sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Em Pernambuco, alunos do Bolsa Família têm aprovação de 79,7% no ensino médio


11/12/2013 15:36
Em Pernambuco, alunos do Bolsa Família têm aprovação de 79,7% no ensino médio
Bons resultados refletem importância da permanência dos alunos na escola. Estado registrou segunda menor taxa de abandono entre estudantes do ensino médio beneficiários do programa
Com mais de 1 milhão de crianças e jovens atendidos pelo Bolsa Família, Pernambuco se destaca pelos bons resultados no acompanhamento da frequência escolar dos estudantes que recebem o benefício. O estado tem a segunda maior taxa de aprovação (79,7%) entre os estudantes do ensino médio participantes do programa e a menor taxa de abandono escolar (4%), quando comparado aos alunos das escolas públicas não beneficiários do Bolsa Família.
O êxito do programa em Pernambuco mostra que os compromissos assumidos pelas famílias como contrapartida para receber a transferência de renda do governo federal são fundamentais para levar a educação aos segmentos mais pobres da população brasileira.  No quesito aprovação, o estado perde apenas para Amazonas, cujo índice de aprovação no ensino médio foi de 87,4%.  A média no país, entre os alunos não beneficiários do Bolsa Família, é de  75,5%. O levantamento utiliza dados do Censo Escolar de 2012, realizado pelo Ministério da Educação, e revela o impacto positivo das condicionalidades do Bolsa Família. 
“Os beneficiários do Bolsa Família apresentam taxas de abandono sempre menores  do que os alunos não atendidos elo programa. Essa diferença se torna ainda mais acentuada quando feita a comparação com o Nordeste”, resume o secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luis Henrique Paiva.
Ele explica que, no Ensino Médio, a taxa de abandono na região Nordeste entre alunos da escola pública beneficiários do Bolsa Família é 9,8% menor que a média dos alunos que não participam do programa. Segundo o secretário, a condicionalidade de educação do Bolsa Família reflete no maior acesso e permanência dos estudantes na escola, no melhor desempenho escolar e na diminuição das desigualdades educacionais. Entre os estudantes que não são beneficiários, as maiores taxas de aprovação concentram-se nas regiões Sul e Sudeste. Esse cenário se reverte com o Bolsa Família: entre os alunos que recebem o benefício, a maios aprovação é nas regiões Norte e Nordeste.
Ascom/MDS
(61) 2030-1021

14 características do fascismo


Imagem veiculada na internet sobre o facismo

Dr. Lawrence Britt examinou os regimes fascistas de Hitler (Alemanha) , Mussolini (Itália) , Franco (Espanha) , Suharto (Indonésia) e vários regimes latino-americanos. Britt encontrou 14 características que definem o Fascismo.

1 . Nacionalismo Poderoso e Continuando – regimes fascistas tendem a fazer uso constante de lemas patrióticos, slogans, símbolos, músicas e outros apetrechos. Bandeiras são vistas em todos os lugares, assim como os símbolos da bandeira em roupas e em demonstrações públicas.

2 . Desdém para o reconhecimento dos direitos humanos – Por causa do medo de inimigos e da necessidade de segurança, as pessoas em regimes fascistas estão convencidos de que os direitos humanos podem ser ignorados em alguns casos por causa da ” necessidade”. As pessoas tendem a olhar para o outro ou até mesmo aprovar a tortura, as execuções sumárias, assassinatos, longos encarceramentos de prisioneiros.

3 . Identificação de inimigos / bodes expiatórios como uma causa unificadora – As pessoas devido ao medo se reúnem em um frenesi patriótico unificador para lidar com a necessidade de eliminar uma ameaça comum percebida ou inimigo : as minorias raciais , étnicas ou religiosas ; liberais ; comunistas; socialistas, terroristas.

4 . Supremacia dos Militares – Mesmo quando problemas civis são regra geral, é dado ao militar uma quantidade desproporcional de financiamento do governo, e a agenda domestica e civil nacional é negligenciada. Soldados e serviço militar se tornam prioridade.

5 . Sexismo desenfreado – Os governos das nações fascistas tendem a ser quase exclusivamente dominado pelos homens. Sob regimes fascistas, os papéis tradicionais de gênero tornam-se mais rígida. O divórcio, o aborto e a homossexualidade são suprimidos e o estado é representado como o guardião supremo da instituição familiar.

6 . Controle das mídias de massas – Às vezes, a mídia é controlada diretamente pelo governo, mas em outros casos, a mídia é controlada indiretamente pela regulamentação do governo, ou porta-vozes da mídia simpático e executivos. Censura, especialmente em tempo de guerra , é muito comum. A mídia também pode ser controlada por meios subentendidos; acordos comerciais, concessão de benefícios a um canal específico.

7 . Obsessão com a Segurança Nacional – O medo é usado como uma ferramenta de motivação por parte do governo sobre as massas .

8 . Religião e governo estão entrelaçadas – Os governos de nações fascistas tendem a usar a religião mais comum no país como uma ferramenta para manipular a opinião pública. Retórica religiosa e terminologia é comum entre os líderes do governo, mesmo quando os grandes princípios da religião são diametralmente opostas às políticas e ações do governo.

9 . Poder corporativo está protegido – A aristocracia industrial e empresarial de uma nação fascista, muitas vezes são os que colocam os líderes do governo no poder, criando uma relação negócios/governo mutuamente benéfica que mantem o poder da elite.

10 . O poder do trabalhador é suprimido – Porque o poder de organização do trabalhador é a única ameaça real a um governo fascista, sindicatos ou são eliminados por completo, ou são severamente reprimidas.

11 . Desdém por intelectuais e as Artes – nações fascistas tendem a promover e tolerar hostilidade aberta ao ensino superior, e na academia. Não é incomum para os professores e outros acadêmicos a serem censuradas ou até mesmo presos. A liberdade de expressão nas artes e nas letras são abertamente atacados.

12 . Obsessão com Crime e Castigo – sob regimes fascistas, é dado poder quase ilimitado à polícia para fazer cumprir as leis. As pessoas são muitas vezes dispostas a ignorar os abusos policiais e até mesmo abrir mão de liberdades civis em nome do patriotismo. Muitas vezes existe uma força policial nacional com poder virtualmente ilimitado em nações fascistas.

13 . Favoritismo desenfreado e Corrupção – regimes fascistas quase sempre são governadas por grupos de amigos e associados que nomeiam uns aos outros para cargos do governo e usar o poder governamental e autoridade para proteger seus amigos de prestação de contas. Não é incomum em regimes fascistas de recursos nacionais e até mesmo tesouros a serem apropriados ou mesmo definitivas roubados por líderes do governo.

14 . Eleições fraudulentas/Urnas Fraudulentas e fraudáveis – Às vezes as eleições em nações fascistas são uma farsa completa. Outras vezes as eleições são manipuladas por campanhas de difamação contra ou mesmo assassinato de candidatos da oposição , o uso de legislação para controlar os números de voto ou limites dos distritos políticos e manipulação dos meios de comunicação. Nações fascistas também usam normalmente os seus sistemas judiciários para manipular ou controlar as eleições.
fascismo-nunca-mais


Leia mais: http://comunicatudo.blogspot.com/2013/12/14-caracteristicas-do-fascismo.html#ixzz2nOuISxT0
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013



Leone Mendes, o brutamonte da barra de ferro, era da banda da igreja e é dono de barbearia



Wilson Mendes
Tamanho do texto A A A

Leone preso na Delegacia de Joinville Foto: Terceiro / Divulgação Polícia Civil de SC

Para os moradores de Austin, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, as cenas de selvageria protagonizadas pelo vascaíno Leone Mendes da Silva, de 23 anos, não combinam com o descontraído e pacato barbeiro do bairro, saxofonista da banda da igreja evangélica local.
— Ele sempre torceu pelo Vasco, mas esse fanatismo aumentou com o tempo. Eu sempre falando: “Meu filho, larga isso de jogo, de torcida”. Mas nunca pensei que ele faria uma coisa dessas. Eu preciso que ele me explique o que aconteceu lá. Ele é um rapaz bom — avaliou, entre lágrimas, Cleuza Mendes da Silva, de 48 anos, mãe de Leone. Eles ainda não se falaram depois da prisão.
Solteiro e filho único, é o barbeiro quem sustenta a casa, construída no mesmo terreno utilizado por outros parentes. A braçadeira de capitão do lar foi transferida em definitivo há cerca de três anos, depois que ele terminou o Ensino Médio e Cleuza sofreu um derrame.

Leone com a barra de ferro com a qual foi flagrado agredindo torcedores do Atlético-PR, um deles desacordado
Leone com a barra de ferro com a qual foi flagrado agredindo torcedores do Atlético-PR, um deles desacordado Foto: Giuliano Gomes / Folhapress

— Ele ajudou muito a mãe nessa época. Tantos remédios que comprou! — defende a tia, que não se identificou. Os vizinhos jogam no mesmo time da tia, numa tática de defesa calçada em rápidos elogios anônimos.
— Eu estou realmente surpresa. Ele foi aluno do meu marido, frequentou a minha casa e sempre foi uma ótima pessoa. Não sei o que aconteceu — diz a moradora da esquina.
O grupo de vizinhos da frente, incluindo um jovem devidamente uniformizado com a camisa da torcida organizada, garante que Leone nunca criou problemas nas partidas que acompanhou.
— Ele ia mais a jogos no Rio e São Paulo. Acho que longe assim esse foi o primeiro. Nunca ouvi dizer dele envolvido em briga. Nem machucado ele voltava — relatou um homem.
A mãe reclama de jogo sujo, e diz que fará de tudo para que as partidas com a Justiça seja disputadas em casa, no Rio de Janeiro.
— Eu não tenho dinheiro agora, mas se for preciso vendo até a casa. Eu quero que saibam que tenho ciência que o que ele fez foi errado. Não estou passando a mão na cabeça dele, mas ele tem 23 anos, emprego, carro e um salão. É trabalhador — desabafou Cleuza.

Cleusa, mãe de Leone, sofre com a prisão do filho
Cleusa, mãe de Leone, sofre com a prisão do filho Foto: Paulo Nicolella / Extra

De acordo com ela, os organizadores é que erraram ao deixar uma partida de futebol decisiva e com tantos torcedores acontecer sem apoio policial.
— Mostram ele, mas como pode milhares de pessoas juntas sem policiamento, sem segurança? O organizador desse jogo queria mesmo uma tragédia.
Enquanto o filho está detido na Penitenciária Regional de Joinville, aguardando os trâmites do processo que responde por tentativa de homicídio, a mãe reza.
— Eu oro que isso sirva para ele voltar para os pés do Senhor e para mim. Também peço que o jovem ferido fique bem, para dar paz à mãe dele, que está sofrendo tanto quanto eu. Porque houve má organização, mas nós que sofremos — arrematou.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/vasco/leone-mendes-brutamonte-da-barra-de-ferro-era-da-banda-da-igreja-e-dono-de-barbearia-11021154.html#ixzz2nJbW4MtG

Igrejas arrecadam R$ 39,1 milhões por dia em dízimos e ofertas, revela Receita Federal



Igrejas arrecadam R$ 39,1 milhões por dia em dízimos e ofertas, revela Receita Federal
A doutrina do dízimo, contestada por muitas pessoas que não praticam a fé cristã – e até por teólogos – vem se tornando a inspiração para diversas reportagens da mídia secular.
O anúncio da Receita Federal (RF) de que, diariamente, as igrejas cristãs arrecadam R$ 39,1 milhão em dízimos e ofertas levou o jornal Diário de S. Paulo a editar uma matéria sobre o assunto.
Segundo o levantamento da RF, as igrejas evangélicas e católica arrecadaram, juntas, R$ 20,6 bilhões em 2011. Deste valor, aproximadamente R$ 11 bilhões seriam de ofertas voluntárias esporádicas, R$ 3,47 bilhões em dízimos, R$ 3 bilhões através da venda de bens, produtos e serviços e outros R$ 460 milhões obtidos com o rendimento de aplicações financeiras.
Nas entrevistas concedidas pelos fiéis, o discurso em torno da contribuição é permeado por conceitos que vão desde a busca pela prosperidade, até a criação de uma proteção ao patrimônio. “Faço essa doação até como proteção da minha vida financeira”, afirmou a juíza do trabalho Vanessa de Almeida Vignoli, membro da igreja Sara Nossa Terra.
A denominação liderada pelo bispo e cantor Robson Rodovalho é a igreja com maior número de fiéis com formação superior, de acordo com dados do IBGE. “Depois que entrei na igreja, consegui passar no mestrado da USP, na primeira fase do concurso para juíza do trabalho e trabalhei nos melhores escritórios”, relata a juíza.
A crença de que doar o dízimo “dá resultado” também é compartilhada pelo médico Romeu Nunes: “Posso dizer que prosperei e aumentei meu patrimônio em pelo menos seis vezes depois que passei a contribuir com a igreja”, conta, empolgado.
“Fiquei viúvo, com duas filhas e dificuldades financeiras. Quem me ajudou em todos os sentidos foi a igreja. Naquele momento, entendi a importância do dizimo e nunca mais deixei de contribuir”, endossa o empresário e dentista Carlos Eduardo Caporal.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Esquerda atrai mais simpatizantes que a direita, diz Datafolha


41%  dos brasileiros identificam-se mais com ideias de esquerda ou centro-esquerda. Outros 39% são mais simpáticos aos valores de direita ou centro-direita.
É o que mostra uma pesquisa do Datafolha.
A pesquisa deixa evidente a simpatia que os brasileiros têm pela ação do Estado. Quase 70% acham que o governo deveria ser o principal responsável pelo crescimento econômico do país, e não as empresas privadas.
Além disso, 58% entendem que as instituições governamentais precisam atuar com força na economia para evitar abusos das empresas.
E 54% associam leis trabalhistas mais à defesa dos trabalhadores do que à ideia de empecilho às empresas.
Saiba Mais: Folha

Folha de S.Paulo: PSDB é o partido mais sujo do Brasil, revela ranking da justiça eleitoral



Análise dos 317 políticos brasileiros que foram impedidos de se candidatar pela lei Ficha Limpa traz uma descoberta interessante: o PSDB é o partido político mais sujo do Brasil. Veja o ranking

Os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) barraram até agora a candidatura a prefeito de 317 políticos com base na Lei da Ficha Limpa, de acordo com levantamento feito nos 26 Estados do país.
O número deve aumentar, já que em 16 tribunais ainda há casos a serem julgados. Entre esses fichas-sujas, 53 estão no Estado de SP.
Na divisão por partido, o PSDB é o que possui a maior “bancada” de barrados, com 56 candidatos –o equivalente a 3,5% dos tucanos que disputam uma prefeitura. O PMDB vem logo atrás (49). O PT aparece na oitava posição, com 18 –1% do total de seus postulantes a prefeito.
psdb ranking corrupção ficha suja
Ranking dos partidos mais sujos do Brasil. PSDB lidera, seguido do PMDB. O PT, maior partido do Congresso Nacional, aparece apenas em oitavo. Foto: Folha Online
Todos os candidatos barrados pelos tribunais regionais podem recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A presidente do tribunal, Cármen Lúcia, já disse que não será possível julgar todos os casos antes das eleições, mas sim até o final do ano, antes da diplomação dos eleitos.

Os nomes barrados pelos TREs irão aparecer nas urnas eletrônicas, mas todos os seus votos serão considerados sub judice até uma eventual decisão no TSE.
Exemplo: se o ficha-suja tiver mais votos, mas seu recurso for rejeitado, assume o segundo colocado na eleição.
Entre os barrados, destacam-se o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP-PE) e a ex-governadora Rosinha Garotinho (PR-RJ).
Severino tenta se reeleger prefeito de João Alfredo (PE) e foi enquadrado na lei por ter renunciado ao mandato de deputado federal, em 2005, sob a acusação de ter recebido propina de um concessionário da Câmara.
Já Rosinha Garotinho, atual prefeita de Campos (RJ), teve o registro negado sob a acusação de abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação durante as eleições de 2008.
A maioria dos barrados foi enquadrada no item da Lei da Ficha Limpa que torna inelegível aqueles que tiveram contas públicas rejeitadas por tribunais de contas.
De iniciativa popular, a lei foi sancionada em 2010, mas só passa a valer na eleição deste ano. A lei ampliou o número de casos em que um candidato fica inelegível –cassados, condenados criminalmente por colegiado ou que renunciaram ao cargo para evitar a cassação.
“A lei anterior era permissiva demais”, disse Márlon Reis, juiz eleitoral e um dos autores da minuta da Ficha Limpa. Para André de Carvalho Ramos, procurador regional eleitoral de São Paulo, os próprios partidos vão evitar lançar fichas-sujas.

Paulo Moreira Leite: Folha e justiça informam que ‘Petralha’ é lenda

A liberdade de expressão permite que cada um fale o que quer e escreva como quiser mas às vezes a literatura deve ceder seus direitos a matemática.
Trazida ao mundo político durante o governo Lula, o termo “petralha” é uma falsificação, revela um levantamento da Folha de S. Paulo.
Ao juntar PETista com metRALHA, dos irmãos Metralha, de Disney, aquele que tinha simpatias pelo fascismo, o que se pretende é sugerir que o Partido dos Trabalhados é, como diz o procurador-geral da República, uma “organização criminosa.”
Será?
Analisando os 317 políticos brasileiros que foram impedidos de se candidatar pela lei Ficha Limpa, a Folha de S. Paulo fez uma descoberta fantástica.
Os petistas tem 18 candidatos que a Justiça impediu de candidatar-se em função daquilo que em outros tempos se chamava de folha corrida. Não é pouco, certamente.
Homens públicos devem ter uma reputação sem manchas e seria preferível que nenhum candidato – do PT ou de qualquer outro partido – tivesse uma condenação nas costas.
O problema é que os supostos petralhas são apenas o 8o. partido em condenações. Se houvesse um campeonato nacional de ficha-suja, estariam desclassificados nas quartas-de-final e voltariam para casa sob vaias da torcida, que iria até o aeroporto jogar casta de laranja no desembarque da delegação.
E se você pensa que o primeiro colocado é o PMDB, tão associado às más práticas da política, símbolo do atraso, da fisiologia e da corrupção – em especial depois que se aliou a Lula, nunca antes — enganou-se. O líder é o PSDB.
Está lá, na Folha. Os tucanos tiveram 56 candidatos rejeitados pela Lei dos Ficha Suja. Isso dá três vezes mais do que os petistas. Para falar em termos relativos: a porcentagem de ficha suja tucana entre seus candidatos é de 3,5%. Dos petistas, 1%.
Em sua entrevista em Paris, logo depois da entrevista de Roberto Jefferson onde ele denunciou o mensalão, Lula disse que o PT apenas fazia “o que os outros partidos sempre fizeram.”
Lula foi muito criticado por isso, na época. Vê-se que Lula errou, mas por outro motivo: o PT fazia menos do que os outros partidos.
O levamento mostra, por exemplo, que até o PSD de Gilberto Kassab tem mais condenados do que os petistas. O PPS, que é infinitamente menor do que o PT, tem 9 condenados. O PMDB, tem 46.
E agora?
Paulo Moreira Leite e Folha de S.Paulo

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Rapper recusa convite da Globo: “Vocês patrocinam o apartheid brasileiro”


Rapper Gog esnoba convite da Globo e da Fifa para se apresentar em evento da entidade máxima do futebol durante a Copa do Mundo 2014: “Vocês patrocinam o apartheid brasileiro”

O rapper Gog anunciou, na última sexta-feira (06),através de seu perfil no Facebook, que recusou um convite da Rede Globo para se apresentar em evento da Fifa durante a Copa do Mundo 2014.
“Não aceito o convite, não negocio com vocês, não me procurem mais, esqueçam meu nome”, afirmou o músico.
O evento seria realizado, segundo Gog, na Esplanada dos Ministérios no dia 15 de junho de 2014. Exatamente nesta data, ocorrerá, em Brasília, o jogo entre as seleções de Suíça e Equador.
Em seguida, Gog explica sua decisão.
“Vocês patrocinam o apartheid brasileiro. Bando de racistas!”. O rapper ainda pediu que a Globo retire “o nome de Nelson Mandela dos noticiários sujos” da emissora.
Imagem: Reprodução / Facebook / Gog
Imagem: Reprodução / Facebook / Gog

Por que Dilma foi escolhida para falar na homenagem a Mandela


Do Blog Tijolaço
 Fernando Brito
dilmandela
A escolha da Presidenta Dilma Rousseff como uma  dos seis chefes de Estado  - os outros são Barack Obama, Raúl Castro, de Cuba, Pranab Mukherjee, da Índia, o vice Li Yuanchao, da China e Hifikepunye Pohamba, da vizinha Namíbia -  que discursarão na cerimônia  oficial em memória de Nelson Mandela, amanhã, na África do Sul não é apenas uma honra concedida ao nosso país, uma das maiores populações negras fora do continente africano.
É um ato que tem outros significados.
O primeiro deles, a evidência do papel que o nosso país desempenha hoje, tanto entre os Brics que integramos ao lado da África do Sul quanto em toda a comunidade das nações.
É, também, um reconhecimento à postura histórica da diplomacia brasileira em favor da descolonização e do fim da discriminação no continente africano, iniciada com gigantes como o embaixador Ítalo Zappa, nos anos 70, e que ganhou novo e magnífico impulso a partir do Governo Lula, que elevou ao primeiro plano o nosso relacionamento com a África, sob o descaso de inúmeros bocós, que achavam isso uma tolice.
A África, que ninguém se iluda, será a terceira onda de desenvolvimento do mundo moderno, iniciada no final do século 20 com a Ásia, depois deslocada para a América Latina.
A tribuna do tributo a Mandela reunirá América Latina e Ásia à Africa. Barack Obama está lá pela especialíssima circunstância de ser um negro o presidente da mais poderosa Nação do Mundo.
Bush, certamente, não estaria na lista.
Os gestos, na diplomacia, muito além dos obséquios e gentilezas, têm significado político.
E neste ato de memória, é evidente, há uma visão de futuro.

Russos falam quem foi Stálin



Publicado em 31/10/2013
Russos depositam flores no túmulo de Stalin e seu neto Yakov Djugashvili e o general Borís Petrov dão entrevista sobre seu período.
Legendado por A Página Vermelha: apaginavermelha.blogspot.com

leia também:


Josef Stálin – O pai dos povos



domingo, 8 de dezembro de 2013

MÉDICO CELEBROU MORTE DE PETISTA DÉDA NO FACEBOOK