quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Livro sobre o PCdoB é publicado na China



Do Portal Vermelho

  
Com alta expressividade nacional, em 1993, ganhou prêmios de excelência do Departamento de Propaganda do Partido Comunista da China e da Administração Geral de Imprensa e Publicações da China.

O livro é intitulado “Pesquisa sobre a exploração do Caminho Brasileiro para o Socialismo pelo Partido Comunista do Brasill” (巴西共产党探索"走向社会主义的巴西式道路"研究) e faz parte da uma coleção sobre Teoria e Prática de Partidos Comunistas em países capitalistas na contemporaneidade (当代资本主义国家共产党的理论与实践研究丛书), editada pelo renomeado acadêmico chinês Nie Yunli.  O autor do volume é o Professor Wang Jianli da Central China Normal University, cuja vasta produção inclui artigos publicados em periódicos científicos sobre o PCdoB.

A obra - de 236 páginas - é dividida em cinco capítulos . O primeiro capitulo trata de analisar a longa trajetória do PCdoB, desde sua fundação até os dias de hoje. O segundo explora as reflexões teóricas do PCdoB sobre o movimento socialista internacional. O terceiro busca compreender a criação e formulação da Teoria do Caminho Brasileiro para o Socialismo. O quarto foca na prática do PCdoB e suas principais bandeiras, o socialismo e a democracia. O quinto elabora um resumo das experiências e lições aprendidas pelo PCdoB e os futuros desafios que enfrentará.

O livro, infelizmente, está disponível apenas em mandarim. Contudo, cabe ressaltar, que o estudo é extremamente bem fundamentado metodologicamente e conta com o uso de fontes primárias - publicadas pelo PCdoB - em português.

O texto é interessante, não apenas por demonstrar a visão chinesa sobre este partido brasileiro, mas também pelo enquadramento teórico dado pelo autor, que utiliza muitos conceitos – típicos da experiência socialista chinesa - utilizados pelos acadêmicos marxistas chineses. É de causar certo espanto a qualidade e extensão das análises feitas.

Wang enxerga no PCdoB, um partido revolucionário que foi capaz de suportar duras perseguições e se tornar o maior partido comunista em tamanho e força, atrás somente do Partido Comunista de Cuba, da América Latina. Um partido que nunca se isentou da vida pública, sempre a favor do Brasil, mesmo com grandes custos políticos.

Está publicação nos aponta para o fato dos chineses estarem atentos e produzindo conhecimento de ponta sobre a realidade brasileira. Além disso, expõe o reconhecimento da academia chinesa – e por extensão da China – do PCdoB enquanto uma força política relevante e atuante no cenário político Brasileiro.

*Historiador pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Economia Chinesa pela Universidade do Povo da China (Renmin University of China) e doutorando no Departamento de Marxismo na mesma universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário