segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dilma pede apoio para aliviar sofrimento de vítimas de tragédia


Do Portal Vermelho


A presidenta Dilma Rousseff visitou neste domingo (27) parentes das vítimas do incêndio ocorrido em Santa Maria (RS). Assim que chegou ao município, no início da tarde, a presidenta foi ao Centro Desportivo Municipal, onde está ocorrendo o reconhecimento dos corpos, e conversou com familiares das vítimas. Ela também esteve no Hospital de Caridade de Santa Maria, visitando pessoas feridas no incêndio.


Roberto Stuckert Filho
Dilma em Santa Maria (RS)
Presidenta Dilma Rousseff durante visita às famílias das vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria
Dilma estava acompanhada dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante; dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e da Saúde, Alexandre Padilha, além do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). 

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a presidenta “orientou os ministros a dar todo o apoio para aliviar o sofrimento e salvar as vidas que puderem ser salvas”. Ele disse que a prioridade é salvar os feridos. O ministro informou ainda que os pacientes mais graves estão sendo transferidos para Porto Alegre e que está sendo providenciado suporte médico e psicológico para os familiares das vítimas.

Padilha afirmou que o Ministério da Saúde mobilizou voluntários, deslocou a Força Nacional do SUS para a região e intensificou ações das Unidades de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), equipados com respiradores, em Santa Maria. De acordo com o ministro, a maior parte dos feridos foi internada por intoxicação respiratória.

A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou helicópteros H-60 Blackhawk do esquadrão aéreo de Santa Maria, quatro aeronaves para cumprir missões de UTI aérea e um C-130 Hércules para transportar medicos cirurgiões, enfermeiros e suprimentos provenientes do Hospital de Força Aérea do Galeão para o atendimento aos feridos. De acordo com a FAB, o Hospital de Aeronáutica de Canoas também foi colocado à disposição. 

Foram confirmadas, até o momento 231 mortes — 90% vítimas de asfixia da fumaça. As bandeiras na Esplanada dos Ministérios e no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, foram colocadas a meio mastro.

A presidenta integrava a reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos com a União Europeia, no Chile, e cancelou a participação em três reuniões com autoridades da Argentina, Letônia e Bolívia por causa da tragédia. Em rápida entrevista, ainda no Chile, a presidenta se emocionou ao comentar a tragédia e disse que “nesse momento deveria ficar ao lado do povo brasileiro”.

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) divulgou os nomes de 231 vítimas do incêndio. De acordo com o governo estadual, a lista é a final com a identificação dos corpos levados para o Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. Anteriormente, as autoridades locais tinham informado que eram 233 mortos. Ao menos 101 dos mortos eram alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O governador Tarso Genro destacou a colaboração do Exército, que usou aviões da Força Aérea Brasileira para transportar feridos à Porto Alegre, e a solidariedade do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Embora considere que a Força Nacional não seja necessária neste primeiro momento, Genro não descartou pedir ajuda futuramente. “Se for necessário em algum momento, poderemos recorrer aos institutos periciais como o da Polícia Federal, mas o nosso Instituto-Geral de Perícias (IGP) está bem estruturado".

Segundo o governador, o dono da boate vai ter que apresentar todos os documentos que comprovam que o funcionamento era legal para se eximir da responsabilidade da tragédia. “O inquérito tem que verificar isso de maneira isenta e profunda". Ele também elogiou o trabalho das polícias, que segundo ele, atuaram de forma “rápida, eficiente, e muito responsável”.


Informações da Agência Brasil e Blog do Planalto


Um comentário:

  1. A presidenta Dilma Rousseff visitou neste domingo (27) parentes das vítimas do incêndio ocorrido em Santa Maria (RS). Assim que chegou ao município, no início da tarde, a presidenta foi ao Centro Desportivo Municipal, onde está ocorrendo o reconhecimento dos corpos, e conversou com familiares das vítimas. Ela também esteve no Hospital de Caridade de Santa Maria, visitando pessoas feridas no incêndio.

    ResponderExcluir