quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Presença de blogueira cubana provoca tumulto na Câmara


Do Vermelho


Na sessão de votação da Câmara ocorrida nesta quarta-feira (20) houve um começo de tumulto, protagonizado pela presença da blogueira cubana Yoni Sánchez e pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ)que distribui gritos contra os parlamentares que criticavam a interrupção da sessão para que a oposição passeasse com a blogueira pelo Plenário da Câmara. 



A deputada Érika Kokay (PT-DF) criticou a quebra do decoro parlamentar pelo deputado Jair Bolsonaro que insultava os parlamentares da base aliada. Outros parlamentares também se queixaram de a sessão de votação ter sido interrompida.


O deputado Ivan Valente (Psol-SP) também reclamou da direção da Casa ter autorizado a transmissão ao vivo, pela TV Câmara, da audiência com a blogueira, em detrimento da transmissão do Plenário, que é regimentalmente obrigada. 

O deputado Simão Sessin (PP-RJ), que presidia a sessão, disse que a Presidência da Câmara não atenderá a oposição e que a transmissão da audiência com a blogueira seria via Internet e só transmitida pela TV Câmara após o final da sessão plenária.

Desde o início da semana, a oposição tem ocupado todo o tempo de discursos e pronunciamentos na Câmara e no Senado para destacar a visita de blogueira cubana – com a ajuda de setores de grande mídia que tem dado grande espaço para a dissidente - e atacar o governo cubano e o governo brasileiro do PT e aliados.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) avalia que Yoani Sánchez “ganha dinheiro para fazer propaganda contra o regime do qual ela discorda” e que “é descabido fazer disso uma questão nacional no Brasil”.

Para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que participou, junto com a oposição, da recepção à blogueira, "a visita de Yoani constitui um passo importante para que presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Congresso americano tomem as medidas necessárias para acabar com o embargo a Cuba".

“Yoani/ Eu já sabia/ Quem te financia/ É a Cia”, diziam os manifestantes em frente à porta do Plenário 1 da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), enquanto lá dentro, emoldurada pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), defensor da ditadura militar no Brasil; tucanos e deputados do DEM, a blogueira cubana falava à oposição brasileira.

De Brasília
Márcia Xavier

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=206412&id_secao=1

Um comentário:

  1. Emoldurada por Jair Bolsonaro (PP-RJ), defensor da ditadura militar no Brasil; tucanos e deputados do DEM, a blogueira cubana falava à oposição brasileira.

    ResponderExcluir