sábado, 20 de fevereiro de 2016

A tentativa de derrubada do símbolo


Por Mú Adriano, no site da UJS:


Estamos presenciando um momento ímpar na história da vida republicana, por um lado à consolidação do estado democrático de Direito, o qual exige que as instituições funcionem de forma harmônica e independente. Sendo assim uma investigação das proporções da operação lava jato, não pode ser desconsiderada e desacreditada porque atingiu esse ou aquele partido.

No entanto essa mesma operação vem abusando de suas prerrogativas e o que é pior, faz um jogo combinado com a grande imprensa brasileira que tem dois objetivos: 1º atingir o governo federal e envolvê-lo em um mar de lama, receita primeira para deixar o país ingovernável. Não é a primeira vez que isso acontece no país, foi assim no segundo mandato de Getúlio Vargas, o mesmo se repetiu no governo JK e o mais trágico de todos no curto governo João Goulart, essas matérias repetidas a exaustão deram base para o golpe militar de 64, 2º tem como objetivo atingir e acabar com a imagem de Lula, mira no homem para derrubar o símbolo.

Lula não é apenas o presidente que obteve a maior popularidade, não é apenas o primeiro operário a ser presidente da república. Só por isso já seria motivo de simbologia suficiente para derrubar esse mito. Mas esse tal de Lula era a expressão consagrada do que tinha para dar errado, nordestino retirante, estava certo que iria ser torneiro mecânico até sua aposentadoria, mas quis a vida e a luta popular que ele se transformasse no maior líder da história recente do país.

Se acaso a historia de Lula tivesse uma trajetória diferente, que veio do interior do país lutou muito para estudar e se transformou em um grande acadêmico ou até mesmo porque montou um pequeno negócio e com sorte conseguiu prosperar, talvez a nossa elite nacional o respeitasse porque isso de certa forma valorizaria a tal da meritocracia, que se esforçando, trabalhando duro é possível realizar todos os seus objetivos.

O caminho traçado por lula foi uma ideia maior, a ideia de que a luta por um Brasil mais justo é necessário e possível. Uma forte convicção que o cidadão comum também é sujeito transformador da sua história. E a mais perigosa e radical ideia, que o Estado Brasileiro precisa tratar os diferentes de forma diferente, isso parece ser uma grande redundância, mas, no entanto, nunca as camadas de baixo os mais pobres tiveram a petulância e audácia de sonhar com uma vida melhor, possibilidade de acender economicamente, cursar uma universidade, inverter a lógica de que “nasceu pobre será sempre pobre”.

A elite brasileira não suporta essa ideia, um homem fadado a ser mais um Luís como tantos outros que existem nesse país, desafiou o sistema político brasileiro, que existe e se reproduz para manter uma espécie de casta, dos quais só os que já nascem em determinadas famílias estão fadados ao sucesso.

As investigações que tentam atingir Lula, evidentemente tem o interesse de abalar sua imagem com olhar para as eleições de 2018, mas seria um erro parar por aí, o que buscam a todo custo é encerrar de uma vez por todas as possibilidades de se criar no senso comum do brasileiro, que a política não é para poucos, onde o sujeito humilde pode fazer a diferença, isso de fato é o que querem derrubar.

Precisam atingir o homem, para derrubar o símbolo. O símbolo do Brasil esquecido, o Brasil que escolheu a luta popular ao invés do “berço de ouro”, o Brasil que ousou desalojar a elite nacional mesmo que temporariamente do governo. São essas as razões para a busca desenfreada de incriminar e achar uma forma de acabar com toda simbologia que cerca esse Luís que era para ser mais um metalúrgico entre tantos outros que existem no ABC paulista e se transformou no símbolo de que de fato lutar muda a vida!

A imundície do príncipe FHC, o frio


Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:


Sigo na posição de não discutir o festival de baixarias e rancores – justos ou não – da ex-companheira de Fernando Henrique Cardoso, reavivados agora na entrevista a Natuza Nery, na Folha .

Francamente, estou me lixando se uma empresa deu dois, cinco ou dez mil dólares para bancar a criação do seu então suposto filho.

Isso é imensamente menos prejudicial ao país que o caráter de seu governante.

Mas é impressionante – se 10% do que Míriam Dutra for verdadeiro – o que esta história está revelando sobre o caráter do “príncipe”.

E mais ainda pelo que ele diz, ao ser confrontado com as declarações da ex-companheira.

Frio, sem um pouco sequer de compaixão ou, se está sendo injustiçado, sem meia dúzia de argumentos que invalidem o rancor alheio,

Amores e rancores são sentimentos humanos.

A frieza é que é desumana.

Benditos os que brigam, choram e até os que gritam e dizem desaforos, embora seja melhor que não o façam.

Os que gelam, sobretudo numa idade em que nada mais se tem a perder, senão a vergonha, é que me preocupam.

Lembram-me a frase do velho Ullysses, sobre ser velho não é o mesmo que ser velhaco.

O show de amadores dos promotores e juízes


17/02/2016 - Homens da Força Tática posicionam-se na frente
do Fórum Criminal da Barra Funda. 
Foto: Jornalistas Livres
Por Jandira Feghali

Os reality shows que prendem a atenção do povo na TV aberta são “quase nada” perto do palco que alguns promotores e juízes tentam montar sob égide da Justiça de nosso país. Parecem estar dentro de um Big Brother diário, tentando seus 15 minutos de fama a qualquer custo. Querem angariar atenção e aplausos num espetáculo de holofotes midiáticos. Como piada, esses agentes públicos são um ‘show de amadores’. Uma verdadeira zorra.


Ao tentar convocar o ex-presidente Lula e sua esposa, Marisa Letícia, para deporem sobre um caso em que não há provas, fatos determinantes ou qualquer consistência, mostra o perfil destas pessoas. A perseguição pública à figura do metalúrgico que se tornou presidente tem dado o tom golpista de manifestações e manchetes jornalísticas.

A iniciativa do promotor de São Paulo, Cassio Roberto, junto de tantas outras parcialidades ideológicas, é um arbítrio, uma ficção, uma tentativa de desconstruir a imagem de Lula. Não há justificativa para esse promotor ir primeiro na imprensa e depois tentar um fato, algo que já está provado que não existe. Por isso, a sociedade precisa reagir contra esse arbítrio que viola o Estado de direito. Não podemos aceitar isso!

Abolição do habeas corpus, inversão do princípio da presunção de inocência e delações construídas e vazadas seletivamente na Grande Mídia. Desta forma, há um risco altíssimo de se vertebrar um estado de exceção dentro do Estado de direito. E essa história, nós do Partido Comunista do Brasil já conhecemos bem.

A militância de Esquerda, com milhares de militantes, sindicatos, entidades da sociedade e pessoas não organizadas, devem disputar a opinião pública. Nas ruas e nas redes, o Brasil não pode ficar de joelhos perante a mentira, o boato e o ódio. A intolerância cresce e a democracia que vimos se fortalecer, padece.

Nos últimos dias, pelo menos dois assassinatos de dirigentes comunistas (um deles prefeito) foram registrados nos jornais. Além de arrombamentos de escritórios políticos de deputadas de nossa bancada em seus estados de origem, Alice Portugal (BA) e Jô Moraes (MG).

Coincidências?

O ato em São Paulo, apesar das provocações e agressões vindas de grupos de extrema direita e a própria polícia paulistana, foi um claro episódio de apoio e solidariedade à Lula e sua família num momento tão agudo em nosso país. Assim como eles, a bancada comunista trava o bom combate na política com disputa de ideias e opinião.

Aos promotores, façam o trabalho de vocês. Investiguem o senhor Aécio Neves, acusado por três delatores por recebimento de propina em Furnas e tantos outros, o senhor FHC, que já comemora a seletividade da imprensa sobre seu suspeito apartamento em Paris, às famílias “Marinho”, que possuem tríplex em áreas de preservação ambiental sabe-se lá com que tipo de recurso.
A Justiça não é palco para amadores.

* Jandira Feghali é médica e deputada federal (PCdoB/RJ).

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

FUNCIONÁRIA FANTASMA DE SERRA, NA RUA CONTRA DILMA E "CORRUPÇÃO''

Do Plantão Brasil


Magrit Dutra, irmã de Miriam Dutra, ex-amante de FHC que revelou esquema de corrupção de FHC, foi funcionária fantasma de Serra colocada por FHC e estava na rua contra Dilma e contra "corrupção'


A irmã da jornalista Mirian Dutra, Margrit Dutra Schmidt, trabalha de forma irregular, como um funcionário fantasma, no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP). Pelas regras do Senado, ela teria de cumprir o horário de nove horas diárias na Casa. Contudo, o próprio gabinete do tucano confirmou que ela não registrava presença no local. "Ela trabalha para o senador como consultora. Ele solicita trabalhos e ela produz", disse o chefe de gabinete de Serra, Marcos Köhler.

Margrit ocupa o cargo em comissão de assistente parlamentar júnior, com remuneração básica de R$ 9.456,13 e salário líquido de R$ 7.353,14 em dezembro de 2015, segundo consta no portal de transparência do Senado. Köhler, porém, não explicou por que não foi formalizada a dispensa de ponto de Margrit, procedimento estabelecido no Senado em 2009. Serra não se manifestou até a conclusão desta edição.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

JÁ FALTA MERENDA NAS ESCOLAS DE SP, OBRIGADO PSDB ...(e o Moro, nada....)


Máfia da Merenda já começa a dar "resultados'' práticos


UBES

CADÊ A MERENDA QUE TAVA AQUI?
Ainda estamos na primeira semana de volta às aulas e já temos que nos deparar com comunicados como esse.
Por falta de merendeiras, a escola E. E. Emídio José Pinheiro, localizada no Guarujá, solicitou aos pais e estudantes que levem lanche de casa entre os dias 15 a 18 de fevereiro.
"Nós, estudantes secundaristas de São Paulo não aceitamos ficar sem merenda simplesmente porquê o partido que governa nosso estado, o PSDB, roubou o dinheiro merenda das nossas escolas. Não tem merenda? Então nossa aula vai ser nas ruas reivindicando nossos direitos!", Ângela Meyer, presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES). 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Mídia prepara o golpe através dos 11 princípios de Goebbels


FONTE:HTTP://WWW.MATERIAINCOGNITA.COM.BR/MIDIA-PREPARA-O-GOLPE-ATRAVES-DOS-11-PRINCIPIOS-DE-GOEBBELS/#AXZZ40LOZOZDV


Do site Matéria Incógnita


NÃO SORRIA: VOCÊ ESTÁ SENDO MANIPULADOPropaganda nazista

Este olhar psicótico pertenceu a Joseph Goebbels, o maquiavélico ministro da propaganda de Hitler que, através da manipulação das massas, dopou a Alemanha com o delírio fanático do III Reich.
Os 11 princípios do marqueteiro nazista até hoje são utilizados em golpes políticos e conspirações para desestabilizar governos progressistas por um dos braços armados conservadores: a mídia.
1. Princípio da Simplificação e do Inimigo Único.
Simplifique, não diversifique, escolhendo um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem e concentre-se em um até acabar com ele.
2. Princípio do Contágio
Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem. Lembre um passado perfeito e mostre como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.
3. Princípio da Transposição
Culpe este inimigo por todos os males sociais.
4. Princípio da Exageração e Desfiguração
Exagere as más noticias até desfigurá-las, transformando um delito em mil delitos para criar assim um clima de profunda insegurança e temor: “O que nos acontecerá?”
5. Princípio da Vulgarização
Transforme tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.
6. Princípio da Orquestração
Espalhe boatos até que se transformem em notÍcias e sejam repercutidas pela imprensa.
7. Princípio da Renovação
Bombardeie constantemente o inimigo com más notícias para que o público não tenha tempo de pensar. Sufoque o receptor com elas.
8. Princípio do Verossímil
Sustente a informação com diversas interpretações de “especialistas”, mas todas contra o inimigo escolhido. O objetivo do debate é que o receptor não perceba que as análises não são verdadeiras.
9. Princípio do Silêncio
Oculte toda a informação que não seja conveniente ao projeto de desconstrução do inimigo.
10. Princípio da Transferência
Relacione um fato presente com um acontecimento passado. Sempre que noticiar um novo fato potencialize com outro que tenha acontecido antes.
11. Princípio de Unanimidade
Busque a convergência em assuntos de interesse geral, apoderando-se do sentimento produzido por estes para colocá-los contra o inimigo escolhido.
OBS: Qualquer semelhança com as atuais práticas da velha mídia brasileira, replicadas nas redes sociais pela manada nazi-fascista, não é mera coincidência…


Leia mais: http://www.materiaincognita.com.br/midia-prepara-o-golpe-atraves-dos-11-principios-de-goebbels/#ixzz40LP9AWjc

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Gavões: "Futebol refém da Globo"

Do site do PHA

Torcida do Corinthians volta ao ataque
publicado 15/02/2016
corinthians
Sobrou também para a CBF e o Geraldinho da merenda (Foto: André Lucas Almeida / Futura Press)
Saiu no Terra:


Torcida do Corinthians repete protesto contra CBF e Globo

A torcida organizada Gaviões da Fiel voltou a protestar no clássico contra o São Paulo, nesse domingo, na Arena de Itaquera, contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Rede Globo de Televisão, que detém os direitos de transmissão do Campeonato Paulista. Com faixas erguidas logo no começo do segundo tempo, a facção ligada ao Corinthians também pediu ingressos mais baratos e se manifestou contra o deputado estadual Fernando Capez (PSDB-SP), um dos críticos das uniformizadas paulistas.

 "CBF e FPF, vergonha do futebol", dizia a primeira faixa erguida pelos torcedores. Com ela em mãos, os organizados desceram para perto do alambrado e estenderam o manifesto em um local visível na transmissão oficial da partida pela televisão. "Futebol refém da Rede Globo" e "ingresso mais barato" eram outras mensagens de protesto que apareceram na arquibancada.

"Quem vai punir o ladrão da merenda?", indagava uma quarta faixa dos uniformizados alvinegros. O protesto é uma referência direta ao deputado tucano Fernando Capez, que defende a extinção das uniformizadas. Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o político foi citado por delatores como um dos beneficiários de um esquema de pagamento de propina em contratos superfaturados de merenda escolar. Ele nega a acusação.

Com as faixas em punho, os organizados entoaram um canto de protesto. "Ladrão, devolve o futebol para o povão", gritavam os membros da Gaviões da Fiel. Na vitória por 2 a 1 contra o Capivariano, na última quinta-feira, a fação pendurou uma faixa com críticas à Rede Globo nas arquibancadas. A Polícia Militar, alegando que a faixa trazia dizeres ofensivos, exigiu a retirada do material e iniciou um tumulto nas arquibancadas.

O descontentamento da Gaviões da Fiel com a Rede Globo e as entidades que regulam o futebol paulista e brasileiro teve inicio após uma suspensão de 60 dias ser aplicada à facção. Os organizados foram punidos pela FPF por utilizarem sinalizadores na final da Copa São Paulo de Juniores, disputada entre o Timão e Flamengo, no Pacaembu. Dois protestos em frente à sede da federação paulista já foram realizados pela uniformizada alvinegra desde então.
Do amigo navegante Dona Mancha

Vídeo: LULA sindicalista (anos 80)












Ataques a Lula exigem resposta das ruas!




Por Altamiro Borges

Na próxima quarta-feira, 17 de fevereiro, os movimentos sociais farão um ato de solidariedade ao ex-presidente Lula em frente ao Fórum de Justiça da Barra Funda, na capital paulista. Na ocasião, o líder petista prestará depoimento ao sinistro promotor Cássio Conserino - que não esconde sua ligação com forças hidrófobas da direita. "Lula é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo", será um dos gritos de guerra da manifestação de desagravo, que é convocada pela CUT, CTB, UNE e MST, entre outras entidades. Diante do odioso cerco ao ex-presidente - que une setores do Ministério Público Federal e da PF e conta com o bumbo diário da mídia golpista -, o ato de solidariedade é mais do que justo.


Com o fracasso momentâneo da tese do impeachment, a direita nativa adotou uma nova tática, que consiste em "sangrar" Dilma e "matar" Lula. O objetivo é encurralar o governo, inclusive forçando a adotar o programa neoliberal derrotado nas urnas em 2014, e desgastar ao máximo a imagem de Lula, afastando a possibilidade da sua ameaçadora candidatura presidencial em 2018. Como não dá para anular o seu legado - marcado por importantes avanços sociais -, o esforço dos moralistas sem moral é para cravar no imaginário popular a ideia de que Lula se lambuzou no poder.

Nesta cruzada insana, vale tudo: do triplex no Guarujá, que nem chegou a ser adquirido; aos passeios no sítio de um amigo em Atibaia; até a compra de um bote de lata - tratado como iate - e dos famosos pedalinhos. O ex-presidente, que se tornou um dos palestristas mais bem pagos do mundo devido aos êxitos sociais do seu governo, não pode possuir nada. É uma questão de classe, de ódio de classe. Já o cambaleante Aécio Neves pode usar jatinhos oficiais para carregar seus amigos globais e o caquético FHC pode até comprar um apartamento em bairro nobre de São Paulo para a sua jovem esposa.

Do seu luxuoso triplex, construído ilegalmente numa área de preservação ambiental em Paraty (RJ), a famiglia Marinho usa seu jornal e revista, além da sua tevê aberta e a cabo e sua rádio CBN - que são concessões públicas - para destruir o operário que ousou subir a rampa do Palácio do Planalto. Outras oligarquias midiáticas - Frias, Mesquita e Civita - também disparam torpedos diariamente. O velho udenismo, erguido para destruir as imagens de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart, volta a ser utilizado com uma intensidade ainda mais devastadora.

A direita brasileira - incrustada nos aparatos do Estado e nos aparelhos de hegemonia da sociedade - nunca teve escrúpulos ou limites. Ela não cai na conversa fiada do tal republicanismo, não vacila nos seus intentos. Diferentemente de setores da esquerda, que sempre estão na defensiva em um típico complexo de pequenez, ela é implacável. Para ela, a democracia tem valor puramente funcional. Caso seus interesses sejam colocados em risco, ela não titubeia em pregar a desestabilização econômica e o golpismo político. Mesmo diante de governos de "reformismo brando", como os de Lula e Dilma, ela mostra as suas garras. Não se deve duvidar da capacidade da direita de promover barbaridades.

Daí a importância da manifestação de desagravo desta quarta-feira, 17. Só os movimentos sociais nas ruas podem barrar a cruzada fascista para "sangrar" Dilma e "matar" Lula - ou levá-lo para a cadeia! Em recente conversa, o ex-presidente lamentou o nível de baixaria contra ele deflagrado por setores do MPF, da PF e da mídia. "Eu nunca fiz disputa fora da política. E agora, comigo, estão passando desses limites. Estão jogando abaixo da linha da cintura. Há um projeto para me destruir, e ao nosso legado", relata Mônica Bergamo. É a defesa deste legado e da democracia que está em jogo!