quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Morre Lino Oviedo, político paraguaio de reputação controversa


Do Portal Vermelho


O Paraguai viveu um dia de luto nesta segunda-feira (4). Lino Oviedo, 69, faleceu no sábado (2), após a queda de seu helicóptero. Oviedo, que teve participação no golpe que terminou com a ditadura de Alfredo Strossner, é suspeito da morte de um presidente e foi a favor da destituição do presidente legitimamente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, em junho de 2012. Tentou toda sua vida aspirando chegar à presidência e concorria mais uma vez pelo partido União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace).


AFP/Norberto Duarte
Lino Oviedo
Lino Oviedo, candidato à presidência do Paraguai
A viúva de Oviedo, Raquel Marín, pretende liderar o partido Unace. Um dos principais objetivos da medida é impedir a migração de votos dos "oviedistas" para outros partidos, especialmente no Legislativo. O primeiro turno das eleições paraguaias serão disputadas em 21 de abril.

De acordo com um porta-voz do Partido Liberal, Raquel Marín expressou sua intenção de tomar o lugar deixado por seu marido e liderar a campanha política da Unace. Ela teria, inclusive, cogitado compartilhar com os liberais o plano de governo preparado por Oviedo.

Segundo as leis eleitorais paraguaias, o candidato à vice-presidência pela Unace, Alberto Soljancic, deve assumir a candidatura principal e aguardar um novo nome para integrar a chapa.

O helicóptero de Oviedo caiu na região do Chaco, ao norte de Assunção, quando retornava à capital após um comício em Concepción. Aparentemente, o piloto desviou sua rota pelo mau tempo.


Biografia
“Sua máxima ambição foi chegar ao poder. Tentou isso por todos os meios, tanto lícitos, quanto irregulares, até o último momento de sua vida”, escreveu o jornal paraguaio Ultima Hora. Oviedo morreu na mesma data em que ganhou destaque político há 24 anos, em 3 de fevereiro de 1989 quanto prendeu pessoalmente o ditador Alfredo 

Su máxima ambición fue siempre llegar al poder. Lo intentó por todos los medios, tanto lícitos como irregulares, hasta el último minuto de su vida. Hoy, un trágico accidente aéreo pone fin a su convulsionada carrera política, paradójicamente en la misma fecha en que la había iniciado hace 24 años, el 3 de febrero de 1989, cuando saltó a la fama al arrestar personalmente al dictador Alfredo Stroessner, no dia do golpe militar do qual foi um dos principais articuladores. 

Sua participação neste episódio e algumas sublevações posteriores o levaram a se auto-definir, quase ironicamente, como “golpista democrático”. Em abril de 1996, com o apoio de soldados leais, declarou rebeldia contra o presidente Juan Carlos Wasmosy e se negou a acatar a ordem de destituição como chefe do exército, tendo ficado preso por 55 dias. E, em 1998, livre, foi pré-candidato à presidência pelo recém-criado Unace.

Foi preso novamente por mais 30 dias após desentendimentos com Wasmosy e José María Argaña. Na sequencia, foi condenado a 10 anos de prisão militar por “delitos contra a ordem e a segurança das forças armadas e insubordinação”. Em 1999 se refugiou na Argentina e, em 2000, foi novamente acusado de uma nova tentativa de golpe, que foi rapidamente sufocada.

De volta ao Paraguai em 2004 após asilo no Brasil, ficou preso até 2007, quando cumpria a metade de sua condenação pelo golpe de 1996. Em 2008 concorreu à presidência e foi derrotado por Lugo. Na oposição, a Unace pediu a renúncia do presidente e respaldou o julgamento político que terminou com o golpe contra Lugo.

Da Redação do Vermelho,

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=205253&id_secao=7

Um comentário:

  1. Lino Oviedo, 69, faleceu no sábado (2), após a queda de seu helicóptero. Oviedo, que teve participação no golpe que terminou com a ditadura de Alfredo Strossner, é suspeito da morte de um presidente e foi a favor da destituição do presidente legitimamente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, em junho de 2012.

    ResponderExcluir