quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Estudos apontam que países menos religiosos são também menos violentos

Estudos apontam que países menos religiosos são também menos violentos
O Índice Global da Paz (IGP) de 2012 apontou que o mundo ficou mais pacifico nos últimos anos, mas que essa mudança é mais percebida em países menos religiosos. Apesar de a maioria das religiões pregarem a paz, o estudo mostra que são os países menos religiosos que continuam sendo menos violentos.
O índice é desenvolvido pelo Instituto de Economia e Paz, em conjunto com a Unidade Economista de Inteligência, e usa 23 indicadores para classificar as nações do mundo pela sua tranquilidade.
Entre os dados usados para o estudo estão o nível de despesas militares de uma nação às suas relações com os países vizinhos e o nível de respeito aos direitos humanos, incluindo os níveis de democracia e transparência, educação e bem-estar material, segundo informações do site Hype Science.
Os 10 países mais pacíficos do mundo, segundo o estudo, são: Islândia, Dinamarca, Nova Zelândia, Canadá, Japão, Áustria, Irlanda, Eslovênia, Finlândia e Suíça. O Brasil aparece em 83ª posição na lista. Entre esses países, apenas a Irlanda não aparece na lista dos 50 países menos religiosos do mundo.
O IGP aponta que, pela primeira vez desde 2009, o mundo se tornou mais pacífico. De acordo com os indicadores do estudo, todas as regiões do mundo, exceto o Oriente Médio e o Norte da África (que sofrem atualmente as consequências da Primavera Árabe) apresentaram melhorias nos níveis de tranquilidade.
Apesar das mudanças observadas, os dois extremos do ranking dos países mais pacíficos permanecem os mesmos, com a Islândia como país mais pacífico do mundo, pelo segundo ano consecutivo, e a Somália continuando a ser nação menos pacífica do mundo, também pelo segundo ano consecutivo.
Estudos recentes mostram também um aumento no número de ateus e de pessoas que se declaram sem religião, e a Irlanda, apesar de ainda ter um grande número de religiosos, é o país que teve o maior aumento de ateus e não religiosos.
O Oriente Médio e Norte da África são hoje as regiões menos pacíficas, refletindo a turbulência da Primavera Árabe. Entre os 158 países estudados, os menos pacíficos são: Paquistão, Israel, República Centro Africana, Coreia do Norte, Rússia, República Democrática do Congo, Iraque, Sudão, Afeganistão e Somália.
Redação Gospel+

Um comentário:

  1. Apesar de a maioria das religiões pregarem a paz, o estudo mostra que são os países menos religiosos que continuam sendo menos violentos.

    ResponderExcluir