segunda-feira, 28 de maio de 2012

Renato Rabelo, presidente do PCdoB , recebe delegação do Partido Comunista da China













          Festa de comemoração dos 90 anos do PC da China

Renato Rabelo recebe delegação do

 Partido Comunista da China

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, recebeu no nesta quinta-feira (24), na sede nacional em São Paulo, uma delegação do Partido Comunista da China, liderada pelo membro de seu Comitê Central e secretário do PCCh na Região autônoma da Mongólia Interior, Hu Chunhua.
Participaram também pelo PCdoB, Haroldo Lima, Ronald Freitas e Liège Rocha, membros da Comissão Política Nacional e Ronaldo Carmona, da Comissão Internacional. Renato recordou os laços históricos de amizade e cooperação entre os dois partidos e manifestou interesse em intensificar estas relações, dada a grande convergência e identidade de opinião entre as duas organizações em muitas questões de natureza ideológica e política. O líder comunista brasileiro ressaltou o apoio do PCdoB ao aprofundamento das relações entre Brasil e China, as quais situou num nível estratégico.

O presidente do PCdoB saudou o papel do Brasil e da China no cenário internacional, que através de alianças bilaterais e multilaterais em estruturas como os BRICS, contribuem para a busca de uma nova ordem mundial crescentemente multipolar num contexto de transição do sistema internacional e de profunda e prolongada crise estrutural do capitalismo.

Uma longa exposição sobre a realidade brasileira foi feita pelo presidente do PCdoB, abordando os desafios colocados para que o Brasil dê um novo salto civilizacional, que permita iniciar a transição ao socialismo nas condições brasileiras. Para isto, ressaltou Renato, é de grande interesse para os comunistas brasileiros o estudo das experiências exitosas de construção do socialismo, em especial da China.

Tarefas chinesas


O dirigente chinês, por sua vez, explicou que uma das principais tarefas de sua visita era a de congratular-se pessoalmente, em nome do Comitê Central de seu Partido, pelo transcurso dos 90 anos do Partido Comunista do Brasil, comemorado ao logo deste ano de 2012.

Hu Chunhua também falou sobre a província que dirige, a Mongólia Interior. Com 1/8 do território chinês, a Mongólia Interior concentra apenas 2% da população chinesa. Nos últimos 10 anos, a província registrou um crescimento bastante superior às já elevadas taxas nacionais, crescendo na casa de 17% ao ano. As principais bases da economia da província são a produção de energia, seguidos dos setores da agropecuária, metalurgia, indústria química e de alta tecnologia.

Os dois Partidos acordaram, na reunião, intensificar as relações entre as duas organizações, e contribuir para o incremento da cooperação e amizade entre os dois povos e as duas nações.

Ao final da reunião, a delegação chinesa presenteou o presidente do PCdoB com um álbum de fotos que retrata diferentes visitas e reuniões mantidas pelos dois Partidos desde os anos 60.

A delegação chinesa parte amanhã de São Paulo para o Peru e em seguida visita Cuba.

Da redação, com informações da Secretaria de Relações Internacionais

http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=184141&id_secao=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário