terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Trabalhadores na luta: Greve de motoristas e cobradores deixa Curitiba sem ônibus


Categoria unida!!

A greve dos motoristas e cobradores que trabalham nas empresas do transporte público de Curitiba e região metropolitana deixou a cidade sem ônibus na manhã desta terça-feira (14). No Centro, não havia cobradores nas estações tubo ou ônibus circulando por volta das 7 horas. Também é difícil conseguir táxi nesta manhã.
Em locais por onde passam diversas linhas como na Praça Rui Barbosa, Terminal Guadalupe, Avenida Cândido de Abreu, Presidente Affonso Camargo e Marechal Deodoro, passageiros aguardavam os ônibus, mas nenhum coletivo realizava o transporte. Segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), há piquetes nas garagens impedindo os ônibus de saírem das ruas, o que faz com que o mínimo de 30% da frota circulando não seja cumprido.
A Urbanização de Curitiba S.A. conseguiu uma liminar para que 80% dos ônibus do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana circulem nos horários de pico – das 6 às 9 horas e das 16h30 às 20 horas (em dias úteis). Fora dos horários de maior movimentação, a liminar determina que 60% dos ônibus tenham de trafegar.
A assessoria de imprensa da URBS informou que entrou com o pedido de liminar às 2h47 desta terça-feira (14). Os ônibus não circularam no início da manhã desta terça-feira porque o Sindimoc ainda não tinha sido comunicado oficialmente da decisão da Justiça.
A greve dos motoristas gerou transtornos para você? Mande seu depoimento para vidaecidadania@gazetadopovo.com.br. As histórias selecionadas serão publicadas na edição desta quarta-feira.
O curitibano enfrenta dificuldade de conseguir pegar táxis. No início da manhã desta terça-feira, as principais empresas de rádio táxi da cidade estavam com as linhas telefônicas congestionadas.
A direção do sindicato da categoria estava reunida por volta das 7h50 para definir os rumos da paralisação e de que forma cumprir a determinação de colocar nas ruas pelo menos 30% da frota de ônibus de Curitiba.
De acordo com o Sindimoc, os moradores da região metropolitana também não têm transporte coletivo nesta terça-feira. Os ônibus não saíram das garagens nesta manhã. A paralisação afeta as linhas da Rede Integrada de Transporte – que ligam municípios da RMC a Curitiba – e também as linhas que trafegam somente dentro das cidades.
Trânsito
A falta de ônibus e a dificuldade para conseguir um táxi causaram reflexos no trânsito de Curitiba. Muitos moradores da capital e da RMC tiveram de tirar os veículos da garagem para ir ao trabalho ou levar alguém da família. O mau tempo complicava ainda mais a situação.
A Rua Guilherme Pugsley (via rápida bairro-Centro) estava congestionada e os motoristas trafegam a 20 quilômetros por hora, por volta das 8h20. Havia lentidão na Avenida do Batel, na Rua Doutor Pedrosa, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, na Avenida das Torres, entre outras vias.
É preciso ter atenção ao cruzar as caneletas dos ônibus biarticulado, pois havia registro de infrações de trânsito nesta manhã. Alguns motoristas foram vistos trafegando pela via exclusiva dos ônibus na Avenida Marechal Floriano.
Greve
Os motoristas e cobradores iniciaram a greve por tempo indeterminado às duas horas da manhã desta terça-feira (14). Após negociações com o sindicato patronal, os funcionários recusaram, em assembleia realizada na Praça Rui Barbosa na noite de segunda-feira (13), a proposta do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp). A estimativa do sindicato é que mais de três mil pessoas tenham comparecido à assembleia desta segunda-feira.
Da www.gazetadopovo.com.br
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com   Carlos Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário