sábado, 16 de novembro de 2013

Requião: "Beto Richa quer enfiar dinheiro do povo no CU"

O senador Roberto Requião (PMDB) posicionou-se contra a intenção do governo do Paraná em criar um caixa único para gerenciar as contas do Estado. Órgãos como o Detran e a Junta Comercial terão que repassar seus recursos para uma conta bancária única do governo, que poderá aplicar esses recursos no mercado financeiro, ficando livre para remanejá-los.
"O Estado está parado e o governo desesperadamente agora quer criar o caixa único para reunir todo o dinheiro num caixa só e ainda meter a mão no fundo de depósitos judiciais. Isto é muito perigoso. Eles chamam isso de caixa único, que tem uma sigla: CU. Eles querem por o dinheiro do Estado do Paraná dentro deste 'CU'", alertou.

Requião lembrou que o Rio Grande do Sul adotou o caixa único e até hoje não conseguiu recuperar suas finanças. A medida alivia o caixa do Estado em um primeiro momento mas, em longo prazo, compromete os investimentos. "Impeçam que o governador coloque a receita inteira do Estado dentro deste 'CU' porque isto provocará o caos definitivo e uma grande dificuldade nas próximas décadas para o Estado do Paraná", pediu.

As empresas públicas ou sociedades de economia mista, como Copel e Sanepar, além da Paraná Previdência e da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) ficariam fora deste caixa único. O Judiciário, o Legislativo, o Ministério Público e o Tribunal de Contas podem aderir ao fundo.

Um comentário:

  1. "Impeçam que o governador(tucano) coloque a receita inteira do Estado dentro deste 'CU' porque isto provocará o caos definitivo e uma grande dificuldade nas próximas décadas para o Estado do Paraná", pediu.

    ResponderExcluir