domingo, 3 de setembro de 2017

Coreia do Norte afirma ter testado com êxito uma bomba de hidrogênio


O líder norte-coreano, Kim Jong-un (foto de arquivo)

Pyongyang declarou ter realizado um teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio, projetada para mísseis balísticos intercontinentais.

fonte
 https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201709039261737-coreia-norte-teste-bomba-hidrogneio/

© REUTERS/ KCNA
ÁSIA E OCEANIA
URL curta
Pyongyang testa bomba de hidrogênio (14)
1156038427

A declaração oficial foi feita no canal estatal e transmitido na TV sul-coreana e japonesa.
"O teste da bomba de hidrogênio, projetada para ser instalada em mísseis balísticos intercontinentais, foi realizado com sucesso", diz o anúncio.
O teste não provocou fuga de radiação e não afetou de modo nenhum o meio-ambiente, acrescenta a declaração.
Mais cedo foram registrados dois terremotos na Coreia do Norte. Tanto o Japão como a Coreia do Sul convocaram reuniões de seus conselhos de Segurança Nacional para discutir a questão. As Forças Armadas da Coreia do Sul estão em alerta.
Anteriormente (2) a Coreia do Norte havia afirmado ser capaz de disparar um míssil balístico intercontinental com uma bomba de hidrogênio.

Putin pediu para não 'ceder às emoções', após testes da Coreia do Norte

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, discutiram neste domingo a crise na península da Coreia e condenaram o teste nuclear, realizado pela Coreia do Norte.
Presidente russo, Vladimir Putin (foto de arquivo)

Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201709039264429-putin-emocoes-teste-nuclear-coreia/
Os líderes concordaram em continuar o diálogo sobre o tema durante seu encontro, planejado para o dia 7 de setembro, informou o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov.
"Hoje à noite, após conclusão dos contatos com Xi Jinping [presidente da China], Putin realizou uma conversa telefônica no seu hotel com o primeiro-ministro do Japão, Zhinzo Abe. Os dois trocaram opiniões sobre a grave situação na península da Coreia. Os líderes condenaram o novo teste nuclear, realizado pela Coreia do Norte no dia 3 de setembro, que mina o regime global de não proliferação, viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e as normas do direito internacional, criando uma ameaça real à paz e à estabilidade regional", disse Peskov aos jornalistas.
"Putin pediu para a comunidade internacional não ceder às emoções e agir de forma calma e equilibrada. Ele destacou que uma solução integral do problema nuclear, e outros, na península ca Coreia somente será possível através dos meios políticos e diplomáticos", declarou o porta-voz do Kremlin.
Segundo o alto funcionário, os líderes prometeram desenvolver o diálogo sobre o tema. "O diálogo terá continuidade durante a reunião de Putin e Abe, no dia 7 de setembro, no âmbito do Fórum Econômico do Oriente [em Vladivostok]", concluiu Peskov.
Neste domingo, as autoridades da Coreia do Norte declararam sobre um bem-sucedido teste de uma bomba de hidrogênio. Pyongyang manifestou a intenção de instalar ogivas desse tipo em seus mísseis balísticos intercontinentais. A ordem de realizar o teste foi dada pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un. De acordo com Pyongyang, o teste não provocou vazamento de radiação, nem outros efeitos negativos para o meio-ambiente.