segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Índia: Comunistas marcham contra desigualdades sociais




Do Portal Vermelho


O Partido Comunista da Índia-Marxista (PCI-M) iniciou em Kanyakumari, no estado de Tamil Nadu ao sul, a primeira de uma série de passeatas em protesto contra as desigualdades sociais no país.


"O propósito da Jatha Sangharsh Sandesh (Marcha pela Luta) é denunciar os problemas da cidadania por causa do aumento dos preços, o desemprego e a corrupção em massa, disse o secretário geral do PCI-M, Prakash Karat, citado nesta segunda-feira (25) por meios de comunicação de Nova Delhi.

Outras três grandes colunas partirão no dia 1º de março de Calcutá (leste), no dia 4 de Amritsar (norte) e no dia 8 de Mumbai (oeste), até se encontrarem dia 19 no Ramlila Ground, uma praça no centro de Nova Delhi onde será realizada uma manifestação à qual se esperam dezenas de milhares de pessoas.

A essas quatro "jathas" se unirão outras menores que terão como ponto de partida os estados de Assam (leste), Orissa (centro-este), Gujarat (centro-oeste) e Himachal Pradesh (norte), afirmou Karat.

Os trechos percorridos por todas marchas somarão mais de 10 mil quilômetros.

Trata-se de uma única grande marcha dedicada a mobilizar o povo em defesa de seu direito à alimentação, ao emprego, à educação e à saúde, e contra problemas como a corrupção e o maltrato aos dalits (últimos no sistema de castas indiano) e os adivasis (tribos originárias), disse o dirigente comunista.

Os partidos de esquerda somos os únicos a propor políticas alternativas às do Partido do Congresso (no governo) ou do Partido Janata Bharatiya (principal da oposição), sublinhou.

O PCI-M distribuiu um milhão de cópias de um folheto no qual explica, em vários dos idiomas falados na Índia, os objetivos da campanha.


Fonte: Prensa Latina


http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=206764&id_secao=9



Fonte: Prensa Latina

Um comentário:

  1. Outras três grandes colunas partirão no dia 1º de março de Calcutá (leste), no dia 4 de Amritsar (norte) e no dia 8 de Mumbai (oeste), até se encontrarem dia 19 no Ramlila Ground, uma praça no centro de Nova Delhi onde será realizada uma manifestação à qual se esperam dezenas de milhares de pessoas.

    ResponderExcluir