sexta-feira, 15 de maio de 2015

Rússia e China são escudo para a segurança da humanidade, diz Fidel Castro

Do Outro Lado da Notícia

De Osvaldo Bertolino

Para o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, a Rússia e a China são atualmente um “poderoso escudo” da paz e da segurança mundial. A opinião foi expressa em um artigo em homenagem ao 70º aniversário da Vitória sobre a Alemanha nazista.
Publicado no jornal cubano Granma, o texto afirma que a aliança entre “as duas grandes potências”, Moscou e Pequim, é capaz de barrar as perigosas tendências mundiais (“agressões e guerras”) que ameaçam a própria existência da humanidade, “já ameaçada com a escassez de água e alimentos para bilhões de pessoas em um breve lapso de tempo”.
“A sólida aliança entre os povos da Federação Russa e o Estado de mais rápido avanço econômico do mundo: a República Popular da China; ambos os países com sua estreita cooperação, sua avançada ciência e seus poderosos exércitos e bravos soldados constituem um escudo poderoso da paz e da segurança mundial, a fim de que a vida de nossa espécie possa se preservar”, escreveu o líder revolucionário cubano.
O irmão de Fidel e atual chefe de Estado de Cuba, Raúl, fez uma visita a Moscou recentemente para participar da grande parada do Dia da Vitória, em 9 de maio. Comentando a ocasião em seu artigo, Fidel exaltou a importância do povo soviético na Segunda Guerra Mundial, bem como do “espírito de solidariedade” necessário para os dias atuais.
“Ao comemorar-se o 70º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica, desejo fazer constar nossa profunda admiração pelo heroico povo soviético que prestou um serviço colossal à humanidade. (…) Os 27 milhões de soviéticos que morreram na Grande Guerra Patriótica, o fizeram também pela humanidade e pelo direito de pensar e de ser socialistas, ser marxistas-leninistas, ser comunistas, e de sair da pré-história”, concluiu.
Fidel Castro deixou a liderança de Cuba em 2006 por razões de saúde e tem se mantido discreto na vida pública desde então. No entanto, ele ocasionalmente escreve análises e colunas para jornais, e ainda recebe dignitários para consultas particulares.Na quinta-feira (7), o presidente russo, Vladimir Putin, se encontrou em Moscou com Raúl Castro e aproveitou a oportunidade para saudar os tradicionais laços de amizade entre as duas nações. (Sputiniknews)

Um comentário:

  1. Para o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, a Rússia e a China são atualmente um “poderoso escudo” da paz e da segurança mundial. A opinião foi expressa em um artigo em homenagem ao 70º aniversário da Vitória sobre a Alemanha nazista.

    ResponderExcluir