quarta-feira, 17 de outubro de 2018

14 filmes na Netflix para entender o que é o fascismo e o nazismo


Estabelecido pelo ditador Benito Mussolini, o fascismo deu origem ao nazismo, ideologia criada por Adolf Hitler após sua chegada ao poder no Terceiro Reich alemão na década de 1930, e que ganhou evidência mundial com as monstruosidades do genocídio da Segunda Guerra Mundial.


Os regimes totalitários que marcaram a primeira metade do século XX tem vindo à tona por causa das eleições 2018

Por: Redação |  Comunicar erro
Filmes sobre fascismo e nazismo constam no catálogo de produções da Netflix
Crédito: DivulgaçãoFilmes sobre fascismo e nazismo constam no catálogo de produções da Netflix

fonte:https://catracalivre.com.br/cidadania/14-filmes-na-netflix-para-entender-o-que-e-o-fascismo-e-o-nazismo/?fbclid=IwAR1wUvYi8XZ3B8cMZuFhUvRyubDNooFnIfnkiB6dwPipzr-tDIv3jvIhwTQ
Os debates sobre as eleições de 2018 têm trazido à tona discussões acaloradas sobre fascismo e nazismo, regimes caracterizados por postura autoritária e pelos horrores da tortura, cassação e morte de seus adversários políticos ou “raças inferiores”.
Error loading player:
No playable sources found
Na hierarquia história, o fascismo é anterior ao nazismo e surgiu na Itália nos anos 1920, pouco tempo depois da Primeira Guerra Mundial.
Estabelecido pelo ditador Benito Mussolini, o fascismo deu origem ao nazismo, ideologia criada por Adolf Hitler após sua chegada ao poder no Terceiro Reich alemão na década de 1930, e que ganhou evidência mundial com as monstruosidades do genocídio da Segunda Guerra Mundial.
Ambos os regimes se consolidaram na Europa em um período entre-guerras, quando os países vivenciavam anos difíceis, com valores liberais fracos e a economia em decadência.
O nazismo de Hitler, que pregava o nacionalismo, o racismo e a criação de uma raça ariana e superior, foi responsável por atrocidades que marcaram o século XX e fez com que, por bastante tempo, tal ideologia causasse pavor em todo o continente europeu.
Durante o período em que o fascismo e o nazismo imperaram, principalmente na Itália e na Alemanha, milhões de pessoas foram brutalmente assassinadas na tentativa da construção de uma sociedade soberana, alicerçada em preceitos cristãos, tradicionais e conservadores.
Mais precisamente na Alemanha, por volta dos anos 1930, Hitler iniciou uma caça às bruxas às “raças inferiores”, como judeus, negros, ciganos e homossexuais, que foram dizimados em campos de concentração. As mortes eram justificadas nos ideias hitleristas de superioridade e formação de uma raça ariana, e por uma Alemanha livre do vermelho comunista.
Os judeus eram os alvos principais de Adolf Hitler e do Partido Nazista. Dos aproximadamente nove milhões de judeus que residiam na Europa nos anos 1930 e 1940, cerca de dois terços foram mortos pelo regime nazista, sendo que entre as vítimas constam mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens que foram assassinados nesse período de soberania nazifascista.
Abaixo, veja 14 filmes que constam no catálogo da Netflix para entender melhor o que foi esse período da história e por que é preciso combatê-lo.

Hitler uma carreira

Hitler uma carreira
Crédito: Divulgação/NetflixHitler uma carreira
Este documentário mostra como o talento de Adolf Hitler para manipular e vender sua imagem o levou de suas origens humildes ao domínio do seu país e além.

Campos de concentração nazista

Imagens chocantes mostram campos de concentração, como Buchenwald e Ohrdruf, após a libertação quando o general Eisenhower ordena que os nazista sigam para outras regiões.

A lista de Schindler

A lista de Schindler
Crédito: DivulgaçãoA lista de Schindler
Oskar Schindler gasta toda a sua fortuna para ajudar a libertar 1.100 judeus de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial.

Bastardos inglórios

Bastardos inglórios
Crédito: DivulgaçãoBastardos inglórios
Uma garota judia, proprietária de um cinema na Paris ocupada por alemães, é obrigada a apresentar um filme nazista quando soldados americanos, chamados de “bastardos”, planejam um ataque.

O jogo da imitação

O jogo da imitação
Crédito: DivulgaçãoO jogo da imitação
Durante a Segunda Guerra Mundial, um matemático lidera uma equipe de analistas de criptografia para decifrar o famoso código alemão Enigma.

O leitor

Crédito: DivulgaçãoO leitor
Uma advogada de meia idade reflete sobre um caso que teve quando adolescente com uma mulher mais velha que foi condenada por crimes de guerra nazistas oito anos depois.

Ele está de volta

Ele está de volta
Crédito: DivulgaçãoEle está de volta
Adolf Hitler desperta no mesmo local em que ficava o seu bunker há 70 anos, mas vira um fenômeno da mídia ao ser confundido com um comediante.

A escolha de sofia

A escolha de sofia
Crédito: DivulgaçãoA escolha de sofia
Stimgo compartilha uma pensão no Brooklyn com a imigrante polonesa Sophie e seu amante volátil, um casal em um relacionamento permeado pela violência.

O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado
Crédito: DivulgaçãoO menino do pijama listrado
Quando sua família se muda de Berlim para a Polônia, um menino faz amizade com um garoto do campo de concentração vizinho, sem saber que ele é um prisioneiro judeu.

A vida é bela

A vida é bela
Crédito: DivulgaçãoA vida é bela
Um garçom judeu-italiano enviado a um campo de concentração nazista protege a inocência de seu filho fingindo que seu cativeiro é um elaborado jogo.

O banqueiro da resistência

O banqueiro da resistência
Crédito: DivulgaçãoO banqueiro da resistência
Arriscando a família e o futuro, um banqueiro na Amsterdã ocupada reduz a marcha da máquina de guerra nazista criando um banco clandestino para financiar a resistência.

Operação final

Operação final
Crédito: DivulgaçãoOperação final
Em 1960, agentes israelenses aceitam uma audaciosa missão para capturar o famoso criminoso nazista Adolf Eichmann e fazê-lo pagar pelo que fez. Baseado em fatos reais.

Prelúdio de uma guerra

O documentário de Frank Capra mostra a ascensão do autoritarismo na Alemanha, Itália e Japão enquanto os Estados Unidos se preparam para uma defesa da liberdade.

Riphagen

Riphagen
Crédito: DivulgaçãoRiphagen
Este filme biográfico retrata Andries Riphagen, um holandês que chantageava judeus escondidos durante a Segunda Guerra Mundial e foi responsável por centenas de mortes.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário