sábado, 31 de março de 2012

Luiz Manfredini : As moças de Minas




Luiz Manfredini

Um relato sobre a dramática repressão política da ditadura militar brasileira está em meu livro "As moças de Minas", tema que ganha importância diante da iminente formação da Comissão da Verdade e do grande debate nacional que ela propiciará.
O livro está à venda nas livrarias Cultura e Curitiba.

Leia a orelha assinada pelo escritor, jornalista e deputado federal do PT baiano Emiliano José, autor, entre outros, do clássico "Lamarca, o capitão da guerrilha" e "Marighela, o inimigo público número um da ditadura militar".


Contribuição inestimável
Emiliano José

As Moças de Minas, romance-reportagem do paranaense Luiz Manfredini, que a gente lê de um só fôlego pela força da história e pelo talento do autor, é uma dessas contribuições inestimáveis à compreensão do que a ditadura era capaz de fazer com seus adversários.

Pertenci à mesma organização dessas moças de Minas – a Ação Popular. Luiz Manfredini foi companheiro das lutas de 1968, na mesma AP. Há tantos outros personagens com quem convivi, incluindo a querida Loreta, que já se foi. E Carlos Valadares, seu companheiro, vivo e ativo em terras baianas. Oldack Miranda, na Bahia também nos dias de hoje, e que escreveu Lamarca, o Capitão da Guerrilha junto comigo. Somos irmãos de sangue, num sentido muito amplo.

Manfredini escreve com a força do romancista, sem deixar de ser jornalista. Constrói com delicadeza os seus personagens reais, em meio ao terror, ao sangue, à violência desmedida e ao mesmo tempo metódica. Jornalistas como Manfredini não fingem qualquer imparcialidade. Têm lado.

Ter lado, no entanto, não o livra da apuração rigorosa, ao contrário. Ele deve procurar a verdade em meio àquele cipoal de fatos aparentemente desconexos. E ele o faz de modo primoroso.

E, no meio desse quadro dantesco, surge a grandeza dessas jovens valentes, a disposição em enfrentar o monstro, em não ceder, mesmo quando surgem situações-limite, como aquela em que Carlos Valadares aparece destroçado frente a uma corajosa Loreta. E ela, coração partido, não titubeia, apesar disso. Há, neste livro, histórias de esperança quando tudo parecia perdido. Não estava. As moças de Minas venceram. Boa leitura.


Emiliano José é jornalista e escritor, autor, entre outros, do clássico Lamarca, o capitão da guerrilha e Marighela, o inimigo público número um da ditadura militar. Atualmente exerce o mandato de deputado federal pelo PT da Bahia.

www.blogdocarlosmaia.blogspot.com Carlos Maia

sexta-feira, 30 de março de 2012

TV Vermelho: Veja toda emoção da festa dos 90 anos do PCdoB



 Do Portal vermelho


Nas ruas, nas praças da luta não fugiu! Viva ao Partido Comunista do Brasil!”. Foi com esse grito que cerca de três mil comunistas externaram sua alegria durante o ato de comemoração do aniversário do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realizado no último sábado (24), na cidade do Rio de Janeiro.


Com exclusividade, a TV Vermelho acompanhou os bastidores e entrevistou parlamentares do Partido e militantes que participaram dessa emocionante festa. 

www.blogdocarlosmaia.blogspot.com  Carlos Maia

Abaixo-assinado Pela revogação da cassação do mandato de Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança





Abaixo-assinado Pela revogação da cassação

 do mandato de Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança

PARA:SENADO FEDERAL

Luiz Carlos Prestes foi uma das personalidades mais marcantes da história brasileira,
até hoje reverenciada por suas atividades políticas e militares, caracterizadas pelo
 nacionalismo e pela defesa das camadas sociais oprimidas.
O Senador Luiz Carlos Prestes foi eleito, diplomado e empossado sem
 nenhuma impugnação. O Partido Comunista do Brasil estava legalmente
credenciado para disputar as eleições de 2 de dezembro de 1945. Luiz
 Carlos Prestes exerceu seu mandato até ser cassado pelo ato da Mesa
 do Senado, embora tivesse o direito ao exercício de seu mandato até
 31 de janeiro de 1955, conforme determinava a Constituição então vigente.Os signatários

Este abaixo-assinado encontra-se alojado na internet no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para abaixo-assinados (petições públicas) online.
Caso tenha alguma questão para o autor do abaixo-assinado poderá enviar através desta página de contato

Tecle no link abaixo para assinar o abaixo-assinado:


quinta-feira, 29 de março de 2012

29 de março, na TV: PCdoB conta ao povo brasileiro sua história de luta




Milhões de brasileiros que estavam sitonizados em qualquer canal de televisão aberta conheceram, nesta quinta-feira (29), a história de luta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). 


Os 90 anos do PCdoB ganharam roupagem cinematográfica que desfilou pelos lares de todas as regiões e classes sociais do país em um programa televisivo de 10 minutos, comemorando as nove décadas de sonho e despertar.

Apresentado para cada cidadão as contribuições desse combativo Partido. Um Partido que, efetivamente, contribuiu para a história do nosso país.
..




www.blogdocarlosmaia.blogspot.com  Carlos Maia
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179506&id_secao=1

Vermelho: música popular com a cara do PCdoB



Do portal Vermelho


De Chico da Silva


Vermelho, interpretada por Márcia Freire

A cor de meu batuque tem o toque
Tem o som da minha voz
Vermelho, vermelhaço, vermelhusco
Vermelhante, vermelhão.

O velho comunista se aliançou
Ao rubro do rubor do meu amor
O brilho do meu canto tem o tom
E a expressão da minha cor
(Vermelho)

A cor de meu batuque tem o toque
Tem o som da minha voz
Vermelho, vermelhaço vermelhusco
Vermelhante, Vermelhão

O velho comunista se aliançou
Ao rubro do rubor do meu amoor
O brilho do meu canto tem o tom
E a expressão da minha cor
(Vermelho)

Meu coração é vermelho 
Hei hei hei
De vermelho vive o coração
eoh eoh

Tudo é garantido após a
rosa avermelhar.
Tudo é garantido após o sol vermelhecer
Vermelhou no curral
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão

O fogo de artifício da vitória avermelhou
Vermelhou no curral
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão
O fogo de artifício da vitória avermelhou



www.blogdocarlosmaia.blogspot.com   Carlos Maia
http://www.vermelho.org.br/prosapoesiaearte/noticia.php?id_noticia=178999&id_secao=285 

Associação dos Moradores do bairro da Boa Vista , a mais antiga do Paraná

















  Veja o vídeo , tecle no link:


http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/4075




Associação de Moradores do Bairro Boa Vista
A mais antiga do Paraná

A associação dos moradores do Bairro da Boa vista- Curitba/Pr, nasceu em pleno regime militar agõsto de 1965.Numa época que  todas as organizações populares eram duramente perseguidas pelos dirigentes militares.Com ousadia e espírito combativo, lideranças, moradores do bairro entendiam que era necessário uma representação sua que pudesse servir  como sua voz....nascia assim a AssBV Associação dos Moradores do  bairro da Boa Vista!




www.blogdocarlosmaia.blogspot.com Carlos Maia


Militares da reserva são cercados e humilhados por manifestantes na Cinelândia, no Rio


Do jornal fascistóide  Estadão:
RIO - Dezenas de militares da reserva que assistiram ao debate "1964 - A Verdade" ficaram sitiados no prédio do Clube Militar, na Cinelândia, no centro do Rio, na tarde desta quinta-feira, 29. O prédio foi cercado por manifestantes que impediram o trânsito pelas duas entradas do imóvel.
O evento marcou o aniversário do golpe militar de 1964 e reuniu militares contrários à Comissão da Verdade. Ao fim do evento, eles tentaram sair, mas foram impedidos por militantes do PC do B, do PT, do PDT e de outros movimentos organizados que protestavam contra o evento.
"Tortura, assassinato, não esquecemos 64", gritavam os manifestantes. "Milico, covarde, queremos a verdade", diziam outros. Velas foram acesas na frente da entrada lateral do centenário do Clube Militar, na Avenida Rio Branco, representando mortos e desaparecidos durante a ditadura militar. Homens que saíam do prédio foram hostilizados com gritos de "assassino". Tinta vermelha e ovos foram jogados na calçada, sem atingir ninguém.
Homens do Batalhão de Choque foram ao local e lançaram spray de pimenta e bombas de efeito moral contra o grupo, que revidou com ovos. Um dos manifestantes foi imobilizado por policiais e liberado em seguida após ser atingido supostamente por uma pistola de choque, e outro foi detido e algemado.
Os militares foram inicialmente orientados a sair em pequenos grupos por uma porta lateral, na rua Santa Luzia, mas tiveram que recuar por conta do forte cheiro de gás de pimenta que tomou o térreo do clube. A Polícia Militar tentou conter os manifestantes e chegou a liberar a saída de algumas pessoas pela porta principal, mas por medida de segurança voltou a impedir a saída.
Um grupo que saiu sob proteção do Batalhão de Choque da Polícia Militar foi alvo de xingamentos. Os manifestantes chamaram os militares de "assassinos" e "porcos". Mais tarde, a saída dos militares da reserva foi liberada por meio de um corredor aberto por PMs entre o prédio e a entrada da estação Cinelândia do metrô, a poucos metros do Clube Militar.
Por volta das 18 horas, saiu do prédio o general Nilton Cerqueira, ex-secretário de Segurança do Rio, que comandou a operação que culminou na morte do ex-capitão Carlos Lamarca, que aderiu à luta armada e foi morto no interior da Bahia em 1971.
Às 18h20, o ambiente continuava tenso, com manifestantes cercando as duas saídas, e um dos militares foi empurrado. O trânsito na Rua Santa Luzia entre a México e a Avenida Rio Branco foi interrompido e há engarrafamento na Rio Branco.
www. blogdocarlosmaia .b log spot.com  Carlos  Maia

José Agripino Maia (DEMo-) é citado em depoimento de esquema ilegal milionário


Do Blog Pragmatismo Político


Depois do senador Demóstenes Torres, agora é o presidente nacional do Democratas, Agripino Maia, que pode enfrentar problemas. Seu nome é mencionado em depoimento de empresário sobre esquema de corrupção na inspeção veicular do RN: teria recebido R$ 1 milhão em dinheiro para campanha

agripino maia corrupção demO presidente nacional do DEM, José Agripino Maia (RN), assumiu a liderança do partido no Senado nesta semana, depois da renúncia de Demóstenes Torres (GO) da posição. Mas, assim como Demóstenes, que abriu mão de liderar o partido depois que suas relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira foram expostas, Agripino também pode ficar sem clima para representar a legenda no Congresso Nacional. Em termo de interrogatório publicado na última quarta-feira por um site de Natal (www.blogdoprimo.com.br), o senador é mencionado por um empresário como beneficiário de uma doação de R$ 1 milhão em dinheiro vivo para sua campanha de 2010. O repasse o ligaria ao esquema desbaratado pela Operação Sinal Fechado no Rio Grande do Norte.

O depoimento, prestado pelo empresário José Gilmar de Carvalho Lopes aos promotores de Justiça Eudo Rodrigues Leite e Rodrigo Martins da Câmara, faz parte de uma apuração sobre “supostas irregularidades em contratos e convênios do Detran/RN, especialmente acerca de inspeção veicular”. José Gilmar de Carvalho Lopes se apresenta como sócio da empresa Montana – é conhecido como “Gilmar da Montana” – e diz que o empresário e lobidta George Olímpio distribuiu um percentual de 40% de sua parte nos futuros lucros do consórcio INSPAR, contratado para realizar a inspeção veicular no Rio Grande do Norte, para os ex-governadores do estado Iberê Paiva Ferreira de Souza e Wilma Maria de Faria.

A doação de R$ 1 milhão em dinheiro de George Olímpio para Agripino Maia e a Carlos Augusto Rosado (marido da governadora Rosalba Ciarlini - DEM) surge, no depoimento, como contraponto para as doações que o mesmo Olímpio teria feito a Iberê Paiva e Wilma Faria – uma espécie de garantia para, no caso de o esquema dar errado, os opositores do governo não se manifestarem. De acordo com José Gilmar de Carvalho Lopes, o valor de R$ 1 milhão “foi acertado no sótão do apartamento de José Agripino em Morro Branco”.
A quantia não foi declarada pelo senador na prestação de conta de sua campanha – pelo menos como sendo proveniente de George Olímpio. O empresário José Gilmar de Carvalho Lopes não apresenta provas sobre o que diz, portanto não se pode, ainda, julgar Agripino Maia ou cravar sua participação no esquema. Mas, num DEM já enrolado com o envolvimento de seu grande expoente com um bicheiro, Agripino podia passar sem essa.
www.blogdocarlosmaia.blgspot.com  Carlos Maia 

DEMÓstenes Torres -DEMo/GO admite que “está morto” politicamente


                                         Demó stenes Torres


Do Portal Vermelho


Investigado pela Procuradoria-Geral da República por suspeita de envolvimento com o empresário de jogos ilegais Carlos Cachoeira, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse nesta quarta (28) a pessoas próximas que "está morto" politicamente, mas que não vai renunciar nem se licenciar do cargo. A informação é da Folha de S.Paulo.


A interlocutores que estiveram com o senador do DEM nesta quinta (28) em seu gabinete, o senador disse que houve um vazamento intencional das investigações. Na tarde desta terça (27) ele pediu afastamento da liderança do DEM no Senado, em carta enviada ao presidente nacional da legenda, José Agripino Maia (RN). 

O destino político de Demóstenes Torres começará a ser definido na próxima semana. Na terça-feira (3), a Executiva Nacional do Democratas (DEM), partido de Demóstenes, marcou uma reunião para decidir se será aberto um processo de investigação interna que pode levar à expulsão dele da legenda.

Ainda nesta quarta, o PSOL protocolou no Conselho de Ética uma representação contra Demóstenes, para investigá-lo por quebra de decoro parlamentar — o que pode acarretar na cassação de seu mandato. Ele ainda corre o risco de ser expulso de sua sigla.

Denúncia

O nome do senador Demóstenes Torres (DEM) aparece em conversas, gravadas pela Polícia Federal, em que o empresário de jogos clandestinos Carlinhos Cachoeira e integrantes do seu grupo mencionam cifras milionárias ligadas ao nome do político.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) na quarta-feira a abertura de inquérito para investigar Demóstenes. 

Demóstenes admite que recebeu de Cachoeira um telefone especial para conversas entre os dois. A investigação policial gravou cerca de 300 diálogos entre o senador e o empresário de jogos por pelo menos oito meses.

O democrata também ganhou de Cachoeira um fogão e uma geladeira, presentes que segundo Demóstenes foram oferecidos por um "amigo" quando se casou no ano passado.

Fonte: 
Folha de S.Paulo



www.blogdocarlosmaia.blogspot.co  Carlos Maia
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179431&id_secao=1

Presidente do DEMo diz que Demóstenes Torres pode ser expulso da legenda


                             DEMOstenes Torres


Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), que assumiu a liderança do partido deixada por Demóstenes Torres (GO) na manhã de hoje (27), disse que aguarda informações da Procuradoria-Geral da República para que o senador goiano possa defender-se e, a partir de então, o partido tome uma posição quanto à permanência dele na legenda.
Agripino Maia lembrou que, em outra ocasião, o partido já decidiu expulsar um membro quando ficou comprovado que ele estava envolvido em um escândalo de corrupção. Foi em 2009, na Operação Caixa de Pandora, que resultou na prisão do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. Para o presidente e líder do DEM, é possível que o mesmo ocorra com Torres se ele não conseguir provar sua inocência.
“Eu não quero dizer que a expulsão é provável porque eu não conheço as acusações e não quero fazer um julgamento antecipado. Agora, posso dizer apenas que o partido já teve, em circunstâncias preocupantes, um comportamento claríssimo que o Brasil todo conheceu. E não vai hesitar um minuto em repetir a dose se as evidências se mostrarem iguais”, declarou Agripino Maia.
Nos últimos dias, aumentou a pressão de senadores para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, repasse ao Senado as gravações da Polícia Federal (PF) e outras informações de inquéritos que citam Demóstenes Torres e o ligam ao empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira.
Hoje, Gurgel recebeu um grupo de senadores e os informou que irá encaminhar ao STF o pedido para iniciar uma investigação contra todos os parlamentares citados na Operação Monte Carlo, da PF, que culminou na prisão de Cachoeira. Além de Demóstenes Torres, trechos de gravações que vazaram da operação implicam também os deputados Sandes Júnior (PP-GO) e Carlos Alberto Lereia (PSDB-GO).
Gurgel também disse que encaminhará as informações que possui sobre o envolvimento de Demóstenes com Cachoeira para o corregedor-geral do Senado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que participou da reunião com o procurador-geral, disse que vai aguardar a abertura de inquérito contra Demóstenes e o envio das informações a Vital do Rêgo, para, então, abrir representação contra ele no Conselho de Ética do Senado.
“Claramente me parece que não tem mais condições para o senador Demóstenes aqui, no âmbito do Senado Federal. Eu, se fosse o senador Demóstenes, acho que a única alternativa que restaria neste momento seria a renúncia. Da nossa parte, ocorrendo a denúncia da PGR ao Supremo com o pedido de abertura de inquérito, torna-se inevitável que aqui sejam representados os membros envolvidos na Operação Monte Carlo ao Conselho de Ética”, disse o líder do PSOL.
Nesta terça, Demóstenes Torres enviou ofício ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), comunicando que ocupará a tribuna da Casa para se defender assim que tiver acesso ao conteúdo dos autos dos processos nos quais é citado. “Não me escusarei de responder a qualquer questionamento que, por ventura, seja feito pelos senhores senadores e senhoras senadoras”, garantiu no documento.
O senador disse ainda que vem sofrendo nas últimas semanas “toda sorte de ataques à minha honra, sem que sejam observadas as garantias constitucionais previstas em qualquer Estado Democrático de Direito”. Ele também repetiu o que disse em discurso no dia 6 de março, quando se propôs a ser investigado no Supremo Tribunal Federal para esclarecer as acusações de que teria recebido dinheiro em troca de favores a Carlinhos Cachoeira.
Edição: Lana Cristina
 www.blogdocarlosmaia.blogspot.com Carlos Maia

O papa em Cuba: mídia não respeita direitos humanos

Do Blog  O Outro Lado da Notícia


Osvaldo  Bertolino



O papa não é santo, todos os medianamente informados sabem disso. Bento XVI vem da escola direitista do Vaticano, outra constatação ao alcance de todos. Mas o seu papel como autoridade central do catolicismo precisa ser respeitado. Ao fazer isso, se respeita toda a população católica mundial. O mesmo vale para qualquer outra religião. 


É obrigação de qualquer democrata, independente de credo, ideologia ou nacionalidade. A intolerância religiosa é uma das formas mais agressivas de desrespeito aos direitos humanos. 


Outra é manipular a religião para combater ou defender essa ou aquela ideologia. Foi exatamente o que fez a mídia com a visita do papa a Cuba. Torceram e distorceram o máximo das falas de Bento XVI para dizer que “rezou pela liberdade”, que ele condenou isso e aquilo do “regime”. 


Os mitômanos-mafiosos sequer se dignaram a registrar as palavras do papa sobre o bloqueio criminoso, que viola frontalmente todos os direitos humanos, imposto pelo regime norte-americano e macaqueado por seus asseclas mundo afora, como é o caso da mídia brasileira. 


Veja aqui: 


Benedicto XVI: Medidas económicas impuestas desde fuera pesan negativamente sobre Cuba

http://outroladodanoticia.com.br/inicial/32629-benedicto-xvi-medidas-economicas-impuestas-desde-fuera-pesan-negativamente-sobre-cuba.html
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com  Carlos Maia

quarta-feira, 28 de março de 2012

A comunista Manuela(PCdoB) e Fortunati (PDT)em empate técnico em Porto Alegre




A primeira pesquisa realizada neste ano de intenção de votos para a eleição na capital revela uma forte tendência do pleito: a polarização entre Manuela d'Ávila (PCdoB) e José Fortunati (PDT). A pesquisa foi realizada pelo jornal Correio do Povo/Instituto Methodus e aponta empate técnico entre o atual prefeito e a deputada.


Nos três cenários pesquisados, a vantagem de Fortunati sobre Manuela varia de 0,9 ponto percentual a 3,1 pontos percentuais, conforme o cenário, mas os índices são inferiores à margem de erro admitida para a pesquisa, de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Em terceiro lugar nas intenções de voto aparece o deputado estadual Adão Villaverde (PT).







O ano da eleição inicia com uma situação exatamente igual aquela que foi verificada nos levantamentos realizados no segundo semestre do ano passado, ou seja, não há uma variação significativa nas diferenças entre Fortunati e Manuela. É a constatação da comparação com a pesquisa anterior do Correio do Povo/Instituto Methodus, publicada em outubro de 2011, quando o deputado Adão Villaverde ainda não havia lançado sua pré-candidatura.

O que chama a atenção é que nem mesmo a superexposição publicitária feita desde o final do ano passado pela prefeitura, baseada nas grandes obras para a Copa, tem sido suficiente para distanciar Fortunati de Manuela. 




Também nos cenários de segundo turno o empate técnico se verifica. Já na pesquisa espontânea, quando os eleitores ouvidos apontam livremente o nome de sua preferência, Fortunati e Manuela novamente as primeiras posições, com 8,2% e 4,2%. Villaverde aparece com 2,2%.







PT pode ficar fora do segundo turno


Outra tendência que a pesquisa demonstra é a possibilidade de o Partido dos Trabalhadores ficar de fora do segundo turno da eleição, caso mantenha-se o desenho que vem desde o ano passado, com a polarização entre Fortunati e Manuela.



Da redação local

www.blogdocarlosmaia.blogspot.com   Carlos Maia
http://www.vermelho.org.br/rs/noticia.php?id_noticia=179227&id_secao=113

terça-feira, 27 de março de 2012

Projeto de Netinho sobre Igualdade Racial é aprovado


Do Portal Vermelho


Comissão de Educação, Cultura e Esportes aprova projeto do Vereador Netinho de Paula para a Igualdade Racial


 netinho na comissão
 Reunião da Comissão

O projeto de emenda a Lei Orgânica do Município (PLO) que trata da Igualdade Racial, de autoria do vereador Netinho de Paula, foi aprovado na quarta-feira (21) na Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo. Todos os vereadores membros da Comissão deram parecer favorável ao projeto.

A aprovação pela Comissão coincide com o Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial, data criada pela ONU e que remete ao trágico Massacre de Shaperville, onde 69 pessoas, em 1960, morreram em Joanesburgo, capital da África do Sul, protestando por mais direitos aos negros. "É uma grande vitória para a nossa gente que faz parte dos grupos que são historicamente discriminados pela sociedade", comenta o vereador Netinho de Paula. "A emenda inclui deveres importantes para o Estado no combater à discriminação racial, inserindo o debate na agenda política da cidade. Também foi muito interessante que a votação do projeto, depois de toda a tramitação, acabasse caindo bem nesse dia simbólico, é uma comemoração merecida para um dia tão importante", destaca ele.

O PLO acrescenta artigos na lei maior do município que impõe ao poder público o dever de combater o racismo e a desigualdade entre a população de São Paulo, com trechos que determinam, por exemplo, que o orçamento da cidade deve ser construído contemplando "políticas de ação afirmativa e políticas de promoção da igualdade e inclusão social", que cabe ao Município apoiar "iniciativas em defesa da cultura, da memória e das tradições" dos grupos éticos que compõem a população paulistana e também executar programas que garantam a "igualdade de oportunidades" para todos os paulistanos. O projeto também inclui na legislação que o Poder Público de São Paulo deve elaborar o "Plano Municipal da Igualdade Racial", este com metas que visam materializar a implementação do Estatuto da Igualdade Racial na cidade. 

O Estatuto é uma lei federal de 2010 que estabelece normas para garantir os direitos dos negros no Brasil, tornando-se um instrumento de avanço social. "Tenho a plena convicção de que para se fortalecer a democracia é preciso que se reduzam as desigualdades. Para isso é preciso mudar as instituições e afirmar seus compromissos com a garantia dos Direitos Humanos, por isso, esse Projeto de Emenda deve fortalecer o compromisso da cidade de São Paulo, efetivando-se como importante dispositivo no combate à discriminação", disse o vereador Netinho de Paula.

Para ver a íntegra do projeto, acesse: http://camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br/iah/fulltext/projeto/PLO0006-2011.pdf

Foto: Gute Garbelotto/CMSP.



www.blogdocarlosmaia.blogspot.com   Carlos Maia
http://www.vermelho.org.br/sp/noticia.php?id_noticia=179191&id_secao=39

Quais são as diferenças entre o PCdoB e o PCB?



Breve resumo dessas diferenças:


O Partido Comunista do Brasil e o Partido Comunista Brasileiro, assim diferenciados, coexistem desde 1962.Um exemplo de diferença entre esses partidos sob o aspecto político: o PCdoB travou a luta armada contra a ditadura militar que se implantou no Brasil a partir de 1964, tendo organizado a Guerrilha do Araguaia. O PCB criticou o caminho armado como forma de luta oposicionista contra a ditadura militar. Um exemplo do aspecto ideológico: o PCdoB criticava a política desenvolvida pela URSS após a tomada do poder por Nikita Kruschev, que era abertamente defendida pelo PCB.

Quanto aos aspectos históricos: O Partido Comunista do Brasil foi fundado em 25 de março de 1922, como seção da Internacional Comunista. No final dos anos 50, uma parte da direção, liderada por Luis Carlos Prestes, mudou o nome do Partido para Partido Comunista Brasileiro (PCB), tirou de seus estatutos a referência ao internacionalismo proletário e à revolução socialista. Em resposta, um grupo de 100 comunistas, liderado por João Amazonas, Maurício Grabois e Pedro Pomar, reorganizou em 18 de fevereiro de 1962 o Partido Comunista do Brasil, e passou a adotar a sigla PCdoB (para diferenciar-se da sigla PCB).

O PCB ficou conhecido como "partidão", por ter ficado com a maioria do partido em 1962. Nos anos seguintes, esse partido sofreu várias divisões (saíram, dentre outros, o próprio Prestes), a última das quais deu origem ao PPS....

www.blogdocarlosmaia.blogspot.com Carlos Maia