segunda-feira, 2 de maio de 2016

1º de maio é repleto de celebrações na Rússia

May day
Bandeiras, balões, música e dança permeiam as celebrações. 2014. Foto:EPA










1 de maio de 2016 VICTÓRIA SEMIÓCHINAGAZETA RUSSA
Fim de semana de nove dias que acompanha as festividades é para muitos uma versão completa de férias.

No início de maio, os russos comemoram dois feriados de uma só vez, herdados da União Soviética. O fim de semana de nove dias que acompanha as festividades é para muitos uma versão completa de férias, embora existam aqueles que prefiram ocupar-se com tarefas domésticas. Para os que ficam em Moscou, foi preparado um programa de entretenimento.
Mayday demonstration in Red Square, Moscow 1935. Foto:  Shagin/RIA NovostiDemonstração de maio na Praça Vermelha, em Moscou, em 1935. Foto: Shagin/RIA Nôvosti
Os feriados de maio há muito já se tornaram uma alternativa para férias: quase um quarto dos cidadãos tiram três dias entre os feriados, garantindo assim um descanso sem interrupções.
No entanto, nem todos anseiam pelo feriado prolongado: mais da metade dos russos preferem não gastar seus dias de férias durante as comemorações, diz estudo da empresa Superjob.
A May 1st demonstration on Red Square in Moscow. 1971. Foto:  O. Ivanov/RIA NovostiDemonstração do 1° de maio em 1971 na Praça Vermelha. Foto: O. Ivanov/RIA Nôvosti
“É necessário muito dinheiro para viajar nestes dias para algum lugar. Para simplesmente ficar em casa, os dias oficiais já bastam!”; “O meu trabalho é pago por tarefa executada, por isso não vale a pena descansar”, “Vou descansar mais tarde, agora prefiro me dedicar às tarefas domésticas”  foram alguns dos comentários das pessoas que participaram da pesquisa.
1st May demonstration on Red Square in Moscow, 1967. Foto: Anatoliy Garanin/RIA NovostiRegistro da data em 1967. Foto: Anatóli Garanin/RIA Nôvosti
Dos que ficam em casa, quase um terço (36%) pretende passar o fim de semana na cidade onde mora. Os entrevistados planejam fazer as tarefas domésticas, ficar com a família e com amigos.
Um número menor de russos (17%) em comparação com o ano passado (26%) planeja descansar: muitos se recusam a deixar a cidade por causa do tempo frio. Somente 8% dos russos pretende passar o feriado em contato com a natureza.
People celebrate with flags, balloons, music and dance on Red Square during a rally in Moscow, Russia, 01 May 2014. Labour Day, also known as International Workers' Day or May Day, is observed worldwide on 01 May. Foto: EPABandeiras, balões, música e dança permeiam as celebrações. 2014. Foto: EPA
Somente 7% dos entrevistados planeja viajar durante os feriados de maio –menos da metade pensa em fazê-lo pela Rússia.
A história do feriado de 1º de maio, o Dia da Solidariedade aos Trabalhadores, inicia-se em julho de 1889. Então, o Segundo Congresso Internacional tomou a decisão de que “todo o proletariado do mundo” celebrasse anualmente este dia santo em memória da luta heróica dos trabalhadores americanos em Chicago contra os capitalistas e os exploradores.
Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Um comentário:

  1. A história do feriado de 1º de maio, o Dia da Solidariedade aos Trabalhadores, inicia-se em julho de 1889. Então, o Segundo Congresso Internacional tomou a decisão de que “todo o proletariado do mundo” celebrasse anualmente este dia santo em memória da luta heróica dos trabalhadores americanos em Chicago contra os capitalistas e os exploradores.

    ResponderExcluir