sábado, 19 de julho de 2014

Farc e governo colombiano retomam diálogos de paz em Cuba



A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o governo colombiano retomam nesta terça-feira (15) as negociações de paz em Havana para aparar arestas antes de abordar o sensível tema das vítimas do conflito armado. Segundo uma fonte ligada às negociações, não se trata do início de um ciclo de diálogos propriamente, e sim um encontro preparatório para o prosseguimento das discussões.


Luis Robayo/AFP
A guerrilha das Farc e o governo da Colômbia retomam nesta terça-feira as negociações de paz em Havana para aparar arestas antes de abordar o sensível tema das vítimas do conflito armado.A guerrilha das Farc e o governo da Colômbia retomam nesta terça-feira as negociações de paz em Havana para aparar arestas antes de abordar o sensível tema das vítimas do conflito armado.
O chefe da delegação do governo colombiano nos diálogos de paz com as Farc, Humberto de la Calle, ressaltou a importância da participação de vítimas do conflito armado nos diálogos.  Ele destacou que é preciso discutir o tempo, os procedimentos e as datas em que a participação dos atingidos começará a ocorrer.

"O centro de gravidade são as vítimas e o reconhecimento de seus direitos", afirmou De la Calle em declarações à imprensa.

As negociações são retomadas depois um recesso de mais de um mês, durante o qual o presidente Juan Manuel Santos foi reeleito em segundo turno, em um sinal que a maioria dos colombianos apoia o processo de paz.

Segundo o acordado, a discussão relativa às vítimas deverá ser sustentada sobre os princípios da verdade, justiça, reparação, não repetição e respeito aos direitos humanos fundamentais.
De la Calle chamou os colombianos vítimas do conflito a participarem neste processo, porque, segundo ele, "estamos dispostos a ouvi-los".

Até agora, as duas partes conseguiram consenso sobre três pontos da agenda: reforma rural, participação política e drogas ilícitas. Este é o primeiro encontro entre governo e guerrilha após a reeleição do presidente Juan Manuel Santos, vencedor das eleições nas quais o tema da paz foi o grande protagonista.

Mas ainda restam discutir temas muito sensíveis e complexos: vítimas, abandono das armas e mecanismo de aprovação de um eventual acordo de paz.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina e AFP

Um comentário:

  1. Até agora, as duas partes conseguiram consenso sobre três pontos da agenda: reforma rural, participação política e drogas ilícitas. Este é o primeiro encontro entre governo e guerrilha após a reeleição do presidente Juan Manuel Santos, vencedor das eleições nas quais o tema da paz foi o grande protagonista.

    ResponderExcluir