domingo, 15 de julho de 2012

PSDB perde cerca de 50% dos filiados em São Paulo

PSDB perde cerca de 50% dos filiados em São Paulo


O número de filiados ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na capital paulista caiu 46% entre junho de 2008 e junho de 2012. O número na cidade de São Paulo caiu de 42,5 mil para 22,8 mil entre junho de 2008 e junho deste ano.


Os outros quatro partidos com maior número de filiados no Estado de São Paulo registraram crescimento na capital: PT (44%), PP (2,7%), PTB (29%) e PMDB (5%).

No mesmo período, o número de filiados do PT na capital paulista passou de 86 mil para 123,5 mil.

Em declaração à imprensa, o presidente estadual do PT, Edinho Silva, o partido também trabalha com dados atualizados e não há número "inflados". "Os dados refletem nossa tradição de ter nos municípios o partido funcionando ativamente. Um maior quadro de filiados significa mais força orgânica de um partido na sociedade", afirmou Silva.

Como justificativa à imprensa, o secretário geral do PSDB em São Paulo, Cesar Gontijo falou que "a diminuição não reflete falta de apoio. Nosso partido é forte não pelo número, mas pela qualidade dos que se filiam", disse Gontijo.

Possibilidades para o desgaste do PSDB em São Paulo
Para o cientista político Valeriano Mendes Costa, a diferença nos números pode refletir uma aprovação maior das pessoas ao governo federal ou até um esgotamento com relação ao governo do PSDB no Estado.

"O fortalecimento do PT em termos nacionais pode gerar mais visibilidade e atração pelo partido. Por outro lado, um ciclo muito longo do PSDB no governo de São Paulo pode esta gerando um esgotamento ou perda de dinamismo no PSDB", disse Costa.

Com informações da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário