sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mundo não vai acabar em 2012, dizem maias


Do portal vermelho 


Uma equipe de cientistas achou um calendário maia do século 9 que não prevê o fim do mundo para 21 de dezembro de 2012.


A data só assinala uma mudança de época pelo regresso de um antigo governante, indicaram pesquisadores da Universidade de Boston, que encontraram o texto nas ruínas de Xultun, Guatemala.

Esse documento prevê mais sete mil anos de vida, indicaram os cientistas. A interpretação de que essa civilização assinalasse o fim do mundo para o 2012 é errônea, consideram os pesquisadores.

De acordo com William Saturno, autor principal do estudo, as tabelas astronômicas descobertas têm quatro longas cifras que representam um ciclo chamada baktun de 2,5 milhões de dias.

Também aparecem símbolos astronômicos que representam ciclos astronômicos correspondentes aos planetas Marte e Vénus, bem como aos eclipses lunares. Outras simbologias em cor vermelha, ao que parece, são notas e correções aos cálculos realizadas pelos sábios dessa civilização.

Os maias "nunca disseram que haveria uma grande tragédia ou um colapso do mundo em 2012, eles não pensavam dessa maneira", assinalou Rodrigo Liendo, do Instituto de Investigações Antropológicas da Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM).

Este especialista falou em uma reunião realizada em Chiapas no ano passado na qual analisou o tema devido ao alvoroço causado pela previsão.

Fonte: Prensa Latina

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=182995&id_secao=10



Nenhum comentário:

Postar um comentário