sábado, 24 de agosto de 2013

“Vou orientar meus médicos a não socorrerem erros dos colegas cubanos”, diz presidente do CRM/MG





A contratação de médicos estrangeiros pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal, está longe de ter um final em que as duas partes – profissionais e União – cheguem a um acordo. A última grande polêmica gira em torno do anúncio da convocação de cubanos para atender no Brasil.


O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) já entrou oficialmente na briga contra a medida. Na quinta-feira (22), o presidente da entidade, João Batista Gomes Soares, anunciou que pretende denunciar os cubanos por exercício ilegal da profissão, alegando que o governo autorizou a atividade dos médicos sem que eles passem pelo processo de revalidação do diploma estrangeiro e pelo exame de proficiência em língua portuguesa.
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, publicada nesta sexta-feira (23), João Batista garantiu que, se o governo seguir em frente com as contratações, o impasse vai virar caso de polícia. “Se ouvir dizer que existe um médico cubano atuando em Nova Lima, por exemplo, mando uma equipe do CRM-MG fiscalizar. Chegando lá, será verificado se ele tem o diploma revalidado no Brasil e a carteirinha do CRM-MG. Se não tiver, vamos à delegacia de polícia e o denunciamos por exercício ilegal da profissão, da mesma forma que fazemos com um charlatão ou com curandeiro”, afirmou Batista.

Declarações do presidente do CRM/MG reforçam polêmica
em torno do Mais Médicos
Foto: Divulgação/Conselho Regional de Medicina
O presidente do CRM/MG ainda fez uma declaração polêmica. “Nossa preocupação é com a qualidade desses médicos, que são bons apenas em medicina preventiva, não sabem tirar tomografia. Vou orientar meus médicos a não socorrerem erros dos colegas cubanos”, disse.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) também considera a adoção do programa eleitoreira, irresponsável e desrespeitosa.

lEIA MAIS:

ATENÇÃO BÁSICA Mais Médicos: 400 profissionais cubanos chegam ao Brasil

Entidades sociais e parlamentares saem em defesa do Mais Médicos

Padilha: não aceito preconceito contra médicos estrangeiros





4 comentários:

  1. “Se ouvir dizer que existe um médico cubano atuando em Nova Lima, por exemplo, mando uma equipe do CRM-MG fiscalizar. Chegando lá, será verificado se ele tem o diploma revalidado no Brasil e a carteirinha do CRM-MG. Se não tiver, vamos à delegacia de polícia e o denunciamos por exercício ilegal da profissão, da mesma forma que fazemos com um charlatão ou com curandeiro”, afirmou Batista.

    ResponderExcluir
  2. Que "bela" declaração. Por isso que muito freqüentemente evito dizer que sou médico. O que será que pensam de nós?

    ResponderExcluir
  3. Corretíssimo. Todos temos que ter regularização profissional em algum Conselho. Como fica destes estrangeiros? Será julgados por quem STJ/STF? E onde fica a segurança do cidadão? Cada dê o conselho investiga, avalia a universidade para ver se é apta? Ta certo ele tem que existir a revalidação e a Sra Dilma deve freiar a atuação destes para serem exclusivos desses locais que são designados e não depois se aproveitar da oportunidade e ir para os grandes centros.

    ResponderExcluir
  4. ENTAO MANDA PRENDER OS MEDICOS BRASILEIROS QUE FAZEM ERROS E BARBEIRAGEM TODO DIA SEU ZÉ NINGUÉM.

    ResponderExcluir