domingo, 15 de janeiro de 2012

Leci Brandão pede punição a PM que agrediu estudante na USP


                               Orlando Silva, Netinho de Paula e Leci Brandão

Do Portal Vermelho
Em nota, a deputada estadual do PCdoB diz que ação de PM que agrediu estudante negro na sede do Diretório Central de Estudantes da USP foi determinada por racismo. 
Na segunda-feira, dia 9 de janeiro de 2012, o campus da Universidade de São Paulo, no Butantã, voltou a ser palco de uma ação policial truculenta. Desta vez o alvo foi o estudante Nicolas Menezes Barreto, aluno do curso de Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, na USP-Leste.

Nicolas foi brutalmente agredido pelo sargento da PM André Luis Ferreira, que chegou a sacar uma arma durante a abordagem, que ocorreu na sede do Diretório Central dos Estudantes.

O afastamento temporário do sargento e a abertura de sindicância são insuficientes como medidas punitivas. Tamanha agressão exige ações mais enérgicas e incisivas como a exoneração imediata do policial.

Atitudes como a do sargento André Luis Ferreira, evidenciam mais uma vez o despreparo de alguns policiais militares no exercício de suas funções. E mais, tão grave quanto a agressão física foi a escolha do alvo. O fato de que apenas Nicolas era o único estudante negro no local e também de ter sido abordado individualmente, não deixa dúvidas de que a atitude do policial foi determinada pelo racismo.

Infelizmente não se trata de um fato isolado. Em todo o estado de São Paulo, surgem denúncias de policiais militares que adotam como prática comum, abordagens constrangedoras e humilhantes contra a população negra e pobre.

É necessário que o governo de São Paulo atue de forma exemplar com a apuração de todas as denúncias por parte da Corregedoria e eventual expulsão destes servidores públicos, para que a PM preste um serviço de qualidade à população e o faça de forma igualitária e respeitosa, independentemente da condição social, econômica, étnica, religiosa ou de qualquer outro fator que possa ser indício de diferenciação do indivíduo.

Leci Brandão, Deputada Estadual (PCdoB) e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=173136&id_secao=39
Carlos Maia   www.blogdocarlosmaia.blogspot.com

Um comentário:

  1. Os membros do poder judiciário tentam brincar de Estado Democrático de Direito, onde eles mesmos estariam submetidos às Leis, porém daqui a pouco os policiais que vâo ficar dois anos lavando banheiros na corporação voltam, e o que é pior, promovidos ainda... isto é um desafio meu ao governador geraldo alckmin.

    ResponderExcluir