terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Último discurso de Stálin - Legendado em português





Breve discurso que Ióssif Vissariónovitch Dzhugashvili, conhecido historicamente por Stálin (que significa "de aço", em russo), secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), pronunciou no XIX Congresso do Partido a 14 de outubro de 1952. O discurso saiu publicado na edição do dia seguinte do jornal oficial "Pravda".

Nesta alocução, Stálin reafirma a mais recente orientação do movimento comunista internacional pró-soviético de liderar os movimentos que lutavam pela paz mundial e de defender as chamadas "liberdades democrático-burguesas", as quais, segundo aí se afirma, estariam sendo esmagadas pela própria burguesia para manter sua dominação de classe.

Essa linha relativamente moderada é resultado direto da política de distensão mundial (também chamada de détente) protagonizada pelos EUA e pela URSS durante a segunda metade da década de 1950 e durante boa parte dos anos 1960, a qual tinha por objetivo estratégico uma convivência minimamente pacífica entre as duas superpotências da época para prevenir um confronto militar direto, cujo resultado poderia ser catastrófico para a humanidade, dado o enorme poder de destruição do arsenal bélico dos dois lados.

O momento também era de otimismo para o comunismo mundial, o que fica bem assinalado no documento, pois estava ocorrendo o primeiro congresso do PCUS após a Segunda Guerra Mundial e após a constituição inédita de um "bloco" mundial de países socialistas, reavivando-se, assim, a esperança de que o socialismo pudesse triunfar na maior parte do planeta, tanto nos países industrializados quanto nas novas nações que acabavam de sair do domínio colonial europeu.

Texto do original em russo: http://grachev62.narod.ru/stalin/t16/...

Речь Иосифа Виссарионовича Сталина (последняя в его жизни) на XIX съезде Коммунистической партии Советского Союза (КПСС), 14 октября 1952 г., с субтитрами на португальском языке.

Um comentário:

  1. Breve discurso que Ióssif Vissariónovitch Dzhugashvili, conhecido historicamente por Stálin (que significa "de aço", em russo), secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), pronunciou no XIX Congresso do Partido a 14 de outubro de 1952. O discurso saiu publicado na edição do dia seguinte do jornal oficial "Pravda".

    ResponderExcluir