8 palavras e expressões discriminatórias para eliminar do dicionário

Fonte:http://www.midiamax.com.br/midiamais/8-palavras-expressoes-discriminatorias-eliminar-dicionario-307711

Algumas palavras podem ser forte ferramenta de discriminação
As palavras muitas vezes são instrumento de ofensa sem saber (Foto ArtFile.Ru)As palavras muitas vezes são instrumento de ofensa sem saber (Foto ArtFile.Ru)


O 'políticamente correto' também está na língua portuguesa. Além da importância de neutralizar as referências pronominais em algumas frases como forma de combater o machismo presente no nosso idioma, algumas palavras também podem e devem ser substituídas. Isso porque algumas delas têm significado que estigmatiza e pode carregar de preconceito a ideia que se tenta passar, mesmo que não haja intenção de ofender.
A formação das palavras e a inserção delas nos dicionários estão bastante relacionadas ao uso popular, principalmente em períodos em que a igualdade entre diversos segmentos da sociedade era ainda pior que atualmente. E como o uso dessas palavras podem atravessar gerações, o uso inconsequente de algumas acaba alimentando um ciclo de discriminação por meio da linguagem. Por exemplo, quando utilizamos a palavra 'judiar', como sinônimo de 'maltratar', sem termos a menor noção de que é um termo extremamente ofensivo para judeus.
Portanto, como as palavras machucam ( e como) e alimentam esse ciclo de discriminação, o MidiaMAISprocurou algumas dessas expressões e palavras de uso bastante comum que simplesmente devemos eliminar do nosso dicionário e propõe a substituição. Confira na lista!

1. 'Denegrir'

A palavra que significa 'tornar negro ou impuro' é claramente racista. Largamente utilizada desde o período em que o Brasil era escravocrata, 'denegrir' é uma palavra cujo sentido pode ser facilmente substituído por 'desqualificar' ou 'caluniar'. Desta forma, mantém-se o sentido da frase e esquiva-se do racismo embutido.

2. 'Judiar'

A palavra que tem sentido de 'atormentar' ou 'maltratar' e até mesmo 'zombar' refere-se, na verdade, ao povo judeu, que historicamente foi vítima de perseguições, inclusive vítima de um holocausto e dizimado em câmaras de gás nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. 

3. 'Mulherzinha'

Expressão utilizada para desmerecer uma atividade, é extremamente machista, já que é empregada quando alguém tenta reduzir a importância de uma reação ou atividade (chorar e trocar a fralda de um bebê, por exemplo).

4. Traveco

É uma forma pejorativa de referir-se à travestis e tem o mesmo sentido desdenhoso de quando usamos o sufixo 'eco' em 'jornaleco', por exemplo. Para referir-se corretamente a esta população, use o termo 'travesti' e sempre utilizando o artigo feminino ('a' travesti), nunca o masculino ('o' travesti).

5. Bicha

Bicha, veado, veadinho... Todas as expressões que ridicularizam um homossexual não são ok de usar. É claro que esta população busca ressignificar a palavra (bichinha é quem é gay? Ok, eles têm orgulho de serem assim), mas estas expressões só podem ser utilizadas se houver intimidade entre os interlocutores.

6. Gordice​

"Gordo só faz gordice", diz o ditado preconceituoso e gordofóbico, já que 'gordice' é o termo utilizado para referir-se a qualquer trapalhada cometida por uma pessoa gorda - que curiosamente costumam ser as mesmas trapalhadas de pessoas magras. 'Gordice' nem está no dicionário, deveria sair também das nossas expressões.

7. 'Nego', 'neguinho' e 'nega'

Nego, uma corruptela de negro, é costumeiramente numa expressão referencial do tipo "mas nego gosta de uma confusão" ou "neguinho ta achando que pode" e ainda "não sou tuas nega". São expressões racistas, que são sempre utilizadas, na forma geral, para referenciar um mau comportamento. Risque da sua lista já!

8. Bugre

A palavra, que para muitos em Mato Grosso do Sul é sinônimo de índio, tem teor altamente racista, já que foi inicialmente designada para referir-se a estrangeiros numa visão etnocêntrica, ou seja, do ponto de vista do colonizador (civilizado), que estava diante de um 'primitivo' (pagão, sem alma, sem educação, civilidade, um sub-humano, na visão dos portugueses). Tem a mesma origem que o termo usado para designar os búlgaros na Europa antiga que seguiam os preceitos de uma ramificação da Igreja Católica não alinhada a Roma.

Fale com o MidiaMAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para midiamais@midiamax.com.br.

Comentários

  1. 1. 'Denegrir'

    A palavra que significa 'tornar negro ou impuro' é claramente racista. Largamente utilizada desde o período em que o Brasil era escravocrata, 'denegrir' é uma palavra cujo sentido pode ser facilmente substituído por 'desqualificar' ou 'caluniar'. Desta forma, mantém-se o sentido da frase e esquiva-se do racismo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Socialismo

Unicef: 700 crianças palestinas são presas por forças israelenses

NAZIFASCISTAS BRASILEIROS