quarta-feira, 10 de julho de 2019

Órgãos de Segurança da Rússia/URSS

Resultado de imagem para NKVD SIMBOLO


(NKVD)
Em 10 de Junho de 1934, é criado o Comissariado do Povo dos Assuntos Internos da URSS, no qual é integrada a OGPU, com a nova designação GUPB - Glávnoe Upravlénie Gossudárstvenoi Besopastnosti(Direcção Principal de Segurança de Estado), que ficou conhecida como os órgãos do NKVD.
Okhrana
Okhrannoye otdeleniye (Departamento de Segurança) polícia secreta do regime tzarista russo criada em 1881, com plenos poderes em matéria de crimes políticos. Esta polícia política secreta foi dissolvida após a Revolução de Fevereiro, em Maio de 1917. Leia texto de Victor Serge sobre a Okhrana
Tcheka
A "Comissão Extraordinária de Toda a Rússia para o Combate à Contra-Revolução e a Sabotagem" foi a primeira polícia secreta soviética, tendo sido criada por Lenin através de decreto em 20 de dezembro de 1917. Seu nome completo em russo é: Всероссийская чрезвычайная комиссия по борьбе с контрреволюцией и саботажем, mas ficou conhecida pela abreviatura de Cheka. Seu primeiro comandante foi Felix Edmundovich Dzerzhinsky.
GPU
GPU - Gossudártsvenoe Politítcheskoe Upravlénie (Direcção Política Estatal), órgãos de segurança, criados em 6 de Fevereiro de 1922 por proposta de V.I. Lénine, que sucederam à Tcheka (Comissão Extraordinária de Toda a Rússia para o Combate à Contra-Revolução e Sabotagem) constituída em Dezembro de 1917. Ao contrário da Tcheka, que dependia directamente do governo soviético, a GPUfoi criada no âmbito do Ministério dos Assuntos Internos (NKVD) da Rússia, bem como de outras repúblicas.
OGPU
OGPU - Obedinénnoe Gossudártsvenoe Politítcheskoe Upravlénie (Direcção Política Estatal Unificada), criada em 15 de Novembro de 1923, veio centralizar num só órgão as competências pela segurança de todo Estado Soviético, a luta contra actividades contra-revolucionárias, espionagem etc., subordinado directamente ao governo da URSS.
GUPB (NKVD)
Em 10 de Junho de 1934, é criado o Comissariado do Povo dos Assuntos Internos da URSS, no qual é integrada a OGPU, com a nova designação GUPB - Glávnoe Upravlénie Gossudárstvenoi Besopastnosti(Direcção Principal de Segurança de Estado), que ficou conhecida como os órgãos do NKVD.
Em 3 de Fevereiro de 1941, o Comissariado do Povo dos Assuntos Internos (NKVD) é dividido em dois órgãos independentes, o NKVD e o Comissariado do Povo da Segurança do Estado (NKGB). Porém, passados poucos meses, em Junho, voltam a ser unificados num único comissariado, o NKVD da URSS.
Em Abril de 1943, os órgãos de segurança são de novo separados do Comissariado dos Assuntos Internos, reconstituindo-se como um comissariado autónomo (NKGB). Em 15 de Março de 1946, o NKGB é designado Ministério da Segurança do Estado (MGB).
No ano seguinte é criado o Comité de Informação (KI) junto do Conselho de Ministros com competência na política externa e informações militares. O KI passou para a dependência do Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1949. Mais tarde, em Janeiro de 1952 este serviço voltou a ser integrado no Ministério da Segurança de Estado (MGB) como a Primeira Direcção Principal (PGU).
Em 7 de Março de 1953, o Ministério da Segurança de Estado (MGB) é fundido com o Ministério dos Assuntos Internos, adoptando a designação deste último (MVD).
KGB
Por fim, em 13 de Março de 1954, é criado o Comité de Segurança do Estado (KGB) junto do Conselho de Ministros da URSS, que viria a existir até à sua extinção em 22 de Outubro de 1991. No âmbito das suas atribuições e competências incluíam-se, entre outros, os órgãos de segurança do Estado, as tropas fronteiriças, os órgãos de contra-espionagem, estabelecimentos de ensino e de investigação científica.
  Fonte: Martens - Um Outro Olhar Sobre Stáline

Morre Paulo Henrique Amorim.A democracia empobrece mais ainda

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, texto


Faleceu na manhã desta quarta-feira, o jornalista Paulo Henrique Amorim. PHA tinha 77 anos e iniciou sua carreira no jornalismo em 1961, no jornal A noite, do Rio de Janeiro. Paulo Henrique Amorim passou pelas emissoras de TV Manchete, Globo, Band, TV Cultura e Record. Outro trabalho de grande destaque do jornalista é o blog Conversa Afiada, que pode ser acessado no link conversaafiada.com.br. Lamentamos a perda de mais um grande profissional do jornalismo.

Do Dicas do Jornalismo