terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Neonazistas de Curitiba:Guarda Municipal é preso após atirar contra rapaz no Largo da Ordem



Guarda Municipal é preso após atirar contra rapaz no Largo da Ordem

Durante uma briga em um bar, guarda teria atirado para proteger skinheads no último sábado

O Guarda Municipal de Curitiba Luis Ortigoza Lobo de França, conhecido como “Sagui”, foi preso pela Polícia Militar do Paraná (PM-PR na noite do último sábado (11) acusado de dar um tiro na perna de um rapaz na região do Largo da Ordem, no centro histórico da capital paranaense. Ortigoza teria atirado com uma arma particular durante uma briga para proteger amigos que estavam em um bar com ele. Segundo informações da PM, quatro colegas do guarda municipal são skinheads, conhecidos por incitar o ódio contra negros e homossexuais.
O guarda e os skinheads foram detidos e encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/SUL). O guarda permanece detido na carceragem do Centro de Operações Policiais Especiais, o Cope da Polícia Civil. O nome e o estado de saúde da vítima não foram divulgados.
A confusão teria iniciado por volta das 22h30 de sábado em um bar na rua Almirante Barroso, no bairro São Francisco. “Quando nossas equipes chegaram ao local, encontraram a vítima ferida por arma de fogo na perna esquerda; o Siate foi acionado para encaminhá-la ao Hospital Evangélico”, contou o major da PM-PR Bruno Soares, em nota distribuída pela corporação. Segundo ele, testemunhas disseram que um grupo de skinheads teria sido responsável pelos disparos.
Os policiais fizeram buscas na região e localizaram dois suspeitos perto da praça 29 de Dezembro. “Eles foram reconhecidos pelas testemunhas, admitiram estar no local da ocorrência, porém negaram os disparos, passando o endereço do possível suspeito”, revelou o major. Os dois teriam então contado que o autor do tiro era “Sagui”, que foi preso em casa, na rua Lysimaco Ferreira da Costa, no Centro Cívico.
Com ele, a PM apreendeu duas armas de fogo: um revólver Taurus calibre 38, pertencente à Guarda Municipal e uma pistola PT 638 Taurus, calibre 380. O major disse que o guarda confirmou ser o autor dos tiros. “Ele assumiu a autoria dos disparos contra a vítima no Alto São Francisco”, frisou Bruno.
Investigação
diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso, informou que Ortigoza está de férias da corporação e que é considerado um servidor exemplar. “Dentro da guarda municipal, o trabalho dele é excelente”, destacou. Ele refutou a hipótese de o guarda ser um skinhead. “Nós desconhecemos essa informação. A princípio não era com ele (a briga), era com os amigos dele."
O diretor reprovou a atitude e disse que o uso de uma arma é indicado apenas para proteção pessoal. “Em hipótese nenhuma se usa arma para se envolver em briga. Só em casos excepcionais, para a própria defesa. A ouvidoria da guarda abriu um procedimento e vamos acompanhar a investigação junto com a Polícia Civil”, informou.
Segundo ele, o guarda está sujeito a penalidades que vão desde uma advertência, passando por suspensão ou até a demissão do cargo.
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com  Carlos Maia

10 comentários:

  1. Olha, é interessante se informar: SKINHEAD NÃO É NAZISTA. Vc deve estar querendo dizer WP ou White Powers... Mas isso é um erro comum: a maioria das pessoas usam nomenclaturas dadas pela rede bobo de comunicação...

    ResponderExcluir
  2. Nem todo skinhead é nazista. Basta antes de publicar, informar-se.

    ResponderExcluir
  3. é tudo a mesma bosta, vão arrumar o que fazer! e respeitem o direito de ir e vir dos outros....

    ResponderExcluir
  4. Não cara, não são mesma bosta. Se todos tivessem a metade de senso patriótico que os verdadeiros skinheads tem, Brasil não seria muito melhor do que é.

    ResponderExcluir
  5. Em que se fundamenta o senso patriótico dos skinheads?

    ResponderExcluir
  6. Há os skinheads RAC (os ditos neo-nazistas, ultraconservadores, capitalistas, machistas e racistas), SHARP (contrários ao primeiro e a qualquer preconceito racial ou xenófobo) e RASH (anarquistas, de ideologia comunista e também contrários a preconceitos).

    Eu particularmente acho a cultura skinhead, como um todo, muito infantil e alienante. Apesar de me identificar com os ideais dos anarquistas não-preconceituosos. Neo-nazistas são uma literal doença social, todo aquele que defende a morte ou a humilhação de qualquer classe ou grupo de pessoas dentro da esfera social realmente precisa de ajuda psiquiátrica.

    ResponderExcluir
  7. Inclusive, os neo-nazistas na cultura skin surgiram após mais de 25 anos de existência do movimento apenas com a ligação da juventude branca (ligada a KKK) nos EUA com a musicalidade e estilo visual, mas não somando preceitos ideológicos. Nesse momento nasceu o Skinhead White Power.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. os fascistas brasileiros estao se reorganizando e parte desse processo sera se constituirem como um grupo politico aceito publicamente. para isso estao querendo se livrar do stigma de neonazistas, querendo ser "apenas nacionalistas". nos sabemos que eh mentira, TODOS tem tendencia nazista e racista. uma garota namorada de um "careca do brasil" iniciou um movimento em 2000 e pouco atraves da internet no qual afirmava que "nem todo skinhead eh nazista" "skinheads sao pretos jamaicanos" "o verdadeiro skinhead eh isso e aquilo" etc etc etc com isso ela conseguiu, contando com o apoio de um setor da esquerda, espalhar esse discurso que agora vemos nos comentarios. esse pessoal que falam todos o mesmo discurso NAO SAO SKINHEADS nao tem raizes no movimento skin brasileiro - todo ele fascista, sao muleques que se vestem com aparencia e dizem ser da cultura skinhead 69, o que eh uma falacia. curitiba virou um antro desse movimento pseudo-skin. agora que a "agua bateu na bunda" dos comunistas eles estao comecando a atinar para a gravidade do fato que nos anarquistas estamos sofrendo ha muito tempo. e shame on you esquerdistas pois o preconceito que vcs tem contra anarquistas soh favorece os grupos de direita. assim como a revoada das galinhas foi na verdade uma confusao causada por comunistas que entraram na ultima hora no movimento antifascista, essa revoada na verdade impediu que os anarquistas eliminassem os chefes do fascismo brasileiro, os quais mais tarde implantaram a ditadura militar. dica: acabar com essa romantizacao da cultura skinhead: vc pode ouvir reggae sem se fantasiar de skinhead, vc pode gostar de futebol, vc pode beber cerveja sem ficar por ahi elogiando uma cultura de assassinos. outro ponto sao as reportagens da globo que fazem um mal danado aa luta antifascista no brasil, colocando punks & skinheads como iguais, como gangs, como brigoes para combaterem o movimento punk/anarquista que critica a globo sempre. todas as reportagens carregam o mesmo discurso, que eh falso! tah na cara que os fascistas estao agindo nas guardas municipais espalhadas pelo pais. os comunistas deveriam em primeiro lugar, antes de mais nada, combaterem o fascismo em seu meio! quantas reunioes de anarquistas nao sao meladas por comunistas? o que o partido ensina sobre anarquistas a seus militantes? o que os partidos nao fazem para convencer pessoas com tendencias anarquistas que o ideal seria entrar para o partido? tipo, se os comunistas pararem de atrapalhar anarquistas, jah serah uma enorme ajuda aa luta antifascista brasileira. e mais, nao considero stalin um antifascista, suas tropas estupraram as mulheres alemas, sem contar o pacto hitler-stalin.

    voltando ao assunto inicial, esse discursinho igual do Sonado eh discursinho de internet, de blog, de frases logicas que nada tem de real.

    ResponderExcluir
  10. Ataque de SkinHeads Nacionalistas/ NeoNazis em Curitiba- Outubro de 2015 jovém agredido leva 5 facadas.
    https://www.facebook.com/SPFCAntifascista/videos/992185004171753/

    ResponderExcluir