quarta-feira, 23 de maio de 2012

CPI :Cachoeira fica calado na CPMI; parlamentares fazem acusações


Cachoeira fica calado na CPMI; parlamentares fazem acusações


O contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, não respondeu a nenhuma das perguntas dos parlamentares na reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga suas relações com agentes públicos e privados, nesta terça-feira (22). Ele declarou que, por orientação do advogado, dará sua versão das acusações das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, depois de sua audiência na Justiça. "Depois, podem me chamar que eu irei falar", disse.


Agência Senado
Cachoeira fica calado na CPMI; parlamentares fazem acusações
A atitude de Cachoeira foi criticada pelos parlamentares.
Os parlamentares se queixaram do silêncio, criticando o desrespeito de Cachoeira à CPMI, mas aproveitaram todo o tempo disponível para as perguntas que se tornavam discursos de acordo com os interesses políticos. 

Os governistas se concentraram nas denúncias contra o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), envolvidos nas denúncias do esquema Cachoeira com jogos ilegais, corrupção e tráfico de influência. A oposição fez perguntas sobre as denúncias contra o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e a Construtora Delta.

Pedido de suspensão

Entre as perguntas, vários parlamentares se manifestaram favoráveis à suspensão da reunião. O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), membro da CPMI , destacou que diante do silêncio de Cachoeira, que era um direito constitucional dele, a comissão deveria se voltar em busca de informações nas provas documentais.

Os parlamentares que sugeriram a suspensão da sessão alertaram para o fato de a CPMI estar preparando Cachoeira para o próximo depoimento, que eles pretendiam votar , ao adiantar as perguntas. O líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), propôs que a CPMI pedisse à Justiça todo o conteúdo do depoimento dele no Judiciário.

O relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-MG), o primeiro a falar, fez uma série de perguntas, não respondidas por Cachoeira. Ele também concordou que a reunião não estava surtindo o efeito desejado que era de fazer a investigação seguir em frente e pediu que fosse votado requerimento para reconvocá-lo após o depoimento na Justiça. 

“Vamos buscar outros instrumentos de investigação, os discursos infindáveis não vão colaborar com as investigações, e reconvocá-lo entre os dias 31 de maio e 1º de junho”, sugeriu Cunha. 

Até que o requerimento, solicitando a suspensão da reunião, fosse votado, a lista de inscrição foi cumprida. Da lista de inscrição fizeram parte primeiro os autores do requerimento de convocação de Cachoeira, que tinham tempo livre para falar; depois os membros titulares da CPMI, os suplentes e depois os não-membros. Os líderes dos partidos também podiam usar o tempo de três minutos para falar, embora não pudessem fazer perguntas. 

O requerimento suspendendo a reunião foi aprovado às 16h30min, quando ainda tinha 39 parlamentares inscritos para falar.

De Brasília
Márcia Xavier

Matéria alterada às 16h30min para atualização de informação.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=183912&id_secao=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário