quarta-feira, 6 de março de 2013

Uma "maré vermelha" acompanhou o cortejo de Chávez


Do Portal Vermelho


Amor com amor se paga: Chávez somos todos


“Todo o povo defende sua revolução”, “mais que nunca, Chávez somos todos”, “Chávez vive em todos nós”, “morreu e virou milhões”. Estas são algumas das palavras mais usadas no cortejo fúnebre que transportou o líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez Frías, do Hospital Militar à Academia Militar. Há dor, mas também firmeza nas demonstrações de amor e carinho ao líder bolivariano.




Uma maré vermelha se formou em Caracas para dar o primeiro adeus ao comandante que liderou a revolução Bolivariana e transformou o país. “Chávez nos tirou as correntes do império. Ele se foi fisicamente, mas ficou no povo e no espírito. O temos no coração”, declarou um seguidor durante a marcha. 



O corpo de Chávez ficará na Academia Militar recebendo homenagens até a sexta-feira (8), quando será realizado o enterro. A expectativa é que seu corpo seja sepultado ao lado dos restos mortais do herói da pátria, Simón Bolívar. 

Os presentes entoaram o hino do Batalhão dos Bravos de Apure: “Pátria, pátria, pátria querida, tua é minha alma, teu é o meu amor…”, assim, a multidão coroava o líder com a mesma música cantada por Chávez durante sua última aparição na televisão em 8 de dezembro de 2012.



O povo saúda a passagem do caixão com cantando o hino nacional, com bandeiras, gritos e músicas de amor. De acordo com o relato da AVN, as pessoas se abraçam nas ruas para se consolarem mutuamente, entrelaçam as mãos, enquanto ouvem a banda marcial e as composições do cantor venezuelano Alí Primera. 

“Chávez é um pai, uma pátria, o povo, é sentimento. Tudo o que vimos hoje demonstra o quão grandioso é nosso presidente para nós e para o mundo inteiro. Chávez está em tudo. Chávez está no vento. Chávez está em nossos filhos, na família, está em cada benefício que o povo recebeu dele. Chávez é infinito”, disse uma mulher presente na marcha.

“A oposição acredita que tudo vem até aqui, mas é mentira. Chávez está renascendo neste momento”, disse, emocionada uma jovem de moto. “É o nosso segundo libertador. Hugo Chávez deu sua vida por todos nós”, exclamou um homem à rede de televisão teleSUR.

Com relação ao apoio a Maduro, a população é enfática: “Ele nos pediu 10 milhões de votos. Este é o momento. Nós os daremos a Maduro. E a primeira tarefa que daremos a Maduro é que os restos morais do segundo libertador vá para o Panteón Nacional”, manifestou outro militante.

Durante o cortejo, estiveram o presidente da Bolívia, Evo Morales, o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez; o chanceler, Elías Jaua; o presidente da Assembleia Nacional (AN), Diosdado Cabello; o titular do departamento de Esporte, Héctor Rodríguez; e a vice-presidenta do Parlamento, Blanca Eekhout, entre outros.

De acordo com o Constituição venezuelana, o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assumirá o governo interinamente e em 30 dias serão realizadas eleições presidenciais. A decisão foi anunciada na madrugada desta terça-feira (6) pelo ministro das Relações Exteriores, Elías Jaua.

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva

Veja também:
Vermelho presta sua homenagem ao comandante Hugo Chávez

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=207679&id_secao=7


Um comentário:

  1. “Todo o povo defende sua revolução”, “mais que nunca, Chávez somos todos”, “Chávez vive em todos nós”, “morreu e virou milhões”. Estas são algumas das palavras mais usadas no cortejo fúnebre que transportou o líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez Frías, do Hospital Militar à Academia Militar. Há dor, mas também firmeza nas demonstrações de amor e carinho ao líder bolivariano.

    ResponderExcluir