Kim Jong Un: Construimos um Estado socialista poderoso e próspero
Kim Jong Un: Construimos um Estado socialista poderoso e próspero
O presidente da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, pronunciou um discurso em ocasião da passagem de no na última terça-feira (1º/1), em que destaca questões relativas à construção do socialismo no país asiático e à construção de uma Coreia Popular poderosa e próspera.
Do Portal Vermelho
Reproduzimos abaixo, via Blog de Solidariedade à Coreia Popular, o discurso de Kim Jong-un na íntegra:
Queridos camaradas,
Valorosos oficiais e soldados do Exército Popular e amado povo do país inteiro,
Fraternais compatriotas:
Despedimo-nos do ano de 2012 em face a acontecimentos transcedentais para a história da nação, e acolhemos o Ano Novo de 2013, entusiasmados com fé e aspiração na vitória definitiva.
Antes de tudo, rendo minhas mais sinceras homenagens e saudações aos grandes camaradas Kim Il Sung e Kim Jong Il, pais da Nação e Sóis eternos do Juche, em nome do unânime sentimento de veneração de todos os militares e civis. Extendo minhas cordiais saudações a todo o Exército e o povo, unidos monoliticamente em torno do Partido e consagrados ao fortalecimento e à prosperidade da pátria. Assim mesmo, envio meus mais sinceros votos pela harmonia e bem-estar de todas as famílias do país.
Leia também:
Comício de apoio a Kim Jong-un reúne 100.000 pessoas
Saúdo os compatriotas sul-coreanos e residentes no estrangeiro, que acolhem o Ano Novo com o anseio de ver a pátria unida, e com grande expectativa pela prosperidade da nação, assim como a todos os povos progresistas do mundo e amigos estrangeiros, amantes da justiça e da paz. O ano de que nos despedimos foi um ano histórico, que assegurou a brilhante continuação da causa revolucionária do Juche, com os grandes Generalíssimos como líderes eternos de nossa Revolução e sob a direção do Partido.
Os camaradas Kim Il Sung e Kim Jong Il são grandiosos líderes que nosso povo acolheu e enalteceu como a nenhum outro homem em sua milenar história. São símbolos eternos da potência Paektu e bandeira de todos os triunfos e vitórias. No ano passado, celebramos o centenário do natalício do grande líder Kim Il Sung, suprema festa nacional, e com grande orgulho fizemos o balanço dos cem anos da Coreia do Juche, e logramos a causa da imortalidade dos líderes, enaltecendo Kim Jong Il como eterno líder de nosso Partido e nosso povo. Graças a ele, pudemos glorificar o século do Juche como prolongação de triunfos e glórias para a culminação da vitória da grande causa revolucionárias do Juche, sob a bandeira do Kimilsungismo-Kimjongilismo.
Nosso Exército e nosso povo começaram o ano de 2012 em lágrimas, devido ao súbito falecimento do venerado General Kim Jong Il. Contudo, os mesmos se levantaram ante o chamamento do Partido, deixando clara a convicção inquebrável de que o grande camarada Kim Jong Il viverá para sempre conosco. Nosso povo se levantou como um só e seguiu a direção do Partido. Com enorme sentimento de lealdade, nobre sentido de obrigação e moral, deram maior solenidade ao Palácio do Sol Kumsusan, supremo lugar sagrado do Juche, e levantaram estátuas de bronze dos Generalíssimos na colina Mansu e em várias unidades.
Seguiram o Partido, depositando nele absoluta confiança, e estabeleceram laços de sangue com ele, compartilhando alegrias e tristezas. Os importantes atos políticos efetuados, que receberam a atenção de todo o país, os dias e meses transcorridos do ano pasado não foram senão uma sucessão de momentos emocionantes onde se demonstrou a indestrutibilidade do Partido, do Exército e do Povo, inseparáveis por laços de irmandade.
No ano passado, nossos militares e civis colheram triunfos que entraram para a história de nosso país ao realizar toda uma campanha para materializar o propósito e o legado do grande General.
Mediante o exitôso lançamento do segundo Kwangmyongsong-3, satélite artificial da Terra, nossos grandes cientistas e técnicos tornaram realidade o legado do General e manifestaram em alto o alto nível de desenvolvimento espacial da Coreia do Juche no conjunto de suas potencialidades. A exitôsa fabricação e lançamento do satélite com fins pacíficos, fruto de nossas próprias forças, tecnologias e conhecimentos em cem porcento, constituiu um acontecimento que exaltou a dignidade e a honra da nação do Sol, assim como um evento de grande relevância, que animou os militares e civis, mostrando claramente que a Coreia cumpre o que se propõe a fazer.
Através da parada militar realizada para saudar o centenário do grande Líder, nossas forças armadas revolucionárias exibiram o inesgotável potencial do poderoso exército do monte Paektu firme em sua ideología e convicção, exibindo armamentos modernos, capazes de derrotar qualquer grande inimigo. Frustraram resolutamente todas as incessantes provocações militares do inimigo, assim como suas conspirações contra nossa República, preservando dignamente a segurança nacional. Com ímpeto enorme, os oficiais e soldados do Exército Popular e das Forças Internas de Segurança do Povo deram passos decisivos para avançar em todas as importante obras da construção de um Estado poderoso e próspero, realizaram muitos trabalhos úteis para o bem-estar do povo, sem falhar em honrar a confiança depositada nas forças armadas revolucionárias pelo Partido e o Povo.
Apesar da complexa e crítica situação do país, das terríveis calamidades naturais que se bateram sobre nós no curso do ano, nossos militares e civis mantiveram-se persistentes e deram agigantados passos de avanço na construção de um Estado socialista poderoso e próspero, e no melhoramento da vida da população.
Consolidamos as bases técnicas e materiais de nossa economia ao inaugurar a Central Hidroelétrica Huichon e o Porto de Tangchon, ao levantar muitas fábricas e empresas modernas e autóctones e ao introduzir os últimos logros técnico-científicos na reestruturação de importantes bases de produção da indústria de base.
O enorme fervor patriótico dos militares e civis tornou possível levantar em Pyongyang edifícios monumentais como a Avenida Changjon e o Complexo de Recreação do Povo Rungna, assim como vários outros estabelecimentos culturais que contribuíram para o bem-estar da população e para melhorar a fisionomia da Pátria.
Em virtude do decreto para a aplicação do ensino obrigatório geral de doze anos, nosso sistema educacional de caráter socialista de tornou ainda mais superior. Nossos esportistas honraram a Pátria com importantes êxitos nas competições internacionais. Nossos artistas revolucionários realizaram suas atividades com originalidade e espírito criador, através dos quais interpretaram a palpitante realidade de nossa sociedade e estimularam o empenho do povo.
Se pudemos lograr uma grande vitória no processo revolucionário e de construção socialista no ano passado, isso se deve ao Grande General, que traçou uma grande perspectiva para a construção de uma potência próspera e poderosa, e assentou sua sólida base. Os logros do ano passado estimulam e dão determinaçao a nosso povo de seguir a acertada orientação de apresentar ao mundo a Coreia de Kim Il Sung e Kim Jong Il.
Envio meus mais sinceros agradecimentos a todo o Exército e o Povo que, em acato ao enérgico chamemento do Partido, coroou com grande vitória o primeiro ano do novo século da era Juche.
Camaradas:
O ano de 2013 será repleto de criações e transformações que abrirão uma nova etapa na luta pela edificação de um Estado socialista poderoso e próspero, na marcha empreendida pela Coreia de Kim Il Sung e Kim Jong Il neste novo século.
Todo o povo e o exército, com grande orgulho que sentem como vencedores, e com o otimismo por um luminoso futuro, somar-se-ão na impetuosa marcha para a construção de um Estado poderoso e próspero.
O Juche é o único caminho que seguirá nosso Partido e nosso Povo. O grande Kimilsungismo-Kimjongilismo é a bandeira de todas as vitórias de nossa Revolução. Mantendo alta esta bandeira, marcharemos de maneira invariável e consequente pelo caminho da independencia, do Songun e do socialismo. Apoiando-nos em nosso próprio povo, o melhor do mundo, o Partido levantar-se-á para a construção de um Estado socialista poderoso e próspero, a maior potência do mundo, com nosso próprio estilo que é o estilo do grande General.
Este ano, comemoraremos o aniversario de 65 anos da fundação de nossa gloriosa Pátria, a República Popular Democrática da Coreia, e o aniversário de 60 anos da vitória na Guerra de Libertação da Pátria.
Por contar com os Generalíssimos, autores da imortal da façanha de haver fundado um genuíno Estado do povo, o primeiro deste tipo em cinco milenios de História, e de haver convertido-o em uma potência socialista, independente política, econômica e militarmente, e por contar com o grandioso mérito do grande Líder de haver colhido um grande triunfo na Guerra de Libertação da Pátria, com suas destacadas estratégias e táticas e obstinada direção, nosso povo vive um presente honroso e glorioso. Para nossa patria próspera, abre-se um futuro luminoso.
Neste significativo ano, devemos exaltar as proezas dos grandes Generalíssimos e prosseguir incansavelmente na edificação de um Estado socialista poderoso e próspero, assim como na causa pela reunificação da Pátria.
A construção da potência econômica é uma das tarefas mais importantes para a causa da edificação de um Estado socialista poderoso e próspero.
Compete a nós consolidar os êxitos alcançados na construção econômica, melhorar a posição do país como potência econômica do novo século, e fazer realidade o desejo de toda a vida do grande General de dar ao povo uma vida próspera.
Todo o Partido, o Estado e o povo, com o mesmo ímpeto com o qual deram dignidade à Coreia Songun, mediante a fabricação e o lançamento de nosso próprio satélite, mobilizar-se-ão para producir mudanças decisivas na construção de uma potência econômica e no melhoramento da vida do povo.
“Abramos uma fase transcedental para a construção de uma potência econômica, com o mesmo espírito com o qual alcançamos o espaço!”, tal é a consigna de luta que devem levantar este ano o Partido e o povo.
Em todos os setores e unidades da economia nacional, deveremos fazer uma intensa campanha para o auge produtivo, em resposta à enérgica consigna do Partido.
Durante este ano, todas as atividades econômicas encaminhar-se-ão para consolidar e aproveitar eficientemente a base já estabelecida da independência da economia nacional, incrementar ativamente a produção, estabilizar e melhorar a vida da população.
Cabe a nós adotar medidas decisivas para impulsionar o setor priorizado da economia nacional e a industria básica, conceder prioridade aos setores carvoareiros, elétricos, metalúrgicos e de transporte ferroviários, assim como construir um sólido caminho para a conquista da potência econômica. Em particular, devemos inovar as indústrias carvoareira e metalúrgica, para reativar o conjunto da economia nacional.
Os êxitos na construção econômica devem se refletir na vida dos habitantes. Cabe a nós prestar grande empenho no desenvolvimento dos setores e das unidades que guardam estreita relação com a vida do povo e na produção do mesmos, de modo que os habitantes desfrutem de maiores benefícios.
Neste ano, a agricultura e a indústria leve seguem sendo os alvos principais da construção econômica. É mister focar esforços do Estado na agricultura, fazer mais científica e intensa a produção agrícola, alcançar sem falta a meta da produção anual de cereais, assim como adotar medidas corretas para o abastecimento de matérias-primas e outros materiais para a indústria leve e produzir mais artigos de qualidade para o consumo das massas.
É necessário desenvolver constantemente a pecuária, a pesca e a fruticultura, diversificar e enriquecer o regime alimentar da população. Os soldados do Exército Popular e membros das brigadas de choque que tiveram enorme valor na participação da construção da base pecuária de Sepho, seguindo o chamamento, continuarão a protagonizar novos progresos e façanhas históricas nos trablhos deste ano, para que desta maneira se abra uma ampla perspectiva para a causa de materializar o mais prontamente possível o grande projeto do Partido para a transformação da natureza.
Os trabalhadores esforçar-se-ão para aumentar a produção nas modernas fábricas e bases de produção nas quais o Grande General lutou para que, com tanto trabalho durante a Árdua Marcha, fossem construídas.
Em todos os setores e unidades da economia nacional, deve-se fomentar a emulação socialista para o aumento da produção, revitalizar a última e cumprir ao pé da letra o plano anual de economia nacional.
Devemos manter viva a chama da revolução industrial do novo século e, recorrendo à ciencia e tecnologia, abrir uma fase transcedental para a construção de uma potência econômica.
A Revolução industrial no presente século é, em essência, uma revolução técnico-científica. Superar os demais países no desenvolvimento de tecnologia de ponta constitui o caminho para a construção da potência econômica. Assim como os cientistas que, com o lançamento do satélite, contribuíram para o desenvolvimento espacial, devemos fazer uma intensa campanha para alcançar outras nações no desenvolvimento de tecnologia de ponta e colocar o quanto antes o conjunto de nossa tecnologia em nível mundial. Em todos os domínios da economia nacional, deve-se prestar atenção primordial ao desenvolvimento de ciência e tecnología, promover sua aplicação na produção, aumentar a produção com nossos próprios recursos naturais e tecnologia e, em larga escala, aplicar a tecnologia CNC em equipamento e processos e automatizá-los completamente. É necessário renovar a direção e a administração da economia conforme as exigências da realidade em desenvolvimento.
Em todos os setores da economia nacional, abrir-se-ão todas as posibilidades para se dar um auge sem reservas no aumento da produção. Devemos traçar de maneira científica o plano imediato e a estratégia de desenvolvimento por etapas de longo alcance, e cumprir-los com entusiasmo e ao pé da letra. Atendo-nos ao principio de assegurar a preservação do sistema econômico socialista a nosso estilo e elevar a responsabilidade e o papel das massas trabalhadoras como protagonistas das atividades produtivas, iremos aperfeiçoar continuamente os métodos de gestão econômica e generalizaremos as experiências positivas adquiridas em determinadas unidades.
Devemos seguir empenhados em consolidar por todos os meios nosso potencial político e militar.
A unidade monolítica de todo o exército e o povo em torno do Partido é nossa arma mais poderosa e grande força motriz para a construção de um Estado socialista poderoso e próspero.
Cabe a nós herdar de maneira invariável a orgulhosa tradição da unidade monolítica que fez lograr a harmoniosa fusão entre o Partido e o povo, baseada na confiança absoluta, e que vem registrando vitórias consecutivas para a bandeira vermelha da Revolução.
Na revolução Songun, todos os funcionários, membros do Partido e trabalhadores corpartilharão com o Partido a mesma ideologia, propósito, vitórias e derrotas, e constituirão um só corpo como autênticos companheiros consagrados ao bem-estar da Pátria e do povo. Devem subordinar todos os trabalhos à defesa e à consolidação da grande unidade, conhecer bem a opinião do povo, aglutinar as amplas massas em torno do Partido e fortalecer a base política e ideológica de nossa Revolução.
O poder militar equivale ao poder estatal: ao consolidar-lo por todos os meios, nasce uma potência e se assegura o bem-estar do povo. Com a bandeira do Songun alçada, seguiremos prestando grande atenção à consolidação das forças militares, preservaremos a segurança e a soberania nacionais e contribuiremos para a estabilidade da região e a paz mundial. Esse ano, em que se cumprem cinqüenta anos do lançamento da consigna “Um contra cem!” pelo Grande Generalíssimo Kim Il Sung, debemos produzir mudanças enormes na consolidação de nossas forças armadas revolucionárias e no aperfeiçoamento dos preparativos de combate.
O Exército Popular deve estabelecer o sólido sistema de mando revolucionário e o ambiente militar, férrea disciplina e possuir o aspecto de regulamento próprio do poderoso exército revolucionário de elite. Desencadeará furiosamente o mando de treinamento que teve sua origem no monte Paektu, para formar todos os militares como guerreiros capazes de aniquilar centenas de inimigos em combates reais. O Exército Popular estará sempre com o dedo no gatilho para derrotar implacavelmente todos os que se atrevem a lançar fogo contra nosso sagrado territorio pátrio e ganhar a guerra para a reunificação nacional.
Os oficiais e soldados do Exército de Segurança Interior do Povo da Coreia e os membros da Guarda Vermelha Operário-Camponesa intensificarão mais os exercícios militares e políticos e manter-se-ão em estado de alerta para defender o Partido e o Líder, a Pátria e o Povo, nossa terra natal.
O setor de indústria bélica produzirá mais armamentos autóctones dotados de tecnologia de ponta, que contribuirão para materializar a estratégia militar do Partido, e cumprirá com sua missão como arsenal do poderoso exército revolucionário inspirado no monte Paektu.
É necessário dar maior atenção à construção de um Estado socialista civilizado e abrir uma nova era de florecimento cultural do século 21.
O Estado socialista poderoso e próspero que nos propomos a construir é um Estado onde todos os cidadãos, com ricos conhecimentos culturais, boa preparação física e nobre moral, gozam de uma vida plena nas condições e circunstâncias mais cultas, e onde reina um ambiente de rica e sana vida.
Em todos os setores da construção cultural, devem se materializar cabalmente as ideias, linhas e orientações do grande General e colocá-las à altura do avançado e civilizado Estado em todas as esferas da cultura, como o ensino, saúde pública, arte, literatura, esportes e moral.
Devemos tornar a cidade de Pyongyang, capital da Coreia do Juche e centro da cultura Songun, ainda mais majestosa e bonita. Devemos melhorar as avenidas, aldeias, rios e montanhas de todas as províncias, cidades e distritos do país como belas paisagens do socialismo e construir os mais modernos estabelecimentos culturais e de serviço público, jardins e parques de recreio, de maneira que os habitantes desfrutem de uma vida ainda mais culta na nova era.
Para se imprimir neste ano uma virada decisiva na construção de um Estado socialista poderoso e próspero, é indispensável renovar radicalmente as concepções ideológicas e os métodos e estilos de trabalho dos funcionários.
É verdade que o funcionário que o Partido necesita hoje é aquele que, com a mesma concepção do povo que tinham o Líder o General, vai às massas mesmo que isso vá desgastar o solo dos sapatos e, livre das velhas mentalidades e estereótipos, renova constantemente suas atividades e convoca as massas a superar as dificuldades. Os funcionários, em fiel acato à consigna “Tudo para o povo! Apoiemo-nos nas massas populares!” , devem dar mostras de sua grande abnegação. Com elevado senso de responsabilidade, afã e espírito criador, devem demonstrar ao máximo sua capacidade trabalho, e submeterão sua lealdade e prática à avaliação do Partido e do povo.
Convém elevar ainda mais a função combativa e o papel das organizações do Partido.
Todas as organizações partidárias, como Estados Maiores políticos das unidades correspondentes, devem se ater ao principio de executar a política do Partido e de se engajar no trabalho orgânico e político para produzir um grande auge em seus respectivos setores e unidades. Coma afeto maternal, protegerão e orientarão todas as pessoas, de maneira que estas sempre confiem seu destino no Partido e desempenhem com responsabilidade seus respectivos trabalhos nos postos.
O trabalho partidário deve se realizar como na década de 70, como nos tempos de guerra, e deve focar sua prática no patriotismo de Kim Jong Il.
O patriotismo de Kim Jong Il é o eterno espírito da nação de Kim Il Sung e meio para a construção de um país poderoso e próspero. As organizações partidárias orientarão todos o funcionários, militantes e outros trabalhadores para que, munidos com o patriotismo de Kim Jong Il, ponham em pleno manifesto seu entusiasmo patriótico e seu espírito de abnegação no sagrado empenho para o desenvolvimento da pátria socialista.
As organizações operárias, com suas devidas características, educarão substancialmente seus membros e os convocarão enérgicamente para a ofensiva geral deste ano. As Uniões de Juventude conduzirão todos os seus membros para que sempre avancem com o exemplo do Partido e se convertam em heróis que coroam com grandes méritos o atual auge nacional.
Reunificar a pátria é a tarefa suprema da nação, que não se pode adiar mais. É o desejo de toda a vida dos grandes Generalíssimos.
Os grandes camaradas Kim Il Sung e Kim Jong Il, pais da nação e faróis da reunificação nacional, fizeram tudo o que puderam para entregar para nós uma pátria reunificad, e prepararam uma sólida base para a reunificação independente, para a paz e a prosperidade nacionais.
Devemos preservar os principios e engrandecer seus méritos imperecíveis pelo fortalecimento da nação e, em acato à nobre ideia de suas eminentes figuras, lograr sem falta a causa histórica da reunificação, supremo anseio nacional.
Durante ese ano, a nação, una, levará a cabo uma luta patriótica a favor da reunificação e abrirã uma nova etapa para esta causa.
Um dos asuntos importantes para por fim à divisão da nação e reunificá-la é acabar com o estado de enfrentamento Norte-Sul, que não traz nada mais que a guerra, como demonstra a história das relações intercoreanas.
As forças sul-coreanas opostas à reunificação devem renunciar a sua política de enfrentamento com os compatriotas do norte e tomar o caminho da conciliação, unidade e reintegração nacionais.
Respeitar e implementar as declarações conjuntas intercoreanas são premissas fundamentais para melhorar as relações bilaterais e antecipar a reunificação.
Todos os compatriotas do Norte, Sul e no estrangeiro devem fazer esforços para implementar ao pé da letra a Declaração Conjunta de 15 de Junho e a Declaração de 4 de Outubro, grande programa comum da reunificação do noso século garantia para a paz e a prosperidade.
Devemos solucionar a questão da reunificação de maneira unificada e independente.
O sujeito da reunificação é toda a nação coreana, e se ela une suas forças, nada será impossível neste mundo. Todos os coreanos do Norte, Sul e no exterior debemos subordinar tudo para a grande causa da reunificação nacional, partindo do principio de conceder importância à nação e promover suas unidades. Ademais, devemos rechaçar a dominação, a ingerência, agressão e manobras de guerra das forças estrangeiras. Não tolerar jamais nenhum ato que impeça a reunificação. Mesmo que se apresentem severas provas e dificuldades em nossa luta pela reunificação nacional, levantaremos sem tréguas nesse território um Estado unificado poderoo e próspero, com a força unida da nação.
Hoje, a intervenção e agressão militares dos imperialistas contra os Estados soberanos ameaçam seriamente a paz e a segurança da humanidade. Em particular, a região da Ásia e do Pacífico, incluída a Península Coreana, é o ponto mais candente do mundo e origem de tensões permanentes.
Faz-se cada vez mais forte o desejo da humanidade de viver de maneira independente, em oposição a todo tipo de dominação e subjugação. Desse mesmo modo, ninguém poderá deter o curso da história para a independencia e a justiça.
A atual situação internacional exige que nossa República marche pelo caminho da independência, levantando a bandeira do Songun, tal como tem feito até a atualidade.
Sob o ideal da independência, paz e amizade, no futuro seguiremos ampliando as relações de amizade e cooperação com os países que respeitam nossa soberanía e nos tratam com agrado, e não pouparemos empenho para preservar a paz e a estabilidade na região, assim como verificar a independência no mundo.
Este ano novo nos oferece uma perspectiva ainda mais resoluta e promete a nosso povo somente glórias e triunfos.
Esforcemo-nos como todo o entusiasmo para o fortalecimento e a prosperidade de nosso país, nossa pátria, sob a bandeira do Kimilsungismo-Kimjongilismo, unidos monolíticamente em torno do Partido!
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=202572&id_secao=9
Postado por Carlos Maia às 9:23 Matinhos, litoral-Pr
Comentários
Postar um comentário