quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Beth Carvalho aos golpistas: Minha voz e meu samba não os representa


Com uma trajetória de forte participação política e progressista, a consagrada cantora e sambista Beth Carvalho divulgou nota manifestando sua indignação e rechaço contra o movimento direitista Vem Pra Rua, que usou no seu carro de som, durante ato no domingo (16) no Rio de Janeiro, a música Vou Festejar, gravada com a sua voz.


  
"Gostaria de saber de quem foi a infeliz ideia de colocar a música Vou Festejar(de Jorge Aragão, Neoci Dias e Dida), gravada com a minha voz, em um carro de som da passeata do dia 16 de agosto organizada pelo movimento #Vem Pra Rua?", questiou Beth em nota. "Tal movimento está em dissonância absoluta tanto com os meus posicionamentos políticos, como com o que esta música representa historicamente. Não poderia ser usada em hipótese alguma", completa.

De forma firme e clara, Beth enfatiza: "Para que fique bem claro, eu, Beth Carvalho sempre me posicionei ao lado de líderes como Che Guevara, Fidel Castro, Hugo Chavez, Leonel Brizola, João Pedro Stédile. Inclusive, a música Vou Festejar, gravada primeiramente em 1978, sempre representou movimentos de esquerda e de abertura política como as Diretas Já e o segundo turno de Lula contra o Collor em 1989".

Segundo ela, o uso da música de Vou Festejar é uma "evidência clara da total despolitização ou intenção de despolitizar do movimento #Vem Pra Rua". E acrescenta:  "Minha voz e meu samba não os representa nem hoje, nem ontem, nem nunca. Tomarei as providências cabíveis e exijo uma retratação pública".

Beth Carvalho é filha de João Francisco Leal de Carvalho, que foi cassado em 1964 pela ditadura militar. Além da forte identidade cultural baseada na raiz cultural do Brasil, Beth tem ativa participação política, chagando a assumir a vice-presidência nacional do PDT.

Alinhada com os movimentos sociais e políticos de esquerda, a cantora sempre se posicionou ao lado de líderes como Che Guevara, Fidel Castro, Hugo Chavez, Leonel Brizola, João Pedro Stedile, e participou ativamente das campanhas pela eleição de Lula e Dilma.


Do Portal Vermelho, com informações do Viomundo

Um comentário:

  1. De forma firme e clara, Beth enfatiza: "Para que fique bem claro, eu, Beth Carvalho sempre me posicionei ao lado de líderes como Che Guevara, Fidel Castro, Hugo Chavez, Leonel Brizola, João Pedro Stédile. Inclusive, a música Vou Festejar, gravada primeiramente em 1978, sempre representou movimentos de esquerda e de abertura política como as Diretas Já e o segundo turno de Lula contra o Collor em 1989".

    ResponderExcluir