quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Medicina:vacina cubana contra câncer de pulmão


Foto: Uma notícia que não é nova, mas pouca gente conhece.

http://noticias.r7.com/saude/noticias/brasileiros-ficam-entusiasmados-com-vacina-cubana-contra-cancer-de-pulmao-20110111.html

Brasileiros ficam entusiasmados com
vacina cubana contra câncer de pulmão

Produto é capaz de inibir o crescimento do tumor
Do R7, com Jornal da Record


Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão nesta semana (11/01/2011), após testar sua eficácia em mais de 1.000 pacientes. Não foram registrados efeitos colaterais.

A vacina nomeada CimaVax EGF foi criada após mais de 15 anos de pesquisas. A chefe do projeto, Gisela González, do Centro de Imunologia Molecular de Havana, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma "doença crônica controlável".

O registro permite usar a vacina maciçamente no país e "atualmente ele avança para outras nações", disse a especialista.

- A vacina é baseada em uma proteína que todos temos e que está relacionada com os processos de proliferação celular. Quando há câncer, [essa proteína] está descontrolada.
Gisela explica que foi preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

A vacina é aplicada no momento em que o paciente conclui a terapia com radioterapia e quimioterapia. Ela ajuda a controlar o crescimento do tumor sem causar toxicidade, explica a pesquisadora.
Assista ao vídeo abaixo:


http://noticias.r7.com/saude/noticias/brasileiros-ficam-entusiasmados-com-vacina-cubana-contra-cancer-de-pulmao-20110111.html

Um comentário: