quarta-feira, 16 de maio de 2012

JESUS CRISTO NEGRO...UMA POSSIBILIDADE?





"A Bíblia diz, no capítulo 2 do Livro de Gênesis, que Deus formou o homem à sua imagem e semelhança e o colocou em um local conhecido como 'Jardim do Éden' para a sua sobrevivência. Segundo as Escrituras, o Éden era banhado por um rio que possuía quatro afluentes e um deles era o Eufrates. Este rio está localizado no país atualmente conhecido como Iraque, que fica no Oriente Médio. Dessa maneira, como o senhor explica a imagem branca de Adão, divulgada ao longo dos séculos?"

Conceito:
A raça sob o ponto de vista da semiótica da palavra origina-se da palavra do latim, ratio, que significa sorte, categoria, espécie (MUNAMNGA, 2003, p.01). Porém, sua utilização para designar a categorizar espécies humanas não é uma meraoperação semiótica, este conceito a nosso ver tem um sentido que vai para além da lingüística, ele é Histórico, é ideológico, e social. Porém, reconhecidamente, a utilização da cor da pela para a categorização dos diferentes povos do planeta, esta fortemente relacionada ao período medieval, e a intenção da igreja católica, mais importante instituição do período, em definir a sua relação com o restante do mundo interior e exterior a partir de uma referência: branca,cristã, ocidental. Esta tendência de certa forma foi bastante influenciada pela ocupação da Península Ibérica pelos mouros ao longo deste período, bem como, pelo processo de expulsão destes e retomada dos territórios cristãos por meio das cruzadas. Neste
processo foi instituído pela igreja católica – fundamentada num discurso teológico - um processo de “demonização” destes povos, bem como, de todos aqueles pertencentes a mesma origem – declarados como inimigos dos cristãos – portanto amigos do demônio.

E neste período que assistiremos uma a demonização dos africanos como sinônimo do anticristo, bem como, uma categorização das populações humanas fundadas na cor da pele dos indivíduos.

Para os racistas, que não têm mais como provar que a aparência de Jesus é caucasiana (branca) e européia, isto é uma infame oportunidade para negarem a negritude de Jesus, hipocritamente, dando a entender que Ele não era belo, justamente por causa de sua pele escura, ou seja, para Jesus ser negro, Ele tem que ser necessariamente feio.

Bem, nós sabemos que as religiões chamadas 'cristãs', que não apresentam a Bíblia como fonte de pesquisa livre para todos, não se interessam em apresentar o caráter fiel de Jesus, pelo contrário, manipulam os povos em nome do seu Cristo, produto de seus interesses. Por causa disso, inúmeros povos foram discriminados, por não terem 'nenhuma semelhança racial' com os personagens bíblicos apresentados pelos seus dominadores (visto que reigião tambem tambem consiste em poder o que voce faz com ele é que consiste a balança)



Anjos louros, profetas pálidos como a neve, Cristo branco e até mesmo um Deus Pai, na forma humana, europeu, que a igreja católica fez questão de representar, a fim de garantir o poder da raça branca, ignorando a afirmação bíblica de que Deus Pai é Espírito, e de que ninguém jamais o viu. No início do ano 2003, a Rede Globo de Televisão apresentou uma reportagem feita no Sul do Brasil, sobre uma imagem negra, de Maria, mãe de Jesus, que veio da Itália, há quase um século atrás.

"Ao chegar na comunidade eclesiástica do lugar, o povo da igreja não conseguiu aceitar uma mãe africana de Jesus e, assim, exigiram que a imagem fosse pintada de branca. Este fato mostra como o povo brasileiro é doente, no que diz respeito a sua auto-estima: é o negro querendo ser quase branco, mas mantendo sua virilidade(homens) e curvas sedutoras(mulheres) e o quase branco querendo ser branco e louro, mas sem perder a característica de sua pele miscigenada e, invejando a virilidade do homem negro e a sensualidade das mulheres negras. Baseado no texto bíblico de Isaias 53:2 podemos afirmar que Jesus era uma pessoa simples, do povo, alguém que não se podia distinguir dentre as multidões."

Por isso, quando a elite religiosa israelita alistou alguns a fim de apedrejá-lo, Ele entrou no meio do povo e ninguém mais o podia perseguir. Jesus era e é, de fato, o Deus que se fez carne, (segundo o que o ele é apresentado no evangelho de João, capitulo 1), experimentou a realidade da humanidade de sua própria criação. Isto, de fato, é revolucionário, na história e no conceito comum de divindade. Depois de ser tentado em tudo, experimentado todo tipo de sofrimento e humilhações, escolheu morrer nossa morte e por último, demonstrou em sua ressurreição um caminho possível, para vencermos tanto as vicissitudes da vida, como a própria morte, que inviabilizava todo e qualquer projeto humano.


A Semana Santa é uma tradição judaico cristã que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

A Semana Santa se inicia Domingo de Ramos, onde se faz memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

Os dias da Semana Santa Domingo de Ramos.
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

A 'Igreja Católica', durante séculos, vem apresentando a todos a figura de um 'Cristo', branco, loiro e de alhos azuis. Essa é a verdadeira face de um judeu daquela época?


A BBC de Londres já fez um grande documentário que sugere a possível aparência negra do 'Senhor Jesus Cristo'. É interessante que há quase dois milênios os crentes etíopes já o representavam com pele escura. A Bíblia também afirma que os pais de Jesus, fugindo da perseguição do Rei Heródes, levaram Jesus para o Egito, a fim de o esconderem até que a ira do rei se abrandasse. Todos sabem que o Egito é um país africano cujo povo jamais foi branco, por isso, como seria possível Jesus e sua família se esconderem com segurança num país de negros, se fossem brancos de olhos azuis? Um Cristo branco, de cabelos lisos e olhos azuis, era exatamente o que representava o catolicismo romano em sua origem. Na verdade, era essencial mostrar um Cristo branco, semelhante ao povo dominador de todos os demais povos.

Mais tarde, a Igreja Católica, influenciada pelo poder e pela cor dos cabelos louros dos invasores bárbaros, teve que adequar a imagem do 'Cristo' à imagem de seus novos parceiros. Na verdade, se quisermos conhecer mais a respeito de como era o Cristo, o lugar mais adequado, é percorrer cada caminho estreito e apertado através das páginas da Bíblia.

Ali, não só o veremos fisicamente, mas também sob diversos aspectos, tais como: espiritual, moral, ético, humano, divino e etc... Ali, sim, descobriremos que a (fealdade) feiúra de Jesus, se traduz numa beleza indizivelmente maravilhosa e sem dúvida alguma, inigualável. 


A Bíblia afirma que Jesus não tinha nenhuma beleza para que o desejássemos... O texto do profeta Isaias diz exatamente assim: 'Porque ele crescera diante de Deus como uma planta vulnerável, e como uma raiz tirada de uma terra seca. Não tem formosura nem esplendor; e quando o vemos, não tinha uma boa aparência, para que o desejássemos'(Isaias 53:2).(Pr.Selmo Ricardo Reis')
ISAÍAS 53

1 - Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?

2 - Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e olhando nós para ele, nenhuma beleza viamos, para que o desejássemos.

3 - Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 - Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossa enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5 - Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.

6 - Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

7 - Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.

8 - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido.

9 - E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca.

Aguns devem perguntar e o que importa a cor de Jesus Cristo?

A questão que separa as interpretações e utilizações do texto bíblico a serviço do racismo da segregação, da intolerância, da violência e da opressão é a ação dos homens, estes mesmos também podem promover ações de reconhecimento e valorização da vida e da humanidade – este é o convite que fazemos neste ensaio. A apropriação do “signo de Cam” é uma síntese nos permite perante o leitor conduzir uma reflexão, sobre um discurso que buscava e ainda busca fundamentar a condição de inferioridade do negro”.

Um afro abraço e boa pascoa a tod@s.

fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre/Copyright Zulu Nation Brasil 2006/HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA.Uberlândia/MG:
PROEX/UFU; Franca/SP: Ribeirão Editora, 2008.
RABELO, Danilo. Rastafari: identidade e hibridismo cultural na Jamaica, 1930-1981.Brasília/DF: Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Brasília –UnB, 2006. (Tese de Doutorado).
SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Tradução Laureano Pelegrin. Bauru/SP:
EDUSC, 1999.JONGE, Klass de . África do Sul: apartheid e resistência. São Paulo: Cortez: EBOH,1991.MUNANGA, K. . Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Cadernos PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira). UFF, Rio de janeiro, n. 5, p. 15-34, 2004.Munanga, Kabengele. A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil. Estud. av.,Abr 2004, vol.18, no.50, p.51-66.
MEILLASSOUX, Claude. Antropologia da escravidão: o ventre de ferro e dinheiro. Riode Janeiro, Jorge Zahar , 1995.

47 comentários:

  1. Fico feliz com a sua colocação,bem fundamentada e dimensionada para um olhar cientifico nas entre linhas da biblia.
    Por muitas vezes meu filho me pergunto se no céu não existe negros,a minha resposta era, que aquele céu não era o verdadeiro céu.

    PARABÉNS AMIGOS

    ResponderExcluir
  2. Acho que totalmente negro, como um verdadeiro africano, como nós o conhecemos é forçar demais também. Porém, moreno, sim com toda a certeza. No Egito, havia todo tipo de etnia. O semita é mais claro que o africano ou o filisteus, entretanto mais escuro que o europeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa mistura começou a ocorreu, após a invasão romana; Depois quando o Islamismo se tornou a Religião dominante na área,Os lideres Religiosos Militares Sociais, tudo em uma única pessoa, Recebiam parte de Seus impostos em Eslavos ou seja gente Branca da Europa Oriental, dai vem a corruptela Escravo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. sabia que os egipsios chamava sua terra de terra dos pretos eles na maioria esmagadora era marrom avermelhado tipo tais araujo atriz da globo alguns ate mas escuro outros mas claros tipo bionce cstanho medio mas tudo negros nego não e so preto asulado tu é mal informado se foce um robo ai alguem da cor da bionce era negro se for caridade ai vira moreno sua mentalidade e de supremacista branco tu não aceita o fato de que a civilização mas comentada do mundo tem pele negra engole essa babaca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk egipsios moreno qui piada kkkkkkkkkkkkkkkkkk so falta tu diser que o pele é albino kkkkkkkkkkkkk não concigo larga di ri mas escuro que europeu cara compra um oculos ta ceguicimo eles são marrom a maioria esmagadora e tinha castanho medio tambem igual a bionce que tambem e negra e jesus e negro tambem tanto que erodes quis mata ele e eles fugio pro egito e os egipsios são negros eles propio chamava a terra deles de terra de pretos se remoi de raiva de ver que negros teve a mais rica historia da terra os propio romanos disia a respeito dos egipsio era uma rassa completamente africana cornelio tarcito romano dise alguns afirmam que os hebreus são uma rassa de origem ethiope pois são negros e de fato nas escritura era confundido direto com os egpsio era tudo negro engole essa babaca

      Excluir
    5. Hebreus eram morenos, egipcios negros e romanos brancos, simples não é?

      Excluir
    6. EI QUE VOCÊ TEM QUE ESTUDAR MUITO AUGUSTO PEREZ !! EU SEI QUE JESUS ERA NEGRO DESDE CRIANÇA QUANDO EU COMECEI A ESTUDAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA E É CLARO A BÍBLIA TAMBÉM E ELA ESTÁ REPLETA DA IDENTIDADE DE JESUS E DOS APÓSTOLOS. ENGOLE ESSA MESMO. OS LIVROS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NÃO FALA DA COR DA PELE DE JESUS DIRETAMENTE MAIS PARA QUEM É INTELIGENTE SACA NA HORA . VALEU CARLOS ANDRÉ SOARES DOS SANTOS VC DEU UMA BOA RESPOSTA PARA ESSE BABACA!!

      Excluir
    7. ele era negro como todos africanos,não era pardo, aceite!

      Excluir
  3. julgando brancos como João Grilo

    http://www.youtube.com/watch?v=bG6rdvbjrVQ&feature=related

    ResponderExcluir
  4. Música: Vando
    http://www.youtube.com/watch?v=vAfemIBzsx4

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz com essas teses que afirmão mais ainda desde do incio da antiguidade o berço é a africa então se fomos formados pelo genese africano o nosso Senhor pode com certeza vim da propria criação, ainda sabemos que quando colocamos uma imagem branca de olhos azuis diz que este é um Deus grego mais a grecia era contra os mandamentos de Deus , o que dizer mesmo sobre ai mesmo é evidente mostrar que a Bíblia afirma , que Jesus não tinha nenhuma beleza para que o desejássemos... O texto do profeta Isaias diz exatamente assim: 'Porque ele crescera diante de Deus como uma planta vulnerável, e como uma raiz tirada de uma terra seca. Não tem formosura nem esplendor; e quando o vemos, não tinha uma boa aparência, para que o desejássemos'(Isaias 53:2). ,

    ResponderExcluir
  6. Uma possibilidade? meu os caras estavam a três dias de caminhada para a Africa, Jesus só poderia ser Branco naquela época se fosse filho de um Romano, a população da área foi se misturando com pessoas de pele mais clara à partir da invasão romana.
    A palavra Escravo é uma corruptela da palavra Eslavo, ou seja Moças e rapazes Eslavos "Brancos" começaram a ser traficados para o Oriente médio, depois da invenção do Islamismo.

    ResponderExcluir
  7. O Senhor Krishna é NEGRO ! Muito, mais muito antes do Senhor Jesus aparecer, Sri Krishna já vinha sendo adorado e reverenciado no mundo antigo (até os dias de hoje). E sempre foi sabido e descrito nas escrituras Védicas, que Ele, É NEGRO (Shyam)...

    ResponderExcluir
  8. Quem disse que os Iraquianos e os egípicios são negros? kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. O Senhor Jesus Cristo não era negro, muito menos branco, ele era moreno, pardo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele era negro como todos africanos,não era pardo, aceite!

      Excluir
  10. Não acredito num jesus negro,uma vêz que o povo judeu é de pele clara.não vamos começar a fazer média para agradar a raça negra.vamos ser sinceros e realistas..é óbvio que jesus era ruivo pele clara e olhos cláros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus ruivo? Judeus de pele clara na época de Jesus?Santa sinceridade e obviedade a sua meu caro! Sabemos no contexto histórico que os atuais judeus conhecidos, não se tratas dos mesmo hebreus biblico, mas sim de convertidos a religião judaica no século 8 da nossa era.Eram povos que habitavam o mar negro entre Ucrania e atual Russia com a atual Turquia, os mesmo faziam parte do reina da Khanzaria.Estes são atualmente conhecidos pela ortodoxia Askenazis, cuja pele é branca como leite e ruivos como vc mesmo diz! Assim como existe outro tipo de judeu que sempre habitou em terras arabes( os judeus Serfadis), vivem no Marrocos, Iemem e alguns no Iran.Estudar e pesquisar a historia e sua geografia, nos livra da ignorancia.

      Excluir
    2. Anônimo
      esse judeus ruivos ou loiros etc são balcânicos e se converteram por causa do seu rei Carlos. Inclusive o estado de Israel não é aceito por esse motivo. Agora os judeus autênticos da diáspora são sefarditas moreninhos, que habitavam a península ibérica.

      Excluir
  11. Acredito que Cristo parecia mais com os árabes de hoje ou com os judeus sefardis... pele branca, mas não branca como a dos europeus, e cabelos pretos, ondulados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época os árabes eram negros, os árabes que conhecemos hoje, são o resultado da mistura dos europeus, com a invasão dos gregos macedônios liderados por Alexandre o Grande (Magnus) por volta de 300 anos A.C(Antes de Cristo) e dos Mongóis Século XIII(13) D.C (Depois Cristo) liderados por Gengis Khan. E dessa miscigenação o árabe moderno de hoje.

      Excluir
  12. porque nos preocupar se o senhor Jesus era branco ou negro ou de qualquer outra raça!!!,, pois ele mesmo se dizia ser ''filho do homem'', portanto portanto ele é a ecencia das raças humana de qualquer etnia. o resto e simplesmente preconceitos e discussões desnecessária .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sua resposta ate hoje foi a mais sabia de todas. Eu acho que no mundo de hoje, nao precisamos desse tipo de coisa. Se ele foi da pele negra ou pele clara, e dai isso vai mudar alguma coisa pra alguem ?
      Sou negro e nao gosto de dia do negro, nao gosto de desconto ou bolsas de estudo por que sou negro. Eu sou um ser humano igual a todo mundo ...

      Excluir
    2. Concordo Clemilda não importa a cor de pele dele. Mas no mundo de hoje acho difícil um negro se dar bem. Se Jesus fosse um Paul Walker seria fácil cativar ignorantes. Se fosse um Lázaro Ramos, bem ......

      Excluir
    3. punx é negro baba ovo de branco ,o que da no mesmo branco mental!

      Excluir
    4. Concordo contigo Clemilda Lima. O que importa pra mim saber a cor de Jesus.Que diferença vai fazer

      Excluir
  13. Uma coisa é certa,Jesus não tinha olhos azuis......e nem era branco.......pois aquela parte do mundo é muito quente,

    ResponderExcluir
  14. Só por que ele era negro significa que seria feio não tem nada a ver. E se fosse talvez fosse uma demonstração de que o que vale não é alarência e sim o coração... mas sendo negro ou não ele é Cristo e ninguém muda isto.

    ResponderExcluir
  15. Texto interessante! Mas o nobre escritor, se for protestante, mão deve esquecer que o conceito de um Jesus "branco", "europeu", era compartilhado pelos reformadores e dos grupos que surgiram a partir deles. Ou acha que um alemão como Lutero, alguém como Calvino ou Zwinglio acreditavam em um Jesus negro ? Herança do Catolicismo,você dirá, mas de quem o Catolicismo herdou sua concepção ? Não sou racista, inclusive sou negro. Mas é muito cômodo jogar a culpa de tudo no Catolicismo.Sem a Igreja Romana,não existiria Civilização ocidental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A civilizaçao ocidental veio dos mouros (tambem negros) eles e que ensinaram europa a ser civilizados como tomar banho.... Ate o hitler acreditava que os verdadeiros filhos de Deus eram os Negros (africanos) dai ter achado o plano de mussolini atacar etiopia estupido e mortal; mecher com os Verdadeiro Filhos de Deus.. Ele queiria eliminar a raça judeu por isso n havia muito a temer d um povo que vivia muito tempo contado mentira a populaçao

      Excluir
  16. Texto interessante! Mas o nobre escritor, se for protestante, mão deve esquecer que o conceito de um Jesus "branco", "europeu", era compartilhado pelos reformadores e dos grupos que surgiram a partir deles. Ou acha que um alemão como Lutero, alguém como Calvino ou Zwinglio acreditavam em um Jesus negro ? Herança do Catolicismo,você dirá, mas de quem o Catolicismo herdou sua concepção ? Não sou racista, inclusive sou negro. Mas é muito cômodo jogar a culpa de tudo no Catolicismo.Sem a Igreja Romana,não existiria Civilização ocidental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é negro baba ovo de branco ,o que da no mesmo branco mental!

      Excluir
  17. Porque Jesus Cristo não salvou os africanos dos genocídios dos traficantes de escravos. Porque Jesus Cristo não salvou ou libertou escravos brasileiros da cruel escravidão de séculos. Porque Jesus Cristo não salva hoje os negros hoje de tanto sofrimento, pobreza, miséria, desemprego, violência social e policial, marginalidade, droga, alcoolismo, prostituição adulta e infantil e pedofelia, Porque Jesus Cristo não salvou os africanos dos negros e negros afros decentes da discriminação, preconceitos do racismo, de tanta injustiça, ignorância, desumanidade insensibilidade intolerância Porque Jesus Cristo não nos salva do cristianismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadeiro hosana filho de Davi foi mudado a sua vontade, mas afinal é o King selassie

      Excluir
  18. Porque Jesus Cristo não salvou os africanos dos genocídios dos traficantes de escravos. Porque Jesus Cristo não salvou ou libertou escravos brasileiros da cruel escravidão de séculos. Porque Jesus Cristo não salva hoje os negros hoje de tanto sofrimento, pobreza, miséria, desemprego, violência social e policial, marginalidade, droga, alcoolismo, prostituição adulta e infantil e pedofelia, Porque Jesus Cristo não salvou os africanos dos negros e negros afros decentes da discriminação, preconceitos do racismo, de tanta injustiça, ignorância, desumanidade insensibilidade intolerância Porque Jesus Cristo não nos salva do cristianismo.

    ResponderExcluir
  19. Essa teoria seria válida se e somente se os judeus não fossem um dos povos mais homogêneos do mundo. É só procurar no google eles não gostam de se msiturar agora, imagine há 2000 anos atrás. Lembrando que antes de Cristo só os judeus consideravam-se os eleitos de Deus. Provavelmente Jesus seria moreno claro, cabelo preto e no máximo com olhos claros ou provavelmente não. Como os judeus de hoje o resto é teoria e especulação.

    ResponderExcluir
  20. jesus era negro o que aconteceu foi o seguinte o homem branco agarou na imagem de jesus ao pintar o quadro comecou a clarear a imagem e deu mais cor na pintura.mas na verdade jesus era negro ponto final

    ResponderExcluir
  21. A primeira coisa a provar é se Jesus existiu como uma pessoa, ou é uma figura lendária criada como milhares de outros pelo mundo. Não há prova física de que ele tenha existido. Depois de provar isso, podemos discutir sua cor, que não a mínima importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise! Existe provas sim, é muitas, existem diversos livros históricos (fora a bíblia) relatando a existência de Jesus.
      Tirando que, a vários estudos arqueológicos e científico que prova que Jesus realmente existiu.
      Sem contar da caverna aonde o corpo de Jesus Cristo foi colocado após morto. Também foi encontrado.

      Excluir
  22. Essa palhaçada e outras foram fabricadas e falsificadas ha mais de 2000 anos. Também, unanimemente, ainda não conseguimos ver gente mais esclarecida que não só sao mais inteligentes, mas não sabem que DEUS NÃO EXISTE, assim como , OS IMBECIS E NESCIOS , não sabem dizer porque NÃO SE DIZ GRAÇAS A DEUSA. RETORNANDO AO TEMA Tem-se me lembro a memoria um relato passado na Bibilia , que diz que Jesus, que era perseguido pelo Império Romano , foi mandado para o Egito, pois lá não seria facilmente , reconhecido, o que deriva de ser até os dias atuais, o referido pais, de tez morena. paspalhado ainda vem sendo o povo pelas religiões, que tem a função primordial de ARREBANHAR E APRISIONAR sob dogmas seus rebanhos, assim como criaram e fabricarem um jesus loiro de olhos azuis, tal como fazem a midia e institutos de pesquisas, imbecilizando, paspalhando e manipulando o povo sob um fascismo de impeachment e crise provocada pelo PT e DILMA.

    ResponderExcluir
  23. Moreno! mas nao importa a cor ele e bem diferente de todos nos digo diferente de sua natureza Jesus nao tem nem pai e nem mae Maria nao e a verdadeira mae de Jesus ja que foi concebida pelo Espirito Santo
    Jesus e santo e maravilhoso se o vissemos ficariamos encantos com ele a Biblia diz que o nosso Deus tem um corpo igual a uma joia o corpo dele e como esmeralda
    per de latao reluzentes o seu rosto brilha como o sol
    claro que teriamos que estar em espirito para ve-lo pois o seu brilho a sua glória e intensa que nos mataria devido a imensa luz de Jesus

    ResponderExcluir
  24. E SE CRISTO, NEGRO FOR?

    Grilhões, açoites, frio e desgraça, fizeram da cor preta da pele, a maldade de um existir, a culpa de ao menos vir tingido em escura cor.
    Arrancados dos lares, dos principados, do seio da sua família, separados dos súditos, das suas crenças, dos seus valores culturais, do beijo da sua amada de lábios e seios fartos.
    Não mais pátria, não mais liberdade, não mais canções, não mais gozos prazerosos e ao invés de colares para ornar em brilho, o pescoço, resta-lhe, agora, a coleira de ferro, as algemas em suas mãos e pés, que o impede de correr e seguir livre nos campos da sua pátria tão amada e agora, não mais sua, pois jamais retornará ao mundo que um dia lhe pertenceu.
    Jogado em porões de navios, mercantilizado tal qual bicho de algum valor, para quem pouco valor lhe dava, sendo assim, comercializado por um miserável mercador de vidas, um ambicioso sem alma e sem humanidade.
    O choro, a saudade, a lembrança e a prece implorando por justiça. Justiça...
    Mas que justiça? Quem ouvirá a prece e a voz de um preto, antes livre hoje escravo?
    Acalenta-me em sonhos e pensares, como se querendo amenizar a dor física e espiritual, um pensamento vago, pois o meu pensamento, não aceita correntes e em mim, talvez seja nesse momento, a única parte do meu existir, que eles não podem aprisionar. Fervilha em mim um pensar: E SE CRISTO, NEGRO FOR?
    Que adiantará a brancura da tua pele, se fizera sofrer a pele negra de um irmão, que mesmo sendo preto, também é filho de Deus?
    Quando Cristo voltar a essa terra, qual será a tua desculpa, ou a quem irás culpar?
    E, se Cristo, negro for?

    E-mail cscantador@gmail.com
    75 99838-5777

    ResponderExcluir