilegal, desde que seja uma operação declarada à Receita Federal e informada ao Banco Central”, sublinhou “O Globo”.
Ratinho (Carlos Roberto Massa), da Rede Massa de Rádio e TV, está na lista dos que têm conta no HSBC de Genebra, na Suíça. Fernando Rodrigues e “O Globo” relatam que o apresentador de televisão tem conta na Suíça e é um dos grandes doadores eleitorais — como pessoa física — da campanha de 2014. Ele repassou R$ 254.140 para seu filho Ratinho Júnior, eleito deputado estadual no Paraná pelo PSC.
A conta de Ratinho na Suíça tem ou tinha um saldo de 12,5 milhões de dólares. A família de Ratinho garante que “todos os bens e valores de Carlos Roberto Massa e Solange Martinez Massa foram devidamente declarados aos órgãos competentes”.
Curiosamente, até onde pude acompanhar, o UOL e “O Globo” não deram grande peso a uma informação, que li no Portal Imprensa: “Nos documentos, constam os nomes de proprietários do Grupo Globo, Grupo Folha, Rede Bandeirantes, Grupo Manchete, Grupo João Santos, Rede Transamérica, Grupo Edson Queiroz, Gazeta Mercantil, Rede CBS, rádios Curitiba e Ouro Verde FM”. O portal deve ter retirado a informação do UOL e de “O Globo” — os únicos que estão dando destaque, numa espécie de pool, às informações do SwissLeaks.