domingo, 27 de janeiro de 2013

PCdoB reúne prefeitos e vices para discutir governança comunista


Do Portal Vermelho


O PCdoB reuniu suas lideranças nacionais para recepcionar os prefeitos e vice-prefeitos do Partido, neste final de semana, em Brasília (DF) no Encontro Nacional de Prefeitos(as) e vice-prefeitos(as) do PCdoB. Todos parabenizaram a vitória dessas importantes lideranças populares e apresentaram apoio para o êxito das administrações municipais. “Entusiasmo e preocupação” são os dois sentimentos identificados nos participantes do encontro pela vice-prefeita eleita de São Paulo, Nádia Campeão.


Claúdio Gonzalez
 PCdoB reúne prefeitos e vices para discutir governança comunista
 O PCdoB, junto com o PT, impôs a maior derrota aos tucanos nas eleições municipais em São Paulo.
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, que fez o discurso na abertura do encontro, destacou a grande contribuição do PCdoB nas eleições municipais em São Paulo, que, junto com o PT, de quem é aliado desde a primeira eleição do ex-presidente Lula, impôs a maior derrota política do PSDB e o líder tucano José Serra.

Ele destacou as três marcas que devem distinguir as administrações municipais do PCdoB: amplitude política, desenvolvimento e participação popular, visando a humanização das cidades.

E salientou ainda que os prefeitos devem ser considerados como agentes do processo de desenvolvimento, com capacidade de mobilização – em todos os níveis do governo (federal, estadual e municipal) e dos legislativos – para o êxito do curso administrativo e dos grandes projetos, e até mesmo de atração de investimentos industriais privados. 

Renato Rabelo disse ainda que o PCdoB se empenhará em contribuir para o avanço das soluções das urgentes questões municipais, a chamada crise urbana que ainda requer muitas tarefas para uma justa resposta. “Que esse encontro seja uma contribuição nesse sentido”, afirmou, destacando ainda que a presidenta Dilma no Encontro que se realizará com os Prefeitos, no próximo dia 28, irá oferecer saídas para muitas dessas questões. 

Dicas de Renildo

Renildo Calheiros, o prefeito reeleito de Olinda (PE), com sua experiência de 12 anos em contato com os problemas da cidade – antes foi secretário de governo da ex-prefeita Luciana Santos, deu importantes dicas para os novos gestores.

Ele também falou sobre os problemas que enfrenta na área de saúde. Elogiou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), mas disse que ainda hoje se luta para colocar na prática a universalização da saúde.

Ele disse que as contas atrasadas devem ser parceladas para manter as despesas em dia, lembrando que se a gestão se inviabilizar financeiramente, o prefeito não terá apoio de ninguém e se inviabiliza politicamente. “E não vai conseguir administrar”, afirmou.

Calheiros disse ainda que o prefeito deve ouvir todos os pleitos dos vereadores e, se não pode atender, convencê-lo de mudar a agenda e para torná-lo inimigo política.Ele ainda aconselhou aos camaradas que “qualquer decisão difícil deve ser avaliada as conseqüências por que tudo gera uma “conta”.

Mulheres guerreiras

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, que também participou da mesa da abertura do evento, disse que o encontro representa o desejo de fazer uma importante administração. E que São Paulo volta a ter protagonismo forte no projeto de desenvolvimento nacional de caráter progressista. 

Ela destacou a participação das mulheres nas eleições, a quem definiu como “guerreiras” na disputa e que dão muitas vitórias ao Partido. Ela disse que, em contato inicial com os participantes do evento, descobriu que os gestores municipais do PCdoB estão imbuídos de dois sentimentos – entusiasmo e preocupação, porque administrar é difícil e complexo, mas a oportunidade de realizar o programa de governo. “E tem que começar logo porque para quem está no governo passa rápido, prá oposição é uma eternidade”, afirmou.

Campeão confirmou o que disse Inácio Arruda, de que existem recursos do governo federal, mas é preciso projetos, destacando a decisão de procurar nos debates encontrar essa solução.

Olinda comunista

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em sua fala, parabenizou os prefeitos citando o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, com quem brincou dizendo que depois da China, Cuba e Coreia Popular, Olinda é a cidade onde o comunismo está a mais tempo no poder. 

Ele falou sobre os dois acontecimentos importantes à frente do Ministério do Esporte – Copa do Mundo e Olimpíadas e ainda a Copa das Confederações. E que os dois eventos marcam a agenda do Ministério e, por meio delas, se dão a luta de ideias e a disputa política. Há os que torcem para que os eventos deem errado para prejudicar o governo e o próprio Brasil, fortalecendo a ideia de que o Brasil está fadado ao fracasso, avalia o ministro.

Antes de Aldo Rebelo, falou o senador Inácio Arruda (CE), líder do PcdoB no Senado que, em sua fala, disse que a bancada do PCdoB no legislativo federal pretende contribuir e ajudar os gestores do Partido. Ele disse “nós temos participação no governo federal e podemos dar suporte à gestão municipal. São 300 programas federais que só podem ser aplicados no município, mas que precisa de projeto factível”.

Já o ex-presidente Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, que também saudou os prefeitos e vices, concentrou sua fala na importância da luta pela redistribuição dos royalties do petróleo para todos os municípios. Ele disse que os debates sobre o tema, que ainda não chegaram a um termo no Congresso Nacional, devem considerar que essa redistribuição consiga ser de curto prazo para que essas administrações já se beneficiem com os novos recursos.

Força e coragem

Flávio Dino, presidente da Embratur, em sua fala, destacou que o líder popular (prefeitos e vices) tem que ter força e coragem - características importantes para a atividade política e ordenador de despesas. E lembrou que o Programa do Partido destaca que o governo popular tem que ser autenticamente para os mais pobres e com os pobres. 

“De ajuda aos que mais precisam dos serviços públicos, mas com a perspectiva da emancipação humana, e não apenas de políticas compensatórias. Que garanta uma inclusão social radical, profunda e definitiva, marca da governança do nosso Partido. Com honestidade e transparência, aplicando bem os serviços públicos”, afirmou Dino. 

O presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, que dirigiu a mesa, abriu o evento parabenizando os eleitos. Segundo ele, a vitória é fruto do trabalho de muitos, mas a liderança, o talento, a dedicação e a garra dos candidatos e candidatas é fator decisivo para o êxito do Partido, que elegeu 56 prefeito e 87 vices. 

Ele explicou ainda que o encontro quer garantir a interação com a administração federal, direção nacional do partido e da bancada no legislativo e criar sinergia para contribuir com o desafio que cada um passa a ter a partir de janeiro na administração das cidades, desenvolvendo-as, humanizando-as e melhorando a vida do povo.

Ele disse ainda que para enfrentar a crise do capitalismo e os ataques da direita, o PCdoB se une ao governo Dilma para liderar uma grande mobilização nacional em uma ação conjugada entre União, estados e municípios. 

De Brasília
Márcia Xavier 


http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=204536&id_secao=1

Um comentário:


  1. A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, que também participou da mesa da abertura do evento, disse que o encontro representa o desejo de fazer uma importante administração. E que São Paulo volta a ter protagonismo forte no projeto de desenvolvimento nacional de caráter progressista.

    ResponderExcluir