sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pimentel (PT) lidera em Minas e PSDB de Aécio fica 20 pontos atrás, segundo Ibope



O Instituto Ibope divulgou nesta terça-feira (16) pesquisa de intenção de votos que dá um panorama da corrida eleitoral em Minas Gerais, Pernambuco e Acre.


Fernando Pimentel com eleitora durante evento de campanha em Belo Horizontem nesta terça-feira (16)Fernando Pimentel com eleitora durante evento de campanha em Belo Horizontem nesta terça-feira (16)
Candidato Fernando Pimentel (PT) aumentou sua vantagem na disputa ao governo de Minas Gerais, subindo de 37% para 43% das intenções de votos. O candidato tucano Pimenta da Veiga (PSDB) está 20 pontos percentuais atrás, com 23% das intenções, mantendo o mesmo índice da pesquisa anterior.

Com isso, somados os percentuais dos adversários de Pimentel chega a 30% das intenções de voto, o que seria insuficiente para impedir a vitória do petista ainda no primeiro turno.

Tarcísio Delgado (PSB) aparece com 3%, e Fidélis (PSOL), com 2%. Eduardo Ferreira (PSDC) e Professor Túlio Lopes (PCB) têm 1% dos votos cada. Cleide Donária (PCO) não pontuou.

Rejeição aos tucanos

A rejeição ao candidato do presidenciável Aécio Neves (PSDB) também é grande. Segundo o levantamento do Ibope, 15% dos eleitores não votariam em Pimenta “de jeito nenhum”, sendo o maior índice da pesquisa, seguido por Fidélis com 14%, Pimentel (13%), Professor Túlio (11%), Cleide, (10%), Eduardo (10%) e Tarcísio (10%).

O resultado da pesquisa deve deixar Aécio de cabelos em pé. Sua candidatura amarga o terceiro lugar nas pesquisas, com aliados aderindo a campanha entreguista de Marina Silva (PSB). E no Estado onde foi governador por dois mandatos – e é a base das propostas de seu governo -, deverá sofrer uma derrota acachapante nas urnas.

Tião Viana lidera no Acre de Marina

Tião Viana (PT), candidato à reeleição do governo do Acre, lidera as pesquisas com 42% das intenções de voto, de acordo com o Ibope. Bocalom (DEM) tem 25% e Márcio Bittar (PSDB) está com 19%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, e ouviu 812 eleitores.

Num eventual segundo turno, Viana tem 45% das intenções de voto contra 36% de e Bocalom. Quando a pesquisa é feito com Bittar, Viana tem 46% das intenções contra 33%.

Câmara sobe em Pernambuco

Em Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) obteve 38% e Monteiro Neto marcou 32% das intenções de voto. Os candidatos José Gomes Neto (PSOL) e Pantaleão (PCO) obtiveram 1% das intenções de voto cada. Os candidatos Jair Pedro (PSTU) e Miguel Anacleto (PCB) não pontuaram.
A pesquisa aponta um crescimento de Câmara, que agora consegue ultrapassar Monteiro Neto, que se mantinha em primeiro lugar nas três pesquisas anteriores.

Na última pesquisa Ibope, realizada no final de agosto, Monteiro Neto estava com 38% das intenções de voto, enquanto Paulo Câmara (PSB) pontuou com 29%.

Na simulação do segundo turno disputado entre Paulo Câmara (PSB) e Monteiro Neto (PTB), o candidato do PSB obteve 40% das intenções de voto e Monteiro Neto 34%.

Com informações de agências

Um comentário:

  1. A rejeição ao candidato do presidenciável Aécio Neves (PSDB) também é grande. Segundo o levantamento do Ibope, 15% dos eleitores não votariam em Pimenta “de jeito nenhum”, sendo o maior índice da pesquisa, seguido por Fidélis com 14%, Pimentel (13%), Professor Túlio (11%), Cleide, (10%), Eduardo (10%) e Tarcísio (10%).

    ResponderExcluir