sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RS: Emilia Fernandes é a mais nova filiada do PCdoB



A direção do PCdoB do Rio Grande do Sul (RS) anunciou na manhã desta quinta-feira (3) a filiação da ex-senadora e atual secretária executiva do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Emilia Fernandes.


 
 Emilia Fernandes (Foto tirada em fevereiro de 2010)
Em nota, o PCdoB informou que há muitos anos acompanha o trabalho e a luta da senadora por seu estado e pelo Brasil. O comunicado trata ainda da longa e importante contribuição de Emilia Fernandes, como educadora, sindicalista, vereadora, senadora, deputada federal e Ministra de Políticas para as Mulheres do governo do Presidente Lula – primeira mulher no Brasil a ocupar o cargo. 

Informam ainda que Emilia também se incorpora ao movimento feminista, sendo integrante do Fórum de Mulheres do Mercosul e é ainda comprometida com a democracia e a integração dos povos, com a igualdade, a valorização e a participação política das mulheres e, o enfrentamento a todas as formas de violência, preconceito e discriminação.

Primeira gaúcha a se eleger senadora, Emilia foi também “a primeira mulher do país a presidir uma Comissão Permanente do Senado – a de Infraestrutura, com destacado trabalho também na área educacional, direitos das mulheres do campo e da cidade e, no desenvolvimento econômico com justiça social. De professora à projeção nacional, numa caminhada pioneira, marcada pela determinação, ética e transparência. Sua luta é constante pela transformação social, com justiça e dignidade e o protagonismo das mulheres”, diz a nota.

No Ministério das Mulheres elaborou o Plano de Combate à Violência contra as Mulheres; apresentou na ONU, o primeiro Relatório sobre a Situação da Mulher no Brasil; propôs as Conferências de Política para as Mulheres; instalou a Central de Atendimento à Mulher com número telefônico nacional, e criou a Ouvidoria da mulher, por exemplo, cita a nota. 

Para a líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Manuela D’Ávila e para o presidente estadual do PCdoB-RS, Raul Carrion, depois de muitos anos convivendo com a militância comunista e identificada com as bandeiras das reformas democráticas, e ainda, “animada com o protagonismo de nossas mulheres (somos a maior bancada de mulheres na Câmara Federal), Emilia aceitou o convite e decidiu se filiar ao PCdoB”.

Segundo os dirigentes gaúchos, os militantes do PCdoB no estado estão bastante entusiasmados com a chegada da camarada, "já parceira de tantas lutas".

“Os militantes têm a certeza de que na inspiração da unidade e do trabalho conjunto que é realizado por nosso Partido, Emilia Fernandes dará grande contribuição para o fortalecimento e o avanço das mudanças que estamos realizando no Rio Grande do Sul e no Brasil”, encerra o comunicado.

Com informações do PCdoB-RS



Um comentário:

  1. Primeira gaúcha a se eleger senadora, Emilia foi também “a primeira mulher do país a presidir uma Comissão Permanente do Senado – a de Infraestrutura, com destacado trabalho também na área educacional, direitos das mulheres do campo e da cidade e, no desenvolvimento econômico com justiça social. De professora à projeção nacional, numa caminhada pioneira, marcada pela determinação, ética e transparência. Sua luta é constante pela transformação social, com justiça e dignidade e o protagonismo das mulheres”, diz a nota.

    ResponderExcluir