terça-feira, 4 de novembro de 2014

Dilma, e o processo contra a Veja?


Por Bepe Damasco, em seu blog:

A campanha do PT entrou com um total de sete processos contra a revista Veja, nas esferas eleitoral e criminal, por sua capa criminosa a 72 horas do segundo turno das eleições presidenciais. Por enquanto, a única penalidade aplicada à bandidagem travestida de jornalismo da Marginal Pinheiros foi a publicação de um direito de resposta em seu site, na véspera da eleição.

Enquanto o ministro Teori Zavascki, do STF, não analisa o recurso de Veja, a versão impressa segue como estrela de primeira grandeza do submundo da mídia velhaca brasileira. Age como se nada tivesse acontecido. Contudo, processos do PT à parte, falta a presidenta Dilma cumprir sua promessa de acertar contas, pessoalmente, com a revista na Justiça.

Claro que depois de ter enfrentado e vencido de forma épica um massacre midiático que só encontra paralelo na nossa história com o cerco que levou Vargas ao suicídio, a presidenta, UMA SENHORA de 66 anos, merecia sair do ar para descansar uns dias, como fez.

Mas agora Dilma faria um bem enorme ao Estado Democrático de Direito se ingressasse com um processo contra a Veja por injúria, calúnia e difamação. Não custa lembrar da frase contundente da presidenta no seu penúltimo programa eleitoral na televisão, levado ao ar exatamente na sexta-feira em que a revista chegou à bancas, antevéspera da eleição : "A revista receberá a resposta do povo nas urnas e terá de me enfrentar na Justiça."

Pois bem, neste momento o pior dos caminhos seria o da acomodação pós-eleitoral, tipo "ganhamos, deixa isso pra lá." A Veja tem de pagar pelo seus crimes, afinal, a soberania popular, bem mais valioso do regime democrático, foi afrontado pelo panfleto tucano da família Civita de maneira infame.

Por isso, não bastam as ações do PT. A presidenta, com o peso do seu cargo de chefe de Estado e de governo, legitimamente respaldada pelo voto popular, deve cumprir o prometido e acionar a Veja na justiça. Oxalá, ela não dê ouvidos a "cabeças jurídicas" apequenadas como a do seu ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, cuja performance à frente da pasta indica que recomendará "moderação e prudência" à Dilma.

Fuja dessa armadilha, presidenta, e siga fazendo história.

Um comentário:

  1. A Veja tem de pagar pelo seus crimes, afinal, a soberania popular, bem mais valioso do regime democrático, foi afrontado pelo panfleto tucano da família Civita de maneira infame.

    ResponderExcluir