sexta-feira, 31 de maio de 2019

Surpresa na Rússia: visita de Johnny Depp a Mausoléu de Lênin e túmulo de Stálin divide opiniões

Ver a imagem de origemNo que diz respeito a Stálin, não é a primeira vez que a imprensa associa os dois nomes. Em 2008, Depp teria sido escolhido pelo historiador britânico Sebag Montefiore para interpretar Stálin nas telonas. Montefiore estava negociando um contrato com o estúdio Miramax para fazer um longa baseado em seu livro “Young Stalin”.

Johnny Depp esteve na Rússia em maio com sua banda Hollywood Vampires
Johnny Depp esteve na Rússia em maio com sua banda Hollywood Vampires
Getty Images
A última visita do ator de Hollywood à capital russa foi agitada. Em vez de promover seus filmes, como nas vezes anteriores, Depp aproveitou para visitar pontos ligados ao poeta Maiakóvski e à Revolução de 1917 – e foi criticado por isso.
Ao contrário de visitas anteriores à Rússia, Johnny Depp esteve na Rússia em maio passado não para promover um novo filme, mas para fazer um show com sua banda Hollywood Vampires, acompanhado de Alice Cooper e Joe Perry.
O que mais chamou atenção, porém, foi o programa turístico de Depp em Moscou: ele visitou o Mausoléu de Lênin, tirou uma foto no túmulo de Stálin e foi ao Museu Maiakóvski – em uma “excursão revolucionária”, porque todos esses nomes e lugares estão relacionados ao período decisivo da história russa um século atrás.
Vestido como russo
Depp visitou o Mausoléu na Praça Vermelha junto com Joe Perry, do Aerosmith, e posou para uma foto no túmulo de Stálin, que está enterrado na muralha do Kremlin. 
No Twitter, nem todos entenderam o interesse de Depp pelos fundadores do Estado soviético. Contrários aos líderes soviéticos acusaram Depp de tomar a “decisão errada”;  outros, que visivelmente superaram seus opositores em número, elogiaram o ator pelo interesse por história da Rússia e destacaram a roupa “verdadeiramente russa” usada na ocasião: uma camiseta listrada de marinheiro e boina.
No que diz respeito a Stálin, não é a primeira vez que a imprensa associa os dois nomes. Em 2008, Depp teria sido escolhido pelo historiador britânico Sebag Montefiore para interpretar Stálin nas telonas. Montefiore estava negociando um contrato com o estúdio Miramax para fazer um longa baseado em seu livro “Young Stalin”.
“Se não for feito em georgiano [Stálin era de etnia georgiana], Johnny Depp seria perfeito para o papel principal”, disse. No entanto, tudo o que se tem hoje é a foto de Depp com o busto de Stálin – e uma colagem do ator em um traje em estilo militar stalinista.
Do poeta ao punk
Depp manifestou interesse por Maiakóvski, o poeta russo de vanguarda do início do século 20, em uma entrevista em 2013, dizendo que gostaria de “trilhar os caminhos de Dostoiévski e Maiakóvski”. Desta vez, ele fez uma visita ao museu dedicado ao poeta.
Johnny Depp em sessão de fotos no hotel Ritz-Carlton, em Moscou
No livro de visitas, o ator escreveu que estava “completamente honrado por... tal proximidade com o gênio Maiakóvski” e caracterizou o poeta como um homem com “paixão, determinação e muita força”.
Quanto a Dostoiévski, parecia haver ainda mais razões para esperar que um filme baseado em um romance do escritor fosse estrelado por Depp. Depois do sucesso de “Gato Preto, Gato Branco”, do sérvio Emir Kusturica, alguns produtores de Hollywood  começaram a considerar o financiamento de um filme baseado em “Crime e Castigo”.
Depp, que havia atuado em “Arizona Dream: Um Sonho Americano”, de Kusturica, faria o papel de Raskólnikov tocando baixo em uma banda punk de Brighton Beach.
O ator também revelou que gostaria de encarnar Raspútin por ser “uma figura pouco convencional – surpreendente e curiosa”, e os personagens do escritor Mikhail Bulgákov.
Sutiãs e rosas da plateia
Em 2013, Depp estava namorando a atriz hollywoodiana Amber Herd, e uma foto do casal de mãos dadas em Moscou chamou a atenção da imprensa.
Ator durante divulgação do longa “O Cavaleiro Solitário” (2013) na Rússia
Durante a visita a Moscou, Depp elogiou as mulheres russas, chamando-as de “as mais bonitas do mundo”. Mas teve dificuldade ao tentar explicar por que disse isso.
“Há algumas características eslavas… Há algo profundo… [Elas são] lindamente esculpidas, mas com milhares e milhares de anos de cultura em seus olhos. Há gravidade ali, gravidade nos olhos”, disse o americano, em um entrevista.
Durante o show dos Hollywood Vampires em Moscou, vários sutiãs foram atirados em direção ao palco. Depp enfeitou a guitarra com um deles e uma rosa jogada pela plateia.
Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? 
Clique 
aqui para assinar nossa newsletter.
Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário