quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Pinturas Soviéticas da Segunda Guerra

Fonte
https://chicomiranda.wordpress.com/2011/10/14/pinturas-sovieticas-da-segunda-guerra-extra-ii/

Mais uma sequencia de pinturas soviéticas do período da guerra ou de períodos posteriores. Cabe mais uma reflexão sobre as pinturas dos mesmos artistas já informados no post anterior. As pinturas fizeram parte do acervo propagandista da União Soviética sim, mas isso não tira ou diminui o mérito e a grandeza e resistência do povo soviético. Ninguém poderá em hipótese alguma invalidar ou questionar a nobreza desse povo que, sem qualquer margem para erros, foi o mais sofrido e castigado da primeira metade do século passado. A URSS exigiu nada mais, nada menos, do que a vida de seus filhos e o sangue derramado de sua gente no período compreendido entre a Grande Guerra e o desfecho da Segunda Guerra.
Por isso, essas pinturas, mesmo que algumas tenham uma conotação propagandistas, lembra-nos a Honra e a Coragem do povo soviético, representada pelas suas repúblicas, que estão claramente fixadas na História da Humanidade para todo o sempre.

Um comentário:

  1. ...essas pinturas, lembra-nos a Honra e a Coragem do povo soviético, representada pelas suas repúblicas, que estão claramente fixadas na História da Humanidade para todo o sempre.

    ResponderExcluir